Projeto Político Pedagógico

Perfil do egresso
Em conformidade com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia o egresso
do Curso descrito neste PPC deverá ser capaz de:
 Planejar, projetar e executar empreendimentos voltados para o agronegócio
 Projetar mercados estratégicos para o agronegócio. Analisar indicadores de mercado
 Aferir o desempenho da produção no agronegócio
 Analisar e controlar custos de produção do agronegócio
 Caracterizar e interpretar as diversas cadeias produtivas do agronegócio

 Planejar e executar a implantação de arranjos produtivos locais
 Gerenciar empresas/propriedades rurais. Avaliar e emiter parecer técnico em sua área de
formação

Áreas de Atuação do Egresso
As atribuições profissionais do tecnólogo em Agropecuária são regulamentadas pelo
Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) na Resolução n. 313 de 26 de setembro
de 1986, especificamente nos Art. 3o e 4o:

Art. 3o - As atribuições dos Tecnólogos, em suas diversas modalidades,
para efeito do exercício profissional, e da sua fiscalização, respeitados
os limites de sua formação, consistem em:
1) elaboração de orçamento;
2) padronização, mensuração e controle de qualidade;
3) condução de trabalho técnico;
4) condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou
manutenção;
5) execução de instalação, montagem e reparo;
6) operação e manutenção de equipamento e instalação;
7) execução de desenho técnico.
Parágrafo único - Compete, ainda, aos Tecnólogos em suas diversas
modalidades, sob a supervisão e direção de Engenheiros, Arquitetos ou

Engenheiros Agrônomos:
1) execução de obra e serviço técnico;
2) fiscalização de obra e serviço técnico;
3) produção técnica especializada.
Art. 4o - Quando enquadradas, exclusivamente, no desempenho das
atividades referidas no Art. 3o e seu parágrafo único, poderão os
Tecnólogos exercer as seguintes atividades:

1) vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
2) desempenho de cargo e função técnica;
3) ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação
técnica, extensão.

O curso de Tecnologia em Agropecuária forma profissionais habilitados a ocupar cargos
administrativos e de gerência, e/ou para trabalhar como assessor e consultor em empresas,
organizações e órgãos rurais, especialmente em agroindústrias, cooperativas e unidades de
produção agropecuária. O profissional formado pelo curso de Tecnologia em Agropecuária
deverá ser capaz ainda de:

 Administrar propriedades e empresas rurais
 Desenvolver e gerir empreendimentos e processos
 Desenvolver estratégias de produção, de executar políticas agrícolas
 Entender as diversas conexões das cadeias produtivas
 Utilizar o marketing e demais formas de comunicação no meio rural
 Desenvolver processos com qualidade e adequação ambiental;

A Universidade tem como função de garantir a produção, compartilhamento e apropriação
do conhecimento produzido por meio da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão,
que serve como base para direcionar as ações desenvolvidas durante o curso e em sua relação
com a sociedade.
A sequência das disciplinas a serem ministradas durante o andamento do Curso de
Tecnologia em Agropecuária, conforme a matriz curricular, associadas às atividades práticas
previstas em laboratórios, visitas técnicas e estágios supervisionados, permitirão uma forte

interação do aluno com a realidade da construção civil, fazendo com que o discente desenvolva
as capacidades de abstração e fixação dos conceitos teóricos das disciplinas da graduação.
No que tange aos aspectos relacionados ao processo ensino-aprendizagem centrado no
estudante; o desenvolvimento de atividades práticas em laboratório e a campo; a oferta de

disciplinas optativas, de livre escolha dos discentes; valorização tanto da competência técnico-
científico quanto da didático-pedagógica de seu corpo docente incorporando as Diretrizes

Curriculares Nacionais (DCN) alteradas em 2019 e inserindo como eixo estruturante do curso,
enquanto módulo transversal e integrador, as atividades de extensão envolvendo a
comunidade. Além disso, os laboratórios de Física (já disponível no Campus) e os específicos
que a prefeitura já tem disponível para uso do curso servirão de suporte para os problemas
relacionados às dificuldades de aprendizagem, em razão de uma educação básica insuficiente
(para as disciplinas básicas) e da falta de oportunidades na região de experiências práticas em
obras(para as disciplinas específicas). A experiência do aluno em elaborar os experimentos, sob
a supervisão do professor, poderá capacitar este a identificar e fixar as variáveis fundamentais
discutidas em sala de aula, aproximando o acadêmico da realidade prática.
O curso de Tecnologia em Agropecuária proporciona aos discentes a realização de
atividades de forma a constituir o conhecimento, estimulando as reflexões por meio de ensaios
e testes laboratoriais, já que a região leste de Mato Grosso é carente de empresas que
permitirão ao aluno fazer a interação teórico/prática nas diferentes áreas de atuação
profissional.

Algumas das ações que permitem articular a relação ensino, pesquisa e extensão na
instituição são implementadas pelas atividades de iniciação científica, através de editais de
fomento à pesquisa e demais atividades realizadas pelos docentes, envolvendo os alunos e
demais segmentos da sociedade. No que tange ao desenvolvimento das ações de ensino,
pesquisa e extensão, por meio de conteúdos teóricos e práticos que envolvem as disciplinas
que compõem a grade curricular, programas/projetos, cursos e eventos, entre outras que serão
realizadas ao longo do curso, estimulam a formação de profissionais mais críticos e aptos a
resolução de questões relacionadas à área de Engenharia. Considerando a Instituição em sua

universalidade, e todo o processo de reestruturação dos PPCs que passa a ser uma estratégia
para o enfrentamento técnico e científico dos problemas de infraestrutura e socioambientais
na área e devem ser propostas por meio da inter, trans e multidisciplinaridade, promovendo o
diálogo entre docentes/pesquisadores, acadêmicos e comunidade.
A criação e manutenção de convênios com outras instituições como política de estágio
favorecem as trocas de experiências, atualização de conhecimentos tecnológicos, práticas
gerenciais de desenvolvimento de produtos e processos dentre outros, contribuindo para
enriquecer a formação e a prática profissional do aluno.

Formação teórica articulada com a prática
No decorrer do Curso serão utilizados os laboratórios de Informática, Laboratório didático
multidisciplinar: área de plantio e criação de animais e Biblioteca incluindo acervo específico e
atualizado.
Esses laboratórios especializados servem para apoiar a graduação, de forma que o aluno
interprete os fenômenos físico-mecânicos, desenvolva as capacidades de abstração e fixação
dos conceitos teóricos das disciplinas, conforme exigido no ENADE. A experiência do aluno em
elaborar os experimentos, sob a supervisão do professor, poderá capacitá-los a identificar e
fixar as variáveis fundamentais discutidas em sala de aula, aproximando o acadêmico da
realidade prática. O curso de Tecnologia em Agropecuária impõe aos docentes a realização de
atividades de forma a constituir o conhecimento, estimulando as reflexões por meio de ensaios
e testes laboratoriais, o que permitirá ao aluno fazer a interação teórico/prática nas diferentes
áreas de atuação profissional características do Agropecuária.

Para os alunos desenvolverem essas habilidades e competências deve-se proporcionar que
o mesmo obtenha parte dos conteúdos teóricos nas disciplinas e, por meio do laboratório,
consiga interpretar os fenômenos envolvidos com as práticas laboratoriais. Para atingir tais
metas, algumas ações tornam-se necessárias, como:
 Inter-relacionar os conteúdos das disciplinas básicas com aqueles das disciplinas
profissionalizantes do curso, evitando-se que os conteúdos das disciplinas básicassejam

ministrados sem que estejam associados à sua utilização/aplicação no decorrer das
disciplinas profissionalizantes (hierarquização dos conteúdos);
 Promover a relação teoria e prática por meio da infraestrutura de laboratórios e de
visitas técnicas;
 Flexibilizar os conteúdos profissionalizantes, a partir da matriz básica de formação
profissional;
 Fortalecer a relação teoria e a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, os
estágios profissionais e atividades de extensão voltadas às necessidades regionais.

A concepção de currículo do curso de Tecnologia em Agropecuária procurará zelar pela
coerência dos objetivos do curso com o perfil desejado do egresso; além de articular essas duas
vertentes com as habilidades e competências desejadas e também com as diretrizes
curriculares nacionais e a Resolução 02/2019 CNE-CP que trata da articulação entre teoria e
prática.

I – aula teórica (código T): os créditos teóricos compreendem as aulas teóricas, podendo ser
presenciais ou à distância.

II – aula de campo, laboratório e/ou prática como componente curricular (código P):
compreendem:
a) Aula prática como componente curricular;
b) Aula em laboratório, e;
b) Aula de campo.

3.2 Núcleos de formação
 Núcleo de estudos de formação geral e humanística
 Núcleo de estudos de formação específica

Núcleo de estudos complementares/integradores

A avaliação do desempenho acadêmico deverá ser entendida como um processo contínuo,
cumulativo, descritivo e compreensivo, que busca explicar e compreender criticamente os
resultados. Devendo respeitar o que consta na Normatização Acadêmica - Resolução 54/2011-
CONEPE, atualizada (como se dará o processo de avaliação, provas, trabalhos, exame, etc, que
constam na Normativa Acadêmica).

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