Banca de DEFESA: JONAS OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JONAS OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 28/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Webconferência via Google Meet
TÍTULO:

Jogo digital como recurso para aprendizagem de sequências numéricas


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos Educativos Digitais. Sequências Numéricas Aritméticas. Ensino e Aprendizagem por meio de jogos.


PÁGINAS: 142
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo geral criar um protótipo de jogo educativo digital para auxiliar a aprendizagem de sequências numéricas aritméticas no ensino médio, o qual pudesse ser incorporado à proposta de trabalho do professor, bem como, avaliar o jogo criado sob a perspectiva dos educadores e dos educandos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sistemática para entender o contexto dos jogos digitais na educação, bem como para nortear a criação do protótipo de jogo digital. O processo de criação, aplicação e avaliação do jogo foi conduzido através do modelo conceitual de Jappur (2014), este aborda esses processos de forma interligada, dentro do contexto da sala de aula. Para o processo de criação do jogo também foi utilizada a fase de desenvolvimento do aplicativo da metodologia Barbosa Neto (2012). O modelo de Jappur (2014) estabelece a criação de objetivos educacionais para jogos educativos digitais através da taxonomia revisada de Bloom. Para apoiar esse processo de definição de objetivos da taxonomia proposto pelo modelo, foi realizada a análise do livro didático de duas escolas públicas de Sorriso-MT. A análise do material didático para construção de objetivos é indicada por Talbert (2019), os quais foram selecionados e incorporados ao jogo. A prototipação do jogo acorreu com a utilização da Game Engine Construct 3. A aplicação como jogo aconteceu em uma escola particular da cidade de Sorriso, pois, devido a pandemia pelo coronavírus, as escolas públicas estavam com aulas totalmente remotas. Diante dos resultados obtidos com a aplicação e avaliação, conduzidas através do modelo conceitual de Jappur(2014), concluí-se que a proposta de construção de um jogo educativo digital foi alcançada. O jogo educativo digital aliou, de forma positiva, o conhecimento ao fator entretenimento intrínseco aos jogos digitais. A prática com o jogo educativo digital promoveu uma aula divertida, interativa e auxiliou a aprendizagem de sequências numéricas aritméticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 200181001 - SILVIO CESAR GARCIA GRANJA
Interno - 328.909.311-53 - VERA LUCIA VIEIRA DE CAMARGO - UNESP
Externo à Instituição - MAURO ANDRÉ DRESCH - UFMT
Notícia cadastrada em: 11/10/2021 10:03
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