GEOGEBRA BOOK: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS
Sequências Didáticas, GeoGebra, GeoGebra Book, Construções Geométricas.
Este trabalho teve como objetivo a elaboração e o desenvolvimento de uma sequência didática utilizando o software GeoGebra. A sequência foi planejada com base no material estruturado de ensino do Estado de Mato Grosso e transcrita para um GeoGebra Book, intitulado “Uma sequência didática para o ensino de triângulos”. O livro contém atividades relacionadas a conceitos geométricos básicos, tais como: conceitos primitivos (ponto, reta e plano), segmento de reta, ponto médio, mediatriz, bissetriz, ângulos, polígonos, soma dos ângulos internos de um triângulo, classificação, pontos e elementos notáveis de um triângulo. O público-alvo consistiu em 30 alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Militar PM 1º Ten. Carlos Henrique Paschoiotto Scheifer, na cidade de Pontes e Lacerda – MT, com duração de 750 minutos. Essa sequência foi desenvolvida em sala de aula, utilizando o GeoGebra Classroom para tornar a aula mais dinâmica e a aprendizagem mais significativa, promovendo um aprendizado de excelência. Isso proporcionou uma melhora no engajamento e compreensão dos alunos sobre geometria, destacando a eficácia do uso de tecnologias educacionais. Por meio deste trabalho, pretende-se promover o resgate de conceitos, ajudando os educandos a preencherem algumas lacunas conceituais da geometria e, ao mesmo tempo, colaborar com os educadores da área de matemática para tentar resolver esse problema.