ESTUDO DAS PRODUÇÕES APLICADAS NA FÍSICA MECÂNICA NO CURSO DE GEOGEBRA
Análise textual discursiva; STEAM; BNCC; Física; GeoGebra.
Este estudo adota uma abordagem qualitativa utilizando a análise textual discursiva para investigar as produções dos participantes de um Curso de GeoGebra, voltado para a mecânica da Física, e sua contribuição para o desenvolvimento das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, sob a perspectiva da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). O GeoGebra, um software de Geometria Dinâmica, é utilizado como ferramenta educacional, permitindo que os alunos interajam com modelos e experimentem diferentes valores para compreender conceitos físicos de forma intuitiva. O corpus da pesquisa consiste em 803 produções dos participantes da 17ª e 18ª edição do curso, as quais são analisadas utilizando a análise textual discursiva e categorizadas no software MaxQda. A análise revela uma ênfase em conceitos específicos de Cinemática e Dinâmica, tais como vetores, movimento uniformemente variado e movimento dos astros. No que diz respeito ao uso do GeoGebra, destacam-se habilidades como ampliação do conhecimento, estímulo à criatividade e desenvolvimento do pensamento computacional. No entanto, foram identificadas algumas dificuldades, incluindo a assimilação do conteúdo, o impacto da desigualdade social e o domínio das ferramentas do software. Aspectos como limitações, objetivos e vantagens variam desde a aplicação prática após a teoria até a facilidade de uso e o favorecimento da interdisciplinaridade. No que se refere às habilidades da BNCC, são identificadas competências específicas relacionadas à mecânica, com destaque para previsões sobre comportamentos cotidianos. No contexto STEAM com GeoGebra no ensino de Física, observam-se diferentes aspectos da integração, incluindo a importância da clareza na comunicação, o uso efetivo de recursos tecnológicos e a interligação de conceitos entre as disciplinas envolvidas.