Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIVALDO DA SILVEIRA ROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIVALDO DA SILVEIRA ROSA
DATA : 17/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual - Google Meet
TÍTULO:

A FRACTALIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM ÉPOCA DE PANDEMIA DA COVID-19


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria da Complexidade. Sistemas Adaptativos Complexos. Identidades Fractalizadas. Professores de Língua inglesa. Ensino Remoto Emergencial.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

O fenômeno social Identidade de Professores de Línguas (IPL), em específico de professores de língua inglesa, para este estudo, se constitui como um sistema complexo e fractal, composto por um conjunto de múltiplas identidades autossemelhantes, que interagem entre si, é dinâmico, auto-organiza-se e, em resposta, adapta-se ao ambiente (MENEZES, 2017).  As identidades, assim, emergem na interação social e discursiva do indivíduo em sociedade e se fractalizam à medida que o indivíduo passa por novas experiências dentro e fora de seu ambiente de trabalho. Isso posto, esta pesquisa tem como objetivo investigar a dinâmica de fractalização das Identidade de Professores de Língua Inglesa (IPLI) que atuaram em escolas públicas estaduais no ensino da disciplina de forma remota durante a pandemia da Covid-19. Na área da Linguística Aplicada, como viés teórico, recorremos à Teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos (LARSEN-FREEMAN, 1997, 2017; DAVIS & SUMARA, 2006; LARSEN-FREEMAN & CAMERON, 2008; SILVA & BORGES, 2016, para citar alguns) e adotamos a noção de identidade como sistema adaptativo complexo e fractal (SADE, 2009; RESENDE, 2009, SADE, 2011a, 2011b). Metodologicamente, o estudo se vale da abordagem de pesquisa qualitativa-interpretativista (MOITA LOPES, 1994, BORTONI-RICARDO, 2008; FLICK, 2009; PAIVA, 2019) de tipo etnográfico (WEI, 2020; ANDRÉ, 2012) desenvolvida por meio de pesquisa com narrativas (BARKHUIZEN et al 2014; LIBLICH et al, 1998; BARCELOS, 2020; ELLIOT, 2005). Os resultados obtidos evidenciam que as experiências vivenciadas pelos professores de língua inglesa dentro e fora de sala de aula, em contexto de Ensino Remoto Emergencial (ERE) foram capazes de afetar suas identidades e fractalizá-las, exigindo-lhes que se adaptassem e se auto-organizassem mediante tais condições, fazendo, emergir um novo comportamento que os caracteriza como professores de ERE.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82419001 - OLANDINA DELLA JUSTINA
Interno - 52936012 - JULIANA FREITAG SCHWEIKART
Externo ao Programa - 39626001 - VALDIR SILVA
Notícia cadastrada em: 06/07/2022 12:54
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