Banca de QUALIFICAÇÃO: NATANAEL VIEIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATANAEL VIEIRA DE SOUZA
DATA : 14/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Cáceres
TÍTULO:

A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE O AGRO NAS CANÇÕES BRASILEIRAS

 


PALAVRAS-CHAVES:

 Discurso; Análise; Canção; Agronegócio


PÁGINAS: 131
RESUMO:

Este trabalho de tese, que se inscreve na linha de pesquisa de Estudo de Processos Discursivos, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, tem por objetivo analisar, pela perspectiva teórica da Análise de Discurso Materialista, concebida na França por Michel Pêcheux e desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi e vários outros intelectuais de suma importância, os sentidos produzidos do/sobre o Agro/Agronegócio nas canções brasileiras que tem e/ou tiveram grande circulação nas mídias analógicas e digitais. O corpus sobre o qual nos debruçamos enquanto analista de discurso foi constituído por canções, vídeos, reportagens, notícias e peças de propagandas dispostos na rede mundial de computadores (INTERNET) e outras mídias. Primeiramente, fizemos um percurso pelas condições de produção históricas (lato sensu) da atividade agrícola no Brasil, quando então, saímos de uma produção agropecuária incipiente, mas promissora, parte desta, destinada ao consumo interno, entretanto, em larga medida, a produção se voltou para a exportação de commodities, seguindo assim uma longa tradição que, guardadas as proporções, resquícios desta mentalidade permeia as práticas do Agronegócio até o momento atual. Quanto às condições de produção mais imediatas (stricto sensu), procuramos dar visibilidade a outras formas de se produzir, tais como, a Agricultura Familiar e a Agroecologia que, subsumidas dentro da lógica de que o Agro é tudo, acabam sendo invisibilizadas pelo Agronegócio, mesmo e, apesar de ser responsável pela produção da maior quantidade de alimentos consumidos pelo povo brasileiro. No segundo momento, procuramos trazer para a nossa análise, discursos de artistas, em canções e prosas, atrelados ideologicamente ou não ao setor, notamos que grande parte das canções seguem a lógica da estabilidade discursiva e, assim, congelam os sentidos sobre o Agro, entretanto, há também canções que pelo funcionamento da polissemia, desestabilizam os sentidos e constroem rizomas, fazendo deslizar para outros sentidos. No terceiro momento, trouxemos para análise os discursos midiáticos sobre o Agronegócio, que tem sua imagem promovida para ocultar o papel vital de outras formas de produção agrícola. Nosso trabalho é vital para desnaturalizar o slogan da Rede Globo (Agro é tech. Agro é pop. Agro é tudo. Agro: a indústria riqueza do Brasil). Nosso objetivo é mostrar como a campanha, propagada em um veículo de massa de grande alcance, constrói uma imagem ideologicamente “positiva” do Agronegócio, se valendo da “língua de vento” (fluida, persuasiva), que, aliada à “língua de madeira” atuam como ferramentas de Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE), para assegurar a aceitação pública e a manutenção do poder do modelo produtivo capitalista no campo. No capítulo final deste trabalho realizamos uma análise mais amiúde das canções em que, sob a luz da teoria, pudemos observar a contradição dos discursos musicados. Enquanto algumas canções tentam silenciar as contradições do sistema, outras canções se colocam como denúncia ao modus operandi do Agro. A análise conclui que a música funciona como um campo de luta ideológica, onde a crítica se vale da incompletude da língua para romper o silêncio e desnaturalizar o discurso dominante do desenvolvimento destrutivo do Agronegócio.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 295514002 - ENI DE LOURDES PUCCINELLI ORLANDI
Interno - 101625005 - FLAVIO ROBERTO GOMES BENITES
Interna - 55846009 - JOELMA APARECIDA BRESSANIN
Externa à Instituição - Debora Raquel Hettwer Massmann - UFAL
Notícia cadastrada em: 21/10/2025 15:28
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