Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE FLORENTINO FERREIRA DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYANE FLORENTINO FERREIRA DE MOURA
DATA : 27/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O FEMINISMO E A MULHER CATÓLICA NO INSTAGRAM: uma análise da materialidade discursiva de posts femininos nos anos de 2021 e 2022


PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Discurso; Catolicismo; Feminismo; Mulher.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

A luta feminina por conquista de espaço na sociedade mundial vem, ao longo dos anos, sendo travada de forma árdua na intenção de que a mulher tenha o direito de escolher aquilo que lhe faz feliz e a satisfaça enquanto ser humano, e, de forma geral, essa memória discursiva está alinhada ao movimento feminista. Contudo, recentemente nas redes sociais, mulheres católicas têm se posicionado firmemente contra e a favor deste movimento, cujas origens remontam à década de 1790. Desta maneira, esta pesquisa se dedicou a estudar o discurso feminino católico produzido entre os anos de 2021 e 2022 pelas páginas @ascatolicas e @anacarolderosa do Instagram, que apresentam aproximadamente a mesma quantidade de seguidores. O objetivo desta pesquisa é compreender como as mulheres católicas que administram as páginas selecionadas se posicionam discursivamente no que diz respeito à fé católica e ao movimento feminista. Este trabalho tem sua metodologia de análise fundamentada nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa (por exemplo, Michel Pêcheux e Marie-Anne Paveau), e assume como corpus seis posts, que apresentam em sua materialidade discursiva tecnografismos acompanhados de legendas que complementam/ampliam os efeitos de sentidos que estes movimentam. Também são mobilizados, no processo de análise, textos bibliográficos relacionados à doutrina católica (por exemplo, Catecismo da Igreja Católica e Encíclicas) e ao movimento feminista (por exemplo, escritos de Simone de Beauvoir e Kate Millet), a fim de dar suporte à compreensão dos discursos encontrados no corpus de análise. Cabe lembrar que os posts do Instagram são tecnogêneros discursivos que tem uma estrutura determinada pela própria rede social, que apresentam em seu esqueleto uma imagem e uma legenda, cujos direitos autorais de seus produtores são garantidos. Neste sentido, é perceptível que os dados selecionados para análise não são, de fato, numerosos, mas que a discussão movida por eles nos aponta um caminho relevante para refletir sobre a construção de uma sociedade mais consciente das implicações de seus posicionamentos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 86172006 - CRISTINNE LEUS TOME
Interno - 99978005 - MARILENA INACIO DE SOUZA
Externo à Instituição - ROBERTO LEISER BARONAS - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 16/03/2023 12:25
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1