TRAJETÓRIAS E IDENTIDADES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS
Linguística Aplicada. Língua Inglesa. Língua Inglesa para Crianças. Professores. Identidade.
Este texto dissertativo apresenta um estudo realizado com professores que atuam com língua inglesa para crianças em escolas regulares de ensino. Teve como propósito analisar as trajetórias e as identidades construídas por esses professores ao longo de suas experiências como alunos, professores em formação inicial e continuada e no exercício de sua prática docente. Compreender como as identidades são construídas pode contribuir para desvelar as trajetórias e características de um profissional do ensino que optou por ensinar um público que demanda por competências específicas, o público infantil, considerando os desafios e particularidades necessárias para favorecer a aprendizagem nesse período do desenvolvimento humano. Assim, como apoio teórico, recorreu-se às discussões sobre a formação do docente de língua inglesa para crianças (Santos, 2005, 2011; Santos e Tonelli, 2021) acerca de concepções sobre ensinar e aprender (Barcelos, 2010, 2007; Santos, 2005) e, especialmente, sobre o conceito de identidade (Hall, 1997; Bauman, 2005). O percurso do estudo fundamenta-se nos princípios da pesquisa qualitativo-interpretativista e se valeu de entrevistas com narrativas com os professores para gerar os dados. Dessa maneira, as trajetórias vivenciadas e as identidades que se manifestam, de forma implícita ou explícitas nas vozes dos professores de língua inglesa para crianças nos permitem compreender melhor sobre o processo formativo, seus desafios e necessidades em relação ao ensino e à aprendizagem de língua inglesa.