Projeto Político Pedagógico

A Universidade do Estado de Mato Grosso, busca ao longo do curso abordar conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos e contemplados na estrutura curricular por meio de seus programas. O egresso estará apto a avaliar as possibilidades para a tomada de decisão e não apenas os resultados mais prováveis. Desta forma, o bacharel deve estar capacitado a: 1. liderar, mediante diferentes perspectivas, com capacidade criativa diante dos novos desafios apresentados pela sociedade, como estratégia de ação, ordenando e decidindo sobre os possíveis riscos; 2. apresentar flexibilidade, mediante dificuldades e desafios organizacionais; 3. utilizar pensamento crítico, lógico e analítico; 4. ter propensão ao espírito científico e novos mercados de trabalho; 5. compreender e demonstrar, administrativamente, o conhecimento adquirido e relacioná-lo ao meio externo, atuando dentro da ética e justiça social; 6. promover a comunicação, decisão, integração, descentralização, negociação, participação e inovação em seu contexto de atuação; 7. atender as demandas sociais e do mercado da região em que atua.

Frente os desafios e demandas profissionais apresentadas pelo Polo Regional de Diamantino e pela MacroRegião na qual o Curso de Administração se insere, é esperado que o egresso seja capaz de atuar em organizações diversas, sem, entretanto, abrir mão da sua especialidade que, desde Henri Fayol, se liga ao planejamento, organização, direção e controle das atividades de trabalho, a saber: empresas de pequeno, médio e grande porte; hospitais, hotéis, entidades esportivas, bancos e instituições financeiras, empresas atacadistas, varejistas e de serviços e organizações do agronegócio; cooperativas, associações e organizações sem fins lucrativos; órgãos públicos municipais, estaduais e federais; e empresas prestadoras de serviços e consultoria na área de administração e negócios.

Para plena formação e atuação, o egresso deve desenvolver as seguintes competências e habilidades:

1. reconhecimento e definição de problemas, equacionando soluções através de pensamento estratégico. Introduzir modificações no processo produtivo, atuando preventivamente. Transferir e generalizar conhecimento e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de decisões;

2. desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

3. refletir e atuar, criticamente, sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

4. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, expressando-se de modo crítico e criativo diante de diferentes contextos organizacionais e sociais;

5. possuir iniciativa, criatividade e determinação, bem como, vontade política e administrativa, vontade de aprender, estar aberto a mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas de seu exercício profissional;

6. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e de seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;

7. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;

8. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

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