LICEU CUIABANO: UMA ANÁLISE SEMÂTICO-ENUNCIATIVA DO NOME PRÓPRIO
Liceu Cuiabano; acontecimento enunciativo; nomeação e renomeação; espaço de enunciação; político.
Este trabalho, vinculado à Área de Concentração de Estudo de Processos Linguísticos, Linha de Pesquisa Estudos dos Processos de Significação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), busca compreender o funcionamento semântico-enunciativo do nome próprio da escola Liceu Cuiabano no espaço de enunciação do Português do Brasil. O nome Liceu Cuiabano carrega marcas enunciativas que atravessam um século de existência, sendo constantemente (re)significado nos dizeres institucionais, sociais e históricos em que circula. O nosso corpus é composto por textos que dizem sobre o nome Liceu Cuiabano. Tomaremos como suporte teórico os procedimentos de análises da Semântica do Acontecimento proposta por Guimarães (2002, 2018), para podermos observar como o nome da escola Liceu Cuiabano, em seu funcionamento, no espaço de espaço de enunciação do português do Brasil passa a significar na contemporaneidade. Esta perspectiva teórica toma o sentido no funcionamento da língua, no acontecimento enunciativo, ou seja, os sentidos para essa posição se constituem no acontecimento do dizer pela sua relação com a história.