O AMBIENTE GEOGEBRA.ORG E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA O ENSINO DE POLIEDROS
Ambiente GeoGebra.org. Registro de Representação Semiótica. Ensino de Poliedros. Engajamento.
O objetivo desta pesquisa foi investigar de que maneira o ambiente GeoGebra.org e suas funcionalidades, como a manipulação direta e o registro automático, podem favorecer o ensino de poliedros, alinhados às habilidades da BNCC e promover o engajamento dos alunos do 3° ano do Ensino Médio, utilizando a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2009) para promover a transição entre diferentes registros de representações semióticas proporcionadas pelo software. Para alcançar o objetivo da pesquisa, constituímos a seguinte questão norteadora: De que forma as funcionalidades do ambiente dinâmico GeoGebra.org a luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, podem favorecer o ensino de poliedros, alinhando-se às habilidades da BNCC, bem como despertar o engajamento dos alunos do 3° ano do Ensino Médio? Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, no qual foi aplicada a Sequência Didática Poliedros Interativos por meio do livro digital utilizando o ambiente GeoGebra.org e um questionário online no Google Forms aos alunos do 3° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Jão Batista – Tangará da Serra – MT. O corpus final da análise foi constituído por 91 registros audiovisuaís e 7 respostas ao questionário, provenientes de 7 alunos. Os dados foram tratados e importados ao software MaxQda. A codificação e a análise dos dados, foram administradas utilizando o MaxQda e a Análise Textual Discursiva (ATD) na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2016). Da análise emergiram seis categorias: (i) Apropriação das Funcionalidades do GeoGebra e a Exploração Visual; (ii) Desafios no uso do Ambiente GeoGebra na Exploração de Poliedros; (iii) Transições entre Registros de Representação Semiótica; (iv) Rupturas e Incongruências no Processo de Conversão; (v) Manifestações de Engajamento e Comunicação Matemática; e (vi) Fenômenos de Passividade e Incomunicabilidade Matemática. Os resultados indicam que o ambiente digital de aprendizagem - GeoGebra.org - promoveu um forte engajamento cognitivo e afetivo, sendo a principal constatação a fluidez com que os estudantes transitaram entre múltiplos registros de representação semiótica, evidenciando uma compreensão conceitual flexível e consolidada dos poliedros.