Banca de QUALIFICAÇÃO: Alessandra de Paula Ferreira
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Alessandra de Paula Ferreira
DATA : 06/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ON LINE
TÍTULO:
A DESIGNAÇÃO NA NOMEAÇÃO E RENOMEAÇÃO DA EEDIEB PROF. MILTON MARQUES CURVO: UMA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA
PALAVRAS-CHAVES:
Designação; Nomeação; Renomeação; EEDIEB.
PÁGINAS: 77
RESUMO:
A pesquisa proposta insere-se na área de Estudos de Processos Linguísticos, especificamente na linha de pesquisa de Estudo de Processos de Significação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem como propósito analisar o processo de renomeação da unidade escolar Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica Prof. Milton Marques Curvo, localizada no município de Cáceres, Estado de Mato Grosso. A unidade escolar foi criada em 1981 para ofertar do Ensino Supletivo e seu nome original era Centro de Estudos Supletivos, popularmente conhecido como CES. Ao longo dos anos, a escola passou por várias renomeações, até chegar ao nome atual. Adotando uma abordagem qualitativa, a pesquisa utiliza como corpus os atos de nomeação e renomeação que percorrem os anos de 1981 a 2021, embasando-se na teoria Semântica do Acontecimento, de Eduardo Guimarães (2017, 2018), que concebe o nome não apenas como uma designação, ou seja, uma relação da linguagem com o existente, mas também como um enunciado que produz sentidos. A análise trará a cena enunciativa dos atos que nomeou e renomeou a unidade escolar, considerando as particularidades linguísticas através dos procedimentos de análises de articulação e reescrituração, examinando como foram construídas as designações nas relações enunciativas a partir do acontecimento do dizer. A análise dos atos de nomeação e renomeação da unidade escolar nos permite compreender os sentidos produzidos a partir dessas práticas. A partir da análise semântico-enunciativa da nomeação e renomeação da EEDIEB Prof. Milton Marques Curvo, verificamos como o processo de significação é dinâmico e multifacetado, articulando passado, presente e futuro na construção do sentido do nome atribuído à unidade escolar. Os nomes e suas transformações não são apenas reflexos de mudanças administrativas, mas também de um complexo jogo de memoráveis e significados que definem e redefinem o papel da instituição na sociedade. A linguagem se revela fundamental na construção de sentidos e na preservação da memória histórica, destacando como as práticas de nomeação e renomeação ocorrem em funcionamentos enunciativos que contribuem para a formação de uma identidade coletiva e institucional.
MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CAROLINA DE PAULA MACHADO - UFSCAR
Externa ao Programa - 019.003.301-05 - ELISANDRA BENEDITA SZUBRIS -
Presidente - 592.690.301-72 - ROSIMAR REGINA RODRIGUES DE OLIVEIRA - UNIFESSPA
Interno - 37199002 - TAISIR MAHMUDO KARIM