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Dissertações |
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TIAGO WESLEY DE JESUS MACHADO
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MATEMÁTICA NA ASTRONOMIA: UTILIZAÇÃO DA PARALAXE HELIOCÊNTRICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
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Orientador : SILVIO CESAR GARCIA GRANJA
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Data: 03/04/2023
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Este trabalho utiliza a Astronomia como agente motivador no ensino de Matemática, mais especificamente no ensino de Trigonometria no Triângulo Retângulo para estudantes do Ensino Médio, bem como utiliza um instrumento de avaliação para quantificar o grau de aprendizagem dos estudantes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos documentos educacionais oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso a fim de conhecer o que se espera dos estudantes do ensino médio ao aprender Trigonometria no Triângulo Retângulo. Foi feito, também, um levantamento do desenvolvimento da Trigonometria no decorrer da história, passando por povos antigos e chegando aos dias de hoje. A aplicação deste trabalho ocorreu com as três turmas do 2° ano do Ensino Médio de 2022 da Escola Estadual Militar Tiradentes “Sd PM Adriana Moraes Ramos”, onde a proposta foi apresentada aos estudantes e, após a aceitação dos mesmos em participar, foram realizadas, inicialmente, três pré-testes auxiliados pela TRI, sendo um de Unidades de Medidas, outro de Astronomia e outro de Trigonometria no Triângulo Retângulo a fim de diagnosticar a proficiência que estes estudantes já traziam. Foi construída uma sequência didática com o objetivo de nivelar os estudantes no que tange aos pré-requisitos necessários para o desenvolvimento das atividades, sendo que o material foi disponibilizado por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Como forma de transformar o aprendizado matemático, que é abstrato, em algo tangível, os estudantes construíram um Visor de Paralaxe rudimentar, o qual utilizaram para medir distâncias curtas de forma indireta dentro do pátio da escola, fazendo um relatório no qual demonstraram como chegaram a tal distância. Após essa experiência de medição indireta, foram passados para os estudantes dados de algumas estrelas para que eles pudessem calcular a distância entre essas estrelas e a Terra utilizando o método da Paralaxe Heliocêntrica, produzindo um relatório final com os cálculos utilizados. Terminada a intervenção, os estudantes foram submetidos a um pós-teste de Trigonometria no Triângulo Retângulo a fim de servir de comparativo com o pré-teste inicial e melhor analisar a eficácia da sequência didática aplicada. Como forma de mensurar a opinião dos estudantes em relação à sequência didática, foi aplicado um questionário de satisfação onde eles responderam à perguntas objetivas e discursivas em relação à abordagem. Esta aplicação proporcionou aos estudantes uma forma diferenciada na aprendizagem da Trigonometria no Triângulo Retângulo, refletindo diretamente nos índices de aprendizagem nos quais podem ser observados na comparação entre o pré-teste e o pós-teste sobre Trigonometria no Triângulo Retângulo. Como contribuição para o Ensino de Trigonometria no Triângulo Retângulo foi desenvolvido um manual para construção e utilização de um Visor de Paralaxe para medições indiretas de distâncias. Por fim, todos os materiais necessários para o desenvolvimento deste trabalho, tais como as questões das avaliações, se encontram nos anexos e apêndices.
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This work uses Astronomy as a motivating agent in the teaching of Mathematics, more specifically in the teaching of Trigonometry in the Rectangle Triangle for High School students, as well as using an evaluation instrument to quantify the degree of students’ learning. A bibliographical research was carried out in the official educational documents of the Ministry of Education and the State Department of Education of Mato Grosso in order to know what is expected of high school students when learning Trigonometry in the Rectangle Triangle. A survey of the development of Trigonometry throughout history was also carried out, passing through ancient peoples and reaching the present day. The application of this work took place with the three classes of the 2nd year of High School of 2022 at the Escola Estadual Militar Tiradentes “Sd PM Adriana Moraes Ramos”, where the proposal was presented to the students and, after their acceptance to participate, Initially, three pre-tests aided by the IRT were carried out, one on Measurement Units, another on Astronomy and another on Trigonometry in the Right Triangle in order to diagnose the proficiency that these students already had. A didactic sequence was built with the aim of leveling students with regard to the necessary prerequisites for the development of activities, and the material was made available through a Virtual Learning Environment. As a way of transforming mathematical learning, which is abstract, into something tangible, the students built a rudimentary Parallax Display, which they used to indirectly measure short distances inside the school yard, making a report in which they demonstrated how they arrived at such a distance. After this indirect measurement experience, data from some stars were given to the students so that they could calculate the distance between these stars and the Earth using the Heliocentric Parallax method, producing a final report with the calculations used. After the intervention, the students were submitted to a post-test of Trigonometry in the Rectangle Triangle in order to serve as a comparison with the initial pre-test and to better analyze the effectiveness of the didactic sequence applied. As a way of measuring the students’ opinion regarding the didactic sequence, a satisfaction questionnaire was applied in which they answered objective and discursive questions regarding the approach. This application provided students with a different way of learning Trigonometry in the Right Triangle, reflecting directly on the learning rates which can be observed in the comparison between the pre-test and the post-test on Trigonometry in the Right Triangle. As a contribution to the Teaching of Trigonometry in the Right Triangle, a manual was developed for the construction and use of a Parallax Display for indirect measurements of distances. Finally, all the materials necessary for the development of this work, such as the evaluation questions, can be found in the annexes and appendices.
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FRANCISCO APARECIDO EUFRAUSINO
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Aprendizagem e Ensino por meio da Modelagem Matemática
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Orientador : LUCIANA MAFALDA ELIAS DE ASSIS
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Data: 14/04/2023
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Este trabalho relata uma pesquisa envolvendo alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Sinop-MT em que o professor de Matemática propõe uma atividade desenvolvida em sala de aula envolvendo a Modelagem Matemática contextualizada como uma metodologia ativa por meio da teoria das Curvas de Aprendizagem. Tais aportes teóricos foram inseridos para que as atividades de jogos como o jogo de Baralho, de Quebra-Cabeças, de Argolas e o jogo online Tap Tap Dash apresentaram-se como uma situação real executada pelos alunos conectando tais jogos a conteúdos presentes no currículo de matemática do Ensino Básico, por meio da Modelagem Matemática, transformando essas atividades em ambiente de ensino e de aprendizagem. As atividades foram planejadas de modo que os alunos participaram ativamente desde a coleta de dados até a análise e interpretação de modelos que descrevem curvas de aprendizagem fazendo uso do software matemático Geogebra. Como resultado, chegamos à conclusão de que o ambiente proporcionado pela Modelagem Matemática foi capaz de tornar a aprendizagem dos alunos significativa. Isso se justifica por meio das falas dos alunos e também da vivência que tivemos com essa pesquisa de forma que pudemos perceber que a Modelagem associada ao uso de tecnologias em sala de aula impulsiona o aprendizado dos alunos por motivá-los e instigar neles a curiosidade gerando um aprendizado mais dinâmico e efetivo.
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This work reports a research involving students of the second year of High School in a public school in the municipality of Sinop-MT, in which the Mathematics teacher proposes an activity developed in the classroom involving Mathematical Modeling contextualized as an active methodology through theory of Learning Curves. Such theoretical contributions were inserted so that the activities of games such as the game of Cards, Puzzles, Rings and the online game Tap Tap Dash presented themselves as a real situation performed by the students, connecting such games to contents present in the curriculum of Basic Education mathematics, through Mathematical Modeling, transforming these activities into a teaching and learning environment. The activities were planned in such a way that the students participated actively, from data collection to the analysis and interpretation of models that describe learning curves using the mathematical software Geogebra. As a result, we came to the conclusion that the environment provided by Mathematical Modeling was able to make students learning meaningful. This is justified through the students speeches and also through the experience we had with this research, so that we could see that Modeling associated with the use of technologies in the classroom boosts students learning by motivating them and instilling in them curiosity, generating more dynamic and effective learning.
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GILBERTO MONTEIRO PROCOPIO
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Estudos de Primalidade na Educação BásicaE: Elaboração de Sequência Didática com a utilização de Linha do Tempo
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Orientador : CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
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Data: 30/06/2023
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A investigação acerca das propriedades dos números primos retrata elementos que foram motivo de dedicação e esforço de vários matemáticos, em diferentes partes do mundo e tempos. O estudo da Primalidade compõe fragmentos de estudos que implicam em diversas aplicações no campo do conhecimento matemático. E sendo assim, em se tratando de um conhecimento que foi construído gradativamente, apresenta uma dimensão espacial e temporal. A proposta que se traz aqui é apresentar os principais conceitos da Primalidade adaptados a Educação Básica com o recurso de uma linha do tempo, que retrata a trajetória conceitual e histórica dos números primos, desde Euclides (300 a. C), em sua obra “Os Elementos”, passando pelo Crivo de Eratóstenes (230 a.C), equações e resultados apresentados por Fermat, Mersenne e Euler (Séc. XVII - XVIII), possíveis padrões de frequência, Gauss (Séc. XIX), hipótese de Riemann (1959), os zeros da função zeta, Hardy e Ramanujan (1914-1919), as máquinas e Alan Turing (1940-1950), o sistema de criptografia RSA (1970-1980) e pôr fim ao final do século XX, os conceitos de física quântica, caos e números primos. Neste sentido, propomos a construção de uma sequência didática, alicerçada em Zabala (1998).De posse dessa cronologia, utilizaremos os resultados aritméticos apresentados em cada fase, baseado em seu marco histórico, entendendo quando e como foram pensados e fazendo a transposição didática para uma linguagem voltada para educação básica, dando significado a aprendizagem e uma abordagem diferenciada dos livros didáticos vigentes. Teremos como suporte o material com base no Programa de Iniciação Científica Junior da OBMEP – PIC, O Fascínio dos Números Primos de Jucimar Peruzzo em paralelo com o livro de Aritmética da coleção PROFMAT de Abramo Hefez, 2016, que serão norteadores da aprendizagem matemática e servirão de referência na construção da sequência didática proposta.
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Research into the properties of prime numbers portrays elements that were the subject of dedication and effort by many mathematicians, in different parts of the world and at different times. The study of Primality composes fragments of studies that imply different applications in the field of mathematical knowledge. And so, as it is a knowledge that was built gradually, it has a spatial and temporal dimension. The proposal that is brought here is to present the main concepts of Primality adapted to Basic Education with the resource of a timeline, which portrays the conceptual and historical trajectory of prime numbers, since Euclid (300 BC), in his work “ The Elements”, passing through the Sieve of Eratosthenes (230 BC), equations and results presented by Fermat, Mersenne and Euler (17th - 18th centuries), possible frequency patterns, Gauss (19th century), Riemann hypothesis (1959) , the zeros of the zeta function, Hardy and Ramanujan (1914-1919), the machines and Alan Turing (1940-1950), the RSA encryption system (1970-1980) and ending the late 20th century, physics concepts quantum physics, chaos and prime numbers. In this sense, we propose the construction of a didactic sequence, based on Zabala (1998). With this chronology in hand, we will use the arithmetic results presented in each phase, based on their historical framework, understanding when and how they were thought and making the didactic transposition to a language aimed at basic education, giving meaning to learning and a different approach from current textbooks. We will support the material based on the Junior Scientific Initiation Program of OBMEP – PIC, The Fascínio dos Números Primos by Jucimar Peruzzo in parallel with the Arithmetic book from the PROFMAT collection by Abramo Hefez, 2016, which will guide mathematical learning and serve of reference in the construction of the proposed didactic sequence.
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MAUROCIR SILVA
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PLACAS FOTOVOLTAICAS - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
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Orientador : RAUL ABREU DE ASSIS
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Data: 09/08/2023
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Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para aprendizagem de Matemática, através do tema gerador de placas fotovoltaicas. Discutiremos brevemente sobre a importância do uso das metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e a Modelagem Matemática, as quais trazem benefícios significativos para a educação, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do mundo atual, ao mesmo tempo em que tornam a aprendizagem de matemática mais envolvente e significativa. Foi realizado um trabalho de modelagem matemática com tema central relacionado com placas fotovoltaicas com o objetivo de modelar o ângulo de inclinação de instalação das placas, para a maximização do fluxo de energia luminosa e assim ter maior produção de energia. Baseado no modelo desenvolvido, são propostas sequências didáticas e atividades para serem utilizadas em séries do Ensino Fundamental e Médio. Neste sentido, este trabalho propõe, através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e da Modelagem Matemática, que o estudante utilize a Matemática de forma concreta e satisfatória, possibilitando análises, discussões construções de conceitos e formulações de ideias através da resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
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This dissertation presents a didatic sequence for learning Mathematics, using photovoltaic panels as a topic of study. We will briefly discuss the importance of using active methodologies such as Project Based Learning (ABProj) and Mathematical Modeling, which bring significant benefits to the studentes, allowing them to develop skills and competencies needed to meet the challenges of today's world, while making the process of learning mathematics more engaging and meaningful. A mathematical modeling work was carried out with a central theme related to photovoltaic panels with the objective of modeling the angle of inclination of the plates' installation, for the maximization of the luminous energy flux and thus obtain higher energy production. Based on the model developed, didactic sequences and activities are proposed to be used in elementary and high school. In this sense, this work proposes through Project Based Learning (ABProj) and Mathematical Modeling, that the student uses mathematics in a concrete and satisfactory way, enabling analysis, discussion, construction of concepts and formulation of ideas through the resolution of everyday problems, contributing to meaningful learning.
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MAURINETE COSTA DOS SANTOS
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UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DO SOFTWARE GCOMPRIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM
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Orientador : EMIVAN FERREIRA DA SILVA
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Data: 10/08/2023
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A presente dissertação aborda a utilização do Software Educacional GCompris como ferramenta pedagógica no ensino de matemática, com foco nas suas contribuições para o estudo de geometria. A pesquisa, desenvolvida numa escola da rede estadual situada no município de Sinop/MT, teve como objetivo geral investigar como o uso do Software Educacional GCompris pode contribuir com o ensino de matemática, com foco no estudo de geometria, por meio de uma intervenção pedagógica, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que frequentam o Laboratório de Aprendizagem. Para a realização deste estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa, descritiva, com aproximação a um estudo de caso, organizada em diferentes etapas. A primeira consistiu num pré-teste, estruturado na forma de uma sequência didática, constituída de atividades de geometria plana e espacial. Na sequência, foram aplicadas atividades com o suporte do GCompris, para responder às questões. Por fim, aplicouse o pós-teste, com as mesmas questões do pré-teste. Para finalizar, foi organizado um grupo focal com os estudantes, para analisar, sob o ponto de vista deles, as contribuições do Software GCompris no ensino de geometria. Para a geração de dados, foram utilizadas atividades impressas, fotografias e grupo focal. A intervenção pedagógica foi desenvolvida em onze encontros. Os alunos participaram de forma ativa das atividades propostas. Foi possível perceber que as práticas desenvolvidas podem contribuir para melhorar a compreensão dos conceitos matemáticos, com foco no estudo de geometria, os quais foram abordados neste trabalho. Ressalta-se, ainda, que, após a aplicação do Software, os estudantes demonstraram maior interesse pelos conteúdos trabalhados no Laboratório de Aprendizagem e apresentaram resultados favoráveis, a partir do uso desse Software.
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This dissertation addresses the use of the GCompris Educational Software as a pedagogical tool in teaching mathematics, focusing on its contributions for the study of geometry. The research, developed in a school of the state network located in the municipality of Sinop/MT, had the general objective of investigating how the use of Educational Software GCompris can contribute to the teaching of mathematics, with focus on the study of geometry, through a pedagogical intervention, with students of the 6th year of Elementary School, who attend the Learning Laboratory. To carry out this study, a qualitative, descriptive research was used, with approach to a case study, organized in different stages. The first consisted of a pre-test, structured in the form of a didactic sequence, constituted of plane and spatial geometry activities. Subsequently, they were applied activities with the support of GCompris, to answer the questions. Finally, the post-test was applied, with the same questions as the pre-test. Finally, it was organized a focus group with the students, to analyze, from their point of view, the contributions of the GCompris Software in the teaching of geometry. For the generation of data, printed activities, photographs and focus group were used. the intervention pedagogy was developed in eleven meetings. The students participated in active participation in the proposed activities. It was possible to perceive that the practices developed can contribute to improving the understanding of mathematical concepts, with a focus on in the study of geometry, which were approached in this work. It is also emphasized that, after applying the Software, the students showed greater interest for the contents worked on in the Learning Laboratory and presented favorable results from the use of this Software.
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MARIA APARECIDA ALVES ROCHA
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EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Uma Proposta Didática para o Ensino de Matemática Financeira
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Orientador : MIGUEL TADAYUKI KOGA
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Data: 12/08/2023
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Este trabalho é o resultado de uma ação didática vivenciada no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat da UNEMAT – Campus de Sinop. O presente estudo envolvendo alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Sorriso, estado do Mato Grosso, em que o professor de Matemática propõe uma atividade desenvolvida em sala de aula envolvendo a Educação Financeira. Na qual a proposta está pautada na aprendizagem significativa, visando contribuir na formação do aluno e que estes colaborem na organização dos orçamentos familiares, especificamente na aquisição de um patrimônio, que pode ser um imóvel, agregando seus recursos financeiros em compras de produtos e serviços de forma consciente. O controle orçamentário familiar auxilia na tomada de decisões financeiras, contribui para a redução do endividamento e para a possibilidade de aquisições de bens. O estudo de Educação Financeira permite que os alunos adquiram conhecimentos acerca de conceitos e produtos financeiros, desenvolvendo neles a consciência de que ações sem planejamento podem impactar, posteriormente, a sua qualidade de vida. Nessa perspectiva, o trabalho objetiva elaborar e experimentar uma proposta pedagógica, com a utilização da Matemática Financeira, para alunos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede estadual na cidade de Sorriso, no Estado do Mato Grosso. A pesquisa será qualitativa participante, com utilização de estudo de caso e será metodologicamente trabalhada por meio de um problema diretriz que envolverá a aquisição de um bem de consumo escolhido pelos alunos, podendo ser a aquisição de um imóvel ou um bem de consumo que exija que o aluno necessite pesquisar qual a melhor forma de se adquirir esse bem, ficando a critério do grupo de alunos o que será pesquisado, apresentando situações que envolvam o orçamento e despesas familiares, incentivando assim o hábito de poupar para poder investir na realização de metas, o conhecimento específico sobre juros para financiamento imobiliário e desenvolver uma visão crítica sobre qual o melhor investimento.
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This work is the result of a didactic action experienced in the Professional Master's Program in Mathematics in National Network - Profmat of UNEMAT - Campus of Sinop. The present study involves students in the third year of high school at a state public school in the municipality of Sorriso, in the state of Mato Grosso, in which the Mathematics teacher proposes an activity developed in the classroom involving Financial Education. In which the proposal is based on meaningful learning in order to contribute to the student's training and that they collaborate in the organization of family budgets, specifically in the acquisition of assets, which can be a property, adding their financial resources in purchases of products and services in a way conscious. Family budget control assists in making financial decisions, contributes to reducing debt and to the possibility of acquiring goods. Studying Financial Education allows students to acquire knowledge about financial concepts and products, developing in them an awareness that unplanned actions can subsequently impact their quality of life. From this perspective, the work aims to elaborate and experiment with a pedagogical proposal, using Financial Mathematics for students of the 3rd year of High School, from a state school in the city of Sorriso in the State of Mato Grosso. The research will be qualitative participant, using a case study and methodologically will be worked through a guideline problem that will involve the acquisition of a consumer good chosen by the students, which may be the acquisition of a property or a consumer good that requires the student needs to research the best way to acquire this good, leaving it to the discretion of the group of students what will be researched, presenting situations that involve the budget and family expenses, thus encouraging the habit of saving to be able to invest in the achievement of goals, specific knowledge about interest rates for real estate financing and develop a critical view on which is the best investment.
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FÁBIO DE FREITAS FERNANDES
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PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SUPERLOGO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : GIOVANE MAIA DO VALE
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Data: 25/08/2023
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Considerando que há uma crescente busca por parte de pesquisadores e professores por técnicas que tentam materializar e resignificar o processo ensino e aprendizagem de Matemática, a presente pesquisa, discorreu sobre uma proposta metodológica para o ensino de Geometria Espacial com a utilização do software SuperLogo para alunos do Ensino Fundamental. Este trabalho teve como objetivo geral, criar e apresentar uma proposta de ensino da Geometria Espacial, com foco nos Sólidos de Platão, apoiada pelo software de programação SuperLogo. Para que fosse possível atingir tal objetivo, a pesquisa foi desdobrada em outros objetivos. No entanto, mais específicos, como: Efetuar uma pesquisa bibliográfica ampla, que abarcasse o rol de conhecimentos relacionados ao tema da pesquisa, também realizar um estudo mais aprofundado da linguagem Logo, tais como comandos e instruções; coube ainda, estudar os conceitos e propriedades associadas à Geometria Plana, associadas ao tema; e também, estudar os conteúdos relacionados aos Sólidos de Platão e suas respectivas construções; propôs-se então construir uma proposta metodológica de caráter didático, com foco nos Sólidos de Platão, apoiada pelo software de programação SuperLogo. Portanto, para responder à inquietação que levou à pesquisa, se utilizou a metodologia empírica qualitativa, através da construção de uma proposta metodológica de caráter didático para o ensino de Geometria Espacial. Também buscou-se realizar consultas em bibliografias em publicações e material didático sobre o tema; e, contudo, usou-se do método descritivo para demonstrar a referida proposta. Os principais resultados dão conta de que, a pesquisa estabelece uma proposta pedagógica de um conjunto de atividades que resultaram numa considerável proposta didática de ensino da Matemática, na qual cada conjunto de atividades leva a um Sólido de Platão e tem por base as especificações geométricas de poliedros e aos conhecimentos relacionados a Linguagem de Programação Logo.
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Considering that there is a growing search on the part of researchers and teachers for techniques that try to materialize and reframe the teaching and learning process of Mathematics, the present research discussed a methodological proposal for teaching Spatial Geometry with the use of the SuperLogo software for students of Elementary Education. The general objective of this work was to create and present a teaching proposal for Spatial Geometry, focusing on Plato's Solids, supported by the SuperLogo programming software. In order to achieve this objective, the research was divided into other objectives. However, more specific ones, such as: Carrying out a broad bibliographical research, which covered the list of knowledge related to the research topic, also carrying out a more in-depth study of the Logo language, such as commands and instructions; it was also necessary to study the concepts and properties associated with Plane Geometry, associated with the theme; and also, study the contents related to Plato's Solids and their respective constructions; it was then proposed to construct a methodological proposal of a didactic nature, focusing on Plato's Solids, supported by the SuperLogo programming software. Therefore, to respond to the concern that led to the research, the qualitative empirical methodology was used, through the construction of a methodological proposal of a didactic nature for the teaching of Spatial Geometry. We also sought to carry out consultations in bibliographies in publications and didactic material on the subject; and, however, the descriptive method was used to demonstrate the aforementioned proposal. The main results show that the research establishes a pedagogical proposal for a set of activities that resulted in a considerable didactic proposal for teaching Mathematics, in which each set of activities leads to a Plato Solid and is based on the geometric specifications of polyhedrons and knowledge related to the Logo Programming Language.
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VILSON DE FIGUEREDO
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VOLTADO PARA INCLUSÃO DOS ALUNOS INDÍGENAS DAS ESCOLAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
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Orientador : MIGUEL TADAYUKI KOGA
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Data: 26/08/2023
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O presente trabalho é parte de uma busca pessoal para tentar entender como ensinar e como fazer aprender aqueles que de alguma forma na minha opinião deveriam ser melhor ensinados neste país. Refiro-me aqui aos povos indígenas por serem os primeiros brasileiros que viveram aqui quando se diz que o país foi "descoberto", depois disso a vida de liberdade dos povos indígenas foi transformada, em objetivos que nunca foram deles. Hoje, mais de meio milênio, eles ainda vivem as metas estabelecidas por outros povos e, para manter suas culturas, tradições e preservar a natureza, precisam de conhecimentos que vão além do conhecimento étnico que seus ancestrais lhes transmitiram de geração em geração. Para obter esse conhecimento, busca-se em outras culturas aprender novas línguas e novos conhecimentos, dentro destes a matemática está presente com todas as suas regras e conceitos e que para a maioria das pessoas se torna complicado de aprender, mesmo quando é ensinada na própria língua em que fomos criados. O presente trabalho apresenta uma pesquisa do tipo pesquisa-ação, onde se propõe conhecer e testar melhor como se faz o ato de ensinar e aprender alunos indígenas que frequentam escolas urbanas, onde sua cultura, costumes e língua de origem não são levados em consideração. São etapas e processos que são aplicados e observados os rendimentos dos respectivos alunos, para descrever neste trabalho os resultados obtidos. Para isso, foi necessário estudar os problemas de aprendizagem escolar para alunos de escolas comuns, ou seja, de alunos não indígenas e comparar com os processos de aprendizagem dos indígenas em questão.
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The present work starts from a personal quest to try to understand how to teach and how to make learn those who in some way in my opinion should be better taught in this country. I am referring here to the indigenous peoples for being the first Brazilians who lived here when the country is said to have been "discovered", after this fact the life of freedom of the indigenous peoples was transformed, in goals that were never theirs. Today more than half a millennium they still live the goals set by other peoples and to maintain their cultures, traditions and preserve nature, they need knowledge that goes beyond the ethnic knowledge that their ancestors passed on to them from generation to generation. To obtain this knowledge, it is sought in other cultures to learn new languages and new knowledge, within this mathematics is present with all its rules and concepts and that for a majority of people becomes complicated to learn, even when it is taught in the very language in which we were raised. The present work presents a research of the action-research type, where it is proposed to know and test better how to do the act of teaching and learning indigenous students who attend urban schools, where their culture, customs and language of origin are not taken into account. These are steps and processes that are applied and observed the income of the respective students, to describe in this work the results obtained. For this, it was necessary to study the problems of school learning for students of ordinary schools, that is, of non-indigenous students and compared to the learning processes of the indigenous people in question here.
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GUILHERME DE LIMA FARIAS
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Ensino de plano cartesiano por meio de jogos digitais: uma investigação da aprendizagem significativa
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Orientador : INEDIO ARCARI
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Data: 29/08/2023
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A Matemática em sua abordagem tradicional tende a ser para a atual geração, que têm grande acesso às tecnologias digitais e facilidade em obter informações, uma disciplina pouco atrativa, fato que gera desinteresse e dispersão nas aulas. O ensino da Geometria em particular, depende da utilização de recursos tecnológicos e de sua aplicação no cotidiano dos alunos para que seus conceitos deixem de ser elementos meramente abstratos e passem a ter significado. Neste sentido, abordagens que utilizam jogos digitais pautados na investigação de aprendizagem significativa tem sido um fator de estudo. O objetivo do presente estudo foi verificar as contribuições de uma proposta com jogos digitais elaborados via Geogebra para uma aprendizagem significativa de plano cartesiano no 6º ano do Ensino Fundamental. Como instrumentos foram utilizados questionários sobre o perfil dos alunos, avaliação diagnóstica para identificar os conhecimentos prévios, avaliação formativa e questionários para o levantamento de percepções dos alunos. Os resultados demonstraram as vantagens da utilização de jogos digitais como recurso ao ensino, pois verificamos indícios de uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos abordados promovida pelo incentivo, motivação e cooperação entre os alunos durante a aplicação da sequência didática, contribuindo para a construção e modificação de conceitos e o letramento matemático. Concluiu-se que a utilização de jogos digitais pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da Geometria, fomentando a aprendizagem significativa e a formação humana dos alunos.
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Mathematics in its traditional approach tends to be an unattractive discipline for the current generation, who have great access to digital technologies and ease of obtaining information, a fact that generates disinterest and dispersion in classes. The teaching of Geometry in particular depends on the use of technological resources and their application in the students' daily life so that their concepts cease to be merely abstract elements and start to have meaning. In this sense, approaches that use digital games based on the investigation of meaningful learning have been a study factor. The objective of the present study was to verify the contributions of a proposal with digital games created via Geogebra for a meaningful learning of the Cartesian plane in the 6th year of Elementary School. Questionnaires about the students' profile, diagnostic assessment to identify prior knowledge, formative assessment and questionnaires to survey students' perceptions were used as instruments. The results demonstrated the advantages of using digital games as a teaching resource, as we found evidence of significant learning of the mathematical content addressed promoted by the encouragement, motivation and cooperation among students during the application of the didactic sequence, contributing to the construction and modification of concepts and mathematical literacy. It was concluded that the use of digital games can contribute to the teaching and learning process of Geometry, encouraging meaningful learning and human development of students.
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CLEITON DO NASCIMENTO HENRIQUE
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USO DO SOFTWARE SCRATCH E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
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Orientador : ROGERIO DOS REIS GONCALVES
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Data: 31/08/2023
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Este trabalho centrou-se na implementação da metodologia de ensino "histórias em quadrinhos" e do software Scratch para criar histórias em quadrinhos digitais, em uma turma do segundo ano do ensino médio, em uma escola pública. Inicialmente, a intenção era fortalecer conceitos matemáticos por meio dessa aplicação. Entretanto, muitos estudantes adotaram uma abordagem mais expressiva, focada na narrativa de histórias. Embora o projeto não tenha alcançado totalmente o objetivo inicial de aprimorar a compreensão dos alunos de conceitos matemáticos, visto que muitos estudantes adotaram uma abordagem mais expressiva, focada na narrativa de histórias, ele gerou diversos benefícios. Proporcionou um estímulo à criatividade dos alunos e ao desenvolvimento de habilidades de narrativa, design e pensamento crítico. Permitiu aos alunos expressar sentimentos, em particular em relação à ansiedade das provas, sugerindo o potencial da metodologia para promover o bem-estar na sala de aula. Isso me levou, enquanto educador, a repensar minha prática docente e perceber a importância de não focar exclusivamente na aprendizagem de conteúdos matemáticos, mas também adotar uma perspectiva mais humanista em sala de aula. Esta aplicação também encorajou a aprendizagem baseada em projetos, o que aumentou o envolvimento e a motivação dos alunos. A experiência ensinou ao docente uma oportunidade para refletir sobre suas práticas de ensino e encontrar novas maneiras de alcançar objetivos pedagógicos, incluindo ajustar o foco da matemática de acordo com os interesses dos alunos. Além disso, ao usar o Scratch, os alunos desenvolveram habilidades digitais e competências do século XXI. Em resumo, esta dissertação destaca a importância dos métodos de ensino inovadores e sugere que outras experiências do tipo podem ser úteis para educadores que buscam métodos de ensino alternativos. A pesquisa também abre caminho para uma maior integração da tecnologia e da saúde mental no currículo escolar.
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This work focused on the implementation of the "comics" teaching methodology and the Scratch software to create digital comics, in a second year high school class, in a public school. Initially, the intention was to strengthen mathematical concepts through this application. However, many students adopted a more expressive approach, focusing on storytelling. Although the project did not fully achieve its initial goal of improving students' understanding of mathematical concepts, as many students adopted a more expressive approach focused on storytelling, it generated several benefits. It provided a stimulus for students' creativity and the development of narrative, design and critical thinking skills. It allowed students to express feelings, particularly regarding test anxiety, suggesting the potential of the methodology to promote well-being in the classroom. This led me, as an educator, to rethink my teaching practice and realize the importance of not focusing exclusively on learning mathematical content, but also adopting a more humanistic perspective in the classroom. This application also encouraged project-based learning, which increased student engagement and motivation. The experience gave the teacher an opportunity to reflect on their teaching practices and find new ways to achieve pedagogical goals, including adjusting the focus of mathematics according to the students' interests. Additionally, by using Scratch, students have developed digital skills and 21st century competencies. In summary, this dissertation highlights the importance of innovative teaching methods and suggests that other similar experiences can be useful for educators who seek alternative teaching methods. The research also paves the way for greater integration of technology and mental health into the school curriculum.
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DIEGO CURZEL
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GEOTECNOLOGIAS (GOOGLE EARTH) NO ENSINO DE MATEMÁTICA
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Orientador : RODRIGO BRUNO ZANIN
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Data: 31/08/2023
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O uso do Google Earth como ferramenta de ensino tem sido amplamente explorado em diversas disciplinas, incluindo a Matemática. Através do Google Earth, os alunos podem relacionar conceitos matemáticos com situações reais do mundo, permitindo uma aprendizagem mais concreta e contextualizada. Além disso, a utilização dessa ferramenta pode tornar o processo de aprendizagem mais significativo e motivador para os alunos. No entanto, é importante que os professores estejam preparados para utilizar o Google Earth de forma adequada, planejando atividades alinhadas aos objetivos pedagógicos da disciplina e que permitam aos alunos explorar as potencialidades da ferramenta de forma crítica e reflexiva. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo indicar o uso do Google Earth nas aulas de Matemática, discutindo suas potencialidades e apresentando estratégias.
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The use of Google Earth as a teaching tool has been widely explored in various disciplines, including mathematics. Through Google Earth, students can relate mathematical concepts to real-world situations, allowing for more concrete and contextualized learning. In addition, the use of this tool can make the learning process more meaningful and motivating for students. However, it is important that teachers are prepared to use Google Earth appropriately, planning activities aligned with the pedagogical objectives of the discipline and allowing students to explore the potential of the tool in a critical and reflective way. In this sense, this dissertation aims to indicate the use of Google Earth in mathematics classes, discussing its potential and presenting strategies.
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TIAGO SCHMIDT
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O uso de planilhas eletrônicas para aplicações de Programação Linear: Implementando o algoritmo Simplex e o modelo CCR-DEA
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Orientador : EMIVAN FERREIRA DA SILVA
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Data: 31/08/2023
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A programação linear surgiu à partir de diversas contribuições, ainda na primeira metade do século 20 e, teve importante papel no contexto da segunda gerra mundial possibilitando uma melhor utilização de recursos limitados. Sua utilização pode ocorrer em diferentes setores como, militar, industria, comércio, educação, saúde etc. É uma ferramenta matemática de otimização que visa a redução do consumo de recursos ou o aumento do rendimento de serviços, sujeitos a restrições sobre as variáveis e relações entre estas. A modelagem de um problema de programação linear considera que, tanto a função que se deseja otimizar, quanto as restrições impostas, tenham comportamento linear em cada variável. Uma aplicação dos métodos de programação linear é a Análise Envoltória de Dados (DEA), surgida no final da década de 1970, pelo trabalho de Charnes e seu colegas pesquisadores, que fornece um modelo para comparação entre empresas, setores, orgãos e etc, entre si, analisando a eficiência individual de cada unidade (Unidade Tomadora de Decisão - DMU), com base nas informações do nível de utilização de insumos (entradas/imputs) e de obtenção de resultados ou produtos (saídas/outputs). Este trabalho visou, inicialmente, o estudo elementar dessas duas ferramentas, de forma a possibilitar sua implementação computacional em um software de acesso relativamente fácil. Assim, com o objetivo de compreender e aplicar os conceitos estudados, referente ao algoritmo Simplex usado para resolução de um modelo de Programação Linear (PL), bem como, possibilitar a apresentação das iterações do método a futuros interessados, foi escolhido o software de construção de planilhas eletrônicas "‘Calc"’ que faz parte do pacote "‘LibreOffice"’ e tem distribuição gratuita. Para a implementação do algoritmo Simplex foram usadas, de forma majoritária, as funções lógicas desse software, tornando possível exibir cada passo do algoritmo e suas iterações. Em outro momento, utilizou-se a ferramenta "‘solver"’, diponível pelo software, que permite, de forma rápida e direta, a resolução de um modelo de PL, a partir da alimentação das informações em uma planilha. Com isso, foi construída uma planilha, adapatada a um modelo DEA - CCR voltado ao Imputs, pelo qual foi possível simular aplicações, utilizando indicadores educacionais de dez unidades da federação, encontrando unidades de referência para cada DMU analisada, bem como níveis desejados de insumos que levem a eficiência estabelecida. A planilha obtida, usada como uma ferramenta simples de análise, pode ser importante no processo de aprendizagem do uso deste método, na comparação com resultados apresentados em textos da área, e em aplicações com quantidade limitada de insumos e produtos.
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Linear programming emerged from several contributions, still in the first half of the 20th century, and played an important role in the context of the second world war, enabling a better use of limited resources.Its use can occur in different sectors such as military, industry, commerce, education, health, etc.It is a mathematical optimization tool that aims to reduce the consumption of resources or increase the performance of services, subject to restrictions on the variables and relationships between them.The modeling of a linear programming problem considers that both the function to be optimized and the restrictions imposed have a linear behavior in each variable.One application of linear programming methods is Data Envelopment Analysis (DEA), which emerged at the end of the 1970s, through the work of Charnes and his fellow researchers, which provides a model for comparing companies, sectors, agencies, etc.itself, analyzing the individual efficiency of each unit (Decision-Making Unit - DMU), based on information on the level of use of inputs (inputs/imputs) and obtaining results or products (outputs/outputs).This work initially aimed at the elementary study of these two tools, in order to enable their computational implementation in relatively easy access software.Thus, in order to understand and apply the concepts studied, referring to the Simplex algorithm used to solve a Linear Programming (LP) model, as well as to enable the presentation of the method's iterations to future interested parties, the construction software was chosenof spreadsheets "'Calc"' which is part of the package "'LibreOffice"' and is distributed free of charge.For the implementation of the Simplex algorithm, the logic functions of this software were mostly used, making it possible to display each step of the algorithm and its iterations.At another time, the tool "'solver"', available by the software, was used, which allows, quickly and directly, the resolution of a LP model, from the input of information in a spreadsheet.With this, a spreadsheet was built, adapted to a DEA - CCR model focused on Imputs, through which it was possible to simulate applications, using educational indicators from ten states of the federation, finding reference units for each DMU analyzed, as well as desired levels of inputsthat lead to the established efficiency.The spreadsheet obtained, used as a simple analysis tool, can be important in the process of learning to use this method, in comparison with results presented in texts in the area, and in applications with a limited amount of inputs and products.
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PAULO CEZAR KROTH DOS SANTOS
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IA GENERATIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPLORANDO O CHATGPT EM QUESTÕES DO NÍVEL I DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA UNEMAT
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Orientador : ERICO FERNANDO DE OLIVEIRA MARTINS
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Data: 06/12/2023
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Esta pesquisa explora o uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG), especificamente o ChatGPT da OpenAI, como uma ferramenta de auxílio para professores de matemática na elaboração de materiais de apoio para alunos de 4º e 5º anos, motivados pela participação na Olimpíada de Matemática da Unemat. A Olimpíada de Matemática da UNEMAT é estruturada em três fases distintas, cada uma apresentando um nível crescente de dificuldade e complexidade, abrangendo os alunos desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio. Para o propósito desta pesquisa, focamos especificamente no Nível I, que abrange os alunos de 4ª e 5ª séries, sendo utilizadas para análise e avaliação do ChatGPT todas as questões dos anos 2017, 2018, 2019, 2022 e 2023. Foi realizada uma avaliação das potencialidades e limitações das versões ChatGPT-4 e ChatGPT-3.5, organizada em três etapas metodológicas. A primeira etapa focou na precisão do ChatGPT-4, analisando seus acertos e erros em questões matemáticas. A segunda etapa avaliou a capacidade do ChatGPT-3.5 em gerar questões relevantes para a preparação dos alunos para a Olimpíada de Matemática da Unemat. A terceira etapa comparou o desempenho das duas versões do ChatGPT, examinando suas taxas de acertos e erros. Os resultados revelaram que o ChatGPT-4 tem uma taxa de acerto de 82,20%, com a maioria dos erros ocorrendo em questões com elementos visuais, indicando uma limitação do modelo nesta área. As questões geradas pelo ChatGPT-3.5 foram em sua maioria relevantes, embora algumas fossem complexas demais para o público-alvo. A comparação entre as versões mostrou que o ChatGPT-4 é superior ao ChatGPT-3.5 em termos de precisão e detalhamento nas respostas. A pesquisa conclui que o ChatGPT possui um potencial significativo como ferramenta auxiliar no ensino de matemática, mas destaca a necessidade de melhorias na interpretação de elementos visuais e na calibração da dificuldade das questões. As limitações identificadas oferecem direções valiosas para futuras pesquisas e aprimoramento da integração da IAG na educação matemática. Como produto, a pesquisa fornece um registro documental valioso das respostas e questões geradas pelas versões do ChatGPT, contribuindo para futuros estudos comparativos na área.
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This research explores the use of Generative Artificial Intelligence (GAI), specifically OpenAI's ChatGPT, as an aid tool for mathematics teachers in developing support materials for 4th and 5th year students, motivated by participation in the Mathematics Olympiad. Unemat. The UNEMAT Mathematics Olympiad is structured into three distinct phases, each one presenting an increasing level of difficulty and complexity, covering students from the early years of elementary school to high school. For the purpose of this research, we focused specifically on Level I, which covers students in the 4th and 5th grades, with all questions from the years 2017, 2018, 2019, 2022 and 2023 being used for ChatGPT analysis and evaluation. An assessment of the potential and limitations of the ChatGPT-4 and ChatGPT-3.5 versions was carried out, organized into three methodological stages. The first stage focused on the accuracy of ChatGPT-4, analyzing its successes and errors in mathematical questions. The second stage evaluated ChatGPT-3.5's ability to generate relevant questions for students' preparation for the Unemat Mathematics Olympiad. The third step compared the performance of the two versions of ChatGPT, examining their hit and error rates. The results revealed that ChatGPT-4 has an accuracy rate of 82.20%, with the majority of errors occurring in questions with visual elements, indicating a limitation of the model in this area. The questions generated by ChatGPT-3.5 were mostly relevant, although some were too complex for the target audience. Comparison between versions showed that ChatGPT-4 is superior to ChatGPT-3.5 in terms of accuracy and detail in responses. The research concludes that ChatGPT has significant potential as an auxiliary tool in mathematics teaching, but highlights the need for improvements in the interpretation of visual elements and in calibrating the difficulty of questions. The identified limitations offer valuable directions for future research and improving the integration of IAG into mathematics education. As a product, the research provides a valuable documentary record of the responses and questions generated by the ChatGPT versions, contributing to future comparative studies in the area.
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