DA TEORIA À PRÁTICA: EXPLORANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DE ROBÔS
Robótica Educacional; Ensino de Matemática; Kit LEGO Spike Prime; Ensino Médio.
A recente incorporação do kit LEGO® Spike Prime em diversas escolas públicas de Mato Grosso, por meio de iniciativas da Secretaria de Estado de Educação, tem ampliado as possibilidades pedagógicas no ensino básico, especialmente no que se refere à inserção da robótica educacional como recurso didático. No entanto, muitos professores ainda enfrentam dificuldades para articular o uso da robótica com os conteúdos curriculares exigidos, o que compromete o aproveitamento pleno desse recurso em sala de aula. Diante desse contexto, este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática voltada ao ensino da matemática no Ensino Médio, utilizando a robótica educacional como estratégia de ensino e aprendizagem. A proposta foi desenvolvida para uso do kit LEGO® Spike Prime e tendo como objetivo integrar conteúdos matemáticos — como sequências, funções e sólidos geométricos — ao uso prático e criativo da robótica, promovendo aulas mais atrativas, contextualizadas e alinhadas às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).