O EMPREGO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BOTÂNICA EM CONSONÂNCIA AO USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Ensino de Botânica. Mapa Conceitual. Insciência Botânica
Em Biologia, os conteúdos trabalhados são muito conceituais e deveras abstratos. O emprego de aulas tradicionais parece não satisfazer mais os alunos e interfere no processo de construção de seu conhecimento de forma transformadora. Sendo assim, o emprego de sequências didáticas vem ao encontro da necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais instigante, inclusivo e alusivo. O uso dessas práticas no ensino de botânica correlaciona o conhecimento teórico com o ambiente ao entorno dos estudantes, ajudando-os a perceberem que as plantas são organismos essenciais ao equilíbrio do ambiente e sobrevivência dos seres vivos, bem como são encontradas nos mais diferentes ambientes, desempenhando funções diversas. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo abranger sequências didáticas acerca dos conteúdos de botânica do Ensino Médio em conjunto com o emprego de mapas conceituais. O trabalho se realizará em uma escola pública de Ensino Médio com quatro turmas, sendo duas de segundo ano e duas de primeiro ano contendo um total de 120 alunos. Em cada turma será realizado o emprego de metodologias previamente organizadas onde os alunos serão situados dentro do contexto a ser trabalhado bem como na temática escolhida. Será observado como os alunos conhecem e interagem com o conhecimento da botânica e se percebem as plantas como organismos vivos e complexos, no que chamamos ao longo do trabalho de “cegueira botânica”. Será feita aplicações em sala de aula de metodologias que contemplem o ensino por investigação em consonância a utilização dos mapas conceituais voltados para a compreensão de conteúdos de botânica.