TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL
Ensino, TEA, Escola Pública
A presente pesquisa foca na descrição de situações concretas e na intervenção para resolver problemas identificados, através da cooperação entre participantes e pesquisadora. O estudo busca entender a percepção dos professores da Sala de Recursos Multifuncional sobre o uso de tecnologias digitais como recurso didático no planejamento de ensino, por meio de formação continuada. Os objetivos específicos são: aplicar formação sobre tecnologias, descrever a relação dos professores com essas tecnologias e avaliar seu potencial de usabilidade. O estudo foi realizado na escola estadual Professora Elizabeth de Freitas Magalhães em Rondonópolis, Mato Grosso, utilizando entrevistas semiestruturadas e rodas de conversas para discutir o uso de aplicativos pedagógicos como Cumpris e Expressia, acessíveis via Chromebook e os desafios enfrentados., utilizando tecnologias. Os dados foram coletados por meio de rodas de conversa, questionários online, entrevistas e observação participante. A análise dos dados envolveu análise de conteúdo, conforme descrito por Bardin, para constituir o corpus da pesquisa.