Banca de DEFESA: TATIANA PETRI LOPES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATIANA PETRI LOPES
DATA : 27/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência pelo Google Meet
TÍTULO:

LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO NAS NARRATIVAS E PRÁTICAS DOCENTES DE LINGUAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem. Letramento Digital Crítico. EJA. Narrativas Docentes. 


PÁGINAS: 171
RESUMO:

Esta pesquisa inscreve-se nos preceitos da Linguística Aplicada Crítica (LAC), cuja centralidade incide nas discussões e reflexões sobre o Letramento Digital Crítico nas práticas docentes de Linguagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Posto isso, no aporte teórico contextualiza-se o(s) Letramento(s), os Novos Letramentos e os Multiletramentos, a fim de relacioná-los entre si e com o conceito de crítico(a) - tecido a partir da epistemologia do termo crítico, mediante concepções de estudiosos da LAC, das obras de Paulo Freire e dos orientativos educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018).  O percurso de pesquisa teve como questão problematizadora: Como o Letramento Digital Crítico potencializa as práticas docentes de Linguagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos e, por conseguinte, o processo de formação crítica e cidadã dos estudantes? E, como objetivo geral: Analisar em que medida o Letramento Digital Crítico potencializa as práticas docentes de Linguagem e, por conseguinte, o processo de formação crítica e cidadã dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Consoante à natureza da questão indagadora e dos objetivos, o estudo referencia-se no método qualitativo, sob a perspectiva da pesquisa narrativa, com delineamento dos pressupostos da análise documental e entrevistas narrativas realizadas com seis professores da área de Linguagem, que atuam na EJA de uma Escola Estadual de Desenvolvimento Integral de Educação Básica (EEdieb). Os dados da pesquisa apontam que as narrativas  ecoaram no sentido dos docentes se identificarem como escolhidos pela profissão ao atenderam ao chamado para o ensino, por isso se sentem satisfeitos na EJA por entenderem o papel social que exercem; Com referência às práticas de linguagem que são produzidas harmonicamente, com vistas à construção de um discurso dialógico, há ações ligadas ao uso das TDIC, embora  limitadas da efetiva naturalização do Letramento Digital Crítico; as implicações são relativas à condição  do acesso e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação, assim como das situações sócio-históricas dos estudantes e dos professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 39242003 - ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA
Externo ao Programa - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Externo ao Programa - 74485019 - HELENICE JOVIANO ROQUE DE FARIA
Externo à Instituição - KLEBER APARECIDO DA SILVA - UnB
Notícia cadastrada em: 02/08/2021 15:42
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