INFLUÊNCIAS E REPERCUSSÕES DO NOVO ENEM NAS PRÁTICAS LETIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Exame Nacional do Ensino Médio. Práticas letivas. Professores de Matemática do Ensino Médio.
Na presente pesquisa, objetivamos investigar as influências e repercussões do Novo Enem na prática letiva dos professores de Matemática em serviço no Ensino Médio. A questão que norteou essa pesquisa foi: Quais são as influências e repercussões do Novo Enem nas Práticas letivas dos professores de Matemática em serviço no Ensino Médio? Para delinear as compreensões do objetivo da pesquisa realizamos uma pesquisa qualitativa, baseada na natureza dos dados, assim a natureza desta pesquisa caracteriza-se como Pesquisa de Campo, na modalidade Estudo de Caso. Para a coleta de dados nos utilizamos de um questionário online elaborado no Google Forms. O questionário foi direcionado a professores de Matemática atuantes no Ensino Médio em diversas escolas do estado de Mato Grosso. Ao todo, 40 professores responderam a esse questionário, fornecendo informações valiosas para a análise das influências e repercussões do Novo Enem em suas práticas letivas. A partir das respostas obtidas com os questionários, realizamos uma sistematização dos dados utilizando-se da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a configuração de duas Categorias de Análise: (i) Razões que dificultam a inserção do Novo Enem na prática letiva dos Professores de Matemática do Ensino Médio; e (ii) Ressignificação das práticas letivas dos Professores de Matemática do Ensino Médio proporcionadas pelo Novo ENEM, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico – interlocução dos dados com os conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa.