Banca de QUALIFICAÇÃO: GISLAINE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GISLAINE DOS SANTOS
DATA : 17/06/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Web-conferência
TÍTULO:

 

 EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: UMA ANÁLISE DOS CADERNOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA DO SISTEMA ESTRUTURADO DE ENSINO DO ESTADO DE MATO GROSSO


PALAVRAS-CHAVES:

Relações Étnico-raciais; História e Cultura Afro-Brasileira; Sistema estruturado de Ensino; Cadernos de Língua Portuguesa.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Essa Tese está inscrita na linha de pesquisa “Estudo de Processos de Práticas Sociais da Linguagem” do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e tem como objetivo analisar os objetos de conhecimento nos Cadernos de Língua Portuguesa e Literatura do Sistema Estruturado de Ensino do Estado de Mato Grosso, destinados ao ensino sobre Educação das Relações Étnico-raciais e História e Cultura Afro-Brasileira. Dessa maneira, nosso foco de análise reside na identificação de práticas educacionais ou conteúdos nos Cadernos que possam capacitar os professores a realizar uma educação voltada para as relações étnico-raciais e que valorize a história e cultura afro-brasileira, conforme preconizado pela legislação vigente, ou seja, a Lei 10639/2023. Assim, para realizar as análises do Material Estruturado de Língua Portuguesa e Literatura, observamos as orientações elencadas nos documentos do MEC, como a LDB, BNCC e também outros documentos que regem a Educação Básica. Em seguida, reunimos os cadernos do sistema estruturado que foram trabalhados no ano de 2023 das turmas de 6º Ano do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio. Além disso, nossas análises se baseiam em contribuições de diversos autores. Munanga (1984, 2001, 2005) discute as raízes científicas do mito do negro e do racismo ocidental, assim como estratégias para superar o racismo nas escolas, entre outros temas. Oliveira e Sacramento (2010) abordam as relações raciais na educação e o diálogo entre teoria e prática na formação de profissionais do magistério. Jovino (2014) investiga a representação de negros e negras nos livros didáticos. Gomes (2010, 2011, 2004, 2009, 2012, 2023) trata de temas relacionados à educação, às relações étnico-raciais e à implementação da Lei 10.639/03, incluindo os limites e possibilidades dessa lei nas políticas públicas de educação, a descolonização dos currículos e práticas pedagógicas para trabalhar com relações étnico-raciais na escola, conforme preconizado pela Lei nº 10.639/2003. Esses são alguns dos autores cujas obras contribuem para embasar nossa pesquisa. Acreditamos que a abordagem de conteúdos que destaquem e valorizem a História e Cultura Afro-Brasileira pode contribuir não apenas para o ensino desses temas obrigatórios, mas também para oferecer suporte socioemocional aos estudantes negros, em consonância com as diretrizes do Plano de Recomposição da Aprendizagem do Estado...


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 314.500.911-72 - LUCIA MARIA DE ASSUNÇÃO BARBOSA - UNEMAT
Interna - 124919002 - ELIZANGELA PATRICIA MOREIRA DA COSTA
Externo à Instituição - 009.570.851-09 - FERNANDO JESUS DA SILVA - UFMT
Notícia cadastrada em: 07/06/2024 15:27
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