Banca de DEFESA: JANE LEMOS RAVAGNANI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANE LEMOS RAVAGNANI
DATA : 28/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/qxm-yrei-avm
TÍTULO:

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA:  concepções de docentes, gestores e pais

 



PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Linguística Aplicada. Língua Inglesa. Língua Inglesa para Crianças. Pandemia da Covid-19. Multiletramentos.


PÁGINAS: 200
RESUMO:

No estudo ora apresentado são investigadas as concepções dos professores, de gestores e dos pais de alunos sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças e que vivenciaram a pandemia da Covid-19. O estudo realizado tem o propósito de entender quais foram suas aprendizagens e enfrentamentos resultantes desse período, como se relacionam ao período que o precede e os reflexos posteriores ao distanciamento social. Foram identificados quais os multiletramentos estiveram presentes no processo antes do ensino remoto emergencial e quais foram estimulados durante e após essa modalidade de ensino, sob a perspectiva de pessoas que se relacionam diretamente com os alunos que integram as escolas públicas municipais de Lucas do Rio Verde-MT. Os pressupostos teóricos enveredam pela Linguística Aplicada e discutem os conceitos de ensino-aprendizagem de língua inglesa (MONTE MÓR, 2000; 2002; 2008; RAJAGOPALAN, 2005, entre outros), de língua inglesa para crianças (ROCHA, 2008; SANTOS E BENEDETTI, 2009; RAVAGNANI E JUSTINA, 2021), o ensino em tempos pandêmicos (BERALDO, 2020; LIBERALI, 2020), acerca dos letramentos e multiletramentos com base em estudiosos que os conceituam de maneira a permitir relacioná-los a ao momento em foco (FREIRE, 1987, 1989, 1996; THE NEW LONDON GROUP, 1996; SOARES, 2002, 2003, 2004; STREET, 2003; KLEIMAN, 2007; COSCARELLI, RIBEIRO, 2011; ROJO, 2012, 2020; KALANTIZS et al., 2020) e no tocante às emoções (BARCELOS, 2015; BARCELOS e DA SILVA, 2015; NÓVOA, 2020, para citar alguns). Em relação ao aporte metodológico, o estudo está fundamentado a partir dos princípios da pesquisa qualitativa (BAUER e GASKELL, 2002; ANDRADE e HOLLANDA, 2010), de cunho etnográfico (SPRADLEY, 1980; WATSON-GEGEO, 1988). Para a geração de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observações com registro de notas de campo pela pesquisadora. A análise dos dados pauta-se na abordagem interpretativista (SCHWANDT, 2000; ORLIKOWSKI, BAROUDI, 1991). Os dados demonstraram que os multiletramentos foram estimulados de acordo com as concepções dos três grupos de participantes por meio do uso das tecnologias digitais com finalidade pedagógica, o que contribuiu para o ensino-aprendizagem contextualizado e significativo para as crianças. Entretanto, as concepções em relevo evidenciam comparações entre o ensino presencial e o remoto pelas quais todos os envolvidos nesse cenário enfrentaram desafios em relação à adaptação ao ensino remoto e à necessidade de distanciamento social que, por vezes, despertaram emoções aflitivas e alguns alunos não chegaram a resultados satisfatórios na aprendizagem, mesmo diante do esforço hercúleo de professores.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82419001 - OLANDINA DELLA JUSTINA
Interno - 132024003 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Externo ao Programa - 132146001 - BARBARA CRISTINA GALLARDO
Notícia cadastrada em: 31/08/2022 19:12
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