Banca de DEFESA: JUCÉLIA DE OLIVEIRA BORGES RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUCÉLIA DE OLIVEIRA BORGES RIBEIRO
DATA : 03/03/2022
HORA: 08:00
LOCAL: UNEMAT, campus de Sinop
TÍTULO:

HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA POSSIBILIDADE DE ALFABETIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO GOSTO E DO HÁBITO DE LER

 


PALAVRAS-CHAVES:

Histórias em Quadrinhos. Sequência Didática. Alfabetização. 


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Este Trabalho de Conclusão Final (TCF), apresenta uma proposição didática, elaborada sob a orientação de um planejamento que seguiu os pressupostos de uma Sequência Didática (SD), fundamentada em Doz, Noverraz e Schneuwly (2004). O objetivo da SD, planejada com a escolha do gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs), consiste em desenvolver e aprimorar a lectoescrita, bem como promover a compreensão das características da língua falada que, aliada aos elementos visuais presentes no gênero, bem como aos efeitos de humor e ironia, desperta no alfabetizando o prazer pela leitura e, consequentemente, o hábito de ler. A partir da fundamentação anunciada, destacamos no planejamento a necessidade de inicialmente, levantar o conhecimento das crianças acerca do gênero textual HQ; escolher um tema para ser estudado no decorrer da SD, bem como um produto final a ser elaborado e formas de sua divulgação; desenvolver módulos com atividades diferenciadas que, além de permitir aos alfabetizandos conhecer as características do gênero HQ, permitam explorar conhecimentos acerca do tema por eles escolhido; elaborar, junto com os alfabetizandos, o produto final escolhido e divulgá-lo em meios digitais. Esperamos que com o desenvolvimento desta proposição didática os alfabetizandos desenvolvam seus direitos de aprendizagem relacionados aos principais eixos do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento, a saber: oralidade, leitura/interpretação/compreensão, estruturação linguística e produção textual, uma vez que a SD é um tipo de planejamento que escolhe um gênero textual para ser explorado. Por sua vez, a alfabetização quando trabalhada na perspectiva do letramento, pauta-se nos gêneros textuais e na discursividade, condições que o desdobramento de planejamentos de Sequências Didáticas, permitem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interno - 54001002 - GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
Externo ao Programa - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI
Externo à Instituição - NATANIEL DOS SANTOS GOMES - UEMS
Notícia cadastrada em: 21/02/2022 15:04
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