Banca de DEFESA: JOSE ISAVAM OLIVEIRA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE ISAVAM OLIVEIRA SILVA
DATA : 03/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual pelo Google Meet
TÍTULO:

NARRATIVAS SOBRE A INTERFACE ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: o que retratam as vozes de jovens do Ensino Médio no Ensino Remoto Emergencial?


PALAVRAS-CHAVES:

Linguística Aplicada. Língua Portuguesa. Ensino Remoto Emergencial. Entrevista Narrativa. Tecnologias Digitais.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

Esta pesquisa vincula-se à Linguística Aplicada (LA) e tem como objeto de estudo as narrativas de jovens do Ensino Médio sobre suas experiências com a Língua Portuguesa no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A justificativa que valida este estudo reside na identificação de uma lacuna na literatura existente até o momento da conclusão desta investigação. Essa lacuna se refere à carência de pesquisas que enfoquem as percepções dos próprios jovens sobre a interface entre a Língua Portuguesa e as tecnologias digitais no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A maioria dos estudos realizados até então concentrou-se nas percepções de professores e da comunidade escolar, silenciando a voz dos principais agentes nesse processo: os estudantes. Dada esta constatação, propus como questão de pesquisa a seguinte indagação: Como as percepções sobre as aulas de Língua Portuguesa e o uso das Tecnologias Digitais, durante o ERE, são representadas nas narrativas de jovens, estudantes do Ensino Médio? Face a essa indagação, propus como objetivos geral e específicos: i) analisar as experiências com a Língua Portuguesa aliada ao uso das TD no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), nas narrativas de jovens do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino situada na região noroeste do estado de Mato Grosso; ii) compreender como e com que finalidades as TD foram integradas nas aulas de LP durante o ERE; iii) identificar as práticas de letramento fomentadas durante essas aulas no Ensino Médio, diante dos desafios impostos pelo ERE. A pesquisa fundamentou-se nos princípios do método de pesquisa qualitativa, com enfoque na pesquisa com narrativas, conforme Todorov (1979) e Clandinin e Connelly (2011). O aporte teórico aborda diversas perspectivas sobre o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, considerando importantes contribuições, o Ensino Remoto Emergencial (ERE), conforme analisado por Paiva (2020), Tecnologias Digitais (TD), segundo as investigações de Ribeiro (2020), e no ensino de Língua Portuguesa (LP), conforme delineado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), com contribuições adicionais de Ribeiro e Coscarelli (2023). Destaco, também, o uso das TD, consoante as pesquisas de Barton e Lee (2015), Rojo (2012), o GNL (2000[1996]), Lévy (1993), bem como as considerações de Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), emprego os preceitos teórico-metodológicos da entrevista narrativa, proposto por Barcelos (2020). A análise, seguiu a perspectiva de Lieblich, Tuval-Mashiach e Zilber (1998), Jovchelovitch e Bauer (2018) e Ravagnoli (2018), que mostrou a persistente relevância das TD no pós-pandemia, com destaque em aplicativos, plataformas on-line, videoconferências e realidade virtual. As narrativas dos jovens ressaltaram a importância das TD na educação durante o ERE. Elas destacam a adaptação dos educadores e jovens às condições difíceis, evidenciam o papel das TD na manutenção das práticas de leitura e escrita, e ressaltam o potencial dessas tecnologias no processo educacional. Contudo, aponta para desafios como a desigualdade no acesso às TD e a necessidade de uma abordagem crítica em sua utilização. Esse resultado da pesquisa reafirma a importância de investimentos em formação de educadores e infraestrutura tecnológica para promover uma educação de qualidade às demandas contemporâneas.

 

Linguística Aplicada. Língua Portuguesa. Ensino Remoto Emergencial. Entrevista Narrativa. Tecnologias Digitais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 39242003 - ALBINA PEREIRA DE PINHO
Interna - 132024003 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Externa à Instituição - CLAUDIA VIVIEN CARVALHO DE OLIVEIRA SOARES - UESB
Notícia cadastrada em: 05/04/2024 14:29
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