FORMAÇÃO DOCENTE COM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: A Percepção dos Professores da Sala de Recursos Multifuncional Sobre as Contribuição e desafios dos Objetos Digitais de Aprendizagem nas Práticas Pedagógicas
Tecnologia Digital. Educação Especial. Formação Docente. Inclusão Escolar.
Este estudo tem como objetivo analisar o conhecimento dos professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre o uso das Tecnologias Digitais (TD) e suas contribuições para a inclusão escolar. Para fortalecer práticas pedagógicas inclusivas, investiga-se a usabilidade de aplicativos educacionais como GCompris e Expressia, além dos desafios enfrentados pelos professores na incorporação dessas tecnologias no ensino de estudantes com necessidades educacionais específicas. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Professora Elizabeth de Freitas Magalhães, localizada em Rondonópolis, Mato Grosso. O estudo utilizou metodologias como rodas de conversa, questionários online e observação participante, possibilitando uma análise ampla da integração das tecnologias digitais no ensino especial. Os resultados indicam que as TD contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, aprimorando concentração, raciocínio lógico e alfabetização, além de favorecer sua autonomia. No entanto, para que essas tecnologias sejam eficazes, é necessário um planejamento pedagógico estruturado e capacitação docente, permitindo que os professores explorem as potencialidades das ferramentas de forma estratégica. A pesquisa conclui que a incorporação das TD na SRM não apenas otimiza o processo de ensino-aprendizagem, mas também promove equidade educacional, assegurando a participação ativa dos estudantes da educação especial nas atividades escolares. O aprimoramento da formação docente e a ampliação do acesso a recursos tecnológicos são fundamentais para consolidar práticas pedagógicas mais dinâmicas, acessíveis e inclusivas. Dessa forma, a colaboração entre professores da SRM e docentes regentes fortalece a implementação eficaz das tecnologias digitais no ensino especial, tornando o ambiente escolar mais adaptado às diversas necessidades dos alunos. O aprimoramento da formação docente e a ampliação do acesso a recursos tecnológicos são fundamentais para consolidar práticas pedagógicas mais dinâmicas e acessíveis.