As potencialidades pedagógicas do programa Caça Asteroides no ensino de matemática e ciencias no Brasil: Uma abordagem da ciência cidadã.
Caça Asteroides. Ciência Cidadã. Astronomia. Ciência colaborativa. Ensino de Matemática e Ciências.
Trata-se de um estudo que teve como objetivo investigar as potencialidades pedagógicas do programa Caça Asteroides no ensino de matemática e ciências no Brasil: Uma abordagem da ciência cidadã, o Programa Caça Asteroides, do Ministério das Ciências, Tecnologia e Inovação, implantado inicialmente em escolas de Tangará da Serra, no estado do Mato Grosso, visando compreender como a participação de estudantes no projeto pode ter contribuído para o seu aprendizado em diferentes disciplinas e, particularmente, na matemática. Constituímos a seguinte questão norteadora: Como o programa caça asteroides contribui na prática de ensino de ciência e matemática no Brasil? A contribuição do programa no sentido de despertar e estimular os participantes para o desenvolvimento tecnológico e a pesquisa científica. A metodologia da pesquisa teve abordagem mista, exploratória e de cunho descritivo, com a realização de um estudo de caso visando atender aos objetivos propostos, apresentando a experiência do Programa como estratégia de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes. Estudos anteriores sobre o tema comprovaram que o ensino de Astronomia pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes em aspectos cognitivos e socioemocionais, despertando neles o interesse para uma aprendizagem que tenha significado, relacionando novas informações e descobertas com seus conhecimentos prévios, incentivando a aprendizagem compartilhada, a compreensão da importância de trabalhar em grupo, de forma colaborativa, em consonância com os objetivos da Ciência Cidadã, corroborados pelos achados desta dissertação. Dentre os resultados da pesquisa, pode-se comprovar a experiência exitosa do Programa Caça-Asteroides no Mato Grosso, bem como, posteriormente, a sua disseminação por todo o Brasil, por meio da formação de equipes de caça-asteroides integrada por estudantes, profissionais de diversas áreas e demais interessados na temática.