Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINI VOLKMER DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINI VOLKMER DOS SANTOS
DATA : 10/10/2025
HORA: 09:30
LOCAL: online via meet - https://meet.google.com/jzm-aecy-yqw
TÍTULO:

O AMBIENTE GEOGEBRA.ORG E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA O ENSINO DE POLIEDROS


PALAVRAS-CHAVES:

Ambiente GeoGebra.org. Registro de Representação Semiótica. Ensino de Poliedros. Engajamento.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa foi investigar de que maneira o ambiente GeoGebra.org e suas funcionalidades, como a manipulação direta e o registro automático, podem favorecer o ensino de poliedros, alinhados às habilidades da BNCC e promover o engajamento dos alunos do 3° ano do Ensino Médio, utilizando a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2009) para promover a transição entre diferentes registros de representações semióticas proporcionadas pelo software. Para alcançar o objetivo da pesquisa, constituímos a seguinte questão norteadora: De que forma as funcionalidades do ambiente dinâmico GeoGebra.org a luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, podem favorecer o ensino de poliedros, alinhando-se às habilidades da BNCC, bem como despertar o engajamento dos alunos do 3° ano do Ensino Médio? Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, no qual foi aplicada a Sequência Didática Poliedros Interativos por meio do livro digital utilizando o ambiente GeoGebra.org e um questionário online no Google Forms aos alunos do 3° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Jão Batista – Tangará da Serra – MT. O corpus final da análise foi constituído por 91 registros audiovisuaís e 7 respostas ao questionário, provenientes de 7 alunos. Os dados foram tratados e importados ao software MaxQda.  A codificação e a análise dos dados, foram administradas utilizando o MaxQda e a Análise Textual Discursiva (ATD) na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2016). Da análise emergiram seis categorias: (i) Apropriação das Funcionalidades do GeoGebra e a Exploração Visual; (ii) Desafios no uso do Ambiente GeoGebra na Exploração de Poliedros; (iii) Transições entre Registros de Representação Semiótica; (iv) Rupturas e Incongruências no Processo de Conversão; (v) Manifestações de Engajamento e Comunicação Matemática; e (vi) Fenômenos de Passividade e Incomunicabilidade Matemática. Os resultados indicam que o ambiente digital de aprendizagem - GeoGebra.org - promoveu um forte engajamento cognitivo e afetivo, sendo a  principal constatação a fluidez com que os estudantes transitaram entre múltiplos registros de representação semiótica, evidenciando uma compreensão conceitual flexível e consolidada dos poliedros.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 77541011 - DIEGO PIASSON
Externa ao Programa - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Presidente - 84819003 - WILLIAM VIEIRA GONÇALVES
Notícia cadastrada em: 05/09/2025 18:23
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