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ANGELA MARIA DE JESUS SENA OLIVEIRA
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DO CONTO MATO-GROSSENSE AO HIPERCONTO: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
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Orientador : MARTA HELENA COCCO
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Data: 15/03/2021
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A escola não é a única, mas é a principal incentivadora da leitura literária na vida de um estudante, por esse motivo esse ambiente precisa proporcionar condições para que eles se transformam em sujeitos leitores sensíveis e críticos, capazes de interpretar o mundo ao seu redor. No entanto, a presença da literatura na escola se restringe quase por completo aos textos literários ou trechos destes que aparecem no livro didático. Dessa forma, a escolarização da literatura se mostra aquém no que diz respeito a estratégias e metodologias que proporcionam o gosto pela leitura e sentido ao texto literário. No que toca a literatura regional, o quadro é ainda mais desanimador. As produções literárias do estado de Mato Grosso quase não são trabalhadas em sala de aula, seja por falta de incentivo do governo em distribuir às bibliotecas obras de autores mato-grossenses, ou mesmo por falta de formação dos professores de língua portuguesa, deixando assim, uma lacuna na formação identitária dos estudantes. O próprio Documento de Referência Curricular do estado de Mato Grosso (DRC) defende o trabalho com textos literários produzidos no estado, de forma a evidenciar a cultura e a natureza presentes aqui. Diante disso, este trabalho dissertativo objetiva promover o letramento literário por meio do desenvolvimento de atividades que contemplem os textos da literatura regional. Para isso, trabalhamos com os contos do escritor Gabriel de Mattos da obra A geringonça (2002). No propósito de utilizar a tecnologia digital para contribuir com o letramento literário foram produzidos hipercontos a partir dos textos escritos e das interpretações dos alunos sobre a obra. Para tanto, a pesquisa envolveu a turma do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello, localizada em Lucas do Rio Verde-MT. A proposta se encontra fundamentada nos aportes teóricos do letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009), (COSSON, 2018), (SOUZA e COSSON, 2011), da leitura subjetiva e leitura analítica (ROUXEL, 2012), (MARCUSCHI e XAVIER, 2005), sobre hipertexto e gêneros digitais, (GOTLIB, 2006), (CORTÁZAR ,1974), (PIGLIA, 2004) sobre estudo do conto, (ROJO e MOURA, 2012), sobre Multiletramentos na escola, (HAYLES, 2009) sobre literatura digital, (LEITE, 2009), (MAGALHÃES, 2002) sobre a literatura regional, e documentos oficiais: Base Nacional Comum Curricular (2018), Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso (2018).
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The school is not the only one, but it is the main incentive for literary reading in the life of a student, for this reason this environment needs to provide conditions for them to become sensitive and critical readers, capable of interpreting the world around them. However, the presence of literature in the school is almost completely restricted to literary texts or excerpts from them that appear in the textbook. In this way, the schooling of literature shows itself to be short in terms of strategies and methodologies that provide a taste for reading and meaning to the literary text. As far as regional literature is concerned, the picture is even more discouraging. Literary productions in the state of Mato Grosso are hardly worked in the classroom, either due to a lack of government incentive to distribute works by authors from Mato Grosso to libraries, or even due to the lack of training of Portuguese-speaking teachers, a gap in students' identity formation. The Mato Grosso State Curriculum Reference Document (DRC) defends the work with literary texts produced in the state, in order to highlight the culture and nature present here. Therefore, this dissertation work aims to promote literary literacy through the development of activities that contemplate the texts of regional literature. For this, we worked with the stories of the writer Gabriel de Mattos from the work A geringonça (2002). In order to use digital technology to contribute to literary literacy, hyperpoints were produced from written texts and students' interpretations of the work. To this end, the research involved the 8th grade class of Elementary School II at the Luiz Carlos Ceconello State School, located in Lucas do Rio Verde-MT. The proposal is based on the theoretical contributions of literary literacy (PAULINO and COSSON, 2009), (COSSON, 2018), (SOUZA and COSSON, 2011), of subjective reading and analytical reading (ROUXEL, 2012), (MARCUSCHI and XAVIER, 2005), about hypertext and digital genres, (GOTLIB, 2006), (CORTÁZAR, 1974), (PIGLIA, 2004) about study of the story, (ROJO and MOURA, 2012), about Multiliteracies at school, (HAYLES, 2009) about digital literature, (LEITE, 2009), (MAGALHÃES, 2002) about regional literature, and official documents: National Common Curricular Base (2018), Curricular Reference Document of the State of Mato Grosso (2018).
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JULIANA OLIVEIRA COSTA E SANTOS
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LETRAMENTO LITERÁRIO: CRÔNICA MEMORIALÍSTICA - UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA
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Orientador : MARTA HELENA COCCO
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Data: 16/03/2021
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Este trabalho relata uma experiência de projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UNEMAT/Sinop-MT) que atendeu estudantes do Ensino Fundamental II, do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) “Cleonice Miranda da Silva”, na cidade de Colíder-MT. A sequência de atividades desenvolvidas teve como objetivo promover a formação do leitor da Educação de Jovens e Adultos-EJA, por meio de atividades de letramento com textos memorialísticos, para que pudessem despertar o conhecimento de mundo e experiências pessoais dos alunos, propiciando situações de leitura significativas. Assim, partiu-se das fragilidades apresentadas pelos alunos desta modalidade de ensino, no tocante à leitura e à compreensão de texto, para vincular o trabalho com a literatura. Os textos literários memorialísticos da literatura contemporânea produzida em Mato Grosso foram utilizados como instrumentos para a esquematização das atividades de leitura, o que permitiu além de conhecimento cultural da produção literária do Estado, tornar o ato da leitura e produção um processo significativo, tendo em vista que esse gênero permite ao leitor a expressão de suas subjetividades. Afinal, são histórias de livros que refletem histórias de vida e histórias de vida resgatadas a partir de histórias de livros. E ao narrarem suas histórias de vida, os alunos da EJA se percebem como sujeitos ativos e refletem sobre os fatos narrados, contribuindo, assim, para construção e reafirmação de suas identidades, além do resgate da autoestima. A proposta se encontra fundamentada nos aportes teóricos do letramento literário (PAULINO, COSSON, 2009; COSSON 2019; SOUZA, COSSON, 2011), do gênero crônica (ARRIGUCCI JR. 1987; CÂNDIDO 1992; CÂNDIDO 1995; SÁ 1985), sobre memória (BENJAMIN 1985; BOSI 2003; LE GOFF 1990; PORTO 2011) da leitura subjetiva (ROUXEL, 2012, 2013a, 2013b), da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), dos Documentos de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso – DRC-MT (MATO GROSSO, 2018). O produto final desta pesquisa intervencionista foi uma coletânea de memórias produzida pelos alunos, a qual propiciou o (auto) entendimento e aproximou duas histórias: a história da vida real e a história contada na literatura. A coletânea ficará disponível no anexo desta dissertação.
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This paper reports an experience of a pedagogical intervention project developed in the Professional Master of Arts (PROFLETRAS / UNEMAT / Sinop-MT) that attended students of Elementary School II, CEJA (Center for Education of Youth and Adults) “Cleonice Miranda da Silva” , in the city of Colíder-MT. The sequence of activities developed, aimed to promote the formation of the reader of Youth and Adult Education - EJA, through literacy activities with memorialistic texts, so that they could awaken the knowledge of the world and personal experiences of students, providing situations of significant reading. Thus, we started from the weaknesses presented by students in this teaching modality, with regard to reading and text comprehension, in order to link work with literature. The memorialistic literary texts of contemporary literature produced in Mato Grosso were used as instruments for the layout of reading activities, which allowed, in addition to cultural knowledge of the State's literary production, to make the act of reading and production a significant process, in view of that this genre allows the reader to express his subjectivities. After all, they are book stories that reflect life stories and life stories rescued from book stories. And when narrating their life stories, EJA students perceive themselves as active subjects and reflect on the facts narrated, thus contributing to the construction and reaffirmation of their identities, in addition to the recovery of self-esteem. The proposal is based on the theoretical contributions of literary literacy (PAULINO, COSSON, 2009; COSSON 2019; SOUZA, COSSON, 2011), of the chronic genre (ARRIGUCCI JR. 1987; CÂNDIDO 1992; CÂNDIDO 1995; SÁ 1985), about memory ( BENJAMIN 1985; BOSI 2003; LE GOFF 1990; PORTO 2011) of the subjective reading (ROUXEL, 2012, 2013a, 2013b), of the Common Curricular National Base - BNCC (BRASIL, 2018), of the Reference Documents of the State of Mato Grosso - DRC-MT (MATO GROSSO, 2018). The final product of this interventionist research was a collection of memories produced by the students, which provided (self) understanding and brought together two stories: the story of real life and the story told in the literature. The collection will be available in the annex to this dissertation.
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MARÍLIA SPINGOLON
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WEBDOC E A VOZ DA DIVERSIDADE NA ESCOLA, UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
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Orientador : LEANDRA INES SEGANFREDO SANTOS
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Data: 24/03/2021
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O contexto sócio-histórico contemporâneo, em grande parte construído a partir das dicotomias de pensamento, evidenciam a importância que tem as instituições de ensino, na promoção de um ambiente escolar reflexivo, no tocante a historicidade e a diversidade. Aliado a esse fato, as tecnologias de informação e comunicação têm adentrado os espaços escolares por meio dos mais variados gêneros de textos e discursos, o que evidencia a necessidade de formar cidadãos críticos, éticos e empenhados em fazer da aprendizagem algo significativo, capaz de ampliar sua competência comunicativa e participar das decisões que o cercam de forma, verdadeiramente, cidadã. Estas asserções elucidam a necessidade de pensar sobre o fazer pedagógico. Assim, os Projetos de Letramento se apresentam como alternativas que garantem a inserção dos estudantes em práticas de linguagem situadas, nos eventos de letramento do qual fazem parte, os quais nascidos das interações sociais, avultaram em mudanças de paradigmas educacionais nos últimos anos. Este projeto, portanto, teve como escopo o desenvolvimento de ações, por meio de etapas de letramento, dentro das quais foram realizadas atividades de leitura e escrita, tanto de gêneros orais ou escritos, em eventos sociais de uso da língua. Foi realizado um protótipo desta proposta de intervenção em uma escola estadual do município de Colíder-MT, considerando-se a situação de isolamento social provocada pela pandemia do novo Coronavírus. Ao todo foram 9 participantes oriundos dos nonos anos (matutino e vespertino). A observação quanto às necessidades advindas das realidades dos estudantes, relacionadas aos conflitos gerados na escola pela falta de compreensão quanto a convivência com a diversidade desencadeou as ações que objetivaram ampliar a competência discursiva dos estudantes, por meio da língua, para discutir o alcance da cidadania mediado pelo uso da linguagem. Como aporte teórico esta pesquisa qualitativa, interventiva e com viés interpretativista, e que também considera a abordagem formativa do professor em seu processo dialógico de construção, análise e reflexão sobre o saber se orienta pelo conceito de letramento de Kleiman (1995, 2005, 2006, 2009), Oliveira, Tinoco e Santos (2014), e Street (2015), no que se refere aos estudos quanto ao Projeto de Letramento (PL); relativo aos gêneros discursivos, em Bakhtin (2006, 2012, 2014); da importância dos estudos da oralidade, em Marcuschi (2005, 2008) e Antunes (2003); para a abordagem da pesquisa, Bortoni-Ricardo (2008) e Rojo (2005, 2009, 2012); quanto ao conteúdo temático da historicidade e diversidade, principalmente em Stuart Hall (2006); no tocante ao gênero discursivo escolhido para a confecção do produto final, Nichols (2005) dentre outros. Conciliou-se também estudos relacionados aos PCN (1998, 2000), BNCC (2017) e DRC-MT (2017). A agência da própria aprendizagem desenvolvida pelos estudantes, num processo colaborativo também junto ao professor, durante o desdobramento das ações, proporcionou reflexões durante todo o ensejo. O objetivo principal do projeto era propor a reflexão e auxiliá-los no processo de tomada de decisões frente aos discursos circundantes no meio escolar quanto a questão da diversidade. A pesquisa buscou responder as perguntas: Como o trabalho ancorado em projetos, considerando-se a questão dos letramentos e multiletramentos pode contribuir para a ampliação da competência discursiva dos estudantes de nonos anos de uma escola de ensino fundamental no município de Colíder-MT? De que maneira é possível propor reflexão sobre a diversidade sem cair no senso comum mediado pelo estudo da linguagem e da historicidade? Os resultados da pesquisa evidenciaram uma melhora na competência discursiva dos estudantes, inclusive no tocante a repensar o conceito de diversidade, em vista das tecnologias digitais, ainda que a modo de um protótipo.
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The contemporary socio-historical context, largely constructed from dichotomies of thought, shows the importance of educational institutions in promoting a reflective school environment, with respect to historicity and diversity. Allied to this fact, the new digital information and communication technologies have entered school spaces through the most varied text and speech genres, which shows the need to train critical, ethical and committed citizens to make learning something meaningful, capable of expand your communicative competence, participating in the decisions that surround you in a truly citizen way. These assertions elucidate the need to think about pedagogical practice and Literacy Projects are presented as alternatives, which guarantee the insertion of students in language practices located in the literacy events of which they are a part, born from social interactions, which increased in changes in educational paradigms in recent years. This project, therefore, aimed at the development of actions, through literacy stages, within which reading and writing activities were carried out, both oral and non-oral genres, as well as social practices of language use. A prototype of this intervention proposal was carried out at a state school in the municipality of Colíder-MT, considering the situation of social isolation caused by the pandemic of the new Coronavirus. Altogether there were 9 participants from the ninth years (morning and afternoon). The problem situation had already been evidenced in 2019, with all participants, both in conversations through the corridors and in classroom debates, until it became the research problem. Thus, it was the observation of these needs arising from the students' realities, related to conflicts generated at school by the lack of understanding as to living with diversity, that triggered the actions that aimed to expand the skills of using the language in its oral and written modalities, for discuss the reach of citizenship mediated by the use of language. As a theoretical contribution this qualitative, interventional research and with an interpretive bias, and which also considers the formative approach of the teacher in his dialogical process of construction, analysis and reflection is guided by Kleiman's concept of literacy (1995, 2005, 2006, 2009), Oliveira, Tinoco and Santos (2014), and Street (2015), with regard to studies regarding the Literacy Project (PL); relative to the discursive genres in Bakhtin (2006, 2012, 2014); the importance of orality studies in Marcuschi (2005, 2008) and Antunes (2003); for the research approach, Bortoni-Ricardo (2008) and Rojo (2005, 2009, 2012); regarding the thematic content of historicity and diversity, mainly in Stuart Hall (2006); with regard to the discursive genre chosen for making the final product, Nichols (2005) among others. Studies related to PCN (1998,2000), BNCC (2017) and DRC-MT (2017) were also reconciled. The agency of the own learning developed by the students, in a collaborative process also with the teacher, during the unfolding of the actions, provided reflections throughout the opportunity. The main objective of the project was to propose reflection and assist them in the decision-making process regarding the surrounding speeches in the school environment regarding the issue of diversity. The research sought to answer the questions: How can work anchored in projects, considering the issue of literacies and multi-tools, contribute to the expansion of the discursive competence of ninth-year students at an elementary school in the city of Colíder-MT? How is it possible to propose reflection on diversity without falling into common sense mediated by the study of language and historicity? The results of the stages showed an improvement in the students' discursive capacity, including with regard to rethinking the concept of diversity, considering the new digital technologies, albeit as a prototype.
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JACINAILA LOURIANA FERREIRA
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QUARTO DE DESPEJO: TEMÁTICAS ATEMPORAIS PARA SALA DE AULA
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Orientador : GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
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Data: 05/04/2021
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O presente projeto foi desenvolvido com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Zeni Vieira, localizada na cidade de Sinop/MT. A instituição funciona nos períodos diurnos e trabalha com alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, conta atualmente com um público de mais de mil estudantes, vindos de bairros e chácaras, distribuídos nos dois períodos. Objetivou-se trabalhar temas da literatura, considerando aspectos sociais e do cotidiano do alunado. Para isso, foi trabalhada a obra Quarto de despejo: Diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, como referência para a construção de sentidos na produção textual e valorização do contexto em que cada aluno se insere. Alguns dos referenciais teóricos usados no embasamento foram Thiollent (2011), Cosson (2016), Rojo (2009), Coscarelli (2012), Jesus (1994), Solé (1998), Fernandez (2018), entre outros. Considerou-se como essencial para a realização da pesquisa, o contexto atual em que se valoriza a imagem, propõe-se então, um trabalho com fotografias do dia a dia dos alunos, para mostrar aspectos dos textos não verbais na construção dos significados, a partir de temáticas atemporais presentes no livro, entre elas temos, preconceitos, desigualdade social, fome, miséria, denúncia social, relacionamentos, a importância da água, a visão da natureza, os sentimentos demonstrados, leitura e escrita, pobreza, custo de vida e religiosidade. Assim como o texto verbal, a imagem constitui-se em discurso. Mostra-se ainda o que prevê os documentos oficiais sobre o ensino da literatura afro-brasileira nas escolas. A pesquisa pauta-se nos documentos que preconizam habilidades e competências referentes ao ensino, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), (BRASIL, 2017) e Documentos de Referência Curricular do estado de Mato Grosso (DRC/MT), (MATO GROSSO, 2018). Para referenciação teórica, além dos autores citados, tomou-se como base os pressupostos teóricos dos pesquisadores Tzvetan Todorov (2009), Cosson (2014), Candido (2011), Jouve (2012), Colomer (2007), Vieira (2009), entre outros. A escolha desta temática se deu pela necessidade de se trabalhar a leitura literária nas escolas de forma mais abrangente e centralizada. Pode-se compreender que o ensino da literatura deve ser centralizado como forma de transformação social e de apreensão das demais áreas de conhecimento, uma vez que, por meio do contato com a cultura acontece um despertar para os contextos presentes no cotidiano da comunidade escolar, considera-se como parte essencial da pesquisa despertar o hábito de ler e promover o letramento literário por meio da leitura e da interpretação aliada ao gênero diário em uma perspectiva verbal e imagética.
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This project was developed with a class from the ninth grade of Elementary School at the State School Professor Zeni Vieira, located in the city of Sinop/MT. The institution operates during the day and works with students from the sixth to the ninth year of elementary school, currently has an audience of over a thousand students, coming from neighborhoods and farms, distributed in both periods. The objective was to work on themes from the literature, considering social and daily aspects of the students. For this purpose, the work Quarto de despejo: Diário de uma favelada, by Carolina Maria de Jesus, was worked as a reference for the construction of meanings in textual production and appreciation of the context in which each student is inserted. Some of the theoretical references used in the foundation were Thiollent (2011), Cosson (2016), Rojo (2009), Coscarelli (2012), Jesus (1994), Solé (1998), Fernandez (2018), among others. The current context in which the image is valued was considered essential for the accomplishment of the research. Therefore, it is proposed to work with photographs of the students' daily lives, to show aspects of non-verbal texts in the construction of meanings, from timeless themes present in the book, among them we have prejudices, social inequality, hunger, misery, social denunciation, relationships, the importance of water, the view of nature, the feelings shown, reading and writing, poverty, cost of living and religiosity. Like the verbal text, the image is a discourse. It also shows what the official documents on the teaching of Afro-Brazilian literature in schools provide. The research is based on documents that recommend skills and competences related to teaching, Common National Base (BNCC), (BRASIL, 2017) and Curricular Reference Documents of the state of Mato Grosso (DRC / MT), (MATO GROSSO, 2018). For theoretical reference, in addition to the authors mentioned, the theoretical assumptions of the researchers Tzvetan Todorov (2009), Cosson (2014), Candido (2011), Jouve (2012), Colomer (2007), Vieira (2009) were based on among others. The choice of this theme was due to the need to work on literary reading in schools in a more comprehensive and centralized way. It can be understood that the teaching of literature should be centralized as a way of social transformation and apprehension of the other areas of knowledge, since, through contact with culture, an awakening to the contexts present in the daily life of the school community happens, it is considered as an essential part of the research to awaken the habit of reading and promote literary literacy through reading and interpretation combined with the daily genre in a verbal and imaginary perspective.
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WILERSON FIDELIS DE MOURA
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GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
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Orientador : ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
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Data: 07/04/2021
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O Trabalho de Conclusão Final, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop-MT, apresenta uma proposta didática planejada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de propiciar aos estudantes desta modalidade, possibilidades de apropriação da língua portuguesa, por meio de uma sequência didática, que trabalha, a partir do gênero textual conto, os respectivos eixos de aprendizagem, a saber: leitura, interpretação, produção textual oral e escrita e a estruturação linguística, com vistas a despertar nos estudantes da EJA, a produção de sentidos. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: estimular o estudante a melhorar as competências linguísticas necessárias para o seu desenvolvimento intelectual e social, com a prática da leitura, interpretação, produção textual oral e escrita e da refacção da produção escrita em sala de aula; provocar no estudante a curiosidade pela língua materna a fim de que, independentemente da sala de aula, busque leituras e desenvolva a produção textual oral e escrita; extrair os sentidos dos contos lidos, como também, dos diversos gêneros textuais que circulam em todas as esferas sociais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimento metodológico o planejamento de uma Sequência Didática (SD) pautada nos pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O planejamento da SD está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), o documento de Referência Curricular de Mato Grosso – Ensino Fundamental Anos Finais (MATO GROSSO, 2018) e o Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGEDUCA). Com o desenvolvimento desta sequência didática, espera-se que os estudantes da EJA consigam desenvolver suas competências linguísticas, e, por meio da produção de sentidos, assumam uma postura crítica com vistas a superação do status quo e da transformação social.
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The research presents a didactic proposal that seeks to contribute to the Youth and Adult Education (EJA) modality, in which it proposes to provide possibilities for the appropriation of the Portuguese language, through a didactic sequence, which works with the textual genre short story, and the respective axes of learning, namely: reading, interpretation, oral and written textual production and linguistic structuring, with a view to awakening the students of EJA, the production of meanings. To this end, the following specific objectives were outlined: to encourage the student to improve the language skills necessary for his intellectual and social development, with the practice of reading, interpreting, oral and written textual production and the refraction of written production in the classroom ; provoke curiosity in the mother tongue in the student so that, regardless of the classroom, she seeks readings and develops oral and written textual production; extracting the meanings from the stories read, as well as from the different textual genres that circulate in all social spheres. The research, with a qualitative approach, has as methodological procedure the planning of a Didactic Sequence (SD) based on the assumptions of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). Authors such as Rojo (2009), Bakhtin (1992), Mello (2018) and Solé (1998), among others, supported this methodological procedure. SD planning is in line with the Common National Curricular Base (BRASIL, 2017), the Mato Grosso Curricular Reference document - Elementary School Final Years (MATO GROSSO, 2018) and the Integrated Educational Management System (SIGEDUCA). With the development of this didactic sequence, it is expected that EJA students will be able to develop their language skills, and, through the production of meanings, assume a critical posture with a view to overcoming the status quo and social transformation.
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NEIVA GUARIENTI PAGNO
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NARRANDO HISTÓRIAS: UM COMPROMISSO COM A VERACIDADE DOS FATOS DE GROSLÂNDIA
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Orientador : CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
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Data: 09/04/2021
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A produção escrita é uma prática que, necessariamente, precisa fazer parte das atividades escolares dos estudantes do ensino fundamental, uma vez que é imprescindível capacitá-los para as mais diversas situações de comunicação ao se trabalhar com atividades significativas de uso social da escrita. Para tanto, este trabalho de pesquisa intitulado “Narrando histórias: um compromisso com a veracidade dos fatos de Groslândia” é uma proposta de intervenção pedagógica produzida no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – e desenvolvida com estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Fredolino Vieira Barros, pertencente ao distrito de Groslândia, no município de Lucas do Rio Verde, no estado de Mato Grosso. O trabalho tem por objetivo a busca por histórias vivenciadas pelos pioneiros da comunidade de Groslândia, a fim de valorizar aspectos relevantes do local, perpetuar os relatos dos seus antigos moradores, bem como levar os alunos a conhecer o gênero narrativas e aprimorar seus conhecimentos acerca da produção textual. A metodologia aplicada na pesquisa filia-se aos princípios da pesquisa-ação, baseada em Thiollent (2011), e apresenta uma abordagem qualitativa, apoiada em Minayo (2001), que trabalha com o universo de significados e não com dados numéricos. No estudo da oralidade e da escrita, o autor de destaque é Marcuschi (2010), imprescindível também nas atividades de retextualização das narrativas. Em se tratando dos conhecimentos acerca do gênero narrativas, Walter Benjamin (1985), Cascudo (1984) e Passegi (2011) são os autores embasados. A respeito da produção textual dos alunos envolvidos na pesquisa, os autores de destaque são Antunes (2003/2009), Travaglia (2000) e Passarelli (2012). No que diz respeito aos gêneros do discurso, a pesquisa busca fundamentação em Bakhtin (2011). Com relação ao período de isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19, o trabalho busca referência acerca do ensino híbrido e do ensino remoto em grupos de autores, como Camargo e Daros (2018); Garcia, Morais, Zaros e Rêgo (2020); Bacich, Neto e Trevisani (2015). Os autores que fundamentam a pesquisa com relação à utilização da sequência didática são Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além disso, todo o trabalho está referenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento de Referência Curricular para a Rede Municipal de Lucas do Rio Verde/MT (DRC/LRV). No desenvolvimento deste trabalho, os estudantes pesquisadores participaram de diversas atividades de leitura, produções textuais, bem como produziram textos escritos a partir da oralidade, de forma a aplicar a atividade de retextualização do autor Marcuschi (2010), a partir do modelo das operações discursivas em que se passa o texto oral para o texto escrito, com o intuito de aperfeiçoar a produção escrita. Ao final do projeto, apresentamos as produções finais como objeto de publicação deste trabalho.
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A produção escrita é uma prática que, necessariamente, precisa fazer parte das atividades escolares dos estudantes do ensino fundamental, uma vez que é imprescindível capacitá-los para as mais diversas situações de comunicação ao se trabalhar com atividades significativas de uso social da escrita. Para tanto, este trabalho de pesquisa intitulado “Narrando histórias: um compromisso com a veracidade dos fatos de Groslândia” é uma proposta de intervenção pedagógica produzida no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – e desenvolvida com estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Fredolino Vieira Barros, pertencente ao distrito de Groslândia, no município de Lucas do Rio Verde, no estado de Mato Grosso. O trabalho tem por objetivo a busca por histórias vivenciadas pelos pioneiros da comunidade de Groslândia, a fim de valorizar aspectos relevantes do local, perpetuar os relatos dos seus antigos moradores, bem como levar os alunos a conhecer o gênero narrativas e aprimorar seus conhecimentos acerca da produção textual. A metodologia aplicada na pesquisa filia-se aos princípios da pesquisa-ação, baseada em Thiollent (2011), e apresenta uma abordagem qualitativa, apoiada em Minayo (2001), que trabalha com o universo de significados e não com dados numéricos. No estudo da oralidade e da escrita, o autor de destaque é Marcuschi (2010), imprescindível também nas atividades de retextualização das narrativas. Em se tratando dos conhecimentos acerca do gênero narrativas, Walter Benjamin (1985), Cascudo (1984) e Passegi (2011) são os autores embasados. A respeito da produção textual dos alunos envolvidos na pesquisa, os autores de destaque são Antunes (2003/2009), Travaglia (2000) e Passarelli (2012). No que diz respeito aos gêneros do discurso, a pesquisa busca fundamentação em Bakhtin (2011). Com relação ao período de isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19, o trabalho busca referência acerca do ensino híbrido e do ensino remoto em grupos de autores, como Camargo e Daros (2018); Garcia, Morais, Zaros e Rêgo (2020); Bacich, Neto e Trevisani (2015). Os autores que fundamentam a pesquisa com relação à utilização da sequência didática são Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além disso, todo o trabalho está referenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento de Referência Curricular para a Rede Municipal de Lucas do Rio Verde/MT (DRC/LRV). No desenvolvimento deste trabalho, os estudantes pesquisadores participaram de diversas atividades de leitura, produções textuais, bem como produziram textos escritos a partir da oralidade, de forma a aplicar a atividade de retextualização do autor Marcuschi (2010), a partir do modelo das operações discursivas em que se passa o texto oral para o texto escrito, com o intuito de aperfeiçoar a produção escrita. Ao final do projeto, apresentamos as produções finais como objeto de publicação deste trabalho.
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ROSALINA ANANIAS PINHEIRO NEVES
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PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DO GÊNERO MULTIMODAL CRÔNICA SOB O ENFOQUE DOS MULTILETRAMENTOS
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Orientador : ALBINA PEREIRA DE PINHO
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Data: 09/04/2021
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Esta pesquisa teve por objetivo investigar como a abordagem do gênero crônica em sua multimodalidade, sob a perspectiva dos multiletramentos, favorece o ensino e aprendizagem da leitura e escrita na sala de aula. Por meio das leituras de teóricos como Rojo (2012; 2013; 2016; 2019), Bakhtin (2010), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros, foi possível construir novos conhecimentos teóricos e práticos sobre o ensino da Língua Portuguesa, os quais ancoraram essa pesquisa. Para realizar esta pesquisa-ação, fomos direcionados pelos seguintes questionamentos: O trabalho pedagógico com gênero multimodal crônica possibilita (re)significações nas práticas de leitura e produção de textos em sala de aula? Com objetivos específicos de compreender se a abordagem do gênero crônica, em sua multimodalidade, contribui com o processo de leitura e de escrita dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. O procedimento metodológico foi realizado por meio da sequência didática, proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A promoção das ações da intervenção pedagógica deu-se em uma turma de 8.º ano, na Escola Estadual Professora Zuleide dos Santos Barros, no município de Tabaporã/MT. Por conta da situação de pandemia desencadeada por conta do Novo Coronavírus, as ações, que estavam planejadas para uma sala de aula normal, foram desenvolvidas de forma remota com interação pela plataforma Teams e pelo grupo de WhatsApp. Por meio de práticas de leitura e produção de textos foram promovidas inúmeras possibilidades de desenvolvimento das habilidades esperadas em estudantes de anos finais do Ensino Fundamental. Como produção final, os estudantes, colaboradores da pesquisa, produziram uma crônica. A análise dos dados da pesquisa demonstrou que as práticas de leitura e escrita do gênero discursivo crônica, sob a perspectiva dos multiletramentos, com suporte e uso de tecnologias digitais, possibilitaram a interação e o trabalho colaborativo, de modo que os estudantes se apropriaram dos elementos multimodais do gênero crônica, o que foi demonstrado com as produções dos estudantes colaboradores.
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This research aimed to investigate how the approach of the chronic gender in its multimodality, from the perspective of multi-tools, favors the teaching and learning of reading and writing in the classroom. Through the readings of theorists such as Rojo (2012; 2013; 2016; 2019), Bakhtin (2010), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), among others, it was possible to build new theoretical and practical knowledge about the teaching of the Portuguese language, which anchored this research. In order to carry out this action research, we were guided by the following questions: Does the pedagogical work with a chronic multimodal genre enable (re) meanings in the practices of reading and producing texts in the classroom? With specific objectives to understand if the approach of the chronic gender, in its multimodality, contributes to the reading and writing process of the students of the 8th year of Elementary School. The methodological procedure was carried out through the didactic sequence, proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The promotion of the actions of the pedagogical intervention took place in an 8th grade class, at the State School Professora Zuleide dos Santos Barros, in the municipality of Tabaporã / MT. Due to the pandemic situation triggered by the New Coronavirus, the actions, which were planned for a normal classroom, were developed remotely with interaction through the Teams platform and the WhatsApp group. Through reading and text production practices, innumerable possibilities for developing the skills expected from students in the final years of elementary school were promoted. As a final production, the students, collaborators in the research, produced a chronicle. The analysis of the research data showed that the reading and writing practices of the chronic discursive genre, under the perspective of multi-tools, with support and use of digital technologies, enabled interaction and collaborative work, so that students appropriated the elements multimodal of the chronic genre, which was demonstrated with the productions of the collaborating students.
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ISABELA CÂMARA BONILHA
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GARIMPANDO HISTÓRIAS: O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS COMO IMPULSIONADOR DA PRODUÇÃO ESCRITA
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Orientador : CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
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Data: 07/05/2021
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O Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – tem como um de seus principais objetivos levar seus participantes à reflexão a respeito das práticas em sala de aula, a partir de problemáticas encontradas neste âmbito. Sendo assim, no transcorrer dessa pesquisa, buscou-se possíveis soluções para o desânimo e falta de entusiasmo dos estudantes do 9º ano, da Escola Estadual Estêvão de Mendonça, ante as propostas de produção textual. Desenvolveu-se, então (embora com as dificuldades advindas da pandemia de Covid-19 que chegou ao Brasil e ao mundo com força maior no ano de 2020), um Projeto de Letramento tendo como intuito final a produção de textos de memórias literárias baseados em relatos dos cidadãos da cidade de Guiratinga, Mato Grosso. Para tal, a respeito de Projetos de Letramento, embasou-se em Ângela Kleiman (2005; 2008; 2010). A respeito das práticas de escrita na escola e as maneiras de como desenvolvê-las de forma significativa para os estudantes, aportou-se em Irandé Antunes (2016), Luiz Antônio Marcuschi (2007) e Delia Lerner (2018). Para tratar dos gêneros discursivos, as considerações de Bakthin (1997), e para conceituar o gênero memórias literárias, recorreu-se a: Icléa Bosi (2003), Walter Benjamin (2012), Marli André (2001) e Maciel (2013; 2016). Como aporte para o método desta pesquisa, recorreu-se às contribuições a respeito da pesquisa-ação, de Michel Thiollent (2011). No decorrer do projeto de letramento aplicado, o leitor perceberá as dificuldades relacionadas ao contexto pandêmico e inédito, tanto na trajetória da pesquisadora, quanto na dos estudantes. As observações a respeito do Projeto de Letramento e as adaptações foram necessárias nesse momento histórico.
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O Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – tem como um de seus principais objetivos levar seus participantes à reflexão a respeito das práticas em sala de aula, a partir de problemáticas encontradas neste âmbito. Sendo assim, no transcorrer dessa pesquisa, buscou-se possíveis soluções para o desânimo e falta de entusiasmo dos estudantes do 9º ano, da Escola Estadual Estêvão de Mendonça, ante as propostas de produção textual. Desenvolveu-se, então (embora com as dificuldades advindas da pandemia de Covid-19 que chegou ao Brasil e ao mundo com força maior no ano de 2020), um Projeto de Letramento tendo como intuito final a produção de textos de memórias literárias baseados em relatos dos cidadãos da cidade de Guiratinga, Mato Grosso. Para tal, a respeito de Projetos de Letramento, embasou-se em Ângela Kleiman (2005; 2008; 2010). A respeito das práticas de escrita na escola e as maneiras de como desenvolvê-las de forma significativa para os estudantes, aportou-se em Irandé Antunes (2016), Luiz Antônio Marcuschi (2007) e Delia Lerner (2018). Para tratar dos gêneros discursivos, as considerações de Bakthin (1997), e para conceituar o gênero memórias literárias, recorreu-se a: Icléa Bosi (2003), Walter Benjamin (2012), Marli André (2001) e Maciel (2013; 2016). Como aporte para o método desta pesquisa, recorreu-se às contribuições a respeito da pesquisa-ação, de Michel Thiollent (2011). No decorrer do projeto de letramento aplicado, o leitor perceberá as dificuldades relacionadas ao contexto pandêmico e inédito, tanto na trajetória da pesquisadora, quanto na dos estudantes. As observações a respeito do Projeto de Letramento e as adaptações foram necessárias nesse momento histórico.
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ANTONIO NOEL DIAS SANCHES
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CONTOS E LENDAS SANTARENAS: uma proposta de letramento literário
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Orientador : ANTONIO APARECIDO MANTOVANI
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Data: 27/05/2021
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Como ensinar literatura no seio da escola tem se tornado o epicentro das discussões de inúmeros estudiosos e de teóricos da área com debates voltados para a construção de estratégias e de metodologias didático-pedagógicas com forte interesse de contribuir na estrutura formativa do leitor literário. As teorias e pesquisas salientam essa forma de ensinar centrada na efetiva e eficiente leitura de textos literários. Nesse horizonte, o professor passa a exercer um papel fundamentalmente importante no desenvolvimento do comportamento leitor na vida do aluno, e, por conseguinte, nos procedimentos de ensinar por meio do letramento literário. As sugestões dessa proposta de letrar literariamente o aluno por meio de contos e de lendas caminham para ações pedagógicas centradas na técnica da mediação entre a obra literária e o leitor assim como no desenvolvimento de estratégias de leitura, de interpretação e, sobremodo, na formação de um proficiente leitor. “Contos e lendas santarenas: uma proposta de letramento literário” iria encaminhar-se para a aplicação, porém a pandemia inviabilizou a execução das estratégias. A covid-19 fez com que as aulas fossem suspensas bem no início das atividades letivas, não permitindo o retorno em tempo oportuno para o desenvolvimento dos passos sugeridos. Logo, pelo momento excepcional, segue como proposta a ser desenvolvida em turmas do ensino fundamental II. Ressaltamos ainda que este trabalho está vinculado a uma pesquisa qualitativa nos moldes da pesquisa-ação, voltada para o letramento literário, apresentando uma sugestão de proposta interventiva com a finalidade de contribuir na formação de leitores literários com base na leitura de dois contos da autora Marina Colasanti e, especialmente, na leitura e na produção de lendas santarenas. Compreendemos que há uma grande abordagem entre o saber e o fazer pedagógico para se formar um sujeito leitor. Para isso, estudiosos como Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2014) entre outros servem de aporte teórico para se fazer algumas ponderações sobre ensinar com o intuito de formar leitores críticos e autônomos. Com fundamento nesses autores, lançamos um olhar analítico e reflexivo sobre como ensinar leitura literária com a necessidade de fomentar aspectos formativos no desenvolvimento de um sujeito protagonista, crítico e reflexivo. Assim, o corpus das atividades é composto por dois contos da escritora Colasanti (2005) “No aconchego de um turbante”, “Com certeza tenho amor” e duas lendas santarenas “o Boto” e “a Mãe d’água”. A produção escrita pode ser copilada em forma de uma coletânea de lendas, além de um microfilme e a realização de um evento para divulgação das produções finais dos alunos. Por fim, as atividades visam promover a leitura literária com a finalidade de contribuir na formação leitora de indivíduos na perspectiva de gerar pessoas autônomos no trato com textos literários.
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How to teach literature at the heart of the school has become the epicenter of discussions by numerous scholars and theorists in the field with debates aimed at building strategies and didactic-pedagogical methodologies with a strong interest in contributing to the formative structure of the literary reader. Theories and research highlight this way of teaching centered on the effective and efficient reading of literary texts. In this horizon, the teacher starts to play a fundamentally important role in the development of reader behavior in the student's life, and, therefore, in the procedures of teaching through literary literacy. The suggestions and methodological steps of this proposal to literarily literate the student through short stories and legends lead to pedagogical actions centered on the technique of mediation between the literary work and the reader as well as the development of reading, interpretation and, especially, strategies, in the formation of a proficient reader. The proposal “Contos e legendas santarenas: a proposal for literary literacy” was going to be applied, but a pandemic made its execution unfeasible. Covid-19 caused classes to be suspended at the very beginning of school activities. And it did not allow the return in a timely manner for the development of the suggested steps. Therefore, due to the exceptional moment, it follows as a proposal. In accordance with the criteria of the Profletras program, the proposal would be applied with a class of 40 students from the 9th grade at the State School of Elementary and Secondary Education. Aluízio Lopes Martins in Santarém, Western Pará. We also emphasize that this work is linked to a qualitative research along the lines of action research, focused on literary literacy in the final grade of elementary school II, presenting an intervention proposal with the purpose of to contribute to the formation of literary readers based on the reading of short stories by the author Marina Colasanti and, especially, of Santarem legends, with young people aged between 13 and 16 years, students of the 9th grade of a public school in the municipality of Santarém. We understand that there is a great approach between knowledge and pedagogical practice to form a reading subject. For that, scholars like Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2014) and others serve as a theoretical contribution to make some considerations about teaching in order to train critical and empowered readers of autonomy. Based on these scholars, an analytical and reflective look is taken on how to teach literary reading with the need to foster formative aspects in the development of a protagonist, critical and reflective subject. Thus, the corpus of activities was composed of two short stories by the writer Marina Colasanti "In the comfort of a turban", "I certainly have love", and two Santarena legends "the Boto", "the Mother of water". The written production would be compiled in the form of a collection of tales and legends, as well as a microfilm and the realization of a sarau soiree. Finally, the activities aim to promote literary reading in order to contribute to the reading training of individuals in the perspective of generating autonomous people in dealing with literary texts.
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