ETNOCIÊNCIA NOS QUINTAIS DE BARRA DO BUGRES-MT: O Conhecimento das Plantas Medicinais.
Etnociência; Quintais; Plantas Medicinais; Saberes Tradicionais; Educação.
Esta pesquisa tem como tema a valorização dos saberes tradicionais sobre o uso de plantas medicinais nos quintais urbanos de Barra do Bugres-MT, por meio da etnociência, como forma de integrar conhecimentos populares ao ensino de ciências e à preservação cultural. A pesquisa investigou a etnociência nos quintais urbanos do município de Barra do Bugres-MT, com ênfase nos saberes tradicionais sobre o cultivo e uso de plantas medicinais. A metodologia adotada foi qualitativa, fundamentada na história oral, permitindo captar as narrativas e experiências dos moradores sobre suas práticas de cultivo e os conhecimentos propagados entre gerações. As entrevistas ocorreram entre o mês de maio à julho de 2024, foram realizadas com nove participantes, selecionadas intencionalmente, garantindo que possuíssem e utilizassem plantas medicinais em seus quintais, os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas por meio de fichas contendo palavras chaves, registradas em áudio, transcritas e textualizadas, permitindo a análise das narrativas. O objetivo desse estudo inicial foi de investigar a percepção e sistematização dos saberes e conhecimentos tradicionais produzidos a partir do cultivo e uso de plantas medicinais dos quintais de moradores do município de Barra do Bugres-MT. Essa escolha se justifica pela necessidade de valorizar esses saberes e integrá-los ao contexto educacional, mostrando que o ensino de ciências, especialmente da química, pode dialogar com a realidade dos estudantes e tornar-se mais significativo, trazendo-o mais para perto da realidade corriqueira do aluno, e não distante como muitas vezes é abordado pelos livros didáticos. O estudo revelou que os quintais são espaços de produção de alimentos, terapêuticos e preservação de saberes ancestrais. Os relatos demonstram que, embora as práticas de cultivo e utilização das plantas medicinais sejam amplamente disseminadas entre as moradoras mais velhas, há um distanciamento das novas gerações em relação ao reconhecimento da importância desses saberes, demonstram pouco interesse na continuidade dessas práticas. Além disso, os depoimentos evidenciaram a importância dos quintais na vida cotidiana, não apenas pelo seu valor terapêutico, mas também como espaços de identidade cultural, ao longo das entrevistas, observou-se que os cuidados pelas plantas ocupam um papel importante na vida dessas mulheres, plantas essas que são utilizadas para tratar diversas enfermidades, desde problemas digestivos até infecções e dores musculares. A pesquisa contribui para a valorização dos conhecimentos tradicionais, reforçando a necessidade de inseri-los no contexto educacional como forma de preservação cultural e ampliação da compreensão sobre as ciências naturais. Foram identificadas quatro grandes categorias: diversidade de plantas, receitas para os mesmos sintomas, conhecimento aprendidos com ancestrais e impacto do abalamento psicológico nos chás. Dessa forma, destaca-se a relevância dos quintais não apenas como espaços físicos, mas como patrimônios culturais e científicos, que integram saberes populares à vida cotidiana e à formação acadêmica.