SALA DE AULA ENTRE PRÁTICAS ONLINE E OFFLINE: LUGAR, ESPAÇO E AFFORDANCES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM MATO GROSSO
Ensino de língua inglesa, affordances, lugar, Place-based learning, integração tecnológica.
Em contextos de ensino de língua inglesa como língua estrangeira, sobretudo na rede pública
de ensino, a construção de práticas pedagógicas significativas representa um desafio
constante. No estado de Mato Grosso, essa realidade é atravessada por uma série de fatores
que dificultam o pleno aproveitamento das affordances (Gibson, 1986; Van Lier, 2004;
Aronin, 2004; Scarantino) que emergem neste processo, como a desmotivação dos alunos,
limitações estruturais e de espaço/tempo, desafios no acesso e uso crítico de materiais
pedagógicos contextualizados, e a lacuna entre as dimensões pedagógica, crítica e tecnológica
no ensino e na formação de professores. Embora as tecnologias e mídias digitais ofereçam
múltiplos recursos dinâmicos que favorecem o desenvolvimento de letramentos do século 21,
sua integração significativa permanece limitada. Observa-se que a dificuldade de conectar o
ensino de inglês às vivências dos estudantes, aliada à carência de uma abordagem situada,
continua sendo um obstáculo frequente nas escolas públicas. Diante disso, propõe-se a adoção
de movimentos reflexivos e avaliativos, capazes de orientar a integração proposital da
tecnologia no ensino de inglês, de forma contextualizada e articulada ao espaço (Lefebvre
1991; Soja 1989; 1996; Massey 2005) e ao senso de lugar dos estudantes. Sob uma
perspectiva rizomática (Deleuze; Guattari, 1995; Latour, 2012) das redes de ensino, e com
base nas contribuições no campo do Place-based learning (Sobel, 2004; Gruenewald; Smith,
2008), da Linguística Aplicada Crítica (Pennycook, 2001; 2021) e movimentos teóricos de
espaço e linguagem no pós-humanismo (Lenters; Mcdermott, 2019; Comber, 2016), este
estudo visa propor uma experiência da aula de inglês que ofereça uma oportunidade formativa
conectada aos vínculos identitários dos alunos e fortaleça sua agência em diferentes espaços
de atuação, tanto online quanto em experiências corporificadas na comunidade.