Banca de DEFESA: RENATA DE MELO SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA DE MELO SOUZA
DATA : 30/09/2020
HORA: 08:00
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:

Entre as políticas públicas de currículo e a prática de formação continuada de professores: a (in)visibilidade da literatura


PALAVRAS-CHAVES:

Educação literária. Formação continuada. Literatura. Leitor literário. Letramento Literário.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

A pesquisa intitulada Entre as políticas públicas de currículo e a prática de formação continuada de professores: a (in)visibilidade da literatura” tem o objetivo de refletir sobre como a Literatura e a formação continuada são apresentadas nas políticas públicas oficiais nacionais e estaduais que tratam do currículo e da formação continuada de professores para a educação básica e a articulação dessas com as práticas de formação continuada de professores na rede pública estadual de Mato Grosso. Os principais aportes teóricos usados para a fundamentação e análise que tratam da literatura, educação literária e letramento literário Candido (1995), Compagnon (2009), D’ Onofrio (1990), Jouve (2012), Zilberman (2003), Colomer (2003, 2007), Cosson (2012), Cosson (2018), sobre formação continuada, García (1999), Nóvoa (2001), Pimenta (2002), Imbernón (2009) e Alarcão (2010). O estudo foi realizado através da pesquisa qualitativa e teve como procedimentos metodológicos de produção e análise de dados, a pesquisa documental e uso de questionários para professores de Língua Portuguesa e formadores dos CEFAPROS. A pesquisa mostrou que em todos os documentos oficiais de diretrizes, parâmetros e bases curriculares, o ensino da literatura está inserido na disciplina/componente curricular de Língua Portuguesa. Nos PCNs – Ensino Fundamental (1998), PCNs Ensino Médio (1999) e PCNs +(2002), a Literatura passa a ser reconhecida por meio dos gêneros literários e aponta a necessidade da formação leitora do estudante. Nas OCNs – Orientações Curriculares Nacionais (2006), é dada especial relevância à educação literária e a formação do leitor crítico na escola, a partir do letramento literário. Na BNCC (2017) e DRC/MT (2018), a Literatura é tratada como educação literária, a partir do desvelamento do texto com base no tripé do sistema literário: obra, autor e público e a escola que é provedora da formação do leitor. Assegura o lugar da literatura no componente curricular de Língua Portuguesa, no campo artístico-literário, a partir das práticas de linguagem (Leitura; produção de textos; Oralidade e Análise linguística/semiótica) e respectivas habilidades e objetos de conhecimento. Quanto à formação continuada, as OCs, nacional apontam para a necessidade de formação continuada dos professores para a formação leitores literários, com base nos conceitos sociointeracionistas. O DRC/MT apresenta um documento, elaborado pelo GT do Conselho Nacional de Secretários de Educação e a UNDIME que indicam elementos para a construção de um programa nacional de formação continuada, na perspectiva da BNCC, voltada para os direitos de aprendizagem, competências e habilidades e competências socioemocionais. Por outro lado, na prática de formação continuada de professores da rede pública do Estado de Mato Grosso, mencionada em documentos oficiais estaduais e realizadas via CEFAPROs, o ensino de Literatura não está visível. Além disso, há uma transferência de responsabilidade por parte de professores de LP e formadores do CEFAPROS sobre de quem á a responsabilidade dessa demanda formativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 133580001 - ADRIANA LINS PRECIOSO
Interno - 131982001 - ROSANA RODRIGUES DA SILVA
Interno - 39242003 - ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA
Externo à Instituição - ROSEMAR EURICO COENGA - UNIRONDON
Externo à Instituição - LEANDRO PASSOS - IFMS
Notícia cadastrada em: 16/09/2020 13:54
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