ETNOMATEMÁTICA E SABER AMBIENTAL
Os conhecimentos gerados e praticados nos espaços habitados por povos indígenas, expressos nos resultados das pesquisas acadêmicas do PPGECII/UNEMAT
Educação Ambiental; Racionalidade Ambiental; Saberes Indígenas.
Esta dissertação teve como objetivo descrever e analisar os saberes e fazeres relacionados à racionalidade e ao saber ambiental, presentes nas dissertações dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECII). A pesquisa buscou compreender os conceitos de racionalidade e saber ambiental a partir da perspectiva dos povos indígenas, oferecendo uma abordagem que integra saberes locais, cosmovisões e práticas transdisciplinares. A estrutura do trabalho inclui uma introdução teórica sobre saber ambiental e racionalidade indígena, uma revisão das dissertações do PPGECII e entrevistas com professores indígenas. A metodologia utilizada é qualitativa, com análise das entrevistas que seguem a perspectiva da História Oral, explorando as narrativas culturais e os conceitos ambientais desses povos. No momento, estão em desenvolvimento as interpretações das narrativas produzidas pelos professores indígenas, visando elaborar teorizações que promovam o diálogo entre saberes tradicionais e acadêmicos.