Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA GARCIA LIBORIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA GARCIA LIBORIO
DATA : 16/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: online
TÍTULO:

O GÊNERO E-ZINE E A MULTIMODALIDADE:

uma experiência para o desenvolvimento da produção textual dos alunos de 8º ano do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Sociolinguística educacional. Variação e variedade linguística. Sequência didática. Oralidade e escrita. E-zine.

 


PÁGINAS: 29
RESUMO:

O presente estudo propõe uma pesquisa que visa aprimorar as habilidades oral e escrita dos alunos utilizando uma abordagem inovadora e envolvente. A ênfase está na valorização das variedades linguísticas dos estudantes, respeitando suas culturas e identidades, ao mesmo tempo em que são apresentadas outras variedades, incluindo a norma culta. Para alcançar esse objetivo, propõe-se a implementação do gênero multimodal e-zine (eletronic fanzine) em um projeto de pesquisa-ação, de acordo com Thiollent (1986). O projeto está ancorado nas teorias da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005, 2017) e enfatiza a aprendizagem significativa, proporcionando aos alunos experiências orais, de leitura e de escrita contextualizadas e engajadoras. A pesquisa-ação será realizada com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Sorriso, Mato  Grosso. O gênero e-zine foi escolhido por sua presença na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) e por ser uma forma  de envolver os estudantes com textos multimodais, estimulando a criatividade e a reflexão sobre as variações linguísticas. A Sequência Didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) será adotada para o conhecimento e a construção das e-zines. Os objetivos da pesquisa incluem incentivar a redução do preconceito linguístico na escola, contribuir para a aprendizagem sobre as variações e variedades linguísticas e melhorar o rendimento dos alunos em Língua Portuguesa, especialmente na oralidade e na escrita. Espera-se que a abordagem proposta torne a aprendizagem mais significativa e inclusiva, permitindo aos estudantes serem protagonistas de seu próprio aprendizado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 100828003 - NEUSA INES PHILIPPSEN
Interno - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Externo ao Programa - 736.497.321-49 - MARÍLIA SILVA VIEIRA PEREIRA - UEG
Notícia cadastrada em: 28/03/2024 15:39
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1