DISCURSIVIZAÇÃO DO FAZER UNIVERSITÁRIO NOS PROJETOS CANTEIROS DE SABORES E SABERES:
“Estamos propondo uma inversão de sentido”
Letras. Linguística. Inversão da Indissociabilidade Universitária. Estudantes Universitários.
Esta investigação discorre sobre dizeres sobre a indissociabilidade da universidade nas práticas discursivas de dois projetos homônimos: o de Extensão e o de Pesquisa “Canteiros de Sabores e Saberes”. Os textos dos formulários institucionalizados desses dois projetos são utilizados por esta pesquisa como corpus analítico, ao lado das entrevistas semiestruturadas, concedidas exclusivamente para esta investigação, realizadas com os sujeitos-estudantes que participaram do referido projeto. Objetiva-se compreender como o discurso da inversão do tripé universitário – de Ensino-Pesquisa-Extensão para Extensão-Pesquisa-Ensino – proposto pelos Projetos Canteiros de Sabores e Saberes, mobiliza os efeitos de sentidos nos sujeitos-estudantes-universitários, a fim de irrigar contradições sobre a memória discursiva cristalizada do fazer universitário. Os objetivos específicos são: a) identificar os efeitos de sentidos advindos do discurso da inversão da indissociabilidade proposto pelos projetos Canteiros de Sabores e Saberes; b) analisar os efeitos de sentidos produzidos a partir das posições-sujeitos assumidas pelos sujeitos dos/nos projetos; c) analisar o processo discursivo dos projetos Canteiros no interior do aparelho ideológico Universidade, particularmente a Universidade do Estado de Mato Grosso. Para tanto, a presente pesquisa se filia à Análise de Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux para realizar as análises com a história, a língua e os sujeitos. No curso deste trabalho, pode-se ter as materialidades discursivas dos dizeres sobre a inversão da indissociabilidade articulando discursividades que inquietam o já-dito da universidade. As conclusões a que chegamos com as análises é que os sentidos da inversão se inscrevem por contraidentificação à formação discursiva universitária, entrepondo os seguintes sentidos para isso: primeiro os sabores, depois os saberes; inversão na formação imaginária do público-alvo; inversão da relação que os sujeitos estabelecem com o objeto; cooperação e mobilização.