USO DE APLICATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE LIBRAS: interações e mediações de participantes ouvintes de um curso de extensão com as novas tecnologias
Aplicativos. Libras. Língua Adicional. Pessoas Ouvintes.
Esta pesquisa apresenta resultados de análise de sujeitos ouvintes participantes de um módulo de um curso de extensão intitulado “Surdez e o uso de Tecnologias Assistivas para o Surdo - capacitação teórico-metodológica”, ocorrido no segundo semestre do ano de 2020. O curso foi organizado em quatro módulos, e esta pesquisa refere-se ao módulo intitulado de Eixo 4, no qual foram apresentados e utilizados os aplicativos HandTalk, VLibras e ProDeaf, todos tradutores de Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), de modo que, suas especificidades operacionais são descritas enquanto mediadores nos processos de interação comunicacionais tendo a Libras como língua adicional. Nesta perspectiva, o estudo é composto por questões teóricas que discorrem sobre a Língua de Sinais (QUADROS & KARNOPP, 2007; AZEREDO, 2006; entre outros), Língua Adicional (LEFA e IRALA, 2009 e SOUZA, 2019), teoria sociocultural (VYGOTSKY, 1978 e LANTOLF e THORNE, 2007) e Letramento Digital (COSCARELLI, 2016) para citar alguns. Utilizamos de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos socioculturais, de procedimento de estudo de caso. Com objetivo de “Compreender as potencialidades do uso dos aplicativos na mediação da interação da Libras como língua adicional pelos participantes ouvintes do eixo 04 do curso de inserção social do PPGLetras/UNEMAT?”, fomos guiados pelos seguintes objetivos específicos: 1) Identificar os aspectos do eixo 04 do curso de extensão considerados mais relevantes segundo a percepção dos participantes ouvintes; 2) Identificar as principais contribuições e fragilidades do curso de extensão ofertado em ambiente remoto online; 3) Compreender, segundo a perspectiva dos participantes ouvintes do curso de extensão, se os aplicativos Hand talk, VLibras e Pro-deaf potencializam a interação com a língua alvo que é a Língua Brasileira de Sinais. Para atingir os objetivos da pesquisa, a análise das interações entre os participantes ouvintes com os aplicativos mediadores permitiu identificar as potencialidades e fragilidades dos aplicativos. Os resultados obtidos revelaram ainda o potencial interativo das ferramentas analisadas, nos âmbitos social atual, levando em consideração aspectos como: interação, ampliação de vocabulário, constituição identitária e autonomia do sujeito ouvinte.