Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA CORRÊA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUSSARA CORRÊA PEREIRA
DATA : 07/08/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Barra do Bugres - Unemat
TÍTULO:

O PROGRAMA LEITURA E ESCRITA (LEEI) E O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE BARRA DO BUGRES/MT


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências Naturais; Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI); Formação Continuada; alfabetização; práticas pedagógicas.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Esta dissertação objetiva analisar as contribuições da Formação Continuada do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) para as práticas pedagógicas de professoras que atuam no ensino de Ciências Naturais nas turmas de Pré I e Pré II, das escolas da rede municipal de Barra do Bugres-MT. A pesquisa se insere no campo da formação de professores da Educação Infantil e busca compreender, a partir da perspectiva docente, como o processo formativo impactou as práticas educativas das participantes desta formação, bem como os desafios enfrentados durante sua implementação. A investigação foi orientada por uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e descritiva, fundamentada na metodologia da pesquisa participante, a qual valorizou a escuta sensível das experiências vividas pelas professoras no contexto do LEEI. A produção de dados foi realizada através de entrevistas online, conduzidas via Google Meet, e de questionários estruturados e semiestruturados, do Google Forms. Os dados foram analisados com base na abordagem proposta por Severino (2007), que destaca a importância da interpretação crítica dos discursos como instrumento para apreender os sentidos construídos nos contextos escolares. O estudo também dialoga com as políticas públicas de formação continuada, situando o LEEI no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política educacional promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e implementada no município com a coordenação da equipe técnica da Educação Infantil. A análise dos materiais produzidos durante a formação, como os livros desenvolvidos pelas professoras com suas turmas após aulas de campo, revela um processo formativo articulado à escuta das crianças e ao fortalecimento da relação entre linguagem, ciência e prática pedagógica. Os resultados evidenciam que o LEEI contribuiu para o aprimoramento do planejamento docente, ampliou os repertórios teórico-práticos das professoras e favoreceu a integração entre leitura, escrita e saberes científicos na Educação Infantil. Além disso, destacou-se a relevância da formação continuada como um espaço de reflexão e ressignificação das práticas pedagógicas, especialmente no ensino de Ciências Naturais, área ainda pouco explorada nesse segmento. A questão central que orientou a pesquisa foi: quais foram as contribuições da formação continuada do Programa LEEI para as práticas pedagógicas das professoras que ensinaram Ciências Naturais nas turmas de Pré I e Pré II no município de Barra do Bugres-MT? Como resposta, o estudo oferece subsídios importantes para a avaliação e o aperfeiçoamento das políticas públicas de formação docente, a partir das experiências concretas e das reflexões construídas pelas educadoras participantes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo à Instituição - 961.678.820-53 - MARCELO FRANCO LEAO - IFMT
Externo à Instituição - VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE - UECE
Notícia cadastrada em: 03/07/2025 08:38
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