Dissertações/Teses

2024
Dissertações
1
  • ANDREIA PAULA BRASIL
  • Saberes e Sabores da Literatura em Mato Grosso: A poesia em foco

  • Orientador : ADRIANA LINS PRECIOSO
  • Data: 28/02/2024

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  • Esta proposta de pesquisa tem como objetivo utilizar o letramento literário para promover o encontro da literatura produzida em Mato Grosso com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com o intuito promover o acesso da leitura literária de poemas e, para isso, buscou-se verificar quais seriam as estratégias metodológicas escolares que contribuem com aprendizagem dos estudantes. Há a hipótese de que esses estudantes não tenham acesso a essa produção e que não conheçam os escritores contemporâneos do estado, hipótese que será investigada nas fases da pesquisa.

    Desse modo, com o objetivo de desenvolver um trabalho com foco no gênero específico poema foi escolhida a obra Festa (2012) de Aclyse de Mattos, a qual cria a visibilidade sobre a nossa cultura e identidade mato-grossense, por meio do gênero poético, lírico e musical, elementos constituintes da obra. A relevância do estudo se firma no sentido de apresentar obra da literatura mato-grossense, valorizando nossa cultura, identidade, experiências vivenciadas em nosso estado, fortalecendo e ampliando os conhecimentos dos educandos quanto a competência literária, enriquecendo a proposta e utilizando também os recursos digitais para o produto final, com o objetivo de produzir um poema por meio do fanzine digital.


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  • This research proposal aims to use literary literacy to promote the encounter of literature produced in Mato Grosso 
    with students of the 7th year of Elementary School, with the aim of promoting access to the literary 
    reading of poems and, for this, we sought verify which would be the school methodological strategies
     that contribute to student learning. There is the hypothesis that these students do not have access 
    to this production and that thedo not know contemporary writers from the state, a hypothesis that 
    will be investigated in the research phases. Thus, with the aim of developing a work focusing on the 
    specific poem genre, the work Festa (2012) by Aclyse de Mattos was chosen, which creates visibility about our culture and identity in Mato Grosso, 
    through the poetic genre, lyrical and musical, constituent elements of the work. The relevance of the study is 
    established in the sense of presenting a work of Mato Grosso literature, valuing our culture, identity, 
    experiences lived in our state, strengthening and expanding the students' knowledge regarding literary 
    competence, enriching the proposal and also using digital resources for the final 
    product, with the aim of producing a poem through the digital fanzine.
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  • CLEUSA DE FÁTIMA GETENS
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    POESIA AFRO-BRASILEIRA E SOCIAL NA ESCOLA: da leitura à produção poética

  • Orientador : ANTONIO APARECIDO MANTOVANI
  • Data: 21/03/2024

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    Este trabalho, intitulado “Poesia afro-brasileira e social na escola: da leitura à produção poética”, segue a linha estabelecida pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Letras – Profletras, em que propomos desenvolver uma pesquisa qualitativa com o uso de uma metodologia de natureza interventiva pedagógica com alunos do 9º ano “A” do Ensino Fundamental da Escola  Estadual “Kreen Akarore” - Mato Grosso, no ano letivo de 2023. Esta pesquisa teve como objetivo aproximar os alunos ao gênero lírico (versos), incentivá-los à leitura, compreensão e reflexão crítica com base em poemas que abordam o sofrimento vivido pelos afrodescendentes desde a escravidão até os dias atuais e refletir sobre as vozes negras silenciadas, bem como a força que as palavras podem assumir na luta contra o preconceito através dos textos poéticos. O trabalho está pautado numa perspectiva teórico-crítica: em concepção de leitura, Isabel Solé (1998) e Todorov (2009); no conceito de literatura como formação e humanização, Antonio Candido (1995; 1999); da importância  da poesia  em sala de aula, Hélder Pinheiro (2003) e Gebara (1997). Na metodologia da pesquisa, empregou-se a sequência básica sistematizada por Cosson (2014). Ressalta-se que, no decorrer das atividades, em alguns momentos também incorporamos elementos da sequência expandida, também de Rildo Cosson (2014). Sobre o trabalho em sala, objetivou-se desenvolver leitura, análise e produção de textos poéticos como paráfrases, criação de outros desfechos ao poema “Lúcia”, produção de poemas inéditos e roda de conversa a partir da leitura dos seguintes poemas: “Um Herói Chamado Zumbi” de Antonio Heliton de Santana,“A canção do africano” e “Lúcia” de Castro Alves”,“Choro de África” e “Voz de sangue” de Agostinho Neto e “Vozes- mulheres” de Conceição Evaristo. Como produto final, publicou-se um e-book com  poemas produzidos pelos alunos  


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    This work, entitled "Afro-Brazilian and social poetry at school: from reading to poetic production", follows the line established by the Professional Postgraduate Program in Letters - Profletras, in which we propose to develop a qualitative research with the use of a methodology of a pedagogical interventional nature with students of the 9th grade "A" of Elementary School of the State School "Kreen Akarore” - Mato Grosso, in the school year 2023. The aim of this research is to bring students closer to the lyrical genre (verse), to encourage them to read, understand and critically reflect on poems that address the suffering experienced by Afro-descendants from slavery to the present day, and to reflect on silenced black voices, as well as the strength that words can assume in the fight against prejudice through poetic texts. The work is based on a theoretical-critical perspective: on the concept of reading, Isabel Solé (1998) and Todorov (2009); on the concept of literature as a form of formation and humanization, Antonio Candido (1995; 1999); on the importance of poetry in the classroom, Hélder Pinheiro (2003) and Gebara (1997). The research methodology will use the basic sequence systematized by Cosson (2014). It should be noted that during the course of the activities, if we deem it necessary, there may be small methodological changes such as incorporating elements of the expanded sequence, also by Rildo Cosson (2014). With regard to classroom work, the aim is to develop the reading, analysis and production of poetic texts such as paraphrases, the creation of other endings to the poem "Lúcia", the production of unpublished poems, and conversation circles based on the reading of the following poems "Um Herói Chamado Zumbi" by Antonio Heliton de Santana, "A canção do africano" and "Lúcia" by Castro Alves, "Choro de África" and "Voz de sangue" by Agostinho Neto and "Vozes-mulheres" by Conceição Evaristo. As a final product, an e-book will be published with the activities developed during the intervention work, as well as an exhibition to present these activities to the school community.

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  • SOLANGE GREQUI DA CRUS
  • COM TIRINHAS, NO ENSINO FUNDAMENTAL, TAMBÉM SE ENSINA E SE APRENDE  A LER E A ESCREVER

  • Orientador : CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
  • Data: 21/03/2024

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  • O estudo tem como objetivo destacar a importância do gênero textual Tirinhas no âmbito das aulas de Língua Portuguesa, porque ele é considerado atrativo, além de tratar de diversos temas do cotidiano, o que propicia uma reflexão sobre questões sociais e culturais de forma leve e descontraída. Ademais, as Tirinhas é um recurso valioso para estimular os estudantes a se envolverem com a leitura e a escrita, em um contexto em que a formação de jovens leitores capazes não apenas de reconhecer as letras, mas também de interpretar e utilizar textos em seu cotidiano é um desafio. Nesta perspectiva, esta pesquisa visa promover o letramento do aprendiz, por meio de uma sequência didática ancorada nos princípios de Dolz, Noverraz e Schneuwly, (2004) que sugerem um conjunto de atividades que têm como meta melhorar a leitura, a escrita e os resultados das avaliações internas e externas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima, localizada no munícipio de Juína, Estado de Mato Grosso, no que se refere à abordagem do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs), com ênfase nas Tirinhas. A natureza da pesquisa é de cunho qualitativo, cuja metodologia não se baseia na produção e análise de dados numéricos, mas sim em um conjunto de práticas que resultam em uma representação interpretativa do mundo. Visa-se oferecer aos estudantes suporte para aprimorar suas habilidades em leitura e escrita em textos multimodais, bem como fortalecer seu letramento. As Tirinhas são recursos que motivam os estudantes a se interessarem pela leitura, escrita e interpretação de textos, tornando-se assim um material valioso para o desenvolvimento educacional. A pesquisa conta ainda com anotações em caderno de campo realizado durante a observação das oficinas e de um questionário estruturado aplicado aos estudantes.

     


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  • The study aims to highlight the importance of the textual genre Comics in the context of Portuguese language classes, because it is considered attractive, in addition to dealing with various everyday themes, which provides a reflection on social and cultural issues in a light and relaxed way. . Furthermore, the comic strips are a valuable resource to encourage students to get involved with reading and writing, in a context in which the formation of young readers capable of not only recognizing letters, but also interpreting and using texts in their daily lives it's a challenge. From this perspective, this research aims to promote the learner's literacy, through a didactic sequence anchored in the principles of Dolz, Noverraz and Schneuwly, (2004) which suggest a set of activities that aim to improve reading, writing and results of the internal and external assessments of the 6th year of Elementary Education at the Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima State School, located in the municipality of Juína, State of Mato Grosso, with regard to the approach to the textual genre Comics (Comics), with emphasis on the comic strips. The nature of the research is qualitative, whose methodology is not based on the production and analysis of numerical data, but rather on a set of practices that result in an interpretative representation of the world. The aim is to offer students support to improve their reading and writing skills in multimodal texts, as well as strengthening their literacy. Comic strips are resources that motivate students to become interested in reading, writing and interpreting texts, thus becoming valuable material for educational development. The research also includes notes in a field notebook made during observation of the workshops and a structured questionnaire administered to students.

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  • EDENIRA MATOS DOS REIS
  • O GÊNERO SLAM E O LETRAMENTO CRÍTICO: UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA EM SALA DE AULA

  • Orientador : ALBINA PEREIRA DE PINHO
  • Data: 03/04/2024

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  • O objeto de estudo desta pesquisa pretendeu responder ao questionamento: como uma proposta didático-intervencionista com o gênero slam, sob a perspectiva do Letramento Crítico, poderá potencializar o desenvolvimento da percepção crítica dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, situada na região noroeste de Mato Grosso? O objetivo desta pesquisa é analisar o desenvolvimento da proposta didático-intervencionista com o gênero slam, sob viés do Letramento Crítico e a maneira como as multimodalidades próprias do gênero slam podem potencializar a formação crítica do leitor digital da contemporaneidade. Para o alcance deste propósito, a pesquisa contemplou a concepção do letramento crítico, uma vertente teórica emergente no âmbito nacional e internacional, que busca redimensionar as possibilidades de ampliação de perspectivas de interpretação e posicionamentos na sala de aula, razão pela qual este projeto será de natureza qualitativa e de caráter intervencionista, que utilizará os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação Thiollent (1986). A pesquisa teve como sustentação teórica os pressupostos defendidos pelos autores que defendem a temática que foi desenvolvida assim como as competências e habilidades do Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT) fundamentado na Base Nacional Comum Curricular-BNCC. O dispositivo didático de mediação pedagógica foi o Protótipo Didático (PD), na perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2012) pela possibilidade de modificações e adequações por parte de quem queira utilizá-lo em um contexto diferente do planejado. A proposta apresentou 06 etapas atrelada na possibilidade de tornar a leitura mais completa e significativa, além de sintonizar aos pressupostos do Letramento Crítico. Desse modo, é possível afirmar que as produções finais, que resultaram na Prática Transformada foram exitosas, os estudantes demonstraram que se apropriaram das características do gênero slam, e isso possibilitou o desenvolvimento do LC. Como resultado o produto educacional gerado foi a produção de um Protótipo Didático com todas as etapas da pesquisa desenvolvidas pelos colaboradores da pesquisa.

     


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  • The object of study of this research intended to answer the question: how a didactic-interventionist proposal with the slam genre, from the perspective of Critical Literacy, can enhance the development of critical perception of students in the 8th year of Elementary School at a public school state, located in the northwest region of Mato Grosso? The objective of this research is to analyze the development of the didactic-interventionist proposal with the slam genre, from a Critical Literacy perspective and the way in which the multimodalities typical of the slam genre can enhance the critical formation of contemporary digital readers. To achieve this purpose, the research considered the concept of critical literacy, an emerging theoretical aspect at the national and international level, which seeks to resize the possibilities of expanding interpretation perspectives and positions in the classroom, which is why this project will be of qualitative nature and interventionist in nature, which will use the theoretical-methodological assumptions of action research Thiollent (1986). The research had as theoretical support the assumptions defended by the authors who defend the theme that was developed as well as the skills and abilities of the Curricular Reference Document for Mato Grosso (DRC-MT) based on the National Common Curricular Base-BNCC. The didactic device for pedagogical mediation was the Didactic Prototype (PD), from the perspective of multiliteracies (ROJO, 2012) due to the possibility of modifications and adjustments by those who want to use it in a different context than planned. The proposal presented 06 steps linked to the possibility of making reading more complete and meaningful, in addition to being in tune with the assumptions of Critical Literacy. In this way, it is possible to affirm that the final productions, which resulted in Practica Transformada, were successful, the students demonstrated that they appropriated the characteristics of the slam genre, and this enabled the development of the LC. As a result, the educational product generated was the production of a Didactic Prototype with all stages of the research developed by the research collaborators.

5
  • MERI CRISTIANE MAGALHÃES ROCHA
  • SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL E LITERATURA DE CORDEL COMO APORTES PARA DESENVOLVER A LEITURA E A ESCRITA CONSIDERANDO A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA

  • Orientador : NEUSA INES PHILIPPSEN
  • Data: 05/04/2024

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  • Este estudo aborda os resultados do projeto de intervenção pedagógica conduzido no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UNEMAT/Sinop-MT), centrando-se nos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Rui Barbosa, situada em Alta Floresta - MT. Teve como objetivo explorar a variação linguística semântica-lexical e diatópica em cordéis e suas implicações na formação leitora e escritora dos alunos. Para a realização do projeto, optou-se por empregar a abordagem da pesquisa-ação, com a adoção da metodologia de sequência didática amparada nos pressupostos teóricos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e na Sociolinguística Educacional cunhada por Bortoni-Ricardo (2005), dentre outros autores. O aporte da Sociolinguística Educacional teve o propósito de poder contribuir como recurso pedagógico por meio da Literatura de Cordel, com o intuito de valorizar a diversidade linguística e promover uma educação mais inclusiva através da escrita e leitura. Este estudo foi, assim, essencial para auxiliar os estudantes a desenvolverem suas competências linguísticas a partir de uma educação efetiva para a formação leitora e escritora dos estudantes, valorizando a diversidade linguística e descontruindo preconceitos sociais e linguísticos. Como resultados, observamos uma participação efetiva dos alunos, a produção colaborativa em equipe, um maior interesse pela leitura e escrita e a utilização proativa de recursos tecnológicos.


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  • This study addresses the results of the pedagogical intervention project conducted within the scope of the Professional Master's Degree in Literature (PROFLETRAS/UNEMAT/Sinop-MT), focusing on students in the 9th year of Elementary School II, at Escola Estadual Rui Barbosa, located in Alta Floresta - MT. It aimed to explore the semantic-lexical and diatopic linguistic variation in strings and its implications for students' reading and writing training. To carry out the project, it was decided to employ the action research approach, with the adoption of the didactic sequence methodology supported by the theoretical assumptions of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and the Educational Sociolinguistics coined by Bortoni-Ricardo (2005), among other authors. The contribution of Educational Sociolinguistics was intended to contribute as a pedagogical resource through Cordel Literature, with the aim of valuing linguistic diversity and promoting a more inclusive education through writing and reading. This study was,therefore essential to help students develop their linguistic skills based on effective education for students' reading and writing skills, valuing linguistic diversity and deconstructing social and linguistic prejudices. As results, we observed effective student participation, collaborative team production, greater interest in reading and writing and proactive use of technological resources.

     

2023
Dissertações
1
  • CLEIDE NASCIMENTO DE CARVALHO CAMARGO
  • A FORMAÇÃO DO LEITOR: DO CONTO MATO-GROSSENSE DE AUTORIA FEMININA À PRODUÇÃO DE HIPERDIÁRIO

  • Orientador : GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
  • Data: 05/07/2023

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  • Este estudo intitulado A formação do leitor: do conto mato-grossense de autoria feminina ao hiperdiário teve por objetivo trabalhar a formação do leitor, a partir da literatura mato-grossense de autoria feminina, considerando o letramento literário, no sentido de promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio de leituras de contos e produções de hiperdiários. Além do mais, em consonância com as habilidades previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018), levou-se em conta o leitor fruidor e a diversidade que deve conduzir a organização do currículo, contemplando a literatura de autoria feminina. Assim, esse projeto foi desenvolvido na turma do 9º Ano C, do Ensino Fundamental da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva, na cidade de Alta Floresta-MT. Nesse sentido, buscou-se a fundamentação teórico-metodológica, principalmente, nas contribuições de Antonio Candido (1972, 2004); Carlos Ceia (1961); Colomer (2007); Dias (2016); Gotlib (2004); Jouve (2012); Kleiman (2007); Machado (2005); Michèle Petit (2008); Rouxel (2012); Silva Dias (1994); Thiollent (1986); Todorov (2009). Na proposição didática, trabalhou-se com a obra Não presta pra nada que é composta por 12 contos (especificamente selecionamos os contos “Cinco Marias”, “O bordado”, “Roupa suja” e “Motivo”), de Marta Helena Cocco (2020), para leitura e discussão em sala de aula e, como produto, os alunos produziram diários digitais, que foram denominados de hiperdiários. Desse modo, na efetuação das atividades em sala de aula, o trabalho inspirou-se na Sequência Básica de letramento proposta por Cosson (2018) e nas estratégias de leitura de Isabel Solé (1988). Acredita-se que essa proposta interventiva contribuiu de forma efetiva para a proficiência dos alunos. E, isso foi perceptível na participação dos alunos nas atividades propostas em sala de aula e nas suas produções. Como resultado, o produto educacional gerado foi a produção de um e-book com os hiperdiários produzidos pelos discentes.

     

     

     

     


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    This study entitled The formation of the reader: from the Mato Grosso short store written by women to the hyperdiaries aimed to work on the formation of the reader, based on literature written by women from Mato Grosso, considering literary literacy, in order to promote the development of reading and writing skills by reading short stories and producing hyperdiaries. Moreover, in line with the skills set forth in the BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018), we took into account the enjoyment reader and the diversity that should drive the organization of the curriculum, contemplating literature by women authors. Thus, this project was developed in the 9th grade C class of the Elementary School of the Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva State Military School in the city of Alta Floresta-MT. In this sense, the theoretical and methodological basis was sought, mainly in the contributions of Antonio Candido (1972, 2004); Carlos Ceia (1961); Colomer (2007); Dias (2016); Gotlib (2004); Jouve (2012); Kleiman (2007); Machado (2005); Michèle Petit (2008); Rouxel (2012); Silva Dias (1994); Thiollent (1986); Todorov (2009). In the didactic proposition, we worked with the work Não presta pra nada that is composed of 12 short stories (specifically we selected the stories “Cinco Marias”, “O bordado”, “Roupa suja” and “Motivo”), by Marta Helena Cocco (2020), for reading and discussion in the classroom and, as a product, students produced digital diaries, which were called hyperdiaries. Thus, in carrying out the classroom activities, the work was inspired by the Basic Literacy Sequence proposed by Cosson (2018) and the reading strategies of Isabel Solé (1988). It is believed that this interventional proposal effectively contributed to the students’ proficiency. And, this was noticeable in the students’ participation in the proposed classroom activities and in their productions. As a result, the educational product generated was the production of an e-book with the hyperdiaries produced by the students.

     

     

    Keywords: Reader’s Formation; Mato Grosso literature; Não presta pra nada; literary literacy; hyperdiaries.

2
  • JANIA MARIA DO NASCIMENTO
  • OS CÍRCULOS DE LEITURA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DA LITERATURA INDÍGENA DE DANIEL MUNDURUKU: FORMAÇÃO, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA

  • Orientador : ROSANA RODRIGUES DA SILVA
  • Data: 09/10/2023

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  • O projeto de pesquisa de intervenção, que ora apresentamos, foi produzido e desenvolvido à luz de uma  inquietação que, diariamente, na sala de aula, toma
    conta dos educadores, principalmente da educação básica: como incentivar a leitura
    literária com vistas à formação do leitor competente? É sob esse viés que “Os
    círculos de leitura e a construção de sentidos no ensino da literatura indígena
    de Daniel Munduruku: formação, identidade e resistência” se desenha.
    Desenvolvido com uma turma de sexto ano do Ensino fundamental, no Centro
    Municipal de Educação Básica Integral Caminhos do Saber, de Nova Mutum – MT,
    com o objetivo de reconhecer a importância da literatura indígena por meio do
    acesso, mediação e reflexão acerca de sua relevância na construção de sentidos
    preconizando a valorização e o respeito à diversidade cultural, a partir da promoção
    do contato e engajamento dos alunos, na perspectiva da formação do leitor
    competente por meio do letramento literário. A intenção dialoga com o que prevê a
    Lei nº.11.645/2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para
    incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e
    Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.Com aporte teórico balizado pelas concepções de
    leitura e letramento literário, presentes na obra de Cosson (2020) e Petit (2017),
    Freire(1982); formação do leitor, Solé(1998), Colomer (2007), Cosson (2020);
    literatura e literatura indígena, Todorov (2012), Candido (2011), Munduruku (2020),
    Graúna (2013), Thiel (2013), Jecupé (2007). Para as considerações acerca de
    concepções de leitura e estratégia metodológica, aplicada na sala de aula,
    recorremos a proposta desenvolvida na obra “Como desenvolver os círculos de
    leitura na sala de aula”, de Cosson (2021).


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  • The intervention research project, which we are presenting here, was produced and
    developed in light of a concern that daily occupies educators, especially in basic
    education classrooms: how to encourage literary reading for the formation of
    competent readers? It is under this perspective that "Reading Circles and the
    Construction of Meaning in the Teaching of Indigenous Literature by Daniel
    Munduruku: Formation, Identity, and Resistance" takes shape. Developed with a
    sixth-grade class in the Elementary School at the Municipal Integral Basic Education
    Center "Caminhos do Saber," in Nova Mutum - MT, with the aim of recognizing the
    importance of indigenous literature through access, mediation, and reflection on its
    relevance in the construction of meaning, advocating for the appreciation and respect
    for cultural diversity, through the promotion of student engagement and contact, with
    the perspective of forming competent readers through literary literacy. This intention
    aligns with what is outlined in Law No. 11,645/2008, which establishes the guidelines
    and bases of national education, including the mandatory inclusion of the theme
    "Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture" in the official curriculum of the
    education system. With theoretical input grounded in the concepts of reading and
    literary literacy found in the works of Cosson (2020) and Petit (2017), Freire (1982);
    reader formation, Solé (1998), Colomer (2007), Cosson (2020); literature and
    indigenous literature, Todorov (2012), Candido (2011), Munduruku (2020), Graúna
    (2013), Thiel (2013), Jecupé (2007). For considerations regarding reading concepts
    and methodological strategy applied in the classroom, we refer to the proposal
    developed in the book "Como criar os círculos de leitura na sala de aula", by Cosson
    (2021).

2022
Dissertações
1
  • JUCÉLIA DE OLIVEIRA BORGES RIBEIRO
  • HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO GOSTO E DO HÁBITO DE LER

     

  • Orientador : ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
  • Data: 03/03/2022

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  • Este Trabalho de Conclusão Final (TCF), apresenta uma proposição didática, elaborada sob a orientação de um planejamento que seguiu os pressupostos de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em Doz, Noverraz e Schneuwly (2004). O objetivo da SD, planejada com a escolha do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs), consiste em desenvolver e aprimorar a lectoescrita, bem como promover a compreensão das características da língua falada que, aliada aos elementos visuais presentes no gênero, bem como aos efeitos de humor e ironia, desperta no alfabetizando o prazer pela leitura e, consequentemente, o hábito de ler. A partir da fundamentação anunciada, destacamos no planejamento a necessidade de inicialmente, levantar o conhecimento das crianças acerca do gênero textual HQ; escolher um tema para ser estudado no decorrer da SD, bem como um produto final a ser elaborado e formas de sua divulgação; desenvolver módulos com atividades diferenciadas que, além de permitir aos alfabetizandos conhecer as características do gênero HQ, permitam explorar conhecimentos acerca do tema por eles escolhido; elaborar, junto com os alfabetizandos, o produto final escolhido e divulgá-lo em meios digitais. Esperamos que com o desenvolvimento desta proposição didática os alfabetizandos desenvolvam seus direitos de aprendizagem relacionados aos principais eixos do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento, a saber: oralidade, leitura/interpretação/compreensão, estruturação linguística e produção textual, uma vez que a SD é um tipo de planejamento que escolhe um gênero textual para ser explorado. Por sua vez, a alfabetização quando trabalhada na perspectiva do letramento, pauta-se nos gêneros textuais e na discursividade, condições que o desdobramento de planejamentos de Sequências Didáticas, permitem.


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  • This Final Conclusion Work (TCF) presents a didactic proposition, elaborated under the guidance of a planning that followed the assumptions of a Didactic Sequence (SD), based on Doz, Noverraz and Schneuwly (2004). The objective of the SD, planned with the choice of the textual genre Histórias em Quadrinhos (HQs), is to develop and improve the lectowriting, as well as to promote the understanding of the characteristics of the spoken language that, combined with the visual elements present in the genre, as well as the effects of humor and irony, awakens in the literacy student the pleasure of reading and, consequently, the habit of reading. From the announced reasoning, we emphasize in the planning the need to initially, raise the children's knowledge about the textual genre HQ; choose a topic to be studied during the SD, as well as a final product to be elaborated and ways of its dissemination; develop modules with differentiated activities that, in addition to allowing students to learn about the characteristics of the comic book genre, allow them to explore knowledge about the theme chosen by them; to elaborate, together with the literacy students, the final product chosen and disseminate it in digital media. We hope that with the development of this didactic proposition, the students will develop their learning rights related to the main axes of the literacy process, from the perspective of literacy, namely: orality, reading/interpretation/comprehension, linguistic structuring and textual production, since the SD is a type of planning that chooses a textual genre to be explored. In turn, literacy, when worked from the perspective of literacy, is based on textual genres and discursivity, conditions that the unfolding of Didactic Sequences plans allow.

2021
Dissertações
1
  • ANGELA MARIA DE JESUS SENA OLIVEIRA
  • DO CONTO MATO-GROSSENSE AO HIPERCONTO: UM CAMINHO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO




  • Orientador : MARTA HELENA COCCO
  • Data: 15/03/2021

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  • A escola não é a única, mas é a principal incentivadora da leitura literária na vida de um estudante, por esse motivo esse ambiente precisa proporcionar condições para que eles se transformam em sujeitos leitores sensíveis e críticos, capazes de interpretar o mundo ao seu redor. No entanto, a presença da literatura na escola se restringe quase por completo aos textos literários ou trechos destes que aparecem no livro didático. Dessa forma, a escolarização da literatura se mostra aquém no que diz respeito a estratégias e metodologias que proporcionam o gosto pela leitura e sentido ao texto literário. No que toca a literatura regional, o quadro é ainda mais desanimador. As produções literárias do estado de Mato Grosso quase não são trabalhadas em sala de aula, seja por falta de incentivo do governo em distribuir às bibliotecas obras de autores mato-grossenses, ou mesmo por falta de formação dos professores de língua portuguesa, deixando assim, uma lacuna na formação identitária dos estudantes. O próprio Documento de Referência Curricular do estado de Mato Grosso (DRC) defende o trabalho com textos literários produzidos no estado, de forma a evidenciar a cultura e a natureza presentes aqui. Diante disso, este trabalho dissertativo objetiva promover o letramento literário por meio do desenvolvimento de atividades que contemplem os textos da literatura regional. Para isso, trabalhamos com os contos do escritor Gabriel de Mattos da obra A geringonça (2002). No propósito de utilizar a tecnologia digital para contribuir com o letramento literário foram produzidos hipercontos a partir dos textos escritos e das interpretações dos alunos sobre a obra. Para tanto, a pesquisa envolveu a turma do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello, localizada em Lucas do Rio Verde-MT. A proposta se encontra fundamentada nos aportes teóricos do letramento literário (PAULINO e COSSON, 2009), (COSSON, 2018), (SOUZA e COSSON, 2011), da leitura subjetiva e leitura analítica (ROUXEL, 2012), (MARCUSCHI e XAVIER, 2005), sobre hipertexto e gêneros digitais, (GOTLIB, 2006), (CORTÁZAR ,1974), (PIGLIA, 2004) sobre estudo do conto, (ROJO e MOURA, 2012), sobre Multiletramentos na escola, (HAYLES, 2009) sobre literatura digital, (LEITE, 2009), (MAGALHÃES, 2002) sobre a literatura regional, e documentos oficiais: Base Nacional Comum Curricular (2018), Documento de Referência  Curricular do Estado de Mato Grosso (2018).

     

     


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  • The school is not the only one, but it is the main incentive for literary reading in the life of a student, for this reason this environment needs to provide conditions for them to become sensitive and critical readers, capable of interpreting the world around them. However, the presence of literature in the school is almost completely restricted to literary texts or excerpts from them that appear in the textbook. In this way, the schooling of literature shows itself to be short in terms of strategies and methodologies that provide a taste for reading and meaning to the literary text. As far as regional literature is concerned, the picture is even more discouraging. Literary productions in the state of Mato Grosso are hardly worked in the classroom, either due to a lack of government incentive to distribute works by authors from Mato Grosso to libraries, or even due to the lack of training of Portuguese-speaking teachers, a gap in students' identity formation. The Mato Grosso State Curriculum Reference Document (DRC) defends the work with literary texts produced in the state, in order to highlight the culture and nature present here. Therefore, this dissertation work aims to promote literary literacy through the development of activities that contemplate the texts of regional literature. For this, we worked with the stories of the writer Gabriel de Mattos from the work A geringonça (2002). In order to use digital technology to contribute to literary literacy, hyperpoints were produced from written texts and students' interpretations of the work. To this end, the research involved the 8th grade class of Elementary School II at the Luiz Carlos Ceconello State School, located in Lucas do Rio Verde-MT. The proposal is based on the theoretical contributions of literary literacy (PAULINO and COSSON, 2009), (COSSON, 2018), (SOUZA and COSSON, 2011), of subjective reading and analytical reading (ROUXEL, 2012), (MARCUSCHI and XAVIER, 2005), about hypertext and digital genres, (GOTLIB, 2006), (CORTÁZAR, 1974), (PIGLIA, 2004) about study of the story, (ROJO and MOURA, 2012), about Multiliteracies at school, (HAYLES, 2009) about digital literature, (LEITE, 2009), (MAGALHÃES, 2002) about regional literature, and official documents: National Common Curricular Base (2018), Curricular Reference Document of the State of Mato Grosso (2018).

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  • JULIANA OLIVEIRA COSTA E SANTOS
  • LETRAMENTO LITERÁRIO: CRÔNICA MEMORIALÍSTICA - UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA

  • Orientador : MARTA HELENA COCCO
  • Data: 16/03/2021

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  • Este trabalho relata uma experiência de projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UNEMAT/Sinop-MT) que atendeu estudantes do Ensino Fundamental II, do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) “Cleonice Miranda da Silva”, na cidade de Colíder-MT. A sequência de atividades desenvolvidas teve como objetivo promover a formação do leitor da Educação de Jovens e Adultos-EJA, por meio de atividades de letramento com textos memorialísticos, para que pudessem despertar o conhecimento de mundo e experiências pessoais dos alunos, propiciando situações de leitura significativas. Assim, partiu-se das fragilidades apresentadas pelos alunos desta modalidade de ensino, no tocante à leitura e à compreensão de texto, para vincular o trabalho com a literatura. Os textos literários memorialísticos da literatura contemporânea produzida em Mato Grosso foram utilizados como instrumentos para a esquematização das atividades de leitura, o que permitiu além de conhecimento cultural da produção literária do Estado, tornar o ato da leitura e produção um processo significativo, tendo em vista que esse gênero permite ao leitor a expressão de suas subjetividades. Afinal, são histórias de livros que refletem histórias de vida e histórias de vida resgatadas a partir de histórias de livros. E ao narrarem suas histórias de vida, os alunos da EJA se percebem como sujeitos ativos e refletem sobre os fatos narrados, contribuindo, assim, para construção e reafirmação de suas identidades, além do resgate da autoestima. A proposta se encontra fundamentada nos aportes teóricos do letramento literário (PAULINO, COSSON, 2009; COSSON 2019; SOUZA, COSSON, 2011), do gênero crônica (ARRIGUCCI JR. 1987; CÂNDIDO 1992; CÂNDIDO 1995; SÁ 1985), sobre memória (BENJAMIN 1985; BOSI 2003; LE GOFF 1990; PORTO 2011) da leitura subjetiva (ROUXEL, 2012, 2013a, 2013b), da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), dos Documentos de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso – DRC-MT (MATO GROSSO, 2018). O produto final desta pesquisa intervencionista foi uma coletânea de memórias produzida pelos alunos, a qual propiciou o (auto) entendimento e aproximou duas histórias: a história da vida real e a história contada na literatura. A coletânea ficará disponível no anexo desta dissertação.


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    This paper reports an experience of a pedagogical intervention project developed in the Professional Master of Arts (PROFLETRAS / UNEMAT / Sinop-MT) that attended students of Elementary School II, CEJA (Center for Education of Youth and Adults) “Cleonice Miranda da Silva” , in the city of Colíder-MT. The sequence of activities developed, aimed to promote the formation of the reader of Youth and Adult Education - EJA, through literacy activities with memorialistic texts, so that they could awaken the knowledge of the world and personal experiences of students, providing situations of significant reading. Thus, we started from the weaknesses presented by students in this teaching modality, with regard to reading and text comprehension, in order to link work with literature. The memorialistic literary texts of contemporary literature produced in Mato Grosso were used as instruments for the layout of reading activities, which allowed, in addition to cultural knowledge of the State's literary production, to make the act of reading and production a significant process, in view of that this genre allows the reader to express his subjectivities. After all, they are book stories that reflect life stories and life stories rescued from book stories. And when narrating their life stories, EJA students perceive themselves as active subjects and reflect on the facts narrated, thus contributing to the construction and reaffirmation of their identities, in addition to the recovery of self-esteem. The proposal is based on the theoretical contributions of literary literacy (PAULINO, COSSON, 2009; COSSON 2019; SOUZA, COSSON, 2011), of the chronic genre (ARRIGUCCI JR. 1987; CÂNDIDO 1992; CÂNDIDO 1995; SÁ 1985), about memory ( BENJAMIN 1985; BOSI 2003; LE GOFF 1990; PORTO 2011) of the subjective reading (ROUXEL, 2012, 2013a, 2013b), of the Common Curricular National Base - BNCC (BRASIL, 2018), of the Reference Documents of the State of Mato Grosso - DRC-MT (MATO GROSSO, 2018). The final product of this interventionist research was a collection of memories produced by the students, which provided (self) understanding and brought together two stories: the story of real life and the story told in the literature. The collection will be available in the annex to this dissertation.

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  • MARÍLIA SPINGOLON
  • WEBDOC  E A VOZ DA DIVERSIDADE NA ESCOLA, UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Orientador : LEANDRA INES SEGANFREDO SANTOS
  • Data: 24/03/2021

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  • O contexto sócio-histórico contemporâneo, em grande parte construído a partir das dicotomias de pensamento, evidenciam a importância que tem as instituições de ensino, na promoção de um ambiente escolar reflexivo, no tocante a historicidade e a diversidade. Aliado a esse fato, as tecnologias de informação e comunicação têm adentrado os espaços escolares por meio dos mais variados gêneros de textos e discursos, o que evidencia a necessidade de formar cidadãos críticos, éticos e empenhados em fazer da aprendizagem algo significativo, capaz de ampliar sua competência comunicativa e participar das decisões que o cercam de forma, verdadeiramente, cidadã. Estas asserções elucidam a necessidade de pensar sobre o fazer pedagógico. Assim, os Projetos de Letramento se apresentam como alternativas que garantem a inserção dos estudantes em práticas de linguagem situadas, nos eventos de letramento do qual fazem parte, os quais nascidos das interações sociais, avultaram em mudanças de paradigmas educacionais nos últimos anos. Este projeto, portanto, teve como escopo o desenvolvimento de ações, por meio de etapas de letramento, dentro das quais foram realizadas atividades de leitura e escrita, tanto de gêneros orais ou escritos, em eventos sociais de uso da língua. Foi realizado um protótipo desta proposta de intervenção em uma escola estadual do município de Colíder-MT, considerando-se a situação de isolamento social provocada pela pandemia do novo Coronavírus. Ao todo foram 9 participantes oriundos dos nonos anos (matutino e vespertino). A observação quanto às necessidades advindas das realidades dos estudantes, relacionadas aos conflitos gerados na escola pela falta de compreensão quanto a convivência com a diversidade desencadeou as ações que objetivaram ampliar a competência discursiva dos estudantes, por meio da língua, para discutir o alcance da cidadania mediado pelo uso da linguagem. Como aporte teórico esta pesquisa qualitativa, interventiva e com viés interpretativista, e que também considera a abordagem formativa do professor em seu processo dialógico de construção, análise e reflexão sobre o saber se orienta pelo conceito de letramento de Kleiman (1995, 2005, 2006, 2009), Oliveira, Tinoco e Santos (2014), e Street (2015), no que se refere aos estudos quanto ao Projeto de Letramento (PL); relativo aos gêneros discursivos, em Bakhtin (2006, 2012, 2014); da importância dos estudos da oralidade, em Marcuschi (2005, 2008) e Antunes (2003); para a abordagem da pesquisa, Bortoni-Ricardo (2008) e Rojo (2005, 2009, 2012); quanto ao conteúdo temático da historicidade e diversidade, principalmente em Stuart Hall (2006); no tocante ao gênero discursivo escolhido para a confecção do produto final, Nichols (2005) dentre outros. Conciliou-se também estudos relacionados aos PCN (1998, 2000), BNCC (2017) e DRC-MT (2017). A agência da própria aprendizagem desenvolvida pelos estudantes, num processo colaborativo também junto ao professor, durante o desdobramento das ações, proporcionou reflexões durante todo o ensejo. O objetivo principal do projeto era propor a reflexão e auxiliá-los no processo de tomada de decisões frente aos discursos circundantes no meio escolar quanto a questão da diversidade. A pesquisa buscou responder as perguntas: Como o trabalho ancorado em projetos, considerando-se a questão dos letramentos e multiletramentos pode contribuir para a ampliação da competência discursiva dos estudantes de nonos anos de uma escola de ensino fundamental no município de Colíder-MT? De que maneira é possível propor reflexão sobre a diversidade sem cair no senso comum mediado pelo estudo da linguagem e da historicidade? Os resultados da pesquisa evidenciaram uma melhora na competência discursiva dos estudantes, inclusive no tocante a repensar o conceito de diversidade, em vista das tecnologias digitais, ainda que a modo de um protótipo.


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  • The contemporary socio-historical context, largely constructed from dichotomies of thought, shows the importance of educational institutions in promoting a reflective school environment, with respect to historicity and diversity. Allied to this fact, the new digital information and communication technologies have entered school spaces through the most varied text and speech genres, which shows the need to train critical, ethical and committed citizens to make learning something meaningful, capable of expand your communicative competence, participating in the decisions that surround you in a truly citizen way. These assertions elucidate the need to think about pedagogical practice and Literacy Projects are presented as alternatives, which guarantee the insertion of students in language practices located in the literacy events of which they are a part, born from social interactions, which increased in changes in educational paradigms in recent years. This project, therefore, aimed at the development of actions, through literacy stages, within which reading and writing activities were carried out, both oral and non-oral genres, as well as social practices of language use. A prototype of this intervention proposal was carried out at a state school in the municipality of Colíder-MT, considering the situation of social isolation caused by the pandemic of the new Coronavirus. Altogether there were 9 participants from the ninth years (morning and afternoon). The problem situation had already been evidenced in 2019, with all participants, both in conversations through the corridors and in classroom debates, until it became the research problem. Thus, it was the observation of these needs arising from the students' realities, related to conflicts generated at school by the lack of understanding as to living with diversity, that triggered the actions that aimed to expand the skills of using the language in its oral and written modalities, for discuss the reach of citizenship mediated by the use of language. As a theoretical contribution this qualitative, interventional research and with an interpretive bias, and which also considers the formative approach of the teacher in his dialogical process of construction, analysis and reflection is guided by Kleiman's concept of literacy (1995, 2005, 2006, 2009), Oliveira, Tinoco and Santos (2014), and Street (2015), with regard to studies regarding the Literacy Project (PL); relative to the discursive genres in Bakhtin (2006, 2012, 2014); the importance of orality studies in Marcuschi (2005, 2008) and Antunes (2003); for the research approach, Bortoni-Ricardo (2008) and Rojo (2005, 2009, 2012); regarding the thematic content of historicity and diversity, mainly in Stuart Hall (2006); with regard to the discursive genre chosen for making the final product, Nichols (2005) among others. Studies related to PCN (1998,2000), BNCC (2017) and DRC-MT (2017) were also reconciled. The agency of the own learning developed by the students, in a collaborative process also with the teacher, during the unfolding of the actions, provided reflections throughout the opportunity. The main objective of the project was to propose reflection and assist them in the decision-making process regarding the surrounding speeches in the school environment regarding the issue of diversity. The research sought to answer the questions: How can work anchored in projects, considering the issue of literacies and multi-tools, contribute to the expansion of the discursive competence of ninth-year students at an elementary school in the city of Colíder-MT? How is it possible to propose reflection on diversity without falling into common sense mediated by the study of language and historicity? The results of the stages showed an improvement in the students' discursive capacity, including with regard to rethinking the concept of diversity, considering the new digital technologies, albeit as a prototype.

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  • JACINAILA LOURIANA FERREIRA
  • QUARTO DE DESPEJO: TEMÁTICAS ATEMPORAIS PARA SALA DE AULA

  • Orientador : GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
  • Data: 05/04/2021

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  • O presente projeto foi desenvolvido com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Zeni Vieira, localizada na cidade de Sinop/MT. A instituição funciona nos períodos diurnos e trabalha com alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, conta atualmente com um público de mais de mil estudantes, vindos de bairros e chácaras, distribuídos nos dois períodos. Objetivou-se trabalhar temas da literatura, considerando aspectos sociais e do cotidiano do alunado. Para isso, foi trabalhada a obra Quarto de despejo: Diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, como referência para a construção de sentidos na produção textual e valorização do contexto em que cada aluno se insere. Alguns dos referenciais teóricos usados no embasamento foram Thiollent (2011), Cosson (2016), Rojo (2009), Coscarelli (2012), Jesus (1994), Solé (1998), Fernandez (2018), entre outros. Considerou-se como essencial para a realização da pesquisa, o contexto atual em que se valoriza a imagem, propõe-se então, um trabalho com fotografias do dia a dia dos alunos, para mostrar aspectos dos textos não verbais na construção dos significados, a partir de temáticas atemporais presentes no livro, entre elas temos, preconceitos, desigualdade social, fome, miséria, denúncia social, relacionamentos, a importância da água, a visão da natureza, os sentimentos demonstrados, leitura e escrita, pobreza, custo de vida e religiosidade. Assim como o texto verbal, a imagem constitui-se em discurso. Mostra-se ainda o que prevê os documentos oficiais sobre o ensino da literatura afro-brasileira nas escolas. A pesquisa pauta-se nos documentos que preconizam habilidades e competências referentes ao ensino, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), (BRASIL, 2017) e Documentos de Referência Curricular do estado de Mato Grosso (DRC/MT), (MATO GROSSO, 2018). Para referenciação teórica, além dos autores citados, tomou-se como base os pressupostos teóricos dos pesquisadores Tzvetan Todorov (2009), Cosson (2014), Candido (2011), Jouve (2012), Colomer (2007), Vieira (2009), entre outros. A escolha desta temática se deu pela necessidade de se trabalhar a leitura literária nas escolas de forma mais abrangente e centralizada. Pode-se compreender que o ensino da literatura deve ser centralizado como forma de transformação social e de apreensão das demais áreas de conhecimento, uma vez que, por meio do contato com a cultura acontece um despertar para os contextos presentes no cotidiano da comunidade escolar, considera-se como parte essencial da pesquisa despertar o hábito de ler e promover o letramento literário por meio da leitura e da interpretação aliada ao gênero diário em uma perspectiva verbal e imagética.


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  • This project was developed with a class from the ninth grade of Elementary School at the State School Professor Zeni Vieira, located in the city of Sinop/MT. The institution operates during the day and works with students from the sixth to the ninth year of elementary school, currently has an audience of over a thousand students, coming from neighborhoods and farms, distributed in both periods. The objective was to work on themes from the literature, considering social and daily aspects of the students. For this purpose, the work Quarto de despejo: Diário de uma favelada, by Carolina Maria de Jesus, was worked as a reference for the construction of meanings in textual production and appreciation of the context in which each student is inserted. Some of the theoretical references used in the foundation were Thiollent (2011), Cosson (2016), Rojo (2009), Coscarelli (2012), Jesus (1994), Solé (1998), Fernandez (2018), among others. The current context in which the image is valued was considered essential for the accomplishment of the research. Therefore, it is proposed to work with photographs of the students' daily lives, to show aspects of non-verbal texts in the construction of meanings, from timeless themes present in the book, among them we have prejudices, social inequality, hunger, misery, social denunciation, relationships, the importance of water, the view of nature, the feelings shown, reading and writing, poverty, cost of living and religiosity. Like the verbal text, the image is a discourse. It also shows what the official documents on the teaching of Afro-Brazilian literature in schools provide. The research is based on documents that recommend skills and competences related to teaching, Common National Base (BNCC), (BRASIL, 2017) and Curricular Reference Documents of the state of Mato Grosso (DRC / MT), (MATO GROSSO, 2018). For theoretical reference, in addition to the authors mentioned, the theoretical assumptions of the researchers Tzvetan Todorov (2009), Cosson (2014), Candido (2011), Jouve (2012), Colomer (2007), Vieira (2009) were based on among others. The choice of this theme was due to the need to work on literary reading in schools in a more comprehensive and centralized way. It can be understood that the teaching of literature should be centralized as a way of social transformation and apprehension of the other areas of knowledge, since, through contact with culture, an awakening to the contexts present in the daily life of the school community happens, it is considered as an essential part of the research to awaken the habit of reading and promote literary literacy through reading and interpretation combined with the daily genre in a verbal and imaginary perspective.

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  • WILERSON FIDELIS DE MOURA
  • GÊNERO TEXTUAL CONTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Orientador : ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
  • Data: 07/04/2021

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  • O Trabalho de Conclusão Final, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop-MT, apresenta uma proposta didática planejada para a Educação  de Jovens e Adultos (EJA), com o objetivo de propiciar aos estudantes desta modalidade, possibilidades de apropriação da língua portuguesa, por meio de uma sequência didática, que trabalha, a partir do gênero textual conto,  os respectivos eixos de aprendizagem, a saber: leitura, interpretação, produção textual oral e escrita e a estruturação linguística, com vistas a despertar nos estudantes da EJA, a produção de sentidos. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: estimular o estudante a melhorar as competências linguísticas necessárias para o seu desenvolvimento intelectual e social, com a prática da leitura, interpretação, produção textual oral e escrita e da refacção da produção escrita em sala de aula; provocar no estudante a curiosidade pela língua materna a fim de que, independentemente da sala de aula, busque leituras e desenvolva a produção textual oral e escrita; extrair  os sentidos dos contos lidos, como também, dos diversos gêneros textuais que circulam em todas as esferas sociais. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como procedimento metodológico o planejamento de uma Sequência Didática (SD) pautada nos pressupostos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). O planejamento da SD está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), o documento de Referência Curricular de Mato Grosso – Ensino Fundamental Anos Finais (MATO GROSSO, 2018) e o Sistema Integrado de Gestão Educacional (SIGEDUCA). Com o desenvolvimento desta sequência didática, espera-se que os estudantes da EJA consigam desenvolver suas competências linguísticas, e, por meio da produção de sentidos, assumam uma postura crítica com vistas a superação do status quo e da transformação social.


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  • The research presents a didactic proposal that seeks to contribute to the Youth and Adult Education (EJA) modality, in which it proposes to provide possibilities for the appropriation of the Portuguese language, through a didactic sequence, which works with the textual genre short story,  and the respective axes of learning, namely: reading, interpretation, oral and written textual production and linguistic structuring, with a view to awakening the students of EJA, the production of meanings.  To this end, the following specific objectives were outlined: to encourage the student to improve the language skills necessary for his intellectual and social development, with the practice of reading, interpreting, oral and written textual production and the refraction of written production in the classroom  ;  provoke curiosity in the mother tongue in the student so that, regardless of the classroom, she seeks readings and develops oral and written textual production;  extracting the meanings from the stories read, as well as from the different textual genres that circulate in all social spheres.  The research, with a qualitative approach, has as methodological procedure the planning of a Didactic Sequence (SD) based on the assumptions of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004).  Authors such as Rojo (2009), Bakhtin (1992), Mello (2018) and Solé (1998), among others, supported this methodological procedure.  SD planning is in line with the Common National Curricular Base (BRASIL, 2017), the Mato Grosso Curricular Reference document - Elementary School Final Years (MATO GROSSO, 2018) and the Integrated Educational Management System (SIGEDUCA). With the development of this didactic sequence, it is expected that EJA students will be able to develop their language skills, and, through the production of meanings, assume a critical posture with a view to overcoming the status quo and social transformation.

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  • NEIVA GUARIENTI PAGNO
  • NARRANDO HISTÓRIAS: UM COMPROMISSO COM A VERACIDADE DOS FATOS DE GROSLÂNDIA

  • Orientador : CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
  • Data: 09/04/2021

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  • A produção escrita é uma prática que, necessariamente, precisa fazer parte das atividades escolares dos estudantes do ensino fundamental, uma vez que é imprescindível capacitá-los para as mais diversas situações de comunicação ao se trabalhar com atividades significativas de uso social da escrita. Para tanto, este trabalho de pesquisa intitulado “Narrando histórias: um compromisso com a veracidade dos fatos de Groslândia” é uma proposta de intervenção pedagógica produzida no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – e desenvolvida com estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Fredolino Vieira Barros, pertencente ao distrito de Groslândia, no município de Lucas do Rio Verde, no estado de Mato Grosso. O trabalho tem por objetivo a busca por histórias vivenciadas pelos pioneiros da comunidade de Groslândia, a fim de valorizar aspectos relevantes do local, perpetuar os relatos dos seus antigos moradores, bem como levar os alunos a conhecer o gênero narrativas e aprimorar seus conhecimentos acerca da produção textual. A metodologia aplicada na pesquisa filia-se aos princípios da pesquisa-ação, baseada em Thiollent (2011), e apresenta uma abordagem qualitativa, apoiada em Minayo (2001), que trabalha com o universo de significados e não com dados numéricos. No estudo da oralidade e da escrita, o autor de destaque é Marcuschi (2010), imprescindível também nas atividades de retextualização das narrativas. Em se tratando dos conhecimentos acerca do gênero narrativas, Walter Benjamin (1985), Cascudo (1984) e Passegi (2011) são os autores embasados. A respeito da produção textual dos alunos envolvidos na pesquisa, os autores de destaque são Antunes (2003/2009), Travaglia (2000) e Passarelli (2012). No que diz respeito aos gêneros do discurso, a pesquisa busca fundamentação em Bakhtin (2011). Com relação ao período de isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19, o trabalho busca referência acerca do ensino híbrido e do ensino remoto em grupos de autores, como Camargo e Daros (2018); Garcia, Morais, Zaros e Rêgo (2020); Bacich, Neto e Trevisani (2015). Os autores que fundamentam a pesquisa com relação à utilização da sequência didática são Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além disso, todo o trabalho está referenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento de Referência Curricular para a Rede Municipal de Lucas do Rio Verde/MT (DRC/LRV). No desenvolvimento deste trabalho, os estudantes pesquisadores participaram de diversas atividades de leitura, produções textuais, bem como produziram textos escritos a partir da oralidade, de forma a aplicar a atividade de retextualização do autor Marcuschi (2010), a partir do modelo das operações discursivas em que se passa o texto oral para o texto escrito, com o intuito de aperfeiçoar a produção escrita. Ao final do projeto, apresentamos as produções finais como objeto de publicação deste trabalho.

     


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  • A produção escrita é uma prática que, necessariamente, precisa fazer parte das atividades escolares dos estudantes do ensino fundamental, uma vez que é imprescindível capacitá-los para as mais diversas situações de comunicação ao se trabalhar com atividades significativas de uso social da escrita. Para tanto, este trabalho de pesquisa intitulado “Narrando histórias: um compromisso com a veracidade dos fatos de Groslândia” é uma proposta de intervenção pedagógica produzida no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – e desenvolvida com estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Fredolino Vieira Barros, pertencente ao distrito de Groslândia, no município de Lucas do Rio Verde, no estado de Mato Grosso. O trabalho tem por objetivo a busca por histórias vivenciadas pelos pioneiros da comunidade de Groslândia, a fim de valorizar aspectos relevantes do local, perpetuar os relatos dos seus antigos moradores, bem como levar os alunos a conhecer o gênero narrativas e aprimorar seus conhecimentos acerca da produção textual. A metodologia aplicada na pesquisa filia-se aos princípios da pesquisa-ação, baseada em Thiollent (2011), e apresenta uma abordagem qualitativa, apoiada em Minayo (2001), que trabalha com o universo de significados e não com dados numéricos. No estudo da oralidade e da escrita, o autor de destaque é Marcuschi (2010), imprescindível também nas atividades de retextualização das narrativas. Em se tratando dos conhecimentos acerca do gênero narrativas, Walter Benjamin (1985), Cascudo (1984) e Passegi (2011) são os autores embasados. A respeito da produção textual dos alunos envolvidos na pesquisa, os autores de destaque são Antunes (2003/2009), Travaglia (2000) e Passarelli (2012). No que diz respeito aos gêneros do discurso, a pesquisa busca fundamentação em Bakhtin (2011). Com relação ao período de isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19, o trabalho busca referência acerca do ensino híbrido e do ensino remoto em grupos de autores, como Camargo e Daros (2018); Garcia, Morais, Zaros e Rêgo (2020); Bacich, Neto e Trevisani (2015). Os autores que fundamentam a pesquisa com relação à utilização da sequência didática são Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além disso, todo o trabalho está referenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento de Referência Curricular para a Rede Municipal de Lucas do Rio Verde/MT (DRC/LRV). No desenvolvimento deste trabalho, os estudantes pesquisadores participaram de diversas atividades de leitura, produções textuais, bem como produziram textos escritos a partir da oralidade, de forma a aplicar a atividade de retextualização do autor Marcuschi (2010), a partir do modelo das operações discursivas em que se passa o texto oral para o texto escrito, com o intuito de aperfeiçoar a produção escrita. Ao final do projeto, apresentamos as produções finais como objeto de publicação deste trabalho.

     

     

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  • ROSALINA ANANIAS PINHEIRO NEVES
  • PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DO GÊNERO MULTIMODAL CRÔNICA SOB O ENFOQUE DOS MULTILETRAMENTOS

  • Orientador : ALBINA PEREIRA DE PINHO
  • Data: 09/04/2021

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  • Esta pesquisa teve por objetivo investigar como a abordagem do gênero crônica em sua multimodalidade, sob a perspectiva dos multiletramentos, favorece o ensino e aprendizagem da leitura e escrita na sala de aula. Por meio das leituras de teóricos como Rojo (2012; 2013; 2016; 2019), Bakhtin (2010), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), entre outros, foi possível construir novos conhecimentos teóricos e práticos sobre o ensino da Língua Portuguesa, os quais ancoraram essa pesquisa. Para realizar esta pesquisa-ação, fomos direcionados pelos seguintes questionamentos: O trabalho pedagógico com gênero multimodal crônica possibilita (re)significações nas práticas de leitura e produção de textos em sala de aula? Com objetivos específicos de compreender se a abordagem do gênero crônica, em sua multimodalidade, contribui com o processo de leitura e de escrita dos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. O procedimento metodológico foi realizado por meio da sequência didática, proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A promoção das ações da intervenção pedagógica deu-se em uma turma de 8.º ano, na Escola Estadual Professora Zuleide dos Santos Barros, no município de Tabaporã/MT.  Por conta da situação de pandemia desencadeada por conta do Novo Coronavírus, as ações, que estavam planejadas para uma sala de aula normal, foram desenvolvidas de forma remota com interação pela plataforma Teams e pelo grupo de WhatsApp. Por meio de práticas de leitura e produção de textos foram promovidas inúmeras possibilidades de desenvolvimento das habilidades esperadas em estudantes de anos finais do Ensino Fundamental. Como produção final, os estudantes, colaboradores da pesquisa, produziram uma crônica. A análise dos dados da pesquisa demonstrou que as práticas de leitura e escrita do gênero discursivo crônica, sob a perspectiva dos multiletramentos, com suporte e uso de tecnologias digitais, possibilitaram a interação e o trabalho colaborativo, de modo que os estudantes se apropriaram dos elementos multimodais do gênero crônica, o que foi demonstrado com as produções dos estudantes colaboradores.


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  • This research aimed to investigate how the approach of the chronic gender in its multimodality, from the perspective of multi-tools, favors the teaching and learning of reading and writing in the classroom. Through the readings of theorists such as Rojo (2012; 2013; 2016; 2019), Bakhtin (2010), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), among others, it was possible to build new theoretical and practical knowledge about the teaching of the Portuguese language, which anchored this research. In order to carry out this action research, we were guided by the following questions: Does the pedagogical work with a chronic multimodal genre enable (re) meanings in the practices of reading and producing texts in the classroom? With specific objectives to understand if the approach of the chronic gender, in its multimodality, contributes to the reading and writing process of the students of the 8th year of Elementary School. The methodological procedure was carried out through the didactic sequence, proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). The promotion of the actions of the pedagogical intervention took place in an 8th grade class, at the State School Professora Zuleide dos Santos Barros, in the municipality of Tabaporã / MT. Due to the pandemic situation triggered by the New Coronavirus, the actions, which were planned for a normal classroom, were developed remotely with interaction through the Teams platform and the WhatsApp group. Through reading and text production practices, innumerable possibilities for developing the skills expected from students in the final years of elementary school were promoted. As a final production, the students, collaborators in the research, produced a chronicle. The analysis of the research data showed that the reading and writing practices of the chronic discursive genre, under the perspective of multi-tools, with support and use of digital technologies, enabled interaction and collaborative work, so that students appropriated the elements multimodal of the chronic genre, which was demonstrated with the productions of the collaborating students.

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  • ISABELA CÂMARA BONILHA
  • GARIMPANDO HISTÓRIAS: O GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS COMO IMPULSIONADOR DA PRODUÇÃO ESCRITA

  • Orientador : CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
  • Data: 07/05/2021

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  • O Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – tem como um de seus principais objetivos levar seus participantes à reflexão a respeito das práticas em sala de aula, a partir de problemáticas encontradas neste âmbito. Sendo assim, no transcorrer dessa pesquisa, buscou-se possíveis soluções para o desânimo e falta de entusiasmo dos estudantes do 9º ano, da Escola Estadual Estêvão de Mendonça, ante as propostas de produção textual. Desenvolveu-se, então (embora com as dificuldades advindas da pandemia de Covid-19 que chegou ao Brasil e ao mundo com força maior no ano de 2020), um Projeto de Letramento tendo como intuito final a produção de textos de memórias literárias baseados em relatos dos cidadãos da cidade de Guiratinga, Mato Grosso. Para tal, a respeito de Projetos de Letramento, embasou-se em Ângela Kleiman (2005; 2008; 2010). A respeito das práticas de escrita na escola e as maneiras de como desenvolvê-las de forma significativa para os estudantes, aportou-se em Irandé Antunes (2016), Luiz Antônio Marcuschi (2007) e Delia Lerner (2018). Para tratar dos gêneros discursivos, as considerações de Bakthin (1997), e para conceituar o gênero memórias literárias, recorreu-se a: Icléa Bosi (2003), Walter Benjamin (2012), Marli André (2001) e Maciel (2013; 2016). Como aporte para o método desta pesquisa, recorreu-se às contribuições a respeito da pesquisa-ação, de Michel Thiollent (2011). No decorrer do projeto de letramento aplicado, o leitor perceberá as dificuldades relacionadas ao contexto pandêmico e inédito, tanto na trajetória da pesquisadora, quanto na dos estudantes. As observações a respeito do Projeto de Letramento e as adaptações foram necessárias nesse momento histórico.


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  • O Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – tem como um de seus principais objetivos levar seus participantes à reflexão a respeito das práticas em sala de aula, a partir de problemáticas encontradas neste âmbito. Sendo assim, no transcorrer dessa pesquisa, buscou-se possíveis soluções para o desânimo e falta de entusiasmo dos estudantes do 9º ano, da Escola Estadual Estêvão de Mendonça, ante as propostas de produção textual. Desenvolveu-se, então (embora com as dificuldades advindas da pandemia de Covid-19 que chegou ao Brasil e ao mundo com força maior no ano de 2020), um Projeto de Letramento tendo como intuito final a produção de textos de memórias literárias baseados em relatos dos cidadãos da cidade de Guiratinga, Mato Grosso. Para tal, a respeito de Projetos de Letramento, embasou-se em Ângela Kleiman (2005; 2008; 2010). A respeito das práticas de escrita na escola e as maneiras de como desenvolvê-las de forma significativa para os estudantes, aportou-se em Irandé Antunes (2016), Luiz Antônio Marcuschi (2007) e Delia Lerner (2018). Para tratar dos gêneros discursivos, as considerações de Bakthin (1997), e para conceituar o gênero memórias literárias, recorreu-se a: Icléa Bosi (2003), Walter Benjamin (2012), Marli André (2001) e Maciel (2013; 2016). Como aporte para o método desta pesquisa, recorreu-se às contribuições a respeito da pesquisa-ação, de Michel Thiollent (2011). No decorrer do projeto de letramento aplicado, o leitor perceberá as dificuldades relacionadas ao contexto pandêmico e inédito, tanto na trajetória da pesquisadora, quanto na dos estudantes. As observações a respeito do Projeto de Letramento e as adaptações foram necessárias nesse momento histórico.

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  • ANTONIO NOEL DIAS SANCHES
  • CONTOS E LENDAS SANTARENAS: uma proposta de letramento literário

  • Orientador : ANTONIO APARECIDO MANTOVANI
  • Data: 27/05/2021

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  • Como ensinar literatura no seio da escola tem se tornado o epicentro das discussões de inúmeros estudiosos e de teóricos da área com debates voltados para a construção de estratégias e de metodologias didático-pedagógicas com forte interesse de contribuir na estrutura formativa do leitor literário. As teorias e pesquisas salientam essa forma de ensinar centrada na efetiva e eficiente leitura de textos literários. Nesse horizonte, o professor passa a exercer um papel fundamentalmente importante no desenvolvimento do comportamento leitor na vida do aluno, e, por conseguinte, nos procedimentos de ensinar por meio do letramento literário. As sugestões dessa proposta de letrar literariamente o aluno por meio de contos e de lendas caminham para ações pedagógicas centradas na técnica da mediação entre a obra literária e o leitor assim como no desenvolvimento de estratégias de leitura, de interpretação e, sobremodo, na formação de um proficiente leitor. “Contos e lendas santarenas: uma proposta de letramento literário” iria encaminhar-se para a aplicação, porém a pandemia inviabilizou a execução das estratégias. A covid-19 fez com que as aulas fossem suspensas bem no início das atividades letivas, não permitindo o retorno em tempo oportuno para o desenvolvimento dos passos sugeridos. Logo, pelo momento excepcional, segue como proposta a ser desenvolvida em turmas do ensino fundamental II. Ressaltamos ainda que este trabalho está vinculado a uma pesquisa qualitativa nos moldes da pesquisa-ação, voltada para o letramento literário, apresentando uma sugestão de proposta interventiva com a finalidade de contribuir na formação de leitores literários com base na leitura de dois contos da autora Marina Colasanti e, especialmente, na leitura e na produção de lendas santarenas. Compreendemos que há uma grande abordagem entre o saber e o fazer pedagógico para se formar um sujeito leitor. Para isso, estudiosos como Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2014) entre outros servem de aporte teórico para se fazer algumas ponderações sobre ensinar com o intuito de formar leitores críticos e autônomos. Com fundamento nesses autores, lançamos um olhar analítico e reflexivo sobre como ensinar leitura literária com a necessidade de fomentar aspectos formativos no desenvolvimento de um sujeito protagonista, crítico e reflexivo. Assim, o corpus das atividades é composto por dois contos da escritora Colasanti (2005) “No aconchego de um turbante”, “Com certeza tenho amor” e duas lendas santarenas “o Boto” e “a Mãe d’água”. A produção escrita pode ser copilada em forma de uma coletânea de lendas, além de um microfilme e a realização de um evento para divulgação das produções finais dos alunos. Por fim, as atividades visam promover a leitura literária com a finalidade de contribuir na formação leitora de indivíduos na perspectiva de gerar pessoas autônomos no trato com textos literários. 


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  • How to teach literature at the heart of the school has become the epicenter of discussions by numerous scholars and theorists in the field with debates aimed at building strategies and didactic-pedagogical methodologies with a strong interest in contributing to the formative structure of the literary reader. Theories and research highlight this way of teaching centered on the effective and efficient reading of literary texts. In this horizon, the teacher starts to play a fundamentally important role in the development of reader behavior in the student's life, and, therefore, in the procedures of teaching through literary literacy. The suggestions and methodological steps of this proposal to literarily literate the student through short stories and legends lead to pedagogical actions centered on the technique of mediation between the literary work and the reader as well as the development of reading, interpretation and, especially, strategies, in the formation of a proficient reader. The proposal “Contos e legendas santarenas: a proposal for literary literacy” was going to be applied, but a pandemic made its execution unfeasible. Covid-19 caused classes to be suspended at the very beginning of school activities. And it did not allow the return in a timely manner for the development of the suggested steps. Therefore, due to the exceptional moment, it follows as a proposal. In accordance with the criteria of the Profletras program, the proposal would be applied with a class of 40 students from the 9th grade at the State School of Elementary and Secondary Education. Aluízio Lopes Martins in Santarém, Western Pará. We also emphasize that this work is linked to a qualitative research along the lines of action research, focused on literary literacy in the final grade of elementary school II, presenting an intervention proposal with the purpose of to contribute to the formation of literary readers based on the reading of short stories by the author Marina Colasanti and, especially, of Santarem legends, with young people aged between 13 and 16 years, students of the 9th grade of a public school in the municipality of Santarém. We understand that there is a great approach between knowledge and pedagogical practice to form a reading subject. For that, scholars like Candido (1995), Colomer (2007), Cosson (2014) and others serve as a theoretical contribution to make some considerations about teaching in order to train critical and empowered readers of autonomy. Based on these scholars, an analytical and reflective look is taken on how to teach literary reading with the need to foster formative aspects in the development of a protagonist, critical and reflective subject. Thus, the corpus of activities was composed of two short stories by the writer Marina Colasanti "In the comfort of a turban", "I certainly have love", and two Santarena legends "the Boto", "the Mother of water". The written production would be compiled in the form of a collection of tales and legends, as well as a microfilm and the realization of a sarau soiree. Finally, the activities aim to promote literary reading in order to contribute to the reading training of individuals in the perspective of generating autonomous people in dealing with literary texts.

2020
Dissertações
1
  • KARINA COSTA PAES DE SOUSA
  • O gênero causo como estratégia para atividades de intervenção pedagógica

  • Orientador : NEUSA INES PHILIPPSEN
  • Data: 23/12/2020

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  • Este trabalho é resultado do projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UNEMAT/Sinop-MT) que atendeu alunos do 7º ano do 3º ciclo do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual “Cecília Meireles” na cidade de Matupá-MT. Para a realização do projeto, adotou-se a metodologia da pesquisa-ação Thiollent (2011) e desenvolveu-se uma sequência de atividades, conforme os procedimentos didáticos propostos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que tiveram como objetivo apresentar as contribuições da Sociolinguística Educacional no ensino de Língua Portuguesa, propiciando situações de leitura significativas, focando a busca de informações para promover situações de escrita com o gênero causo, explorar suas características, diferenciando a linguagem oral da escrita, reconhecendo o valor de ambas. Por meio da intervenção, buscamos desenvolver nos alunos sujeitos da pesquisa, competências de oralidade e escrita em situações de uso, que possibilitem a aplicação de tais competências fora da escola. Nesse contexto, as transformações tecnológicas da informação e comunicação também se fazem presentes nas mais variadas esferas da sociedade, isto gera desafios à educação, que precisa incorporá-las às práticas pedagógicas, em especial, neste atual contexto em que estamos vivendo causado pela pandemia do coronavírus. A pesquisa teve aporte teórico fundamentado na Sociolinguística Educacional cunhada no Brasil por Bortoni-Ricardo (2004, 2005 e 2014), além da utilização de outros autores, como Marcos Bagno (1999, 2004, 2007 e 2018). Os resultados obtidos demonstraram que o estudo e o conhecimento advindos da Sociolinguística Educacional podem contribuir de forma significativa na melhoria do ensino da Língua Portuguesa. Principalmente porque a realidade linguística dos falantes não é ignorada e torna-se fator de estudo nas salas de aulas, promovendo a valorização de todas as formas de comunicação em seus aspectos social, histórico e cultural. Como produto final da pesquisa, os alunos produziram o Jornal C@usos On line com suas histórias e imagens que os representam, e entregaram as impressões na escola, na biblioteca e para a comunidade escolar.


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  • This study is the result of the pedagogical intervention project developed in the Professional Master of Arts (PROFLETRAS / UNEMAT / Sinop-MT) that attended students of the 7th year of the 3rd cycle of Elementary School II, from the State School “Cecília Meireles” in the city of Matupá - MT. For the realization of the project, was adopted the action-research methodology by Thiollent (2011) and a didactic sequence was developed, according to the didactic procedures proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), who aimed to present the contributions of Educational Sociolinguistics in Portuguese teaching, providing meaningful reading situations, focusing on the search for information to promote writing situations with the textual gender oral tale, exploring their characteristics, differentiating oral language from writing, recognizing the value of both. Through the intervention, we aim to develop in the students subject to the research, oral and written skills in situations of use, which enable the application of such skills outside of school. In this context, the technological transformations of information and communication are also present in the most varied spheres of society, this creates challenges to education, that needs to incorporate them into pedagogical practices, especially in this current context we are living caused by the pandemic of the coronavirus. The research had theoretical support based on Educational Sociolinguistics coined in Brazil by Bortoni-Ricardo (2004, 2005 and 2014), in addition to the reference in other authors, like as Marcos Bagno (1999, 2004, 2007 and 2018). The results obtained demonstrated that the study and the knowledge derived from Educational Sociolinguistics can contribute significantly in improving the teaching of the Portuguese. Mainly because the linguistic reality of the speakers is not ignored and becomes a factor of study in the classrooms, promoting the valuation of all forms of communication in its social, historical and cultural aspects. As a final product of the research, the students produced the Journal C@usos Online with stories and images that represent them, and delivered the journal prints to the school, the library and the school community.

2015
Dissertações
1
  • ELAINE XAVIER LIMA BABINSKI
  • HIPERCONTO: A RELEITURA DE CONTOS AFRICANOS COMO MOTIVAÇÃO PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO

  • Orientador : ANTONIO APARECIDO MANTOVANI
  • Data: 04/08/2015

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  • A presente pesquisa teve por objetivo promover o letramento literário, por meio de contos africanos contextualizados com o cotidiano escolar dos alunos do 9º ano da Escola Estadual José Domingos Fraga, situada em Sorriso/MT. Ao planejar e desenvolver uma sequência didática (SD) buscou-se estratégias de trabalhar a Literatura de modo atrativo para alunos, para que pudessem compreender e refletir sobre a leitura e a produção textual, mediados pelo recurso da tecnologia. Assim, o produto final produzido ao longo das atividades aplicadas foram Hipercontos a partir dos contos escritos em grupos de cinco a seis alunos em sala de aula. Com o desenvolvimento deste trabalho foi possível conhecer caminhos que contribuem para a transformação na maneira como é ensinada a Literatura nas escolas públicas, uma vez que em muitas instituições de ensino são silenciadas as produções africanas nas aulas de Língua Portuguesa. Como pressuposto teórico, utilizou-se as perspectivas teóricas de Candido (1995), Machado (2002), Zilberman (2008 [2009]) e Colomer (2007) para refletir sobre a Literatura; Amâncio, Gomes, Jorge (2008) e Costa (2007) para tratar as relações étnico-raciais nas escolas públicas; Koch (2008) para refletir sobre os sentidos do texto; Rojo (2012) Oliveira, Tinoco, Santos (2014) e Soares (2009) para pensar o letramento e o multiletramento; Dolz e Schneuwly (2004 [2010]) para tratar sobre sequência didática. Diante disso, a SD constituiu uma intervenção pedagógica que mostrou a importância dos contos africanos para o letramento e a humanização dos alunos-adolescentes em processo de formação como leitores. Nesse sentido, é possível afirmar que o ensino de literatura nas aulas de Língua Portuguesa pode ser atrativo e potencializado com o auxílio das ferramentas tecnológicas, e o Hiperconto estabelece um novo olhar sobre texto literário que exige novas abordagens de leitura e compreensão de texto, contudo compete à escola promover a interação e a inclusão para o letramento digital e literário.


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  • The objective this research was to promote literary literacy through contextualized African tales with everyday school life of students of the third stage of the graduate of the State School José Domingos Fraga, located in Sorriso / MT. To plan and develop a didactic sequence (SD) sought to strategies to work so attractive for literature for pupils, so that they could understand and reflect on reading and text production mediated by the use of technology. Thus, the final product produced along activities were applied Hypertale tales written in groups of five to six students in the classroom. With the development of this work was possible to know ways that contribute to the transformation in the way it is taught literature in public schools, since in many educational institutions are silenced African productions in Portuguese classes. As a theoretical assumption, we used the theoretical perspectives of Candido (1995), Machado (2002), Zilberman (2008 [2009]) and Colomer (2007) to reflect the Literature; Amancio, Gomes, Jorge (2008) and Costa (2007) to address the ethnic-racial relations in the public schools, Koch (2008) to reflect the sense of the text; Rojo (2012) Oliveira, Tinoco, Santos (2014) and Smith (2009) to think about literacy and the multiliteracy; Dolz and Schneuwly (2004 [2010]) to treat about teaching sequence. Therefore, the SD was an educational intervention which showed the importance of African tales to literacy and the humanization of students-teenagers in the making as readers. In this sense, we can say that the teaching of literature in Portuguese classes can be attractive and enhanced with the help of technological aid, and the Hypertale sets a new look of the literary text that requires new reading approaches and comprehension, but it is for the school to promote interaction and inclusion for digital and literary literacy.

2
  • ADEMIR JUVENCIO DA SILVA
  • O letramento literário: transcriação da poesia produzida em Mato Grosso em infopoema.

  • Orientador : ROSANA RODRIGUES DA SILVA
  • Data: 05/08/2015

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  • O letramento literário: transcriação da poesia produzida em Mato Grosso em infopoema.


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  • O letramento literário: transcriação da poesia produzida em Mato Grosso em infopoema.

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