A EMERGÊNCIA DA IDENTIDADE PROFESSOR ERE DE LÍNGUA INGLESA EM CONTEXTO DE PANDEMIA: um estudo situado em duas cidades da regiãonorte-mato-grossense
Linguística Aplicada. Língua Inglesa. Professores de Língua Inglesa. Ensino Remoto Emergencial. Sistemas Adaptativos Complexos. Identidade.
Esta pesquisa, situada nas experiências vivenciadas no contexto de pandemia da Covid-19, tem como objetivo analisar as ações didático-pedagógicas narradas por professores de língua inglesa no âmbito do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e que atuaram no ensino da disciplina em escolas públicas estaduais situadas em duas cidades da região norte-mato-grossense do Brasil. Tem ainda o intuito de compreender como tais condições operam e mobilizam para a emergência de uma nova identidade à luz teórica dos Sistemas Adaptativos Complexos (SAC). Como viés teórico, na área da Linguística Aplicada, recorremos às teorias fundamentadas como SAC (LARSEN-FREEMAN, 1997, 2017; LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; SILVA & BORGES, 2016, para citar alguns), discutimos o conceito de identidade (GIDDENS, 2002; CASTELL, 2018; HALL, 2020 [1992]) e adotamos a noção de identidade fractalizada (SADE, 2009; RESENDE, 2009; SADE, 2011a, 2011b; MENEZES, 2017) para a leitura dos dados. Metodologicamente, o estudo se vale da abordagem de pesquisa qualitativo-interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008; FLICK, 2009; PÁDUA, 2015; PAIVA, 2019) de base etnográfica (RODRIGUES-JUNIOR & PAIVA, 2007; SILVA, 2008; ANDRÉ, 2012) desenvolvida por meio de pesquisa com narrativas (LIBLICH et al, 1998; ELLIOT, 2005; BARKHUIZEN et al 2014; BARCELOS, 2020). Os resultados obtidos evidenciam que, devido às condições de ensino desencadeadas pela necessidade de distanciamento social em favor da vida durante a pandemia, as circunstâncias exigiram dos professores auto-organização e adaptação impelindo-os a novas práticas envolvendo os meios digitais de interação online (síncrona e assíncrona). Sendo assim, com a tentativa de assegurar as ações sociopedagógicas, novos comportamentos identitários emergem que os caracterizam como professores ERE.