FORMAÇÃO CONTINUADA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: INFLUÊNCIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO 5º ANO DA REDE MUNICIPAL DE PONTES E LACERDA
Resolução de Problemas Matemáticos; Prática Pedagógica; Pesquisa-Formação
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a influência de uma formação acerca da resolução de problemas matemáticos na prática pedagógica dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Pontes e Lacerda. A fim de atender aos objetivos propostos, formulamos a seguinte questão norteadora: Como a formação continuada em resolução de problemas matemáticos impactou a prática pedagógica dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental? Metodologicamente, adotamos a abordagem qualitativa na modalidade de Pesquisa-Formação, visando descrever, analisar e interpretar as respostas dos professores que participaram da formação presencial intitulada "Resolução de Problemas Matemáticos para o 5º Ano do Ensino Fundamental", realizada em 2023, com carga horária de 40 horas. A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários online: o Questionário 1 (https://forms.gle/nhquJcm6pULBRmjg8) e o Questionário 2 (https://forms.gle/prerr7VPdT2X9zmX8), ambos respondidos por 28 professores participantes. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo conforme as diretrizes de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), o que nos possibilitou definir 16 unidades de registro. Essas unidades foram organizadas em duas categorias de análise: (i) Contribuições da Formação: Resolução de Problemas Matemáticos para o 5º Ano do Ensino Fundamental e (ii) Aspectos e Perspectivas da Resolução de Problemas Matemáticos na Prática Pedagógica de professores do 5º Ano. A partir dessas categorias, realizamos uma interpretação dialógica, confrontando os dados com os conceitos teóricos que embasam esta pesquisa.