A HISTÓRIA DO PROFESSOR DE LETRAS DURANTE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COLÍDER ENTRE 1975 E 2010
Letras. Análise de Discurso. Escolarização de Colíder. Professor de Letras. Rede Pública Estadual.
Nesta pesquisa de dissertação investigou-se os efeitos de sentido de ser Professor de Letras no município de Colíder entre 1975 e 2010, o ano de 1975 corresponde à abertura da primeira escola pública estadual do município e ao ano de 2010 corresponde à abertura da última escola pública da rede estadual fundada. Embasada no referencial teórico da Análise de Discurso de linha francesa que tem como principais autores no Brasil Michel Pêcheux e Eni Orlandi, o objetivo do trabalho foi investigar a constituição do processo de escolarização da cidade de Colíder com enfoque na construção do sujeito Professor de Letras por meio dos conceitos teórico- metodológicos da Análise de Discurso, a fim de compreender o percurso e o papel deste sujeito dentro do desenvolvimento colonizatório da cidade em questão. Considerando que os sentidos não são fechados, buscou-se compreende a constituição da memória discursiva pedagógica referente à posição de Professor de Letras. Sendo esta uma pesquisa qualitativa de âmbito social, o método empregado para a coleta de dados foi entrevistas individuais narrativas, semiestruturadas, orais e transcritas em que se escolheu vinte e cinco sujeitos Professores de Letras do Município de Colíder que trabalharam em alguma da dez instituições de ensino da rede pública estadual entre 1975 e 2010. Para além das entrevistadas constitui-se um arquivo com documentos, fotografias e recortes de jornais virtuais da época. Cada docente teceu considerações sobre o seu percurso histórico enquanto sujeito Professor de Letras dentro da cidade de Colíder. No âmbito das ciências sociais e da pesquisa qualitativa, o trabalho com entrevista é um recurso metodológico bastante empregado, uma vez que evidencia a materialidade histórica, a língua e o sujeito, pois a história é contada a partir da percepção do próprio agente. Posteriormente, às entrevistas realizou-se os recortes nas vinte e cinco entrevistas para a constituição do corpus. Ao analisar o discurso dos Professores de Letras entrevistados, evidenciando as noções de condições de produção, sentido, memória, interdiscurso e intradiscurso. Os efeitos de sentidos mostraram dois momentos distintos sendo eles: o primeiro momento de 1975 até meados dos anos 80 foi constado que o processo de escolarização de Colíder está fortemente ligado às formações ideológicas e discursivas do período colonial, fazendo com que o discurso do Professor de Letras assuma um deslocamento de sentido do sujeito que, ora se inscreve na formação discursiva professor, ora na formação discursiva colonizador e ressalta a importância da vida e apoio em comunidade; o segundo momento compreende do final dos anos 80 até o ano 2010 em que se observou um sujeito Professor de Letras com um discurso pedagógico próprio dos graduados recentes em Letras que seguem a linha pós saussuriana concebendo a ensino da língua com intrínseca relação com a exterioridade.