Banca de DEFESA: Priscila Ferreira de Alécio

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Priscila Ferreira de Alécio
DATA : 29/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do PPGletras, remota, Google meet
TÍTULO:

Análise dos usos, percepções e atitudes de sulistas residentes no município de Cláudia: estudo da variação "tu" e "você"


PALAVRAS-CHAVES:

Sociolinguística Variacionista. Dialetologia Perceptual. Percepções e atitudes linguísticas. Variação “tu” e “você”


PÁGINAS: 173
RESUMO:

Esta dissertação tem o propósito de expor uma pesquisa sobre a variação “tu” e “você” na fala de migrantes que vieram da região sul do Brasil, bem como de seus filhos, que residem no município de Cláudia, Mato Grosso. O objetivo é investigar os usos, percepções e atitudes linguísticas sobre a variação “tu” e “você”. Os pressupostos teóricos e metodológicos estão pautados na Sociolinguística Variacionista e na Dialetologia Perceptual, tendo como referências Labov (2008), Lopes (2017), Long e Preston (1999), Preston (1989; 1999; 2010), dentre outros. Variadas são as profissões dos participantes da pesquisa que, na sua maioria, são paranaenses e catarinenses, e minoria do Rio Grande do Sul. Foram realizadas 24 entrevistas, sendo 8 com migrantes da zona urbana, 4 do sexo feminino e igual número para masculino, e 4 do meio rural, sendo 2 para cada sexo, que residem há pelo menos 15 anos no município. A faixa etária para esse grupo fica entre 40 e 60 anos de idade.  Com relação aos filhos, houve a mesma distribuição de sujeitos com o critério de idade entre 18 e 40 anos. Na entrevista, houve a aplicação de três questionários para os migrantes, a fim de conhecer a formação da cidade, e dois para os filhos desses migrantes. Os três questionários foram baseados nas pesquisas desenvolvidas por Reis (2018) e Oushiro (2015), que possibilitam as rodadas estatísticas com o auxílio do Programa R, cuja finalidade é realizar gráficos e tabelas, por intermédio de scripts. Também utilizou-se o Excel, responsável por gerar dados que demandam gráficos maiores. Os resultados apontam que, de um modo geral, a variante “você” ocorre com mais frequência no município de Cláudia. No que se refere à variável diatópica, observa-se que 50% das migrantes do meio rural utilizam a variante “tu” e 50% dos migrantes masculinos, a variante “você”. Essa mesma porcentagem, em relação à variável diagenérica, ocorre entre os filhos de migrantes no meio rural. No meio urbano, os dados são estes: entre os migrantes, a frequência é de 50% da variante “tu” para o sexo feminino e 25% de “você” para o masculino; entre os filhos de migrantes, 100% das mulheres usam “você” e 50% dos homens, “tu”.  Considerando os mapas perceptuais e as atitudes dos participantes da pesquisa, a variante “você” tende a se manter com a maior frequência de uso nessa comunidade linguística.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 274.900.761-53 - MANOEL MOURIVALDO SANTIAGO ALMEIDA - USP
Interno - 100828003 - NEUSA INES PHILIPPSEN
Externo à Instituição - EMILIO GOZZE PAGOTTO - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 08/07/2021 16:13
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1