Banca de DEFESA: KARINA COSTA PAES DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINA COSTA PAES DE SOUSA
DATA : 23/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

O gênero causo como estratégia para atividades de intervenção pedagógica


PALAVRAS-CHAVES:

Sociolinguística Educacional. Sequência Didática. Gênero Causo. Oralidade e Escrita. Ensino de Língua Portuguesa


PÁGINAS: 114
RESUMO:

Este trabalho é resultado do projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UNEMAT/Sinop-MT) que atendeu alunos do 7º ano do 3º ciclo do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual “Cecília Meireles” na cidade de Matupá-MT. Para a realização do projeto, adotou-se a metodologia da pesquisa-ação Thiollent (2011) e desenvolveu-se uma sequência de atividades, conforme os procedimentos didáticos propostos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que tiveram como objetivo apresentar as contribuições da Sociolinguística Educacional no ensino de Língua Portuguesa, propiciando situações de leitura significativas, focando a busca de informações para promover situações de escrita com o gênero causo, explorar suas características, diferenciando a linguagem oral da escrita, reconhecendo o valor de ambas. Por meio da intervenção, buscamos desenvolver nos alunos sujeitos da pesquisa, competências de oralidade e escrita em situações de uso, que possibilitem a aplicação de tais competências fora da escola. Nesse contexto, as transformações tecnológicas da informação e comunicação também se fazem presentes nas mais variadas esferas da sociedade, isto gera desafios à educação, que precisa incorporá-las às práticas pedagógicas, em especial, neste atual contexto em que estamos vivendo causado pela pandemia do coronavírus. A pesquisa teve aporte teórico fundamentado na Sociolinguística Educacional cunhada no Brasil por Bortoni-Ricardo (2004, 2005 e 2014), além da utilização de outros autores, como Marcos Bagno (1999, 2004, 2007 e 2018). Os resultados obtidos demonstraram que o estudo e o conhecimento advindos da Sociolinguística Educacional podem contribuir de forma significativa na melhoria do ensino da Língua Portuguesa. Principalmente porque a realidade linguística dos falantes não é ignorada e torna-se fator de estudo nas salas de aulas, promovendo a valorização de todas as formas de comunicação em seus aspectos social, histórico e cultural. Como produto final da pesquisa, os alunos produziram o Jornal C@usos On line com suas histórias e imagens que os representam, e entregaram as impressões na escola, na biblioteca e para a comunidade escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 100828003 - NEUSA INES PHILIPPSEN
Interno - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Externo à Instituição - MARILÚCIA BARROS DE OLIVEIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 08/12/2020 09:33
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