Banca de DEFESA: VITÓRIA FRANÇA ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VITÓRIA FRANÇA ALBUQUERQUE
DATA : 23/09/2021
HORA: 13:30
LOCAL: Sala virtual remota
TÍTULO:

EMOÇÕES NA FORMAÇÃO COLABORATIVA E NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS EM CONTEXTO NORTE-MATO-GROSSENSE


PALAVRAS-CHAVES:

Emoções. Formação colaborativa. Ensino e aprendizagem. Línguas adicionais para crianças.


PÁGINAS: 162
RESUMO:

O contato com uma língua adicional promovido pelas práticas sociais de ensinar ou aprender, são ações que nos afetam, uma vez que envolvem aspectos cognitivos, emoções, sentimentos e experiências vivenciadas durante as trajetórias de formação e aprendizagem. Dessa forma, investigamos as emoções de professores e formadores de professores em um curso de formação colaborativa no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Sinop/MT e no e no processo de ensino e aprendizagem de línguas adicionais para crianças, em diferentes modalidades (presencial e remota). Para alcançarmos esse objetivo, estabelecemos duas perguntas de pesquisa: 1) Quais são as emoções de professores e formadores de professores de línguas adicionais para crianças e como se manifestam por meio situações de usos da língua(gem) em encontros de formação colaborativa e no processo de ensino e aprendizagem em diferentes modalidades? 2) Qual é a relação entre as emoções e a formação colaborativa e o processo de ensino e aprendizagem de línguas adicionais para crianças em diferentes modalidades?  Pautamo-nos nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, que discute os conceitos de línguas adicionais para crianças (SANTOS, 2011; 2009; 2005), emoções (BARCELOS, 2015; MATURANA, 1998, 2005; ARAGÃO, 2011, 2007), formação colaborativa (HELVIG, 2015; FIORENTINI, 2010), dentre outros. No tocante ao aporte metodológico, fundamentamos o estudo a partir dos princípios do método de pesquisa qualitativa (YIN, 2016; CRESWELL, 2014), de cunho interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008) e utilizamos diferentes instrumentos para coleta de dados, tais como: observações das gravações em áudio e vídeo dos encontros formativos e das entrevistas semiestruturadas, diário de campo reflexivo, conversas do grupo de WhatsApp do curso de formação e videoaulas de duas professoras. O grupo de participantes da pesquisa se constituiu de quatro professoras de línguas adicionais para crianças do município, sendo uma não pertencente ao curso de formação, mas foi escolhida por estar gravando aulas para a rede municipal de ensino. Além delas, fizeram parte do estudo seis pesquisadoras da Universidade do Estado de Mato Grosso e três da Universidade Estadual de Londrina. O conjunto de dados revelou que os participantes demonstraram as emoções de alegria, amor, ansiedade, decepção, empatia, raiva, tristeza, surpresa, respeito, dentre outras. Essas emoções foram manifestadas a partir das situações de usos da língua(gem) de cumprimentos e expectativas sobre o curso, diálogo sobre a importância de a formação continuada ser desejada, escrita colaborativa do documento acerca da importância de línguas adicionais para crianças, socialização das atividades docentes na pandemia, para citar algumas. No que diz respeito à relação das emoções com a formação continuada, os dados mostraram que as práticas colaborativas promovem o desenvolvimento e fortalecimento de vínculos emocionais entre professores e formadores de professores. No processo de ensino e aprendizagem isso não é diferente, uma vez que as ações em sala de aula não são separadas de nossas emoções. Sendo assim, tanto na modalidade de aulas remotas quanto nas presenciais, as professoras compreenderam a pertinência de apoiar emocionalmente as crianças.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82304001 - JESUINO ARVELINO PINTO
Interno - 62022008 - LEANDRA INES SEGANFREDO SANTOS
Interno - 82419001 - OLANDINA DELLA JUSTINA
Externo à Instituição - ANA MARIA FERREIRA BARCELOS - UFV
Notícia cadastrada em: 20/08/2021 21:48
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1