Dissertações/Teses

2023
Dissertações
1
  • TIAGO WESLEY DE JESUS MACHADO
  • MATEMÁTICA NA ASTRONOMIA: UTILIZAÇÃO DA PARALAXE HELIOCÊNTRICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

  • Orientador : SILVIO CESAR GARCIA GRANJA
  • Data: 03/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho utiliza a Astronomia como agente motivador no ensino de Matemática, mais especificamente no ensino de Trigonometria no Triângulo Retângulo para estudantes do Ensino Médio, bem como utiliza um instrumento de avaliação para quantificar o grau de aprendizagem dos estudantes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos documentos educacionais oficiais do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso a fim de conhecer o que se espera dos estudantes do ensino médio ao aprender Trigonometria no Triângulo Retângulo. Foi feito, também, um levantamento do desenvolvimento da Trigonometria no decorrer da história, passando por povos antigos e chegando aos dias de hoje. A aplicação deste trabalho ocorreu com as três turmas do 2° ano do Ensino Médio de 2022 da Escola Estadual Militar Tiradentes “Sd PM Adriana Moraes Ramos”, onde a proposta foi apresentada aos estudantes e, após a aceitação dos mesmos em participar, foram realizadas, inicialmente, três pré-testes auxiliados pela TRI, sendo um de Unidades de Medidas, outro de Astronomia e outro de Trigonometria no Triângulo Retângulo a fim de diagnosticar a proficiência que estes estudantes já traziam. Foi construída uma sequência didática com o objetivo de nivelar os estudantes no que tange aos pré-requisitos necessários para o desenvolvimento das atividades, sendo que o material foi disponibilizado por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Como forma de transformar o aprendizado matemático, que é abstrato, em algo tangível, os estudantes construíram um Visor de Paralaxe rudimentar, o qual utilizaram para medir distâncias curtas de forma indireta dentro do pátio da escola, fazendo um relatório no qual demonstraram como chegaram a tal distância. Após essa experiência de medição indireta, foram passados para os estudantes dados de algumas estrelas para que eles pudessem calcular a distância entre essas estrelas e a Terra utilizando o método da Paralaxe Heliocêntrica, produzindo um relatório final com os cálculos utilizados. Terminada a intervenção, os estudantes foram submetidos a um pós-teste de Trigonometria no Triângulo Retângulo a fim de servir de comparativo com o pré-teste inicial e melhor analisar a eficácia da sequência didática aplicada. Como forma de mensurar a opinião dos estudantes em relação à sequência didática, foi aplicado um questionário de satisfação onde eles responderam à perguntas objetivas e discursivas em relação à abordagem. Esta aplicação proporcionou aos estudantes uma forma diferenciada na aprendizagem da Trigonometria no Triângulo Retângulo, refletindo diretamente nos índices de aprendizagem nos quais podem ser observados na comparação entre o pré-teste e o pós-teste sobre Trigonometria no Triângulo Retângulo. Como contribuição para o Ensino de Trigonometria no Triângulo Retângulo foi desenvolvido um manual para construção e utilização de um Visor de Paralaxe para medições indiretas de distâncias. Por fim, todos os materiais necessários para o desenvolvimento deste trabalho, tais como as questões das avaliações, se encontram nos anexos e apêndices.


  • Mostrar Abstract
  • This work uses Astronomy as a motivating agent in the teaching of Mathematics, more specifically in the teaching of Trigonometry in the Rectangle Triangle for High School students, as well as using an evaluation instrument to quantify the degree of students’ learning. A bibliographical research was carried out in the official educational documents of the Ministry of Education and the State Department of Education of Mato Grosso in order to know what is expected of high school students when learning Trigonometry in the Rectangle Triangle. A survey of the development of Trigonometry throughout history was also carried out, passing through ancient peoples and reaching the present day. The application of this work took place with the three classes of the 2nd year of High School of 2022 at the Escola Estadual Militar Tiradentes “Sd PM Adriana Moraes Ramos”, where the proposal was presented to the students and, after their acceptance to participate, Initially, three pre-tests aided by the IRT were carried out, one on Measurement Units, another on Astronomy and another on Trigonometry in the Right Triangle in order to diagnose the proficiency that these students already had. A didactic sequence was built with the aim of leveling students with regard to the necessary prerequisites for the development of activities, and the material was made available through a Virtual Learning Environment. As a way of transforming mathematical learning, which is abstract, into something tangible, the students built a rudimentary Parallax Display, which they used to indirectly measure short distances inside the school yard, making a report in which they demonstrated how they arrived at such a distance. After this indirect measurement experience, data from some stars were given to the students so that they could calculate the distance between these stars and the Earth using the Heliocentric Parallax method, producing a final report with the calculations used. After the intervention, the students were submitted to a post-test of Trigonometry in the Rectangle Triangle in order to serve as a comparison with the initial pre-test and to better analyze the effectiveness of the didactic sequence applied. As a way of measuring the students’ opinion regarding the didactic sequence, a satisfaction questionnaire was applied in which they answered objective and discursive questions regarding the approach. This application provided students with a different way of learning Trigonometry in the Right Triangle, reflecting directly on the learning rates which can be observed in the comparison between the pre-test and the post-test on Trigonometry in the Right Triangle. As a contribution to the Teaching of Trigonometry in the Right Triangle, a manual was developed for the construction and use of a Parallax Display for indirect measurements of distances. Finally, all the materials necessary for the development of this work, such as the evaluation questions, can be found in the annexes and appendices.

2
  • FRANCISCO APARECIDO EUFRAUSINO
  • Aprendizagem e Ensino por meio da Modelagem Matemática

  • Orientador : LUCIANA MAFALDA ELIAS DE ASSIS
  • Data: 14/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho relata uma pesquisa envolvendo alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Sinop-MT em que o professor de Matemática propõe uma atividade desenvolvida em sala de aula envolvendo a Modelagem Matemática contextualizada como uma metodologia ativa por meio da teoria das Curvas de Aprendizagem. Tais aportes teóricos foram inseridos para que as atividades de jogos como o jogo de Baralho, de Quebra-Cabeças, de Argolas e o jogo online Tap Tap Dash apresentaram-se como uma situação real executada pelos alunos conectando tais jogos a conteúdos presentes no currículo de matemática do Ensino Básico, por meio da Modelagem Matemática, transformando essas atividades em ambiente de ensino e de aprendizagem. As atividades foram planejadas de modo que os alunos participaram ativamente desde a coleta de dados até a análise e interpretação de modelos que descrevem curvas de aprendizagem fazendo uso do software matemático Geogebra. Como resultado, chegamos à conclusão de que o ambiente proporcionado pela Modelagem Matemática foi capaz de tornar a aprendizagem dos alunos significativa. Isso se justifica por meio das falas dos alunos e também da vivência que tivemos com essa pesquisa de forma que pudemos perceber que a Modelagem associada ao uso de tecnologias em sala de aula impulsiona o aprendizado dos alunos por motivá-los e instigar neles a curiosidade gerando um aprendizado mais dinâmico e efetivo.


  • Mostrar Abstract
  • This work reports a research involving students of the second year of High School in a public school in the municipality of Sinop-MT, in which the Mathematics teacher proposes an activity developed in the classroom involving Mathematical Modeling contextualized as an active methodology through theory of Learning Curves. Such theoretical contributions were inserted so that the activities of games such as the game of Cards, Puzzles, Rings and the online game Tap Tap Dash presented themselves as a real situation performed by the students, connecting such games to contents present in the curriculum of Basic Education mathematics, through Mathematical Modeling, transforming these activities into a teaching and learning environment. The activities were planned in such a way that the students participated actively, from data collection to the analysis and interpretation of models that describe learning curves using the mathematical software Geogebra. As a result, we came to the conclusion that the environment provided by Mathematical Modeling was able to make students learning meaningful. This is justified through the students speeches and also through the experience we had with this research, so that we could see that Modeling associated with the use of technologies in the classroom boosts students learning by motivating them and instilling in them curiosity, generating more dynamic and effective learning.

3
  • GILBERTO MONTEIRO PROCOPIO
  • Estudos de Primalidade na Educação BásicaE: Elaboração de Sequência Didática com a utilização de Linha do Tempo

  • Orientador : CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
  • Data: 30/06/2023

  • Mostrar Resumo
  • A investigação acerca das propriedades dos números primos retrata elementos que foram motivo de dedicação e esforço de vários matemáticos, em diferentes partes do mundo e tempos. O estudo da Primalidade compõe fragmentos de estudos que implicam em diversas aplicações no campo do conhecimento matemático. E sendo assim, em se tratando de um conhecimento que foi construído gradativamente, apresenta uma dimensão espacial e temporal. A proposta que se traz aqui é apresentar os principais conceitos da Primalidade adaptados a Educação Básica com o recurso de uma linha do tempo, que retrata a trajetória conceitual e histórica dos números primos, desde Euclides (300 a. C), em sua obra “Os Elementos”, passando pelo Crivo de Eratóstenes (230 a.C), equações e resultados apresentados por Fermat, Mersenne e Euler (Séc. XVII - XVIII), possíveis padrões de frequência, Gauss (Séc. XIX), hipótese de Riemann (1959), os zeros da função zeta, Hardy e Ramanujan (1914-1919), as máquinas e Alan Turing (1940-1950), o sistema de criptografia RSA (1970-1980) e pôr fim ao final do século XX, os conceitos de física quântica, caos e números primos. Neste sentido, propomos a construção de uma sequência didática, alicerçada em Zabala (1998).De posse dessa cronologia, utilizaremos os resultados aritméticos  apresentados em cada fase, baseado em seu marco histórico,  entendendo quando e como foram pensados e fazendo a transposição didática para uma linguagem voltada para educação básica, dando significado a aprendizagem e uma abordagem diferenciada dos livros didáticos vigentes. Teremos como suporte o material com base no  Programa de Iniciação Científica Junior da OBMEP – PIC, O Fascínio dos Números Primos de Jucimar Peruzzo em paralelo com o livro de Aritmética da coleção PROFMAT de Abramo Hefez, 2016, que serão norteadores da aprendizagem matemática e servirão de referência na construção da sequência didática proposta.


  • Mostrar Abstract
  •  

    Research into the properties of prime numbers portrays elements that were the subject of dedication and effort by many mathematicians, in different parts of the world and at different times. The study of Primality composes fragments of studies that imply different applications in the field of mathematical knowledge. And so, as it is a knowledge that was built gradually, it has a spatial and temporal dimension. The proposal that is brought here is to present the main concepts of Primality adapted to Basic Education with the resource of a timeline, which portrays the conceptual and historical trajectory of prime numbers, since Euclid (300 BC), in his work “ The Elements”, passing through the Sieve of Eratosthenes (230 BC), equations and results presented by Fermat, Mersenne and Euler (17th - 18th centuries), possible frequency patterns, Gauss (19th century), Riemann hypothesis (1959) , the zeros of the zeta function, Hardy and Ramanujan (1914-1919), the machines and Alan Turing (1940-1950), the RSA encryption system (1970-1980) and ending the late 20th century, physics concepts quantum physics, chaos and prime numbers. In this sense, we propose the construction of a didactic sequence, based on Zabala (1998). With this chronology in hand, we will use the arithmetic results presented in each phase, based on their historical framework, understanding when and how they were thought and making the didactic transposition to a language aimed at basic education, giving meaning to learning and a different approach from current textbooks. We will support the material based on the Junior Scientific Initiation Program of OBMEP – PIC, The Fascínio dos Números Primos by Jucimar Peruzzo in parallel with the Arithmetic book from the PROFMAT collection by Abramo Hefez, 2016, which will guide mathematical learning and serve of reference in the construction of the proposed didactic sequence.

4
  • MAUROCIR SILVA
  • PLACAS FOTOVOLTAICAS - APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA APLICAÇÃO DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

  • Orientador : RAUL ABREU DE ASSIS
  • Data: 09/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática para aprendizagem de Matemática, através do tema gerador de placas fotovoltaicas. Discutiremos brevemente sobre a importância do uso das metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e a Modelagem Matemática, as quais trazem benefícios significativos para a educação, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do mundo atual, ao mesmo tempo em que tornam a aprendizagem de matemática mais envolvente e significativa. Foi realizado um trabalho de modelagem matemática com tema central relacionado com placas fotovoltaicas com o objetivo de modelar o ângulo de inclinação de instalação das placas, para a maximização do fluxo de energia luminosa e assim ter maior produção de energia. Baseado no modelo desenvolvido, são propostas sequências didáticas e atividades para serem utilizadas em séries do Ensino Fundamental e Médio. Neste sentido, este  trabalho propõe, através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj) e da Modelagem Matemática, que o estudante utilize a Matemática de forma concreta e satisfatória, possibilitando análises, discussões construções de conceitos e formulações de ideias através da resolução de problemas do cotidiano, contribuindo para uma aprendizagem significativa.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation presents a didatic sequence for learning Mathematics, using photovoltaic panels as a topic of study. We will briefly discuss the importance of using active methodologies such as Project Based Learning (ABProj) and Mathematical Modeling, which bring significant benefits to the studentes, allowing them to develop skills and competencies needed to meet the challenges of today's world, while making the process of learning mathematics more engaging and meaningful. A mathematical modeling work was carried out with a central theme related to photovoltaic panels with the objective of modeling the angle of inclination of the plates' installation, for the maximization of the luminous energy flux and thus obtain higher energy production. Based on the model developed, didactic sequences and activities are proposed to be used in elementary and high school. In this sense, this work proposes through Project Based Learning (ABProj) and Mathematical Modeling, that the student uses mathematics in a concrete and satisfactory way, enabling analysis, discussion, construction of concepts and formulation of ideas through the resolution of everyday problems, contributing to meaningful learning.

5
  • MAURINETE COSTA DOS SANTOS
  • UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DO SOFTWARE GCOMPRIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM

  • Orientador : EMIVAN FERREIRA DA SILVA
  • Data: 10/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação aborda a utilização do Software Educacional GCompris como ferramenta pedagógica no ensino de matemática, com foco nas suas contribuições para o estudo de geometria. A pesquisa, desenvolvida numa escola da rede estadual situada no município de Sinop/MT, teve como objetivo geral investigar como o uso do Software Educacional GCompris pode contribuir com o ensino de matemática, com foco no estudo de geometria, por meio de uma intervenção pedagógica, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, que frequentam o Laboratório de Aprendizagem. Para a realização deste estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa, descritiva, com aproximação a um estudo de caso, organizada em diferentes etapas. A primeira consistiu num pré-teste, estruturado na forma de uma sequência didática, constituída de atividades de geometria plana e espacial. Na sequência, foram aplicadas atividades com o suporte do GCompris, para responder às questões. Por fim, aplicouse o pós-teste, com as mesmas questões do pré-teste. Para finalizar, foi organizado um grupo focal com os estudantes, para analisar, sob o ponto de vista deles, as contribuições do Software GCompris no ensino de geometria. Para a geração de dados, foram utilizadas atividades impressas, fotografias e grupo focal. A intervenção pedagógica foi desenvolvida em onze encontros. Os alunos participaram de forma ativa das atividades propostas. Foi possível perceber que as práticas desenvolvidas podem contribuir para melhorar a compreensão dos conceitos matemáticos, com foco no estudo de geometria, os quais foram abordados neste trabalho. Ressalta-se, ainda, que, após a aplicação do Software, os estudantes demonstraram maior interesse pelos conteúdos trabalhados no Laboratório de Aprendizagem e apresentaram resultados favoráveis, a partir do uso desse Software.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation addresses the use of the GCompris Educational Software as a pedagogical tool in teaching mathematics, focusing on its contributions for the study of geometry. The research, developed in a school of the state network located in the municipality of Sinop/MT, had the general objective of investigating how the use of
    Educational Software GCompris can contribute to the teaching of mathematics, with focus on the study of geometry, through a pedagogical intervention, with students of the 6th year of Elementary School, who attend the Learning Laboratory. To carry out this study, a qualitative, descriptive research was used, with approach to a case study, organized in different stages. The first consisted of a pre-test, structured in the form of a didactic sequence, constituted of plane and spatial geometry activities. Subsequently, they were applied activities with the support of GCompris, to answer the questions. Finally, the post-test was applied, with the same questions as the pre-test. Finally, it was organized a focus group with the students, to analyze, from their point of view, the
    contributions of the GCompris Software in the teaching of geometry. For the generation of data, printed activities, photographs and focus group were used. the intervention pedagogy was developed in eleven meetings. The students participated in active participation in the proposed activities. It was possible to perceive that the practices developed can contribute to improving the understanding of mathematical concepts, with a focus on in the study of geometry, which were approached in this work. It is also emphasized that, after applying the Software, the students showed greater interest for the contents worked on in the Learning Laboratory and presented favorable results from the use of this Software.

6
  • MARIA APARECIDA ALVES ROCHA
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA: Uma Proposta Didática para o Ensino de Matemática Financeira

  • Orientador : MIGUEL TADAYUKI KOGA
  • Data: 12/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho é o resultado de uma ação didática vivenciada no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat da UNEMAT – Campus de Sinop. O presente estudo envolvendo alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Sorriso, estado do Mato Grosso, em que o professor de Matemática propõe uma atividade desenvolvida em sala de aula envolvendo a Educação Financeira. Na qual a proposta está pautada na aprendizagem significativa, visando contribuir na formação do aluno e que estes colaborem na organização dos orçamentos familiares, especificamente na aquisição de um patrimônio, que pode ser um imóvel, agregando seus recursos financeiros em compras de produtos e serviços de forma consciente. O controle orçamentário familiar auxilia na tomada de decisões financeiras, contribui para a redução do endividamento e para a possibilidade de aquisições de bens. O estudo de Educação Financeira permite que os alunos adquiram conhecimentos acerca de conceitos e produtos financeiros, desenvolvendo neles a consciência de que ações sem planejamento podem impactar, posteriormente, a sua qualidade de vida. Nessa perspectiva, o trabalho objetiva elaborar e experimentar uma proposta pedagógica, com a utilização da Matemática Financeira, para alunos do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede estadual na cidade de Sorriso, no Estado do Mato Grosso. A pesquisa será qualitativa participante, com utilização de estudo de caso e será metodologicamente trabalhada por meio de um problema diretriz que envolverá a aquisição de um bem de consumo escolhido pelos alunos, podendo ser a aquisição de um imóvel ou um bem de consumo que exija que o aluno necessite pesquisar qual a melhor forma de se adquirir esse bem, ficando a critério do grupo de alunos o que será pesquisado, apresentando situações que envolvam o orçamento e despesas familiares, incentivando assim o hábito de poupar para poder investir na realização de metas, o conhecimento específico sobre juros para financiamento imobiliário e desenvolver uma visão crítica sobre qual o melhor investimento.


  • Mostrar Abstract
  • This work is the result of a didactic action experienced in the Professional Master's Program in Mathematics in National Network - Profmat of UNEMAT - Campus of Sinop. The present study involves students in the third year of high school at a state public school in the municipality of Sorriso, in the state of Mato Grosso, in which the Mathematics teacher proposes an activity developed in the classroom involving Financial Education. In which the proposal is based on meaningful learning in order to contribute to the student's training and that they collaborate in the organization of family budgets, specifically in the acquisition of assets, which can be a property, adding their financial resources in purchases of products and services in a way conscious. Family budget control assists in making financial decisions, contributes to reducing debt and to the possibility of acquiring goods. Studying Financial Education allows students to acquire knowledge about financial concepts and products, developing in them an awareness that unplanned actions can subsequently impact their quality of life. From this perspective, the work aims to elaborate and experiment with a pedagogical proposal, using Financial Mathematics for students of the 3rd year of High School, from a state school in the city of Sorriso in the State of Mato Grosso. The research will be qualitative participant, using a case study and methodologically will be worked through a guideline problem that will involve the acquisition of a consumer good chosen by the students, which may be the acquisition of a property or a consumer good that requires the student needs to research the best way to acquire this good, leaving it to the discretion of the group of students what will be researched, presenting situations that involve the budget and family expenses, thus encouraging the habit of saving to be able to invest in the achievement of goals, specific knowledge about interest rates for real estate financing and develop a critical view on which is the best investment.

7
  • FÁBIO DE FREITAS FERNANDES
  • PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SUPERLOGO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : GIOVANE MAIA DO VALE
  • Data: 25/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Considerando que há uma crescente busca por parte de pesquisadores e professores por técnicas que tentam materializar e resignificar o processo ensino e aprendizagem de Matemática, a presente pesquisa, discorreu sobre uma proposta metodológica para o ensino de Geometria Espacial com a utilização do software SuperLogo para alunos do Ensino Fundamental. Este trabalho teve como objetivo geral, criar e apresentar uma proposta de ensino da Geometria Espacial, com foco nos Sólidos de Platão, apoiada pelo software de programação SuperLogo. Para que fosse possível atingir tal objetivo, a pesquisa foi desdobrada em outros objetivos. No entanto, mais específicos, como: Efetuar uma pesquisa bibliográfica ampla, que abarcasse o rol de conhecimentos relacionados ao tema da pesquisa, também realizar um estudo mais aprofundado da linguagem Logo, tais como comandos e instruções; coube ainda, estudar os conceitos e propriedades associadas à Geometria Plana, associadas ao tema; e também, estudar os conteúdos relacionados aos Sólidos de Platão e suas respectivas construções; propôs-se então construir uma proposta metodológica de caráter didático, com foco nos Sólidos de Platão, apoiada pelo software de programação SuperLogo. Portanto, para responder à inquietação que levou à pesquisa, se utilizou a metodologia empírica qualitativa, através da construção de uma proposta metodológica de caráter didático para o ensino de Geometria Espacial. Também buscou-se realizar consultas em bibliografias em publicações e material didático sobre o tema; e, contudo, usou-se do método descritivo para demonstrar a referida proposta. Os principais resultados dão conta de que, a pesquisa estabelece uma proposta pedagógica de um conjunto de atividades que resultaram numa considerável proposta didática de ensino da Matemática, na qual cada conjunto de atividades leva a um Sólido de Platão e tem por base as especificações geométricas de poliedros e aos conhecimentos relacionados a Linguagem de Programação Logo.


  • Mostrar Abstract
  • Considering that there is a growing search on the part of researchers and teachers for techniques that try to materialize and reframe the teaching and learning process of Mathematics, the present research discussed a methodological proposal for teaching Spatial Geometry with the use of the SuperLogo software for students of Elementary Education. The general objective of this work was to create and present a teaching proposal for Spatial Geometry, focusing on Plato's Solids, supported by the SuperLogo programming software. In order to achieve this objective, the research was divided into other objectives. However, more specific ones, such as: Carrying out a broad bibliographical research, which covered the list of knowledge related to the research topic, also carrying out a more in-depth study of the Logo language, such as commands and instructions; it was also necessary to study the concepts and properties associated with Plane Geometry, associated with the theme; and also, study the contents related to Plato's Solids and their respective constructions; it was then proposed to construct a methodological proposal of a didactic nature, focusing on Plato's Solids, supported by the SuperLogo programming software. Therefore, to respond to the concern that led to the research, the qualitative empirical methodology was used, through the construction of a methodological proposal of a didactic nature for the teaching of Spatial Geometry. We also sought to carry out consultations in bibliographies in publications and didactic material on the subject; and, however, the descriptive method was used to demonstrate the aforementioned proposal. The main results show that the research establishes a pedagogical proposal for a set of activities that resulted in a considerable didactic proposal for teaching Mathematics, in which each set of activities leads to a Plato Solid and is based on the geometric specifications of polyhedrons and knowledge related to the Logo Programming Language.

8
  • VILSON DE FIGUEREDO
  • EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VOLTADO PARA INCLUSÃO DOS ALUNOS INDÍGENAS DAS ESCOLAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE PEIXOTO DE AZEVEDO - MT

  • Orientador : MIGUEL TADAYUKI KOGA
  • Data: 26/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho é parte de uma busca pessoal para tentar entender como ensinar e como fazer aprender aqueles que de alguma forma na minha opinião deveriam ser melhor ensinados neste país. Refiro-me aqui aos povos indígenas por serem os primeiros brasileiros que viveram aqui quando se diz que o país foi "descoberto", depois disso a vida de liberdade dos povos indígenas foi transformada, em objetivos que nunca foram deles. Hoje, mais de meio milênio, eles ainda vivem as metas estabelecidas por outros povos e, para manter suas culturas, tradições e preservar a natureza, precisam de conhecimentos que vão além do conhecimento étnico que seus ancestrais lhes transmitiram de geração em geração. Para obter esse conhecimento, busca-se em outras culturas aprender novas línguas e novos conhecimentos, dentro destes a matemática está presente com todas as suas regras e conceitos e que para a maioria das pessoas se torna complicado de aprender, mesmo quando é ensinada na própria língua em que fomos criados. O presente trabalho apresenta uma pesquisa do tipo pesquisa-ação, onde se propõe conhecer e testar melhor como se faz o ato de ensinar e aprender alunos indígenas que frequentam escolas urbanas, onde sua cultura, costumes e língua de origem não são levados em consideração. São etapas e processos que são aplicados e observados os rendimentos dos respectivos alunos, para descrever neste trabalho os resultados obtidos. Para isso, foi necessário estudar os problemas de aprendizagem escolar para alunos de escolas comuns, ou seja, de alunos não indígenas e comparar com os processos de aprendizagem dos indígenas em questão.


  • Mostrar Abstract
  • The present work starts from a personal quest to try to understand how to teach and how to make learn those who in some way in my opinion should be better taught in this country. I am referring here to the indigenous peoples for being the first Brazilians who lived here when the country is said to have been "discovered", after this fact the life of freedom of the indigenous peoples was transformed, in goals that were never theirs. Today more than half a millennium they still live the goals set by other peoples and to maintain their cultures, traditions and preserve nature, they need knowledge that goes beyond the ethnic knowledge that their ancestors passed on to them from generation to generation. To obtain this knowledge, it is sought in other cultures to learn new languages and new knowledge, within this mathematics is present with all its rules and concepts and that for a majority of people becomes complicated to learn, even when it is taught in the very language in which we were raised. The present work presents a research of the action-research type, where it is proposed to know and test better how to do the act of teaching and learning indigenous students who attend urban schools, where their culture, customs and language of origin are not taken into account. These are steps and processes that are applied and observed the income of the respective students, to describe in this work the results obtained. For this, it was necessary to study the problems of school learning for students of ordinary schools, that is, of non-indigenous students and compared to the learning processes of the indigenous people in question here.

9
  • GUILHERME DE LIMA FARIAS
  • Ensino de plano cartesiano por meio de jogos digitais: uma investigação da aprendizagem significativa

  • Orientador : INEDIO ARCARI
  • Data: 29/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Matemática em sua abordagem tradicional tende a ser para a atual geração, que têm grande acesso às tecnologias digitais e facilidade em obter informações, uma disciplina pouco atrativa, fato que gera desinteresse e dispersão nas aulas. O ensino da Geometria em particular, depende da utilização de recursos tecnológicos e de sua aplicação no cotidiano dos alunos para que seus conceitos deixem de ser elementos meramente abstratos e passem a ter significado. Neste sentido, abordagens que utilizam jogos digitais pautados na investigação de aprendizagem significativa tem sido um fator de estudo. O objetivo do presente estudo foi verificar as contribuições de uma proposta com jogos digitais elaborados via Geogebra para uma aprendizagem significativa de plano cartesiano no 6º ano do Ensino Fundamental. Como instrumentos foram utilizados questionários sobre o perfil dos alunos, avaliação diagnóstica para identificar os conhecimentos prévios, avaliação formativa e questionários para o levantamento de  percepções dos alunos. Os resultados demonstraram as vantagens da utilização de jogos digitais como recurso ao ensino, pois verificamos indícios de uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos abordados promovida pelo incentivo, motivação e cooperação entre os alunos durante a aplicação da sequência didática, contribuindo para a construção e modificação de conceitos e o letramento matemático. Concluiu-se que a utilização de jogos digitais pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da Geometria, fomentando a aprendizagem significativa e a formação humana dos alunos.


  • Mostrar Abstract
  • Mathematics in its traditional approach tends to be an unattractive discipline for the current generation, who have great access to digital technologies and ease of obtaining information, a fact that generates disinterest and dispersion in classes. The teaching of Geometry in particular depends on the use of technological resources and their application in the students' daily life so that their concepts cease to be merely abstract elements and start to have meaning. In this sense, approaches that use digital games based on the investigation of meaningful learning have been a study factor. The objective of the present study was to verify the contributions of a proposal with digital games created via Geogebra for a meaningful learning of the Cartesian plane in the 6th year of Elementary School. Questionnaires about the students' profile, diagnostic assessment to identify prior knowledge, formative assessment and questionnaires to survey students' perceptions were used as instruments. The results demonstrated the advantages of using digital games as a teaching resource, as we found evidence of significant learning of the mathematical content addressed promoted by the encouragement, motivation and cooperation among students during the application of the didactic sequence, contributing to the construction and modification of concepts and mathematical literacy. It was concluded that the use of digital games can contribute to the teaching and learning process of Geometry, encouraging meaningful learning and human development of students.

10
  • CLEITON DO NASCIMENTO HENRIQUE
  • USO DO SOFTWARE SCRATCH E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

  • Orientador : ROGERIO DOS REIS GONCALVES
  • Data: 31/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho centrou-se na implementação da metodologia de ensino "histórias em quadrinhos" e do software Scratch para criar histórias em quadrinhos digitais, em uma turma do segundo ano do ensino médio, em uma escola pública. Inicialmente, a intenção era fortalecer conceitos matemáticos por meio dessa aplicação. Entretanto, muitos estudantes adotaram uma abordagem mais expressiva, focada na narrativa de histórias. Embora o projeto não tenha alcançado totalmente o objetivo inicial de aprimorar a compreensão dos alunos de conceitos matemáticos, visto que muitos estudantes adotaram uma abordagem mais expressiva, focada na narrativa de histórias, ele gerou diversos benefícios. Proporcionou um estímulo à criatividade dos alunos e ao desenvolvimento de habilidades de narrativa, design e pensamento crítico. Permitiu aos alunos expressar sentimentos, em particular em relação à ansiedade das provas, sugerindo o potencial da metodologia para promover o bem-estar na sala de aula. Isso me levou, enquanto educador, a repensar minha prática docente e perceber a importância de não focar exclusivamente na aprendizagem de conteúdos matemáticos, mas também adotar uma perspectiva mais humanista em sala de aula. Esta aplicação também encorajou a aprendizagem baseada em projetos, o que aumentou o envolvimento e a motivação dos alunos. A experiência ensinou ao docente uma oportunidade para refletir sobre suas práticas de ensino e encontrar novas maneiras de alcançar objetivos pedagógicos, incluindo ajustar o foco da matemática de acordo com os interesses dos alunos. Além disso, ao usar o Scratch, os alunos desenvolveram habilidades digitais e competências do século XXI. Em resumo, esta dissertação destaca a importância dos métodos de ensino inovadores e sugere que outras experiências do tipo podem ser úteis para educadores que buscam métodos de ensino alternativos. A pesquisa também abre caminho para uma maior integração da tecnologia e da saúde mental no currículo escolar.


  • Mostrar Abstract
  • This work focused on the implementation of the "comics" teaching methodology and the Scratch software to create digital comics, in a second year high school class, in a public school. Initially, the intention was to strengthen mathematical concepts through this application. However, many students adopted a more expressive approach, focusing on storytelling. Although the project did not fully achieve its initial goal of improving students' understanding of mathematical concepts, as many students adopted a more expressive approach focused on storytelling, it generated several benefits. It provided a stimulus for students' creativity and the development of narrative, design and critical thinking skills. It allowed students to express feelings, particularly regarding test anxiety, suggesting the potential of the methodology to promote well-being in the classroom. This led me, as an educator, to rethink my teaching practice and realize the importance of not focusing exclusively on learning mathematical content, but also adopting a more humanistic perspective in the classroom. This application also encouraged project-based learning, which increased student engagement and motivation. The experience gave the teacher an opportunity to reflect on their teaching practices and find new ways to achieve pedagogical goals, including adjusting the focus of mathematics according to the students' interests. Additionally, by using Scratch, students have developed digital skills and 21st century competencies. In summary, this dissertation highlights the importance of innovative teaching methods and suggests that other similar experiences can be useful for educators who seek alternative teaching methods. The research also paves the way for greater integration of technology and mental health into the school curriculum.

11
  • DIEGO CURZEL
  • GEOTECNOLOGIAS (GOOGLE EARTH) NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Orientador : RODRIGO BRUNO ZANIN
  • Data: 31/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O uso do Google Earth como ferramenta de ensino tem sido amplamente explorado em diversas disciplinas, incluindo a Matemática. Através do Google Earth, os alunos podem relacionar conceitos matemáticos com situações reais do mundo, permitindo uma aprendizagem mais concreta e contextualizada. Além disso, a utilização dessa ferramenta pode tornar o processo de aprendizagem mais significativo e motivador para os alunos. No entanto, é importante que os professores estejam preparados para utilizar o Google Earth de forma adequada, planejando atividades alinhadas aos objetivos pedagógicos da disciplina e que permitam aos alunos explorar as potencialidades da ferramenta de forma crítica e reflexiva. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo indicar o uso do Google Earth nas aulas de Matemática, discutindo suas potencialidades e apresentando estratégias.


  • Mostrar Abstract
  • The use of Google Earth as a teaching tool has been widely explored in various disciplines, including mathematics. Through Google Earth, students can relate mathematical concepts to real-world situations, allowing for more concrete and contextualized learning. In addition, the use of this tool can make the learning process more meaningful and motivating for students. However, it is important that teachers are prepared to use Google Earth appropriately, planning activities aligned with the pedagogical objectives of the discipline and allowing students to explore the potential of the tool in a critical and reflective way. In this sense, this dissertation aims to indicate the use of Google Earth in mathematics classes, discussing its potential and presenting strategies.

12
  • TIAGO SCHMIDT
  • O uso de planilhas eletrônicas para aplicações de Programação Linear: Implementando o algoritmo Simplex e o modelo CCR-DEA

  • Orientador : EMIVAN FERREIRA DA SILVA
  • Data: 31/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • A programação linear surgiu à partir de diversas contribuições, ainda na primeira metade do século 20 e, teve importante papel no contexto da segunda gerra mundial possibilitando uma melhor utilização de recursos limitados. Sua utilização pode ocorrer em diferentes setores como, militar, industria, comércio, educação, saúde etc. É uma ferramenta matemática de otimização que visa a redução do consumo de recursos ou o aumento do rendimento de serviços, sujeitos a restrições sobre as variáveis e relações entre estas. A modelagem de um problema de programação linear considera que, tanto a função que se deseja otimizar, quanto as restrições impostas, tenham comportamento linear em cada variável. Uma aplicação dos métodos de programação linear é a Análise Envoltória de Dados (DEA), surgida no final da década de 1970, pelo trabalho de Charnes e seu colegas pesquisadores, que fornece um modelo para comparação entre empresas, setores, orgãos e etc, entre si, analisando a eficiência individual de cada unidade (Unidade Tomadora de Decisão - DMU), com base nas informações do nível de utilização de insumos (entradas/imputs) e de obtenção de resultados ou produtos (saídas/outputs). Este trabalho visou, inicialmente, o estudo elementar dessas duas ferramentas, de forma a possibilitar sua implementação computacional em um software de acesso relativamente fácil. Assim, com o objetivo de compreender e aplicar os conceitos estudados, referente ao algoritmo Simplex usado para resolução de um modelo de Programação Linear (PL), bem como, possibilitar a apresentação das iterações do método a futuros interessados, foi escolhido o software de construção de planilhas eletrônicas "‘Calc"’ que faz parte do pacote "‘LibreOffice"’ e tem distribuição gratuita. Para a implementação do algoritmo Simplex foram usadas, de forma majoritária, as funções lógicas desse software, tornando possível exibir cada passo do algoritmo e suas iterações. Em outro momento, utilizou-se a ferramenta "‘solver"’, diponível pelo software, que permite, de forma rápida e direta, a resolução de um modelo de PL, a partir da alimentação das informações em uma planilha. Com isso, foi construída uma planilha, adapatada a um modelo DEA - CCR voltado ao Imputs, pelo qual foi possível simular aplicações, utilizando indicadores educacionais de dez unidades da federação, encontrando unidades de referência para cada DMU analisada, bem como níveis desejados de insumos que levem a eficiência estabelecida. A planilha obtida, usada como uma ferramenta simples de análise, pode ser importante no processo de aprendizagem do uso deste método, na comparação com resultados apresentados em textos da área, e em aplicações com quantidade limitada de insumos e produtos.


  • Mostrar Abstract
  • Linear programming emerged from several contributions, still in the first half of the 20th century, and played an important role in the context of the second world war, enabling a better use of limited resources.Its use can occur in different sectors such as military, industry, commerce, education, health, etc.It is a mathematical optimization tool that aims to reduce the consumption of resources or increase the performance of services, subject to restrictions on the variables and relationships between them.The modeling of a linear programming problem considers that both the function to be optimized and the restrictions imposed have a linear behavior in each variable.One application of linear programming methods is Data Envelopment Analysis (DEA), which emerged at the end of the 1970s, through the work of Charnes and his fellow researchers, which provides a model for comparing companies, sectors, agencies, etc.itself, analyzing the individual efficiency of each unit (Decision-Making Unit - DMU), based on information on the level of use of inputs (inputs/imputs) and obtaining results or products (outputs/outputs).This work initially aimed at the elementary study of these two tools, in order to enable their computational implementation in relatively easy access software.Thus, in order to understand and apply the concepts studied, referring to the Simplex algorithm used to solve a Linear Programming (LP) model, as well as to enable the presentation of the method's iterations to future interested parties, the construction software was chosenof spreadsheets "'Calc"' which is part of the package "'LibreOffice"' and is distributed free of charge.For the implementation of the Simplex algorithm, the logic functions of this software were mostly used, making it possible to display each step of the algorithm and its iterations.At another time, the tool "'solver"', available by the software, was used, which allows, quickly and directly, the resolution of a LP model, from the input of information in a spreadsheet.With this, a spreadsheet was built, adapted to a DEA - CCR model focused on Imputs, through which it was possible to simulate applications, using educational indicators from ten states of the federation, finding reference units for each DMU analyzed, as well as desired levels of inputsthat lead to the established efficiency.The spreadsheet obtained, used as a simple analysis tool, can be important in the process of learning to use this method, in comparison with results presented in texts in the area, and in applications with a limited amount of inputs and products.

13
  • PAULO CEZAR KROTH DOS SANTOS
  • IA GENERATIVA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPLORANDO O CHATGPT EM QUESTÕES DO NÍVEL I DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DA UNEMAT

  • Orientador : ERICO FERNANDO DE OLIVEIRA MARTINS
  • Data: 06/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa explora o uso da Inteligência Artificial Generativa (IAG), especificamente o ChatGPT da OpenAI, como uma ferramenta de auxílio para professores de matemática na elaboração de materiais de apoio para alunos de 4º e 5º anos, motivados pela participação na Olimpíada de Matemática da Unemat.
    A Olimpíada de Matemática da UNEMAT é estruturada em três fases distintas, cada uma apresentando um nível crescente de dificuldade e complexidade, abrangendo os alunos desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio. Para o propósito desta pesquisa, focamos especificamente no Nível I, que abrange os alunos de 4ª e 5ª séries, sendo utilizadas para análise e avaliação do ChatGPT todas as questões dos anos 2017, 2018, 2019, 2022 e 2023.
    Foi realizada uma avaliação das potencialidades e limitações das versões ChatGPT-4 e ChatGPT-3.5, organizada em três etapas metodológicas. A primeira etapa focou na precisão do ChatGPT-4, analisando seus acertos e erros em questões matemáticas. A segunda etapa avaliou a capacidade do ChatGPT-3.5 em gerar questões relevantes para a preparação dos alunos para a Olimpíada de Matemática da Unemat. A terceira etapa comparou o desempenho das duas versões do ChatGPT, examinando suas taxas de acertos e erros.
    Os resultados revelaram que o ChatGPT-4 tem uma taxa de acerto de 82,20%, com a maioria dos erros ocorrendo em questões com elementos visuais, indicando uma limitação do modelo nesta área. As questões geradas pelo ChatGPT-3.5 foram em sua maioria relevantes, embora algumas fossem complexas demais para o público-alvo. A comparação entre as versões mostrou que o ChatGPT-4 é superior ao ChatGPT-3.5 em termos de precisão e detalhamento nas respostas.
    A pesquisa conclui que o ChatGPT possui um potencial significativo como ferramenta auxiliar no ensino de matemática, mas destaca a necessidade de melhorias na interpretação de elementos visuais e na calibração da dificuldade das questões. As limitações identificadas oferecem direções valiosas para futuras pesquisas e aprimoramento da integração da IAG na educação matemática. Como produto, a pesquisa fornece um registro documental valioso das respostas e questões geradas pelas versões do ChatGPT, contribuindo para futuros estudos comparativos na área.


  • Mostrar Abstract
  • This research explores the use of Generative Artificial Intelligence (GAI), specifically OpenAI's ChatGPT, as an aid tool for mathematics teachers in developing support materials for 4th and 5th year students, motivated by participation in the Mathematics Olympiad. Unemat.
    The UNEMAT Mathematics Olympiad is structured into three distinct phases, each one presenting an increasing level of difficulty and complexity, covering students from the early years of elementary school to high school. For the purpose of this research, we focused specifically on Level I, which covers students in the 4th and 5th grades, with all questions from the years 2017, 2018, 2019, 2022 and 2023 being used for ChatGPT analysis and evaluation.
    An assessment of the potential and limitations of the ChatGPT-4 and ChatGPT-3.5 versions was carried out, organized into three methodological stages. The first stage focused on the accuracy of ChatGPT-4, analyzing its successes and errors in mathematical questions. The second stage evaluated ChatGPT-3.5's ability to generate relevant questions for students' preparation for the Unemat Mathematics Olympiad. The third step compared the performance of the two versions of ChatGPT, examining their hit and error rates.
    The results revealed that ChatGPT-4 has an accuracy rate of 82.20%, with the majority of errors occurring in questions with visual elements, indicating a limitation of the model in this area. The questions generated by ChatGPT-3.5 were mostly relevant, although some were too complex for the target audience. Comparison between versions showed that ChatGPT-4 is superior to ChatGPT-3.5 in terms of accuracy and detail in responses.
    The research concludes that ChatGPT has significant potential as an auxiliary tool in mathematics teaching, but highlights the need for improvements in the interpretation of visual elements and in calibrating the difficulty of questions. The identified limitations offer valuable directions for future research and improving the integration of IAG into mathematics education. As a product, the research provides a valuable documentary record of the responses and questions generated by the ChatGPT versions, contributing to future comparative studies in the area.

2022
Dissertações
1
  • ELIANE TEIXEIRA BARBOSA TORRES
  • Atividades de Aprendizagem de Fração por meio da Taxonomia de Bloom revisada e da BNCC: Uma Análise de Livros Didáticos e Proposta Aplicável em Turmas do 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental.

  • Orientador : SILVIO CESAR GARCIA GRANJA
  • Data: 19/03/2022

  • Mostrar Resumo
  • O estudo apresentado visa identificar os objetivos de aprendizagem de fração que compõem as atividades de uma coleção de livros didáticos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e fazer uso dos mesmos para elaboração de uma proposta complementar que visa contribuir para sua melhoria seguindo a taxonomia de Bloom revisada. Foram analisados os conteúdos relacionados a fração, por ser um tema abordado em diversas fases do ensino fundamental, além disso, pesquisas como a de Silva (2005, p. 112), mostram a dificuldade de professores dos anos iniciais na abordagem desse assunto, afirmando que há uma lacuna entre o conhecimento do professor, conteúdo e forma de ensinar e de aprender. Outro fator é o baixo desempenho dos alunos nas avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb (Prova Brasil) no que tange à frações. Durante a realização do trabalho, foi possível perceber a importância de verificar quais objetivos de aprendizagem um livro didático está atendendo segundo a taxonomia de Bloom revisada e se estão em consonância com as habilidades pretendidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A taxonomia de Bloom revisada foi utilizada como referencial para análise das atividades que constam na coleção de livros selecionada e que resultou em um relatório. Em suma foi identificado que algumas dimensões do processo cognitivo não são abordadas enquanto outras aparecem em maior quantidade. Foi proposto para cada habilidade relacionada ao tema, atividades complementares que contemplem todas as dimensões do conhecimento e do processo cognitivo da taxonomia de Bloom existentes. Este trabalho pode ser uma alternativa metodológica para os professores na análise das atividades, colaborando com o processo de aprendizagem e que esteja de acordo com os objetivos traçados pelo professor.


  • Mostrar Abstract
  • The study presented aims to identify the fraction learning objectives that make up the
    activities of a collection of textbooks from the sixth to the ninth year of elementary
    school and make use of them to prepare a complementary proposal that aims to
    contribute to its improvement following the taxonomy of Bloom revised. The contents
    related to the fraction were analyzed, as it is a topic addressed in various stages of
    elementary school, in addition, research such as that of Silva (2005, p. 112), show the
    difficulty of teachers in the early years in approaching this subject, stating that there is
    a gap between the teacher's knowledge, content and way of teaching and learning.
    Another factor is the poor performance of students in external assessments of the
    Basic Education Assessment System – Saeb (Prova Brasil) in terms of fractions.
    During the work, it was possible to perceive the importance of verifying which learning
    objectives a textbook is meeting according to the revised Bloom taxonomy and if they
    are in line with the intended skills in the National Common Curricular Base - BNCC.
    Bloom's revised taxonomy was used as a reference for analyzing the activities included
    in the selected book collection, which resulted in a report. In short, it was identified that
    some dimensions of the cognitive process are not addressed while others appear in
    greater numbers. It was proposed for each skill related to the theme, complementary
    activities that contemplate all the dimensions of knowledge and the cognitive process
    of Bloom's taxonomy. This work can be a methodological alternative for teachers in the
    analysis of activities, collaborating with the learning process and that is in accordance
    with the goals outlined by the teacher.

2
  • LUCAS FERNANDO SOARES DE OLIVEIRA
  • DERIVADA NO ENSINO MÉDIO – UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO NA MODELAGEM MATEMÁTICA

  • Orientador : RODRIGO BRUNO ZANIN
  • Data: 24/06/2022

  • Mostrar Resumo
  • Pretendemos, com essa pesquisa, elaborar um material de apoio para professores de Matemática do Ensino Médio utilizarem alguns conceitos do Cálculo Diferencial em sala de aula. Tal atitude por parte do docente propicia ao aluno uma experiência inovadora, através da qual será estimulado a pensar matematicamente sobre situações reais e práticas. Mostraremos como o Cálculo pode auxiliar na resolução de problemas no Ensino Médio, e de que modo professores podem trabalhar Modelagem Matemática com seus alunos. Vamos apresentar os conceitos e caracterizações das derivadas, e aplicaremos tais definições em situações-problema que envolvam Matemática, Física, Economia e Agronegócio. Os conceitos abordados nesta pesquisa visam preparar o professor a trabalha-los em sala de aula, logo, possuem rigor e formalidade equivalentes ao estudo acadêmico. Já nas propostas de didáticas, onde o professor aplicará esses conceitos em sala de aula, eles serão trabalhados de maneira mais intuitiva e menos rigorosa, adequado a estudantes do Ensino Médio.


  • Mostrar Abstract
  • With this research, we intend to develop a support material for High School Mathematics teachers to use some concepts of Differential Calculus in classes. Such an attitude on the part of the teacher provides the student with an innovative experience, through which he will be encouraged to think mathematically about real and practical situations. We will show how Calculus can help solve problems in High School, and how teachers can work on Mathematical Modeling with their students. We will present the concepts and characterizations of derivatives, and we will apply such definitions in problems involving Mathematics, Physics, Economics and Agribusiness. The concepts addressed in this research aim to prepare the teacher to work with them in the classroom, therefore, they have rigor and formality equivalent to academic study. In the didactic proposals, where the teacher will apply these concepts in the classroom, they will be worked in a more intuitive and less rigorous way, suitable for high school students.

2021
Dissertações
1
  • LUCIANA DE OLIVEIRA TEODORO
  • Propostas de Atividades Práticas para a Aplicação de Funções por Meio doAjuste de Curvas.

  • Orientador : ROGERIO DOS REIS GONCALVES
  • Data: 30/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • O ensino de funções é essencial no processo de ensino e aprendizagem, por ser um  conteúdo de caráter integrador, que possibilita relacionar atividades do cotidiano com conteúdos matemáticos, assim, permitindo estudar o comportamento de fenômenos tanto do cotidiano, como de outras áreas do conhecimento. Este ensino pode se tornar mais instigador quando os estudantes são provocados às reflexões, para que sintam necessidade e vontade de aprender. Refletindo sobre isso, decidiu-se, neste trabalho, apresentar algumas atividades práticas que o professor poderá inserir na sua docência, a fim de contribuir para que os estudantes se reconheçam como sujeitos ativos no processo de ensino e aprendizagem. As atividades sugeridas são: (i) apresentar algumas possibilidades de modelos matemáticos aplicados na construção civil; (ii) aproximar a função seno no intervalo [0, 2π] por meio de uma função polinomial de grau cinco; (iii) encontrar uma função quadrática que represente a interdependência entre as variáveis espaço e tempo a partir de uma atividade experimental denominada “Queda Livre”; (iv) estimar o valor da aceleração gravitacional no local de aplicação da atividade “Queda Livre” e (v) fazer uma estimativa da altura máxima atingida por uma bola, e a distância percorrida pela bola em relação ao eixo horizontal (solo) por meio do experimento “ chutando uma bola de futebol”. Cada atividade (situação-problema) será modelada por meio do ajuste de curvas e, neste trabalho, foi utilizado o software GeoGebra como recurso didático e facilitador na aprendizagem. Ainda, foi tratado, sucintamente, o método dos mínimos quadrados para encontrar, dado o tipo de curva, aquela que melhor se ajusta aos dados e, dependendo do nível de escolaridade da turma, o professor decidirá sobre o seu uso.


  • Mostrar Abstract
  • The study of functions is essential in the teaching and learning process, as it is an integrative content, which makes it possible to relate everyday activities with mathematical content, thus allowing the study of the behavior of phenomena both in everyday life and in other areas of knowledge. In this sense, this work aims to present some proposals for practical activities for teaching functions. Each activity (problem - situation) will be modeled through curve fitting and, for this purpose, this work suggests the use of GeoGebra, wxMaxima and Least Squares Method software. The suggested activities are: (i) to present some possibilities of mathematical models applied in civil construction; (ii) approximate the sine function in the interval of a by means of a polynomial function of degree five; (iii) find a quadratic function that represents the interdependence between space and time variables from an experimental activity called “Free Fall”; (iv) estimate the value of the gravitational acceleration at the place of application of the "Free Fall" activity and (v) estimate the maximum height reached by a ball, and the distance traveled by the ball in relation to the horizontal axis (ground) through of the “kicking a soccer ball” experiment. The teaching approach, on the use of the Least Squares Method, will be given so that the teacher is free to choose the best way to deal with the topic with the students, whether through an algebraic matrix treatment, linear systems or electronic spreadsheets, for example, according to the reality of each class.

2
  • WELINGTON FERREIRA DA SILVA
  • O USO DA PLANILHA DO GEOGEBRA NO ENSINO DE MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES

  • Orientador : ROGERIO DOS REIS GONCALVES
  • Data: 30/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • O ensino e a aprendizagem significativa de matemática estão sempre sendo focos de
    pesquisas, podemos considerar que a dificuldade dos professores desenvolverem aulas que
    atraia os alunos impacta de certa maneira na aprendizagem, mas não devemos atribuir
    toda a culpa nos professores, devemos levar em consideração que com a velocidade em
    que a evolução de novas tecnologias e softwares estão sofrendo, uma outra dificuldade é
    gerada, o aperfeiçoamento e a capacitação da maioria dos professores para o uso dessas
    tecnologias digitais da informação e comunicação. E mais, ao se pesquisar na literatura
    pertinente e em páginas de internet, verificou-se que havia uma certa vacuidade de
    materiais voltados ao Ensino Médio, que auxiliassem os professores de Matemática em
    alguns conteúdos aplicados em novas tecnologias. Sendo mais específico, materiais que
    discorressem didaticamente sobre o uso da planilha do software GeoGebra aplicados no
    conteúdo de Matemática no Ensino Médio. A fim de minimizar parte dessa vacuidade,
    desenvolvemos um material que tem a intenção de apoiar e instigar os professores a
    utilização deste software em aulas de matemática, no pressuposto de gerar aulas mais
    atrativas e com aprendizado significativo. Entretando, o material gerado não é de uso
    restrito dos professores de Matemática do Ensino Médio, mas sim para qualquer pessoa
    interessada no tema. Os objetos de conhecimento abordados neste trabalho são: Matrizes,
    Determinantes e Sistemas Lineares. Pretende-se apresentar uma abordagem relativamente
    simples com o apoio do software GeoGebra. Também foi realizado um minicurso de forma
    remota, a qual foi apresentada uma ideia geral do material criado, fornecendo feedbacks
    que destacaram a importância do desenvolvimento desta dissertação para professores,
    estudantes e interessados no tema.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching and meaningful learning of mathematics is always being the focus of research,
    we can consider that the difficulty of teachers to develop classes that attract students
    impacts in a certain way on learning, but we should not atribute all the blame on the
    teachers, we must take into account that with the speed at which the evolution of new
    technologies and software are suffering, another difficulty is generated, the improvement
    and training of the majority of teachers in the use of these digital information and
    communication technologies. And more, when searching the relevant literature and on
    internet pages, it was found that there was a certain emptiness of materials aimed at
    high school, which would help teachers of Mathematics in some contents applied in new
    technologies. Being more specific, materials that spoke didactically about the use of the
    GeoGebra software spreadsheet applied in the content of Mathematics in High School. In
    order to minimize part of this emptiness, we have developed material that is intended to
    support and instigate teachers the use of GeoGebra software in math classes, with the
    assumption of generating classes more attractive and with meaningful learning. However,
    the material generated is not from restricted use of high school mathematics teachers,
    but for any person interested in the topic. The knowledge objects covered in this work
    are: Matrices, Determinants and Linear Systems.It is intended to present a relatively
    simple approach with the support of the software GeoGebra. A mini-course was also held
    remotely, which was presented a general idea of the material created, providing feedback
    that highlighted the importance of the development of this dissertation for teachers,
    students and those interested in the subject.

3
  • JOÃO VITOR PEROZZO
  • UM BREVE ESTUDO DA GEOMETRIA FRACTAL COM ALGUMAS APLICAÇÕES PARA A SALA DE AULA

  • Orientador : INEDIO ARCARI
  • Data: 04/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho foi desenvolvido através de uma revisão bibliográfica para assim discutir novas formas de exploração da matemática no Ensino Médio, relacionando alguns problemas com as novas tecnologias e com uma temática ligada ao meio ambiente. Visando apresentar um complemento no processo de ensino, este trabalho tem como principal objetivo apresentar aos professores uma forma atraente de abordagem de conteúdos. Neste sentido, apresenta-se um estudo sobre os aspectos principais da BNCC, sua origem e como sua efetivação contribui no processo de ensino, a revisão teórica segue com uma apresentação de uma breve história da geometria, ligando a origem da Geometria Euclidiana até o surgimento da geometria Fractal, por fim são apresentados quatro conjuntos de atividades divididas por temas, todos projetados sobre a Geometria Fractal. As atividades englobam a exploração do software GeoGebra, do uso de ferramentas de desenho geométrico, uso de tabelas, até o uso de funções na determinação de dimensões fractais. Um tratamento sobre imagens de realidades voltadas ao meio ambiente são utilizadas como meio motivacional para o estudo de diferentes campos da matemática.


  • Mostrar Abstract
  • This work was developed through a literature review to discuss new ways of exploring mathematics in high school, relating some problems as new technologies and with a theme linked to the environment. In order to present a complement in the teaching process, this work has as main objective to present to the teachers an attractive way to approach content. In this sense, a study on the main aspects of the BNCC, its origin and how its implementation contributes to the teaching process, a theoretical review follows with a presentation of a brief history of geometry, linking the origin of Euclidean Geometry to the emergence of Fractal geometry, finally are sets of four sets of activities divided by themes, all sets of activities about Fractal Geometry. As activities encompass an exploration of the GeoGebra software, the use from geometric drawing tools, use of tables, to the use of functions in determining fractal dimensions. A treatment of images of realities focused on the healthy environment. used as a motivational means for the study of different fields of mathematics.

4
  • MARIA LUIZA FAVERO
  • APRENDENDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DO ROMANCE

     ALVA LEBRE LOBO AVERMELHADO: ESTA HISTÓRIA É FALSA

    UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM LÍNGUA PORTUGUESA

  • Orientador : EMIVAN FERREIRA DA SILVA
  • Data: 05/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho enfatiza as contribuições do livro Alva lebre lobo avermelhado: esta história é falsa, de Tom Pollock, na abordagem de conteúdos matemáticos, através de um projeto interdisciplinar entre Matemática e Língua Portuguesa, realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cândido Portinari de Tapurah-MT. A proposta é trabalhar a revisão e a aprendizagem de logaritmos a partir de atividades e resolução de problemas inspirados no romance matemático, com uma sequência didática fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), desmistificando a ideia da disciplina de Matemática como sendo cercada de cálculos e fórmulas, sem mais nada a oferecer ao aluno. As estratégias utilizadas para escrever este trabalho foram a pesquisa qualitativa com estudo de caso e a pesquisa bibliográfica. Espera-se que este trabalho contribua para as aulas de Matemática na busca de novos materiais e estratégias que instiguem a curiosidade, o espírito exploratório e o gosto pela leitura dos nossos alunos.


  • Mostrar Abstract
  • This work emphasizes the contributions of the book White rabbit red wolf: this story is life, by Tom Pollock, in the approach to mathematical content, through an interdisciplinary project between Mathematics and Portuguese Language, carried out with students from the 3rd year of High School at Candide Portinari State School of Tapurah-MT. The proposal is to work on the revision and learning of logarithms from activities and problem solving inspired by the mathematical novel, with a didactic sequence based on Project Based Learning (PBL), demystifying the idea of the Mathematics discipline as being surrounded by calculations and formulas, with nothing else to offer the student. The strategies used to write this work were qualitative research with case study and bibliographical research. We hope that this work will contribute to Mathematics classes in the search for new materials and strategies that instigate curiosity, an exploratory spirit and a taste for reading in our students.

5
  • RÔMULO FANGUEIRO PEREIRA
  • METODOLOGIA PARA A FUSÃO DE IMAGENS DIGITAIS BASEADA NAS EQUAÇÕES DE COLINEARIDADE

  • Orientador : GIOVANE MAIA DO VALE
  • Data: 06/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho versa sobre a aplicação da Matemática como a ferramenta que fundamenta o processamento de imagens capturadas por satélite. Nestes termos, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um software livre que efetuasse o processo de fusão de imagens via método de fusão IHS. Tal software, implementado em C/C++, se baseou no algoritmo de retificação de imagens que incorpora as equações de colinearidade (Geometria Projetiva). Logo, se efetuou alterações no referido algoritmo e nas equações de colinearidade de modo a gerar o referido software. Neste caso, o algoritmo de retificação de imagens modificado foi utilizado como uma ferramenta de reamostragem de imagens multiespectrais. As imagens de entrada foram provenientes do satélite sino-brasileiro CBERS 4. Foram utilizadas as imagens multiespectrais (R, G e B) do sensor MUX - Câmera Multiespectral Regular, com 20 m de resolução espacial, e a imagem pancromática do sensor PAN - Câmera Pancromática e Multiespectral, com resolução espacial de 5 m. Por meio do software QGIS foram efetuados dois recortes nas imagens CBERS 4. Os recortes foram utilizados nos testes e diziam respeito às regiões dos reservatórios de Ilha Solteira e Engenheiro Souza Dias (Jupiá), localizados entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os resultados (imagens fusionadas), após serem submetidos à processo de realce de contraste, se mostraram satisfatórios, indicando o sucesso da pesquisa.


  • Mostrar Abstract
  • This work deals with the application of Mathematics as fundamental tool for processing of images captured by satellite. In these terms, the objective of this work was to develop a free software that could carry out image fusion process via the IHS fusion method. Such software, implemented in C / C ++, was based on image rectification algorithm that incorporates collinearity equations (Projective Geometry). Therefore, changes were made in the referred algorithm and in collinearity equations in order to generate the referred software. In this case, the modified image rectification algorithm was used as a multispectral image resampling tool. The input images were from the Sino-Brazilian satellite CBERS 4. Multispectral images (R, G and B) from the MUX sensor - Regular Multispectral Camera, with 20 m spatial resolution, and panchromatic image from the PAN sensor - Multispectral and Panchromatic Camera, with a spatial resolution of 5 m, were used. Using the QGIS software, two cutouts were made on CBERS 4 images. The cutouts were used in tests and related to the regions of Ilha Solteira and Engenheiro Souza Dias (Jupiá) reservoirs, located between the states of São Paulo and Mato Grosso do Sul. The results (fused images), after being submitted through the contrast enhancement process, are defined as satisfactory, indicating research success.

6
  • VANESSA MACHADO DE LARA
  • O MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO E OS INVESTIMENTOS DE RENDA FIXA: Uma Abordagem Didático-Pedagógica

  • Orientador : GIOVANE MAIA DO VALE
  • Data: 06/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem o objetivo de contribuir para com o ensino de Educação Financeira e de Matemática Financeira, trabalhada em sala de aula, por meio de uma abordagem didático-pedagógica envolvendo conceitos inerentes ao mercado financeiro brasileiro e aos investimentos de renda fixa. Nessa perspectiva, o material didático-pedagógico elaborado contempla, de forma detalhada, os investimentos de renda fixa disponíveis no mercado financeiro segundo critérios de segurança e liquidez, a fim de contribuir com o cenário atual, no qual a Educação Financeira se faz necessária. Além disso, este material busca auxiliar professores, alunos e investidores iniciantes a compreenderem as nuances do mercado financeiro. Para tanto, a elaboração deste trabalho se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema, sendo possível estabelecer a dinâmica do Mercado Financeiro e delinear a Matemática Financeira necessária para se entender as aplicações financeiras de renda fixa. Os resultados decorrentes deste trabalho mostram a) A importância da Matemática Financeira para a compreensão das aplicações financeiras de Renda Fixa; b) A relevância de se compreender a dinâmica do mercado financeiro e como as medidas adotadas pelo Sistema Financeiro Nacional impactam os investimentos de Renda Fixa e a sociedade; c) Os princípios das aplicações de renda fixa e seu potencial de aplicação prática nas políticas de implementação da Educação Financeira da Educação Básica.


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to contribute to teaching of Financial Education and Financial Mathematics, worked in the classroom, through a didactic-pedagogical approach involving concepts inherent to the Brazilian financial market and to fixed income investments. In this perspective, didactic-pedagogical material elaborated contemplates, in detail, the fixed income investments available in the financial market according to safety and liquidity criteria, in order to contribute to the current scenario, in which Financial Education is necessary. In addition, this material seeks to help teachers, students and beginning investors to understand nuances of the financial market. Therefore, preparation of this work took place through a bibliographical and documental research on the subject, making it possible to establish the dynamics of the Financial Market and outline the Financial Mathematics necessary to understand financial investments of fixed income. The effects resulting from this work show a) The importance of Financial Mathematics for understanding financial applications of Fixed Income; b) The relevance of understanding financial market dynamics and how the measures adopted by National Financial System impact Fixed Income investments and society; c) The principles of fixed income investments and their potential for practical application in the implementation policies of Financial Education in Basic Education.

7
  • ONALDA MARCIANA NASCIMENTO DE OLIVEIRA
  • UMA PROPOSTA DIDÁTICA ENVOLVENDO QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS COM O USO DO TEOREMA DE PICK

  • Orientador : INEDIO ARCARI
  • Data: 25/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho descreve uma proposta didática para o estudo de conceitos geométricos de áreas de figuras planas irregulares buscando envolver questões socioambientais que cercam a região em que o aluno está inserido. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com a qual subsidiou a construção de um percurso didático que possibilite atingir um desenvolvimento de aprendizagem com mais significado. Desta maneira procuramos contribuir na forma de minimizar possíveis lacunas que existem no processo de ensino e aprendizagem de geometria, especialmente em área de figuras planas. Em seu desenvolvimento, propõe-se, pesquisas e análises de imagens de áreas de nosso território nacional, determinando essas áreas por meio do Teorema de Pick e assim, comparando os resultados com os registros legais disponíveis. Portanto, este trabalho busca apresentar contribuições na abordagem dos conceitos que abrangem o referido tema e proporcionando um olhar de sensibilização aos problemas ocasionados nos últimos tempos ao nosso meio ambiente e sobre algumas regiões. Acreditamos que essa proposta pode proporcionar aos discentes, que não apenas memorizem conceitos e os usem de forma mecânica, mas que desenvolvam competências e habilidades necessárias à sua independência socioambiental e intelectual.


  • Mostrar Abstract
  • This work describes a didactic proposal for the study of geometric concepts of areas of irregular flat figures, seeking to involve social and environmental issues surrounding the region in which the student is located. This is a bibliographical research, with which it subsidized the construction of a didactic path that makes it possible to achieve a more meaningful learning development. In this way, trying to contribute in the way of minimizing possible gaps that exist in the teaching and learning process of geometry, especially in the area of flat figures. In its development, research and image analysis of areas of our national territory is proposed, determining these areas through Pick's Theorem and thus comparing the results with the available legal records. Therefore, this work seeks to present contributions in the approach of the concepts that cover the referred theme and providing an awareness of the problems caused in recent times in our environment and in some regions. We believe that this proposal can provide students with not only memorizing concepts and using them mechanically, but also developing skills and abilities necessary for their socio-environmental and intellectual independence.

8
  • JOCENIR AURELIANO DE AZEVEDO
  • Um Modelo Matemático Discreto do Tipo SIR Aplicado à COVID-10 e Considerações sobre o uso da Modelagem Matemática no Ensino Médio

  • Orientador : RAUL ABREU DE ASSIS
  • Data: 27/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho apresentamos um modelo matemático discreto do tipo SIR, sendo este aplicado a dados realísticos que apresentam o avanço da doença COVID-19, fazendo-se uso de métodos matemáticos e simulações numéricas para obtenção de resultados quanto às medidas de prevenção para a redução de contágio levando-se em conta o distanciamento social e o uso de máscaras faciais. A partir do estudo do modelo, bem como das ferramentas utilizadas, são sugeridas atividades com etapas pedagógicas fazendo-se uso da Modelagem Matemática como ferramenta alinhada à Base Nacional Comum Curricular visando o ensino e a aprendizagem de conteúdos matemáticos presentes no currículo do Ensino Médio, cujo objetivo, consiste em contextualizar os conteúdos matemáticos ao problema da pandemia ocasionada pela COVID-19 proporcionando aos estudantes do Ensino Médio uma compreensão aprimorada.


  • Mostrar Abstract
  • In this work we present a discrete mathematical model of the SIR type, which is applied to realistic data relative to COVID-19 using mathematical methods and numerical simulations to obtain results regarding the measures of prevention to reduce contagion taking into account social distancing and the use of face masks. From the study of the model, as well as the tools used, we make some remarkes abont the use of Mathematical Modeling as a tool aligned with the Common National Curriculum Base aiming at teaching and learning mathematical topics present in the high school curriculum, whose objective is to contextualize mathematics using the problem of the pandemic caused by COVID-19, providing to high school students a better understanding of applications of Mathematics.

9
  • RAFAEL BITIATI BIANCHINI
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO MÉDIO

  • Orientador : MIGUEL TADAYUKI KOGA
  • Data: 27/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Falar sobre matemática financeira e educação financeira nas escolas públicas, tema pouco trabalhado no Ensino Médio regular. Mesmo sendo de grande importância para qualquer indivíduo. Sabendo que existe cada vez mais acesso facilitado ao crédito, seja através do cartão de crédito, financiamentos, cheque especial entre outros disponíveis no mercado. A falta de conhecimento desses quesitos desequilibra as finanças pessoais, viabilizar conhecimento de conceitos básicos de matemática como porcentagem, juros simples e compostos, taxas de juros, amortização e outros relevantes relacionados à economia básica. Esses temas são de fundamental importância para o futuro financeiro de nossos jovens, comprometer seus vencimentos adquirindo dívidas pode comprometer seu planejamento, ser consciente no presente garante períodos melhores para o futuro. Formar cidadãos cada vez mais capacitados e conscientes a respeito dos riscos de gerenciar seus ganhos, tomando decisões cada vez mais claras e corretas. A proposta deste estudo é promover Ensino-Aprendizagem através de Resolução de Problemas apresentando um material que possa contribuir com a formação do aluno, além de trabalhos didáticos para o professor de matemática, buscamos através da Resolução de Problema a estruturação de um material que possa auxiliar na construção de conhecimento sobre matemática financeira aliados a professores do Ensino Médio regular, contribuindo e promovendo o conteúdo em sala de aula. Além de possibilitar uma leitura da realidade sobre matemática financeira, de modo a desenvolver senso crítico quando falamos de tomada de decisões da nossa vida financeira e nada melhor que enfrentar essas decisões tendo uma visão mais ampla. No entanto, precisa-se garantir que conceitos importantes para uma visão crítica sobre sua realidade e a situação financeira sejam desenvolvidos para que os alunos possam analisar, planejar e organizar a sua vida financeira.     


  • Mostrar Abstract
  • Talking about financial mathematics and financial education in public schools, a topic that is rarely addressed in regular high school. Even though it is of great importance to any individual. Knowing that there is increasingly easier access to credit, whether through credit card, financing, overdraft, among others available on the market. The lack of knowledge of these items unbalances personal finance, enabling knowledge of basic math concepts such as percentage, simple and compound interest, interest rates, amortization and other relevant related to basic economics. These themes are of fundamental importance for the financial future of our young people, compromising their salaries by acquiring debts can compromise their planning, being aware in the present guarantees better periods for the future. To train citizens who are increasingly capable and aware of the risks of managing their earnings, making decisions that are increasingly clear and correct. The purpose of this study is to promote Teaching-Learning through Problem Solving by presenting a material that can contribute to the formation of the student, in addition to didactic work for the mathematics teacher, we seek through Problem Solving the structuring of a material that can help in the construction of knowledge about financial mathematics together with regular high school teachers, contributing and promoting content in the classroom. In addition to enabling a reading of the reality about financial mathematics, in order to develop a critical sense when we talk about decision-making in our financial life and nothing better than facing these decisions with a broader view. However, it is necessary to ensure that important concepts for a critical view of their reality and financial situation are developed so that students can analyze, plan and organize their financial lives.

10
  • JONAS OLIVEIRA DA SILVA
  • Jogo digital como recurso para aprendizagem de sequências numéricas

  • Orientador : SILVIO CESAR GARCIA GRANJA
  • Data: 28/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo geral criar um protótipo de jogo educativo digital para auxiliar a aprendizagem de sequências numéricas aritméticas no ensino médio, o qual pudesse ser incorporado à proposta de trabalho do professor, bem como, avaliar o jogo criado sob a perspectiva dos educadores e dos educandos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sistemática para entender o contexto dos jogos digitais na educação, bem como para nortear a criação do protótipo de jogo digital. O processo de criação, aplicação e avaliação do jogo foi conduzido através do modelo conceitual de Jappur (2014), este aborda esses processos de forma interligada, dentro do contexto da sala de aula. Para o processo de criação do jogo também foi utilizada a fase de desenvolvimento do aplicativo da metodologia Barbosa Neto (2012). O modelo de Jappur (2014) estabelece a criação de objetivos educacionais para jogos educativos digitais através da taxonomia revisada de Bloom. Para apoiar esse processo de definição de objetivos da taxonomia proposto pelo modelo, foi realizada a análise do livro didático de duas escolas públicas de Sorriso-MT. A análise do material didático para construção de objetivos é indicada por Talbert (2019), os quais foram selecionados e incorporados ao jogo. A prototipação do jogo acorreu com a utilização da Game Engine Construct 3. A aplicação como jogo aconteceu em uma escola particular da cidade de Sorriso, pois, devido a pandemia pelo coronavírus, as escolas públicas estavam com aulas totalmente remotas. Diante dos resultados obtidos com a aplicação e avaliação, conduzidas através do modelo conceitual de Jappur(2014), concluí-se que a proposta de construção de um jogo educativo digital foi alcançada. O jogo educativo digital aliou, de forma positiva, o conhecimento ao fator entretenimento intrínseco aos jogos digitais. A prática com o jogo educativo digital promoveu uma aula divertida, interativa e auxiliou a aprendizagem de sequências numéricas aritméticas.


  • Mostrar Abstract
  • This work has as general objective to create a prototype of a digital educational game to help the learning of arithmetic numerical sequences in high school, which could be incorporated into the teacher's work proposal, as well as to evaluate the game created from the perspective of educators and of the students. A systematic bibliographic research was carried out to understand the context of digital games in education, as well as to guide the creation of the digital game prototype. The process of creating, applying and evaluating the game was conducted through the conceptual model of Jappur (2014), which addresses these processes in an interconnected way, within the context of the classroom. For the game creation process, the application development phase of the Barbosa Neto methodology (2012) was also used. Jappur's (2014) model establishes the creation of educational goals for digital educational games through Bloom's revised taxonomy. To support this process of defining the objectives of the taxonomy proposed by the model, the textbook of two public schools in Sorriso-MT was analyzed. The analysis of the teaching material for the construction of objectives is indicated by Talbert (2019), which were selected and incorporated into the game. The game's prototyping took place using the Game Engine Construct 3. The application as a game took place in a private school in the city of Sorriso, because, due to the coronavirus pandemic, public schools had completely remote classes. Given the results obtained with the application and evaluation, conducted through the conceptual model of Jappur (2014), it is concluded that the proposal to build a digital educational game was achieved. The digital educational game positively allied knowledge to the entertainment factor intrinsic to digital games. The practice with the digital educational game promoted a fun, interactive class and helped the learning of arithmetic numerical sequences.

11
  • AMANDA ARAUJO PEREIRA
  • MATEMÁTICA FINANCEIRA VERSUS EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA

  • Orientador : MIGUEL TADAYUKI KOGA
  • Data: 29/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem como foco a Educação Financeira nas Escolas e busca explorar os conceitos de matemática financeira e educação financeira, no intuito de trabalha-los juntos através de sequências didática e apresentando alguns modelos de orçamento doméstico, tema este que já ouvimos falar, mas que talvez não saibamos o que realmente é, ou até mesmo nunca fizemos um. Nosso estudo tem como principal objetivo investigar quais os conhecimentos um grupo de alunos do ensino médio, de uma escola particular, do município de Sinop-MT, tem sobre Educação Financeira. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ano de 2017, os traz em suas competências e habilidades no ensino fundamental e médio, dessa forma, nosso trabalho será uma pesquisa qualitativa, onde trabalharemos sequências didáticas, envolvendo resolução de problemas e modelagem matemática, para assim discutirmos os conceitos de matemática financeira e educação financeira.  Utilizamos como guia para as atividades os livros de educação financeira na escola, aprovados pelo MEC e disponibilizados na plataforma da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), algumas atividades foram adaptadas de acordo com o conteúdo proposto. Buscamos discutir a importância da educação financeira na escola, e os conteúdos de matemática financeira, já abordados pelo professor, como Porcentagem, Juros Simples e Compostos, na sequência, mediante situações problemas e modelos sugeridos pelo professor, abordamos assuntos sobre tomadas de decisão, organização, simulação de um orçamento, assuntos relevantes para poder melhorar o gerenciamento das finanças pessoais, buscando desenvolver um consumo consciente.


  • Mostrar Abstract
  • This research focuses on Financial Education in Schools and seeks to explore the concepts of financial mathematics and financial education, in order to work them together through didactic sequences and presenting some models of household budgeting, a topic that we have already heard about, but which maybe we don't know what it really is, or we've never even made one. Our study has as main objective to investigate what knowledge a group of high school students, from a private school, in the city of Sinop-MT, has about Financial Education. The Common National Curriculum Base (BNCC) in 2017, brings them in their skills and abilities in elementary and high school, thus, our work will be a qualitative research, where we will work didactic sequences, involving problem solving and mathematical modeling, to thus we discuss the concepts of financial mathematics and financial education. We used as a guide for activities the financial education books at school, approved by the MEC and made available on the National Strategy for Financial Education (ENEF) platform, some activities were adapted according to the proposed content. We seek to discuss the importance of financial education at school, and the contents of financial mathematics, already covered by the teacher, such as Percentage, Simple and Compound Interest, then, through problem situations and models suggested by the teacher, we address issues about decision-making, organization , simulation of a budget, relevant issues to be able to improve the management of personal finances, seeking to develop a conscious consumption.

12
  • FELIPE NASCIMENTO DE SOUZA LEÃO
  • SOLUÇÃO DO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE UTILIZANDO A META-HEURÍSTICA BUSCA TABU, NO MATLAB

  • Orientador : EMIVAN FERREIRA DA SILVA
  • Data: 29/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Nesse trabalho, é apresentado o Problema do Caixeiro Viajante (PCV) e uma metodologia para resolvê-lo que é a meta-heurística Busca Tabu (BT), como estratégia matemática e o software de programação MATLAB® como ferramenta para implementação dessa solução. Assim, apresenta-se a seguinte questão: como utilizar a meta-heurística BT e o software MATLAB® para resolver o PCV? Uma questão secundária é como abordar o ensino de programação computacional nas aulas do ensino médio? Assim, tem-se por objetivo geral, resolver o PCV e como objetivo específico, refletir a importância do tema programação computacional para alunos do ensino médio. Como metodologia da pesquisa, fez-se a leitura de alguns livros e sites de internet e o uso do software MATLAB® e do GNU-OCTAVE para fins de comparação dos resultados. Como resultados, a solução do PCV nos dois softwares propostos e uma discussão sobre o ensino de programação computacional nas aulas de matemática como estímulo ao estudante.


  • Mostrar Abstract
  • This work presents the Traveling Salesman Problem (PCV) and a methodology to solve it, which is the Tabu Search (BT) meta-heuristic, as a mathematical strategy and the MATLAB® programming software as a tool to implement this solution. Thus, the following question arises: how to use BT metaheuristics and MATLAB® software to solve PCV? A secondary question is how to approach teaching computer programming in high school classes? Thus, the general objective is to solve the PCV and, as a specific objective, to reflect the importance of the subject of computer programming for high school students. As research methodology, some books and internet sites were read and the software MATLAB® and GNU-OCTAVE were used to compare the results. As a result, the PCV solution in the two proposed softwares and a discussion on the teaching of computer programming in mathematics classes as a stimulus to the student.

13
  • MARCOS EDUARDO CANDIDO DOS SANTOS
  • MODELO MATEMÁTICO PARA AVALIAR E DESVENDAR O CASO DA EPIDEMIOLOGIA DA COVID-19 NO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : RODRIGO BRUNO ZANIN
  • Data: 29/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho está vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Universitário de Sinop, e teve como objetivo geral compreender como a modelagem matemática é utilizada no estudo e descrição do avanço da pandemia da Covid-19 em Mato Grosso por meio do modelo SIR. Buscou-se com esta pesquisa responder as seguintes questões: como é realizado o estudo da dinâmica de doenças infecciosas utilizando o modelo SIR? Como transpor o entendimento do modelo SIR e da dinâmica de infecção causada pela Covid-19 para estudantes do Ensino Médio? Para auxiliar a reflexão sobre essas questões, o referencial teórico assumido contempla noções sobre Modelagem Matemática e modelos matemáticos com base em autores como Rodney Carlos Bassanezi, Maria Salett Biembengut, Jonei Cerqueira Barbosa, Dionísio Burak, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, entre outros; com ênfase na descrição do processo de modelagem, bem como nas estratégias e dificuldades em sua adoção como metodologia de ensino. Além disso, uma parte do referencial teórico foi destinada para elucidar alguns conceitos envolvendo taxa de variação e equações diferenciais, visando subsidiar os métodos adotados no processo de estudo do modelo SIR e tendo como base as contribuições de Rodney Carlos Bassanezi e Wilson Castro Ferreira Junior, William E. Boyce e Richard C. DiPrima, James Stewart, entre outros autores. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa sendo encaminhada por meio de estudo descritivo-explicativo. O objeto de pesquisa foi a dinâmica da Covid-19 em Mato Grosso até o final de janeiro de 2021 e os dados foram coletados a partir do painel interativo fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso – SES/MT, sendo estes organizados em planilhas eletrônicas do Excel. Para modelar os dados foi utilizado o modelo SIR discretizado implementado no Excel, e o parâmetro de infecção foi obtido minimizando a função de erro quadrado a partir dos dados reais e os dados simulados por meio da ferramenta Solver. Utilizou-se três abordagens para a obtenção do parâmetro de infecção: intervalos de 36 dias com o acréscimo dos intervalos anteriores; intervalos de 36 dias sem o acréscimo dos intervalos anteriores; intervalos de 7 dias sem acréscimo dos intervalos anteriores. Os achados da pesquisa mostram que na dinâmica de infecção causada pela Covid-19 por meio do modelo SIR a população pode ser dividida em três compartimentos: suscetíveis, infectados e removidos; onde o objetivo é identificar o número de indivíduos que transitam de um compartimento para o outro por unidade de tempo. A adoção de diferentes intervalos no processo de minimização do erro quadrado mostrou-se bem relevante para o entendimento da dinâmica e favoreceu diferentes projeções de pico e de valor máximo de infecção a partir dos dados consolidados até o fim de janeiro. Ao final do trabalho é realizada uma proposta didática para ser trabalhada com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio baseada em modelagem matemática. O problema é dado gerado inicialmente pelo professor e as demais etapas serão conduzidas pelos estudantes.


  • Mostrar Abstract
  • This work is linked to the Professional Master's Program in Mathematics in National Network – PROFMAT of the University of the State of Mato Grosso – UNEMAT, University Campus of Sinop, and aimed to understand how mathematical modeling is used in the study and description of the advancement of Covid-19 pandemic in Mato Grosso using the SIR model. This research sought to answer the following questions: how is the study of the dynamics of infectious diseases carried out using the SIR model? How to transpose the understanding of the SIR model and the infection dynamics caused by Covid-19 to high school students? To help reflect on these issues, the theoretical framework assumed includes notions about Mathematical Modeling and mathematical models based on authors such as Rodney Carlos Bassanezi, Maria Salett Biembengut, Jonei Cerqueira Barbosa, Dionísio Burak, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, and many others; with an emphasis on the description of the modeling process, as well as on the strategies and difficulties in its adoption as a teaching methodology. In addition, part of the theoretical framework was intended to elucidate some concepts involving rate of change and differential equations, aiming to support the methods adopted in the study process of the SIR model and based on the contributions of Rodney Carlos Bassanezi and Wilson Castro Ferreira Junior, William E. Boyce and Richard C. DiPrima, James Stewart, among other authors. The research had a quali-quantitative approach being forwarded through a descriptive-explanatory study. The research object was the Covid-19 dynamics in Mato Grosso until the end of January 2021 and the data were collected from the interactive panel provided by the Mato Grosso State Health Department - SES/MT, which were organized in Excel spreadsheets. To model the data, the discretized SIR model implemented in Excel was used, and the infection parameter was obtained by minimizing the squared error function from the real data and the simulated data using the Solver tool. Three approaches were used to obtain the infection parameter: 36-day intervals with the addition of the previous intervals; 36-day intervals without adding the previous intervals; 7-day intervals without adding the previous intervals. The research findings show that in the dynamics of infection caused by Covid-19 through the SIR model, the population can be divided into three compartments: susceptible, infected and removed; where the objective is to identify the number of individuals that move from one compartment to another per unit of time. The adoption of different intervals in the square error minimization process proved to be very relevant for understanding the dynamics and favored different projections of peak and maximum infection values based on consolidated data up to the end of January. At the end of the study, a didactic proposal is made to be worked on with the students of the third year of high school based on mathematical modeling. The problem is initially generated by the teacher and the other steps will be conducted by the students.

14
  • RODRIGO ROCHA DE OLIVEIRA
  • Modelagem matemática da coleta da água do condicionador de ar: Uma proposta para o ensino de unidades de medidas

  • Orientador : SILVIO CESAR GARCIA GRANJA
  • Data: 29/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • É apresentada uma aplicação de modelagem matemática educacional a uma turma de estudantes do Ensino Médio como forma de intervenção com o objetivo de verificar a melhora no entendimento de unidades e conversões de medidas. Procurou-se compreender se a modelagem matemática da coleta de água do condicionador de ar pode ser utilizada de forma ativa e significativa para abordar as questões de aprendizagem de transformações de unidades de medidas. Sendo uma pesquisa qualitativa, este trabalho teve os encontros com os estudantes de forma virtual e contou com o protagonismo para que desenvolvessem a experimentação em suas casas. Por meio desta atividade, os alunos puderam trabalhar em um projeto que tratou de situações socioambientais e fizeram a construção de um modelo matemático para calcular a quantidade de água que os aparelhos de ar condicionado de suas residências e da escola são capazes de produzir por dia. Após a construção do modelo, puderam determinar o tamanho do reservatório necessário, trabalhando também com o consumo diário de água na escola, possibilitando a construção de um conhecimento adquirido por descoberta. A análise do resultado do desenvolvimento da pesquisa foi obtido por meio da aplicação de pré-teste e, após a aplicação da experimentação e da modelagem matemática, um pós-teste via formulário online. A média de acertos no pré-teste foi de 2,57 pontos quando a  média no pós-teste foi de 8,29 pontos de 10 possíveis. A metodologia utilizada apresentou resultados positivos quando comparado os resultados do pré-teste com o pós-teste, sugerindo que houve uma melhoria no entendimento do conteúdo de unidades de medidas pelos estudantes, atores da ação


  • Mostrar Abstract
  • An educational mathematical modeling application to a group of high school students is presented as a form of intervention in order to verify the improvement in the understanding of measurement units and conversions. We tried to understand if the mathematical modeling of the air conditioner water collection can be used in an active and meaningful way to address the learning issues of measurement unit transformations. Being a qualitative research, this work had the meetings with the students in a virtual way and counted on the protagonism for them to develop the experimentation in their homes. Through this activity, the students were able to work on a project that dealt with social and environmental situations and built a mathematical model to calculate the amount of water that the air conditioners in their homes and at school are capable of producing per day. After building the model, they were able to determine the size of the reservoir needed, also working with the daily consumption of water at the school, enabling the construction of knowledge acquired through discovery. The analysis of the result of the research development was obtained through the application of a pre-test and, after the application of experimentation and mathematical modeling, a post-test via an online form. The average of correct answers in the pre-test was 2.57 points when the average in the post-test was 8.29 points out of 10 possible. The methodology used showed positive results when comparing the results of the pre-test with the post-test, suggesting that there was an improvement in the understanding of the content of measurement units by students, actors of the action.

SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1