PROPOSTA PARA OS MULTILETRAMENTOS NO NOVO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DIALÓGICA DE OBRAS DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA DOCENTE
PNLD 2021-objeto 3. Formação docente. Multiletramentos. Novo Ensino Médio.
Esta pesquisa se insere na linha Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem, e tem como objetivo geral analisar qual a proposta das obras didáticas de formação continuada docente do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD-2021) – objeto 3 - para o desenvolvimento de capacidades para os multiletramentos em estudantes do ensino médio. Procura também compreender como ela pode contribuir com a formação do professor de língua portuguesa. Para tanto, este estudo busca analisar as orientações da Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio (BNCC-EM) e contrastá-las com o que de fato se realiza nos materiais didáticos para a formação docente do novo ensino médio, indicados pelo PNLD 2021. Com a implementação do Novo ensino médio e da BNCC-EM e, principalmente, com o ineditismo proposto pelo Governo Federal para a produção de obras didáticas de formação continuada no PNLD 2021, relevante se fez investigar como essas propostas das obras didáticas podem contribuir para a formação do professor de língua portuguesa do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem dialógica, fundamentada nos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin e o Círculo, em especial nos conceitos de enunciado concreto e relações dialógicas, em diálogo com os estudos sobre multiletramentos, elucidados pelo Grupo de Nova Londres (1996), Rojo (2009; 2012), (Kalantzis; Cope e Pinheiro (2020). O corpus desta pesquisa é constituído pelas três obras de formação continuada de Língua Portuguesa aprovadas pelo PNLD 2021 – objeto 3 – triênio 2022-2024, a saber: Moderna em Formação – Língua Portuguesa (2021), Práticas na Escola: formação continuada – Língua portuguesa (2021) e Novas práticas para o ensino médio – Português (2021). Este estudo busca respostas para os seguintes questionamentos: 1. Quais as orientações da BNCC-EM para o trabalho com os multiletramentos? 2. Quais as orientações da BNCC-EM são refratadas nas obras didáticas de formação continuada docente do PNLD 2021 – objeto 3 – campo do saber: língua portuguesa? 3.Quais tipos de relações dialógicas são estabelecidos entre a BNCC-EM, as obras didáticas selecionadas, e que efeitos de sentido produzem em termos de contribuições para o desenvolvimento de capacidades para os multiletramentos nos estudantes? Os resultados parciais da pesquisa revelaram que, embora a BNCC para o Ensino Médio oriente a necessidade do desenvolvimento de práticas de linguagem contemporâneas, com foco na análise crítica de textos que mesclem diferentes linguagens e semioses, com vistas à ampliação dos letramentos dos estudantes, as obras didáticas analisadas abordam os multiletramentos de forma superficial, sem o embasamento teórico necessário para subsidiar o trabalho docente no desenvolvimento, junto aos estudantes do ensino médio, das competências relacionadas aos multiletramentos. A análise de obras didáticas inéditas destinadas à formação docente pode suscitar discussões, encaminhamentos e propostas de alinhamento entre o documento que orienta o ensino de língua portuguesa no Brasil – a BNCC – e os materiais didáticos elaborados e avaliados pelo governo federal. Nessa seara, espera-se que os resultados deste trabalho possam contribuir com o debate entre professores e pesquisadores da área sobre: a formação inicial e contínua docente necessária para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos mais significativas; a produção de materiais didáticos para a formação docente mais alinhados às demandas linguísticas atuais.