INOVAÇÃO NO ENSINO DE GEOMETRIA PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO POR MEIO DA CULTURA MAKER.
Ensino de geometria, volumes arquitetônicos, Cultura Maker. Inovação.
O ensino e a aprendizagem de geometria tem sido um desafio para professores e alunos de todo o país. Para alunos que buscam um curso superior em que este conteúdo está implícito em diversas disciplinas especificas o desafio pode sem ainda maior. Este projeto se desenvolve com o objetivo de explorar as inovações no ensino de geometria por meio da cultura maker, no contexto do curso superior em Arquitetura e Urbanismo. Borba e Penteado (2019) confirmam que as tecnologias digitais devem estar inseridas no ensino; quando associadas a cultura maker e outros instrumentos, podemos identificar potencialidades no direcionamento do ensino associadas as práticas profissionais. A pesquisa adota a abordagem qualitativa baseada em um experimento de ensino, realizado por meio de um curso presencial com a participação de 6 alunos ingressantes do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo ofertado pela UNEMAT. O método para a coleta se estabeleceu por meio de questionários, atividades interativas como nuvem de palavras, desenvolvimento de projetos de modelagem e da observação e interação direta com os alunos.