UMA ANÁLISE REPRESENTACIONAL DOS DISCURSOS PRATICADOS POR PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO MATO-GROSSENSE SOBRE A VIOLÊNCIA HATER NO ENSINO REMOTO
Discursos de ódio. Hater. Língua Portuguesa. Análise do Discurso Crítica
A considerável proliferação de discursos de ódio em nossa sociedade é um dado preocupante, principalmente quando esses discursos, conhecidos como hater, se tornam institucionalizados e são praticados em contexto escolar por determinados grupos/sujeitos com objetivos criminosos. Nesse sentido, busca-se nesta pesquisa analisar o significado representacional nos discursos praticados por professores de Língua Portuguesa em contexto mato-grossense sobre a violência haters no ensino remoto. Especialmente, porque tais atividades foram exercidas em contexto escolar face ao cenário pandêmico provocado pela Covid-19 e são entendidos, nesse estudo, como uma prática social. A pesquisa, vinculada à área da Linguística Aplicada, está ancorada na abordagem teórico-metodológica da Análise do Discurso Crítica (ADC), com enfoque qualitativo-interpretativista, fundamentada nas considerações de Norman Fairclough. Vale salientar que os estudos de Giddens (1991), Boudieu (2001), Lebrun (2008), Rebs e Ernest (2017) e Verme e Aplle (2021) dialogam com esse trabalho e reconhece o fenômeno hater adepto a uma estrutura cultural, social e ideológica de violência simbólica. Assim, para a construção do corpus da pesquisa foram elaborados, em um primeiro momento, um formulário online no Google Forms, para identificação dos professores que experienciaram discursos de ódio nas aulas online. Em um segundo momento, foram entrevistados cinco professores da área de Língua Portuguesa, atuantes na Educação Básica da rede pública do Estado de Mato Grosso. Com base nas análises dos dados, foi possível identificar os elementos linguísticos que evidenciavam práticas discursivas da cultura hater no ensino remoto, reconhecer as condições de produção representadas pelos professores(as), e compreender as práticas discursivas de enfrentamento ao discurso de ódio no ensino remoto por esses(as) professores(as).