Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENE MEDEIROS DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENE MEDEIROS DE OLIVEIRA
DATA : 24/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/oaf-gjbs-tpu
TÍTULO:

A MULHER SERTANEJA NA POESIA DE IRENE SEVERINA REZENDE


PALAVRAS-CHAVES:

Irene Severina Rezende; Mulheres camponesas; Poesia brasileira contemporânea; crítica feminista.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Nesta dissertação de mestrado intitulada A mulher sertaneja na poesia de Irene Severina Rezende, procura-se investigar, em alguns poemas da poeta, a representatividade feminina no contexto sociocultural brasileiro, de caráter patriarcal, em especial o universo sertanejo. Nessas representações busca-se, pela voz do eu lírico, a narração de memórias que possam ser compreendidas à luz do movimento literário pós-colonial, o qual deu abertura aos povos subalternos e marginalizados de terem lugar de fala/representatividade no cânone literário. O objetivo dessa pesquisa centra-se em analisar quinze poemas da autora com foco nas vivências de mulheres camponesas que se movimentam em diferentes dimensões da vida cotidiana, trazendo representações simbólicas da condição humana e da vida social e cultural. Para desenvolver a temática recorre-se à produção literária da autora, nas seguintes obras: Páginas Rendadas Colhidas ao Amanhecer (2012), Prolongamento (2005), No chão do Araguaia, li meu mundo (2016), Varandas de Quimeras (2023). A partir das inferências contidas nas vozes do eu lírico, percebe-se a correlação que há entre a condição humana do patriarcado, a subordinação feminina, a busca da mulher pela sua emancipação e a organização social do trabalho. Para a análise dos textos, foram considerados, dentre os principais teóricos, Zolin (2009) e suas contribuições para a compreensão da teoria e da crítica pós-colonialista, além da literatura de autoria feminina; Candido (1996) e os pressupostos para análise do poema; Walker (2021) e seus estudos voltados à historicidade da escrita de mulheres, em especial da poesia feminina em Mato Grosso; Halbwachs (1968), que enfatiza a memória, uma vez que nenhuma lembrança pode coexistir isolada de um grupo social, e Le Goff (1924), o qual amplia a discussão sobre história e memória. O desdobramento deste estudo encaminha discussões simbólicas no que diz respeito à mulher, como a denúncia de sua inferiorização e silenciamentos, resquícios de uma sociedade patriarcal.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 66115002 - MARTA HELENA COCCO
Externo ao Programa - 82321001 - ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
Externa à Instituição - LIVIA RIBEIRO BERTGES - IFMT
Notícia cadastrada em: 15/04/2024 07:45
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