A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AFETIVIDADE E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM
NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Afetividade, Professores, Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Aprendizagem Afetiva.
A pesquisa parte da premissa de que a escola deve proporcionar condições adequadas para a aprendizagem, garantindo não só uma formação científica abrangente, como também questões acerca da relação interpessoal de professores e alunos. Este trabalho investigou a percepção dos professores sobre a influência de atividades pedagógicas afetivas e sua relação com a aprendizagem em ciências e matemática. A pesquisa teve como público-alvo educadores sendo um total de sete docentes participantes, tanto de matemática quanto de ciências da Escola Estadual Cora Coralina, em Comodoro/MT. Utilizamos questionários on-line via Google Forms e com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNEMAT. Os resultados indicaram que práticas pedagógicas que integram afetividade são vistas como fundamentais para superar os desafios de aprendizagem, promovendo um ambiente de sala de aula que valoriza as diferenças sociais e culturais dos alunos. Além de aumentar o engajamento dos estudantes, a afetividade na relação entre docente e discentes, mostrou-se capaz de desenvolver habilidades matemáticas e científicas, demonstrando que a formação continuada dos professores pode fortalecer essas práticas afetivas e educativas. Este estudo contribui para a reflexão sobre a importância da afetividade na educação, promovendo práticas pedagógicas que incentivem a aprendizagem em um ambiente inclusivo e emocionalmente seguro.