A RELAÇÃO EDUCACIONAL ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO CENTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL, CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA DE SINOP E AS ESCOLAS MUNICIPAIS: as concepções dos professores da rede municipal sobre o processo inclusivo do aluno com deficiência
Educação inclusiva;Formação continuada; Instituições de ensino público.
A presente pesquisa vincula-se a Linguística Aplicada e teve por objetivo investigar o papel e a relação de uma tríade de instituições, o Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Sinop (CEFORME), o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva de Sinop (CMEEIS), e as escolas municipais, no processo inclusivo do aluno com deficiência no ensino regular. Almejamos, dessa forma, responder às seguintes perguntas de pesquisa: 1) Como ocorre a relação educacional entre as três instituições de ensino? 2) Compreender as concepções de inclusão sob o olhar de profissionais da educação da rede municipal a partir da relação da tríade de ensino? Quanto ao aporte metodológico, o estudo se caracteriza pelo prisma qualitativo-interpretativista e, para desenvolver a investigação foram utilizados questionários semi-estruturados e entrevistas. O referencial teórico deste trabalho baseia-se nos conceitos relacionados à inclusão, educação inclusiva e a deficiência, ARANHA, 2000; CYPEL, 2003; MITTLER, 2003; MANTOAN 2004; 2003; 2015; MACARULLA E SAIZ 2009; SILVA , 2017, e ainda sobre a formação continuada de professores GARCÍA, 2011; MANTOAN, 2003; 2015; MITLLER, 2003; RODRIGUES E LIMA-RODRIGUES, 2011; SILVA , 2017, entre outros. Os resultados revelam que esta pesquisa conseguiu promover discussões e reflexões que apresentam a realidade vivenciada e as angústias dos professores quanto ao seu trabalho com a educação inclusiva, bem como revelou uma intensa relação entre a tríade das instituições e a importância do CMEEIS para a Secretaria Municipal de Educação (CEFORME e escolas municipais).