Banca de QUALIFICAÇÃO: KELYDA OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KELYDA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 15/12/2025
HORA: 08:00
LOCAL: sala de video conferência Unidade I Campus de Alta Floresta
TÍTULO:

AUTISMO E MEIO AMBIENTE: ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM ALTA FLORESTA - MT


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno do Espectro Autista (TEA), Inclusão Escolar, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Profissional de Apoio, Educação Ambiental.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que requer abordagens educacionais individualizadas e suporte especializado para garantir uma inclusão escolar efetiva. No Brasil, esse suporte é amparado por um robusto arcabouço legal, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Educação Especial. No entanto, persiste uma lacuna entre a normatização e a prática pedagógica observada em muitos contextos locais, especialmente em municípios do interior da Amazônia, como Alta Floresta-MT, onde a riqueza ambiental contrasta com a precariedade do suporte educacional. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o atendimento educacional oferecido a estudantes com TEA em Alta Floresta-MT, identificando o perfil dos profissionais de apoio e explorando a interseção entre autismo e ambientes naturais como ferramenta de inclusão. Especificamente a pretensão foi quantificar o número de matrículas; mapear a estrutura de suporte profissional; analisar a atuação e os desafios dos profissionais de apoio; e investigar o potencial pedagógico-inclusivo de atividades em ambiente natural acessível. A pesquisa adotou uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), estruturada em três estudos complementares. O Capítulo 1 realizou um levantamento com aplicação de questionários às redes de ensino. O Capítulo 2 foi uma pesquisa de campo com 86 profissionais, utilizando questionários online e análise de conteúdo temática. O Capítulo 3 consistiu em um estudo de caso instrumental único, de natureza qualitativa e observacional, envolvendo 63 estudantes da rede municipal, sendo 8 com TEA em uma atividade pedagógica na Trilha das Castanheiras, com triangulação de dados por meio de observação, questionários e relatos da equipe. Com o base nos resultados dos estudos foram identificados 490 estudantes com TEA matriculados no município, com maior concentração na rede municipal registrando 270 matrículas. Verificou-se fragilidade na estrutura de suporte: oferta insuficiente de salas de recursos, equipes multiprofissionais incompletas com carência de fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais e atuação dos profissionais de apoio predominantemente voltada para cuidados operacionais, especialmente na rede municipal, onde 85,1% possuíam apenas ensino médio. A atividade na trilha ecológica acessível demonstrou resultados promissores: eliminação do nervosismo, 100% de engajamento sensorial e interação social, e promoção de regulação emocional, funcionando como um co-mediador da inclusão. Conclui-se que o processo de inclusão escolar para estudantes com TEA em Alta Floresta-MT encontra-se em estágio crescente, porém ainda é fragmentado e marcado por desigualdades entre as redes de ensino. A efetivação de uma educação verdadeiramente inclusiva requer a superação das lacunas identificadas por meio da regulamentação clara das funções dos profissionais de apoio á inclusão, da qualificação profissional contínua, do fortalecimento do trabalho colaborativo e intersetorial, e da exploração pedagógica de ambientes naturais acessíveis, que se mostraram como ferramentas viáveis e transformadoras para promover a inclusão substantiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 96420004 - IVONE VIEIRA DA SILVA
Interna - 253817001 - JULIANA GARLET
Externo ao Programa - 217513020 - MARCOS JOSE GOMES PESSOA
Notícia cadastrada em: 08/12/2025 07:14
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