QUIMITOON: QUÍMICA-COM-CARTOONS
Ensino de Química. Tecnologias Digitais. Cartoons.
O objetivo desta pesquisa é compreender a influência das tecnologias digitais utilizadas na produção de cartoons para a aprendizagem de Química. Para a produção dos dados, desenvolvemos uma proposta de ensino intitulada Quimitoon, onde foram trabalhados conteúdos de Química durante o processo de produção de cartoons com o uso de computadores. A proposta foi desenvolvida na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no Núcleo Pedagógico de Vila Rica, com alunos do 3º ano do ensino médio regular da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres. Os dados produzidos foram analisados, qualitativamente, com base no método de indução analítica e no sistema Seres-Humanos-Com-Mídias. Para a produção dos dados, utilizamos manuscritos, observações, entrevistas, questionário aberto e análise de áudios e vídeos das atividades realizadas durante o desenvolvimento da proposta de ensino. Os referenciais teóricos que nortearam a pesquisa foram o sistema Seres-Humanos-Com-Mídias, a Teoria da Atividade e o construto Seres-Humanos-Com-Mídias. Os dados indicam que, nos sistemas de atividade em que se fazem presentes, as tecnologias digitais demonstram protagonismo no processo de aprendizagem. Suscitamos este protagonismo pela possibilidade de atuarem em diversos papéis na perspectiva do sistema Seres-Humanos-Com-Mídias. A análise indicou, ainda, que essas tecnologias podem ocasionar uma reorganização do contexto de sala de aula. Essas constatações nos levam a crer que, tais fatores sejam as principais influências exercidas pelas tecnologias digitais utilizadas na produção de cartoons para o processo de aprendizagem de Química. As possibilidades de protagonismo e de reorganização de sala de aula mostraram uma relação direta com a proposta de estudos adotada pelo professor. Nesse sentido, os indicativos presentes nesse trabalho trazem contribuições para a reflexão dos docentes a respeito da importância da proposta de estudos adotada por eles, para a aprendizagem dos alunos. A proposta de estudos, atrelada à forma de utilização das tecnologias digitais, pode levar ao surgimento dos miniciclones de aprendizagem expansiva, ou ao processo de reprodução da cultura.