CÍRCULOS CONCÊNTRICOS DAS DEFASAGENS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA PÓS-PANDEMIA (COVID-19): UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Defasagem de Aprendizagem em Matemática.
Pandemia (COVID-19).
Recomposição de Aprendizagem em Matemática.
Recuperação da Aprendizagem em Matemática.
Reforço Escolar.
O objetivo desta pesquisa foi investigar as defasagens de aprendizagem dos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e o planejamento efetivado pelos professores nas escolas da rede municipal de Barra do Bugres/MT no ano de 2024 para a recomposição de aprendizagem Matemática dos alunos que ingressaram no Ensino Fundamental no período pandêmico da COVID-19. Para alcançar o objetivo da pesquisa, constituímos a questão norteadora: De que maneira as defasagens de aprendizagem em Matemática se manifestam nos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Barra do Bugres/MT que ingressaram no período pandêmico da COVID-19, e como o planejamento dos professores efetivado em 2024 considera os fatores dessas defasagens, os desafios e estratégias formativas para a recomposição de aprendizagem em Matemática? Como fundamentação teórica, realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura envolvendo de 25 pesquisas, sendo 22 dissertações de mestrado e três teses de doutorado que discutiram os conceitos de reforço de aprendizagem em Matemática, recuperação da aprendizagem em Matemática e recomposição da aprendizagem em Matemática no Ensino Fundamental. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa de natureza de campo, de abordagem qualitativa, por meio da modalidade Estudo de Caso. Para produzir os dados, utilizamos um questionário online no Google Forms, o qual foi respondido por 20 professores que ensinam Matemática nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal de Barra do Bugres/MT. Para analisar os dados, utilizamos a Análise de Conteúdo nas perspectivas de Bardin (1977), Rodrigues (2019), e Rodrigues e Brito (2025) que nos proporcionou a definição de 16 Unidades de Registro, que articuladas entre si constituíram em três Categorias de Análise: (i) Fatores da Defasagem de Aprendizagem em Matemática; (ii) Desafios e Entraves para a Recomposição da Aprendizagem em Matemática; (iii) Estratégias Formativas para a Recomposição da Aprendizagem em Matemática, pelas quais interpretamos por meio de um movimento dialógico - interlocução dos dados com os conceitos salientados pelos aportes teóricos da pesquisa. Os resultados da pesquisa indicaram que 41,4% dos alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de Barra do Bugres possuem defasagens de aprendizagem em Matemática, as quais foram ampliadas devido à ausência de recomposição da aprendizagem sistemática após o período pandêmico, pois a falta de uma política pública direcionada para o atendimento personalizado e individualizado dos alunos, bem como de estratégias pedagógicas voltadas à recomposição, configurou a consolidação de círculos concêntricos da defasagem de aprendizagem em Matemática (sem a recomposição da aprendizagem as defasagens de aprendizagem vão ampliando com o passar dos anos).