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Dissertações |
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Viviane Assunção da Silva
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AVIFAUNA DO PARQUE LAGOA DA GARÇA: A OBSERVAÇÃO DE AVES COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
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Orientador : JOSUE RIBEIRO DA SILVA NUNES
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Data: 30/09/2020
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A escola contemporânea tem sofrido grande impacto diante das transformações ocorridas na sociedade, sendo impelida a buscar novas propostas de ensino, a fim de superar o fracasso escolar. Assim, na tentativa de imprimir significado a aprendizagem de biologia e torna-la mais eficaz, cada vez mais tem-se investido na utilização de espaços públicos não formais, afim de aproveitar a curiosidade e disponibilidade dos estudantes para que ocorra a consolidação do processo ensino-aprendizagem, aliando teoria e prática. Deste modo, este trabalho teve como objetivo evidenciar a observação de aves no parque “Lagoa da Garça” em Juína-MT, como uma ferramenta válida para o ensino de biologia. Para tanto foi realizado o levantamento das espécies de aves que frequentam o parque ‘Lagoa da Garça” durante um ano e de posse dessa listagem de espécies foi elaborada uma sequência didática envolvendo a realização de trilha interpretativa, onde estudantes puderam ser protagonistas do processo ensino-aprendizagem. Antes e posterior a execução do planejamento didático, os estudantes responderam questionários, denominados de pré e pós teste, que auxiliaram na verificação da validade do método didático empregado. Através das respostas dos estudantes, pode-se verificar que a atividade proposta possibilitou a eles conhecer mais sobre as espécies de aves locais, observando a importância ecológica destes animais e a estreita relação da diversidade deste grupo com o estado de conservação do ambiente em que eles vivem, oportunizando reflexões sobre atitudes humanas que impactam diretamente estes seres. Ao final, optou-se pela construção de um livro que pudesse fornecer subsídios a professores que queiram introduzir a observação de aves em suas aulas, embasando seus planejamentos e ainda, que tivesse linguagem clara podendo ser utilizado diretamente pelos estudantes que se interessem pelo assunto.
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The contemporary school has suffered a great impact in the face of the transformations that have taken place in society, being imposed to seek new teaching proposals in order to overcome school failure. Thus, in an attempt to give meaning to the learning of biology and make it more effective, more and more has been invested in the use of non-formal public spaces, in order to take advantage of the curiosity and availability of students so that the consolidation of the teaching & learning process, combining theory and practice. In this way, this work has the objective to show the observation of birds in the park “Lagoa da Garça” in Juína - MT, as a valid tool for teaching biology. For this purpose, a survey of the bird species that frequent the 'Lagoa da Garça” park was carried out for one year and with this species listing, a didactic sequence was elaborated involving the performance of an interpretive trail, where students could be protagonists of the teaching- learning process. Before and after the execution of the didactic planning, the students answered questionnaires, called pre and post test, which helped to verify the validity of the didactic method used. Through the students' answers, it can be seen that the proposed activity allowed them to know more about the local bird species, observing the ecological importance of this class and the close relationship of the diversity of this group with the conservation status of the environment in which they live, providing opportunities for meditation on human attitudes that directly impact these animals. At the end, we opted for the construction of a book that could provide subsidies to teachers who want to introduce bird watching in their classes, supporting their plans and also, that had clear language and could be used directly by students who are interested in the subject.
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FLAVIA ANDREIA FRACARO
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O USO DE SOFTWARE DE AUTORIA NO ENSINO DO CONTEÚDO DE ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS
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Orientador : ALEXANDRO CEZAR FALEIRO
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Data: 14/10/2020
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RESUMO
A Biologia enquanto componente curricular do Ensino Médio, abrange conteúdos importantes para o desenvolvimento de habilidades que possibilitam ao discente compreender e valorizar a vida em toda sua diversidade. A Citologia é citada como um dos conteúdos da Biologia que abrange conceitos complexos e abstratos, os quais dificilmente podem ser visualizados de maneira prática e concreta em sala de aula, resultando em uma lacuna entre o que é ensinado e a aprendizagem significativa do estudante. Considerando a realidade de muitas escolas públicas, onde materiais e equipamentos para a aulas de Biologia, mais especificamente, para o ensino de Citologia, são limitados ou escassos e devido a importância desse tema para o entendimento da vida enquanto um fenômeno dinâmico, desenvolveu-se um software didático denominado “Mundo das organelas” e uma sequência didática com abordagem investigativa, a fim de contribuir para uma aprendizagem significativa referente ao conteúdo de organelas citoplasmáticas no Ensino Médio. O software “Mundo das organelas” foi elaborado mediante a utilização do software de autoria Visual Class® e destina-se ao ensino de forma lúdica e atrativa do conteúdo sobre as organelas citoplasmáticas. O produto “Mundo das organelas” aborda, através de vários recursos, a morfologia e a função das organelas citoplasmáticas, além de curiosidades, mapa mental, jogos, simulados e material complementar, no qual é apresentado sugestões de sites, vídeos e materiais para leitura. Após a produção do software, este foi avaliado por professores de Biologia. A pesquisa teve caráter qualitativo e utilizou questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. Os dados coletados foram avaliados qualitativamente considerando as percepções dos professores quanto a qualidade do produto apresentado. O software foi considerado pelos entrevistados como um produto totalmente adequado para o ensino de Biologia e apontado como um recurso que contribui muito para a aprendizagem significativa sobre as organelas citoplasmáticas (86%); foi avaliado como ótimo em diversos critérios, como, seu visual (36%), ser um recurso atrativo para os estudantes (43%), criar situações de aprendizagem (36%), como muito bom, em relação a memorização de conteúdo e diversão e ludicidade ofertada (50%) e bom quanto à aquisição de novos conceitos (43%). O uso do software “Mundo das organelas” pode ser considerado uma inovação e atuar como uma ferramenta de mudanças no processo de ensino e, usado numa abordagem baseada em metodologia ativa, pode resultar em alunos mais ativos e envolvidos nas aula, além de promover uma aprendizagem efetiva do conteúdo de organelas citoplasmáticas.
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ABSTRACT
Biology, as a curricular component of high school, encompasses important content for the development of skills that enable students to comprehend and value life in all its diversity. Cytology is cited as one of the contents of biology that encompasses complex and abstract concepts, which can hardly be visualized in a practical and concrete way in the classroom, resulting in a gap between what is taught and the student's meaningful learning. Considering the reality of many public schools, where materials and equipment for biology classes, more specifically, for teaching Cytology, are limited or scarce, and due to the importance of this theme for understanding life as a dynamic phenomenon, a didactic software called “Mundo das organelas” has been developed along with a didactic sequence that has an investigative approach in order to contribute to a meaningful learning regarding the content of cytoplasmic organelles in high schools. The software “Mundo das organelas” was created by the Visual Class® software and is intended to teach content on cytoplasmic organelles in a ludic and attractive way. The product "Mundo das organelas" addresses, through various resources, the morphology and the function of cytoplasmic organelles, along with curiosities, mind maps, games, simulators and complementary material, where website suggestions, videos and reading materials are introduced. After the software was produced, it was evaluated by biology teachers. The research was qualitative and used semi-structured questionnaire as instrument of data collection. The data collected were qualitatively evaluated, considering the teachers' perceptions of the quality of the product presented. The software was considered to be very good (83% of respondents) regarding its use to teach biology and was pointed out as a resource that contributes a lot to the significant learning about cytoplasmic organelles (83%). The software produced was rated as excellent (42% of the responses) in several criteria, such as: its appearance, being an attractive resource for students, creating learning situations, and in relation to memorizing content. The software was considered by the interviewees as a product totally suitable for teaching Biology and pointed out as a resource that contributes a lot to the significant learning about cytoplasmic organelles (86%); was evaluated as excellent in several criteria, such as, its visual (36%), being an attractive resource for students (43%), creating learning situations (36%), as very good, in relation to memorizing content and fun and playfulness offered (50%) and good at acquiring new concepts (43%). The use of “Mundo das organelas” can be considered an innovation and can act as a tool for changes in the teaching process. When used with an approach based on active methodology, this software can result in more active and involved students in the classroom, besides promoting an effective learning of the content of cytoplasmic organelles.
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ELISENE GONÇALA ROCHA
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Parasitoses intestinais: abordagem educativa visando a redução de infestações
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Orientador : ALESSANDRA REGINA BUTNARIU
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Data: 15/10/2020
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Parasitoses intestinais são doenças causadas por parasitas do grupo dos nematódeos, dos platelmintos, bem como protozoários, provocando danos à saúde pública em todas as regiões do mundo. Estas doenças estão ligadas principalmente às condições de higiene, de saneamento básico e à falta de água tratada, podendo interferir no rendimento escolar, causando prejuízo aos alunos. Este trabalho tem o objetivo de estimular a educação em saúde, através de ações educativas que possam modificar a realidade negativa causada por agentes parasitários, em alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola no interior do Estado do Pará. Foi aplicado um questionário inicial de diagnóstico para verificar o grau de conhecimento prévio sobre o assunto, após eu ter ministrado aula, foram desenvolvidas várias ações junto aos alunos, como palestras, limpeza do ambiente escolar, construção de jogo didático de cartas sobre parasitologia, com a participação ativa dos alunos e, após, foi aplicado o mesmo questionário inicial, a fim de verificar se houve mudanças na aprendizagem. Realizou-se duas etapas de exames parasitológicos, uma antes das ações de tratamento dos infectados e das informações sobre prevenção das parasitoses e outra com intervalo de seis meses, após estas ações. Este estudo apresentou dados na primeira etapa de exames que comprovaram a presença de parasitose em mais de 50% nos alunos pesquisados, enquanto, na segunda etapa, esta presença foi reduzida para menos de 25%, comprovando que o tratamento e as ações desenvolvidas contribuíram para a redução das infestações, para o compartilhamento de informações e, consequentemente, seus efeitos adversos ao ensino-aprendizagem. Deste modo, alcançamos o resultado esperado. pois, o desenvolvimento de palestras e normas de conduta de limpeza, a elaboração do jogo didático como produto e demais ações realizadas pelos próprios alunos os motivou para aprendizagem e aquisição de hábitos de higiene pessoal e coletiva, transformando a realidade da escola em termos de educação e saúde.
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Intestinal parasites are diseases caused by parasites from the group of nematodes, from flatworms, as well as protozoa, causing damage to public health in all regions of the world. These diseases are mainly linked to conditions of hygiene, basic sanitation and lack of treated water, which can interfere with school performance, causing damage to students. This work aims to stimulate health education, through educational actions that can modify the negative reality caused by parasitic agents, in students of the second year of high school, of a school in the interior of the State of Pará. A questionnaire was applied initial diagnosis to check the level of prior knowledge on the subject, after I taught the class, several actions were developed with the students, such as lectures, cleaning the school environment, building a didactic card game about parasitology, with the active participation of the students. students and, afterwards, the same initial questionnaire was applied in order to verify if there were changes in learning. There were two stages of parasitological examinations, one before the treatment of the infected and information on the prevention of parasites and the other with an interval of six months, after these actions. This study presented data in the first stage of examinations that proved the presence of parasitosis in more than 50% in the students surveyed, while in the second stage, this presence was reduced to less than 25%, proving that the treatment and the actions developed contributed to the reduction of infestations, for the sharing of information and, consequently, its adverse effects on teaching and learning. In this way, we achieve the expected result. because the development of lectures and cleaning conduct rules, the elaboration of the didactic game as a product and other actions carried out by the students themselves motivated them to learn and acquire personal and collective hygiene habits, transforming the reality of the school in terms of education and health.
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JUCIMAR SILVA DOS REIS
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A BOTÂNICA NO ENSINO MÉDIO: DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES À ELABORAÇÃO DE JOGOS COMO POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
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Orientador : ROGERIO BENEDITO DA SILVA ANEZ
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Data: 20/10/2020
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As plantas estão presentes no dia a dia das pessoas, mas mesmo assim, passam despercebidas na visão da maioria delas, processo este que recebe o nome de “cegueira botânica”. Dentre os vários fatores que podem contribuir com a falta de percepção do mundo vegetal, as questões ligadas aos entraves pedagógicos no ensino de Botânica situam-se como dimensões a serem problematizadas. Investigações na área da educação em Ciências têm apontado que o ensino dos conceitos botânicos na educação básica brasileira apresenta uma série de desafios e entraves, de distintas ordens e naturezas. Nesse contexto, o desenvolvimento de estudos que propõem investigar as significações dos estudantes em relação ao estudo da Botânica mostra-se relevante, pois tais estudos podem fomentar a proposição e avaliação metodologias, estratégias e recursos didáticos que favoreçam práticas pedagógicas que tornem o estudo das plantas mais atrativo aos estudantes. O presente estudo inseriu-se nesse contexto e teve, em linhas gerais, a intenção de analisar as concepções de estudantes do 2º ano do Ensino Médio acerca do estudo da Botânica, na perspectiva de que suas significações sirvam como instrumentos para a proposição de jogos didáticos para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos botânicos em sala de aula. Especificamente, pretendeu-se também: (i) verificar se as concepções de estudantes do 2° ano do Ensino Médio sobre o estudo da Botânica diferem-se em relação ao gênero; (ii) revisar, sistematicamente, trabalhos recentes (2009-2019) que discutam o ensino de Botânica com a utilização de jogos didáticos; e (iii) desenvolver dois jogos didáticos facilitadores do processo de ensino e aprendizagem da Botânica que vão ao encontro das significações dos estudantes. Na perspectiva de atender aos objetivos delineados, o estudo, de índole quanti-qualitativo, transcorreu em três etapas, a saber: (i) aplicação de questionário a uma amostra de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do oeste mato-grossense, visando verificar suas concepções sobre o estudo da Botânica e investigar se estas significações variam segundo o gênero; (ii) realização de uma revisão sistemática em duas bases de dados em busca de produções que discutam o ensino de Botânica com a utilização de jogos didáticos; e, por fim, (iii) elaboração de dois jogos didáticos que fossem ao encontro das discussões da literatura e que funcionassem como recursos atrativos e facilitadores da aprendizagem dos conceitos botânicos em sala de aula.
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Plants are present in people’s daily lives, but even so, they go unnoticed in the view of most of them, a process that is called “plant blindness”. Among the various factors that may contribute to the lack of perception of the plant world, the issues related to pedagogical barriers in the teaching of Botany are situated as dimensions to be problematized. Investigations in the area of science education have pointed out that the teaching of botanical concepts in brazilian basic education presents a series of challenges and obstacles, of different orders and natures. In this context, the development of studies that propose to investigate the meanings of students in relation to the study of Botany is shown to be relevant, as such studies can foster the proposition and evaluation of methodologies, strategies and didactic resources that favor pedagogical practices that make the study of plants more attractive to students. The present study was inserted in this context and had, in general lines, the intention of analyzing the conceptions of 2nd year High School students about the study of Botany, in the perspective that their meanings serve as instruments for the proposition of didactic games for the teaching and learning process of botanical concepts in the classroom. Specifically, it was also intended: (i) to verify if the conceptions of 2nd year High School students about the study of Botany differ in relation to gender; (ii) systematically reviewing recent works (2009-2019) that discuss the teaching of Botany with the use of educational games; and (iii) develop two didactic games that facilitate the process of teaching and learning Botany that meet the students’ meanings. In order to meet the objectives outlined, the study, of a quanti-qualitative nature, took place in three stages, namely: (i) applying a questionnaire to a sample of 2nd year High School students from a public school in the west of Mato Grosso, Brazil, aiming to verify his conceptions about the study of Botany and to investigate if these meanings vary according to gender; (ii) conducting a systematic review in two databases in search of productions that discuss the teaching of Botany with the use of educational games; and, finally, (iii) elaboration of two didactic games that would meet the discussions of the literature and that function as attractive resources and facilitators of the learning of botanical concepts in the classroom
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KARINA APARECIDA DA SILVA LIMA
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INTERATIVIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS
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Orientador : NELSON ANTUNES DE MOURA
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Data: 20/10/2020
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Nas aulas de biologia para o ensino médio torna-se fundamental revisar os conhecimentos prévios sobre ecologia, analisando sua dinâmica e estrutura, componentes bióticos e abióticos, bem como as relações ecológicas que ocorrem nesse ambiente como forma de estabelecer elos na construção do conhecimento. É notória cada vez mais a importância do protagonismo dos discentes, sua criticidade e atuação nos mais variados campos do conhecimento para o seu desenvolvimento integral, tendo o professor como mediador nesse processo. Este trabalho teve o objetivo de analisar o ensino das relações ecológicas no bioma cerrado por meio dos métodos tradicional e construtivista, utilizando as tecnologias digitais como ferramentas do processo de aprendizagem dos estudantes do ensino médio. O presente estudo foi desenvolvido em uma escola Estadual, no município de Lucas do Rio Verde - MT, localizada na região Centro-Oeste do estado de Mato Grosso, com estudantes dos segundo e terceiro anos do ensino médio, nas aulas de Biologia. Partindo de expedições didáticas e aulas práticas buscou-se aliar a criatividade e a interatividade de forma mais dinâmica e prazerosa no intuito de experimentar uma aprendizagem mais significativa, através do registro fotográfico, com uso de lunetas acopladas à câmera do celular, elaboração de podcast, servindo como parâmetro e subsídio para que docentes e discentes repensem e vivenciem métodos e ações que possam favorecer a qualidade de ensino e aprendizagem. Os resultados apontaram que o levantamento de hipóteses, a pesquisa, a problematização e o ensino investigativo, em ecologia, aliados ao emprego de mídias digitais, aguçam o interesse dos estudantes e incrementam a argumentação sobre problemas ambientais e políticas públicas, desenvolvimento sustentável, manutenção da biodiversidade, sistematizando conceitos e informações com um viés mais crítico e participativo.
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In biology classes for high school, it is essential to review previous knowledge about ecology, analyzing its dynamics and structure, biotic and abiotic components, as well as the ecological relationships that occur in this environment as a way of establishing links in the construction of knowledge. It is increasingly evident the importance of the protagonism of the students, their criticism and performance in the most varied fields of knowledge for their integral development, with the teacher as a mediator in this process. This work aimed to analyze the teaching of ecological relations in the cerrado biome using traditional and constructivist methods, using digital technologies as tools for the learning process of high school students. The present study was developed in a State school, in the municipality of Lucas do Rio Verde - MT, located in the Midwest region of the state of Mato Grosso, with students from the second and third years of high school, in Biology classes. Starting from didactic expeditions and practical classes, we tried to combine creativity and interactivity in a more dynamic and pleasurable way in order to experience a more meaningful learning, through the photographic record, using telescopes attached to the cell phone camera, preparing a podcast, serving as a parameter and subsidy for teachers and students to rethink and experience methods and actions that favor the quality of teaching and learning. The results showed that the hypothesis survey, research, problematization and investigative teaching, in ecology, combined with the use of digital media, sharpen the interest of students and increase the argument about environmental problems and public policies, sustainable development, maintenance of biodiversity, systematizing concepts and information with a more critical and participatory bias.
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VALDOMIRO DE JESUS GONCALVES
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CONHECENDO A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE JI-PARANÁ-RO E A PROPOSIÇÃO DE UM GUIA DE CAMPO COMO RECURSO DIDÁTICO
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Orientador : ROGERIO BENEDITO DA SILVA ANEZ
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Data: 20/10/2020
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Este trabalho teve como objetivo conhecer a concepção de educação ambiental de estudante de ensino médio de uma escola de Ji-Paraná, RO, bem como a proposição da criação de um guia de campo para uso de trilhas ecológicas, como um recurso didático. A pesquisa desenvolveu-se no ano de 2019, onde estudantes de uma turma de primeiro, outra de segundo ano e outra de terceiro ano, após exposição do conteúdo de ecologia, responderam a um questionário contendo seis questões sobre meio ambiente. Na sequência foram convidados a participarem de uma aula em campo, no Parque Ecológico Municipal de Ji-Paraná cada turma foi em um sábado para conhecer o espaço e observar a natureza e as alterações feitas pelo ser humano. Após as aulas em campo, em sala de aulas responderam outro questionário com seis questões relacionadas ao meio ambiente porem diferentes do primeiro questionário que haviam respondido. Com base nas respostas dos dois questionários foi possível fazer uma análise sobre a concepção de educação ambiental que os alunos têm e observar o grau de envolvimento de cada um em relação ao tema. Após a análise e dos resultados obtidos foi criado um de guia de campo para uso de trilhas ecológicas com a função de orientar as pessoas sobre os benefícios destes ambientes e ainda orientar sobre preservação e conservação das áreas verdes nos espaços urbanos, além de informações sobres os cuidados que se deve ter ao fazer uso de uma trilha ecológica.
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This work aimed to understand the concept of environmental education of a high school student from a school in Ji-Paraná, RO, as well as the proposal to create a field guide for the use of ecological trails, as a didactic resource. The research was developed in the year 2019, where students from a class of first, another from second year and another from third year, after exposing the content of ecology, answered a questionnaire containing six questions about the environment. Then they were invited to participate in a class in the field, at the Parque Ecológico Municipal de Ji-Paraná, each class went on a Saturday to get to know the space and observe the nature and changes made by humans. After classes in the field, in the classroom they answered another questionnaire with six questions related to the environment, but different from the first questionnaire they had answered. Based on the responses of the two questionnaires, it was possible to analyze the concept of environmental education that students have and observe the degree of involvement of each in relation to the theme. After the analysis and the results obtained, a field guide was created for the use of ecological trails with the function of guiding people on the benefits of these environments and also guiding on the preservation and conservation of green areas in urban spaces, in addition to information on care that must be taken when using an ecological trail.
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JULIANA JARDINI BRANDAO
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USO DO QUIZ COMO PROPOSTA DE UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO SOBRE MITOSE
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Orientador : ANDERSON FERNANDES DE MIRANDA
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Data: 21/10/2020
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O ensino de Mitose no Ensino Médio é visto como um conteúdo complexo pelos estudantes. Neste sentido, o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC`s) é uma modalidade metodológica que utiliza recursos capazes de trazer novas abordagens e compreensões dos conteúdos pelos alunos. Entre os diversos recursos tecnológicos aplicados ao ensino, o Quiz é uma ferramenta interessante, pois além de criar um espaço interativo, de reflexão, socialização das discussões propostas pode contribuir para uma aprendizagem significativa. Diante disso, este trabalho teve como objetivo geral avaliar e fomentar o potencial de um Quiz na plataforma Sunvote ARS PTT vinculado ao Microsoft Power Point como recurso didático na aprendizagem sobre Mitose mediante a aplicação de dois métodos distintos com intuito de verificar qual melhor auxilia o ensino dos alunos. Para tanto, foi realizada uma proposta de atividade didática a 60 alunos do primeiro ano de Ensino médio em duas turmas A e B de uma escola estadual de Tangará da Serra, utilizando o método tradicional e o tecnológico (Quiz) respectivamente. Inicialmente foi elaborado o Quiz através da plataforma supracitada, em seguida foi aplicado os diferentes métodos nas turmas com questionário pré-teste sobre Mitose. Além disso, averiguou a eficácia e aceitabilidade desses métodos através do questionário pós-teste e uma entrevista com 8 alunos de cada turma. Por conseguinte, como produto foi elaborado um “Manual Orientativo: Elaborando um Quiz com uso das TDICs na Educação” sobre uso desse recurso didático no presente estudo. A análise dos dados referente a avaliação da aprendizagem e aceitação dos métodos aplicados foi de cunho quali-quantitativo através de estatística descritiva, ANOVA e Teste T Student, e como caráter qualitativa a teoria de Bardin (2011) Análise de Conteúdos. Detectou-se, também, que a turma B após a aplicação dos recursos tecnológicos aumentou significativamente as médias de acertos, sendo estatisticamente maior que a média das notas da turma A após a apresentação dos conteúdos de forma tradicional, a 1% de probabilidade pelo Teste T. As TDICs por sua vez apresentaram um nível de aceitação excelente, 57,1%, tendo 21,4% referente ao método tradicional corroborando que esse recurso apresenta influência positiva no processo educativo, ainda durante o momento do Quiz observou-se expressiva motivação, interatividade, comprometimento, atenção e entusiasmo dos estudantes, citações essas confirmadas em relatos tanto no questionário quanto na entrevista. Dessa forma é válido profissionais da educação adotarem como recurso alternativo o Quiz, que vem contribuindo com o sistema educacional tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas funcionando como facilitador da aprendizagem e aliada a outras metodologias com a finalidade de enriquecer e potencializar o ensino.
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The teaching of Mitosis in high school is seen as a complex content by students. In this sense, the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) is a methodological modality that uses resources capable of bringing new approaches and understandings of the content by the students. Among the various technological resources applied for teaching, the Quiz is an interesting tool, because in addition to creating an interactive space, it is for reflection and for socialization of the proposed discussions and it can contribute to a meaningful learning process. Given these facts, this work had the general objective to assess and to instigate the potential of a Quiz on the Sunvote ARS PTT platform linked to Microsoft Power Point as a didactic resource in learning process about Mitosis through the application of two different methods in order to verify which one best helps the students’ teaching. Therefore, a didactic activity was proposed and done for 60 students of the first year of high school in two classes A and B of a state school in Tangará da Serra, using the traditional and technological method (Quiz) respectively. At the beginning, the Quiz was created through the above-mentioned platform, then the different methods were applied in the classes with a pre-test questionnaire about Mitosis. In addition, it was verified the effectiveness and acceptability of these methods through the posttest questionnaire and an interview with 8 students from each class. Thereafter, as a product was prepared a “Guidance Manual: Developing a Quiz with the using of DICTs in Education” about the using of this didactic resource in the present study. The data analysis about the assessment of learning and acceptance of the applied methods was a quali-quantitative nature through descriptive statistics, ANOVA and Teste T Student, and as a qualitative character the Bardin theory (2011) Content Analysis. It was also detected that class B after the application of technological resources significantly increased the average of correct answers, being statistically higher than the average of the class A scores after the traditional content presentation, at 1% probability by the Test. The DICTs, on the other hand, had an excellent acceptance level, 57,1%, with 21,4% referring to the traditional method, confirming that technology has a positive influence on the educational process, and during the Quiz Game it was possible to observe excessive students’ motivation, interactivity, commitment, attention and enthusiasm, those mentions were confirmed in both reports in the questionnaire and in the interview. Thus, it is valid for education professionals to adopt the Quiz as an alternative resource using DICTs, which has contributed to the educational system, making classes more attractive and dynamic, working as a smooth learning method and associating with other methodologies in order to enrich and enhance the teaching process.
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SILVIA CANDIDA DE OLIVEIRA DILL
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FERRAMENTA TECNOLÓGICA QR CODES NO ENSINO DE BIOLOGIA
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Orientador : ADLEY BERGSON GONCALVES DE ABREU
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Data: 21/10/2020
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O Ensino Médio é uma fase importante na vida de qualquer pessoa, é nesse período que nos preparamos para o futuro, para a vida. Desta forma, nos perguntamos quanto à qualidade desse ensino-aprendizado. Surgem várias hipóteses para que este ensino-aprendizado seja de qualidade, entre elas que ocorra a diversificação dos métodos de ensino utilizado pelos professores, proporcionando o protagonismo estudantil. Pensando neste fato, esta pesquisa propõe uma sequência didática, que tem como objetivo utilizar o recurso tecnológico QR Code como uma ferramenta de ensino na disciplina de Biologia para o Ensino Médio. Realizamos a pesquisa com os alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública, na disciplina de Biologia. Primeiramente, fizemos um diagnóstico, com um questionário de entrada semiaberto, para observar os conteúdos que os estudantes tinham maior dificuldade, se estes utilizavam ferramentas tecnológicas em suas aulas teóricas e de campo. A partir do diagnóstico, utilizamos os dados para iniciar os trabalhos, sendo realizada uma aula de campo no lago da cidade, para que os estudantes pudessem observar e constatar na prática os conteúdos estudados em sala. No lago, os estudantes foram orientados a marcar sete pontos de referência, utilizando um croqui, nos quais puderam reconhecer conteúdos sobre ecologia, botânica, zoologia, e tudo foi registrado em caderno de campo. De volta ao ambiente escolar os estudantes foram orientados a seguir um manual e a utilizar o link https://br.QR Code-generator.com/, para a elaboração de QR Codes, transcrevendo os dados coletados em campo para os códigos. Em seguida foi aplicado um questionário de saída para avaliar qual era a percepção dos estudantes depois das atividades. Com as respostas observamos que os estudantes gostaram de utilizar a ferramenta tecnológica QR Code como facilitador do aprendizado e que conseguiram ampliar o conhecimento sobre os temas abordados, identificando os conteúdos formais na prática e demonstrando maior motivação para aprender.
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High school is an important phase in anyone's life, it is during this period that we prepare for the future, for life. Thus, we ask ourselves about the quality of this teaching and learning. Several hypotheses arise for this teaching learning to be of quality, among them that there is the diversification of teaching methods used by teachers, providing student leadership. With this in mind, this research proposes a didactic sequence, which aims to use the technological resource QR Code as a teaching tool in the discipline of Biology for high school. We carried out the research with 2nd year high school students from a public school, in the discipline of Biology. First, we made a diagnosis, with a semi-open entry questionnaire, to observe the contents that the students had more difficulty, if they used technological tools in their theoretical and field classes. From the diagnosis, we used the data to start the work, being held a field class in the city lake, so that the students could observe and verify in practice the contents studied in class. At the lake, students were instructed to mark seven points of reference, using a sketch, in which they could recognize contents on ecology, botany, zoology, everything was recorded in a field notebook. Back in the school environment, students were instructed to follow a manual and use the link https://br.QR Code-generator.com/, for the elaboration of QR Codes, transcribing the data collected in the field into the codes. Then an exit questionnaire was applied to assess what was the students' perception after the activities. With the answers, we observed that the students liked to use the technological tool QR Code as a learning facilitator and that they managed to expand their knowledge on the topics covered, identifying the formal contents in practice and demonstrating greater motivation to learn.
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FRANCIELLE DA SILVA MATEUS COSTA
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UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS E CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE CITOLOGIA
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Orientador : ANDERSON FERNANDES DE MIRANDA
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Data: 22/10/2020
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Esta pesquisa teve por objetivo compreender a importância da elaboração de mapas conceituais e mapas mentais como estratégia potencializadora da aprendizagem significativa no ensino de Biologia, através da organização mental de informações, visando à construção de conhecimento em Citologia. O trabalho contou com a participação de dois grupos de estudos, um experimental e outro controle, compostos de turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Diamantino/MT. Para a coleta de dados foi aplicado um pré-teste, para averiguar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema. O resultado no pré-teste possibilitou selecionar grupo com menor valor de média como turma experimental, onde foi aplicado a intervenção de ensino que consiste numa dinâmica diferenciada de aula, demonstrando como se constrói mapa conceitual e mental sobre conteúdo de citologia, enquanto no grupo controle foi realizada a apresentação dos mesmos conteúdos através de método tradicional com aula expositiva. Após esse procedimento, em ambos os grupos, aplicou-se novamente o questionário e as médias do número de acertos foram comparadas através do Teste t a 0,05% de probabilidade. Os resultados mostraram que a turma experimental obteve média 33,9% maior que a turma controle e valor de p= 0,000400 sendo p<0,05, rejeitando a hipótese nula e reforçando a hipótese inicial de que as metodologias apresentariam resultados diferentes. Desta forma o ensino conduzido conforme os pressupostos da aprendizagem significativa e mediado pela técnica de mapas mentais e conceituais foi significativo para o ensino de citologia. Pela análise dos mapas mentais e conceituais, percebe-se indícios de aprendizagem significativa, pois foi possível identificar elementos que são critérios para esta inferência como a organização, representação e sistematização dos conceitos. O produto desta pesquisa é um manual de elaboração de mapas mentais e conceituais em forma de e-book.
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This research had for objective to understand the importance of the elaboration of conceptual maps and mental maps as a strategy to enhance the meaningful learning in the teaching of Biology, through the mental organization of information, aiming at the construction of knowledge in Cytology. The work involved the participation of two studies groups, one experimental and other control, composed by first year classes of High School in a state school in the city of Diamantino/MT. For the data collect, was applied a pre-test, to ascertain the previous student’s knowledge about the theme. The result in the pre-test enabled to select the group with less medium value as an experimental class, where it was applicate the intervention in the teaching that consists in a different class dynamic, showing how it is built a mental and conceptual map in the cytology content, while in the control group was performed the presentation of the same contents through the traditional method as a expository class. After this procedure, in both groups, it was applied again the same quiz and the average of the numbers of hits were compared through the T test to 0,05% of probability. The results showed that the experimental class obtained an average 33,9% higher than the control group and value of p= 0,000400 being p<0,05, rejecting the null hypothesis and reinforcing the initial hypothesis that the methodologies would present different results. This way, the conducted teaching according to the assumptions of the cognitive learning and mediated by the technic of mental and conceptual maps was significant to the teaching of Cytology. By the analysis of the mental and conceptual maps, perceive significant learning clues, because it was possible to identify elements that are standard to this inference as an organization, representation and systematization of the concepts. The product of this research is a manual of elaboration of mental and conceptual maps in the form of an e-book.
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VALDINEI RAMOS DA SILVA
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ARBORIZAÇÃO E PAISAGISMO URBANO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA
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Orientador : EDENIR MARIA SERIGATTO
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Data: 22/10/2020
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Os conteúdos de Botânica no ensino médio ainda são ministrados no formato de aulas teóricas e expositivas, em uma área de ensino com tantas possibilidades há a necessidade de buscar estratégias que possibilitem ao aluno ser o protagonista de sua aprendizagem. Este trabalho teve como objetivos, apresentar estratégias de ensino baseada no processo investigativo utilizando o paisagismo urbano, como instrumento para levar os alunos a perceberem na flora urbana e local as diferenças morfológicas de caules, folhas e flores das espécies nativas com potencial paisagístico. Como produto foi elaborado um álbum digital com imagens de espécies nativas com potencial para paisagismo urbano, o álbum ficará disponível ao acesso de todos, principalmente para os professores da escola. Este trabalho foi realizado com duas turmas do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Boa Esperança do município de Curvelândia. Para o desenvolvimento do processo investigativo foram propostas questões problemas que foram respondidas pelos discentes, também foi aplicado um questionário com questões objetivas em duas etapas. Para a coleta do material botânico foram realizadas expedições de campo utilizadas para estudo em sala de aula e também para produzir exsicatas de espécies nativas da região, todo esse trabalho foi conduzido com a tutoria do professor. A execução dessas atividades levou os discentes a realizarem pesquisa bibliográfica sobre o assunto, também foram realizadas atividades práticas e debates, isso possibilitou aos discentes se sentirem protagonistas de seu aprendizado, puderam visualizar os aspectos morfológicos e também compreender as mais variadas funções ecológicas das plantas tanto no ecossistema urbano quanto no ecossistema natural. Os dados coletados também demonstraram que a arborização de Curvelândia precisa de melhorias. O álbum servirá como material de apoio para professores em aulas de campo e em sala de aula.
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The contents of Botany in high school are still taught in the form of theoretical and exhibition classes, in a teaching area with so many possibilities there is a need to seek strategies that allow the student to be the protagonist of their learning. This work aimed to present teaching strategies based on the investigative process using urban landscaping, as an instrument to lead students to perceive in the urban and local flora the morphological differences of stems, leaves and flowers of native species with landscape potential. As a product was elaborated a digital album with images of native species with potential for urban landscaping, the album will be available for everyone’s access, especially for school teachers. This work was carried out with two classes of the 2nd year of high school of the Boa Esperança State School of the municipality of Curvelândia. For development of the investigative process, questions were proposed problems that were answered by the students, a questionnaire with objective questions in two stages was also applied. For the collection of botanical material, field expeditions were carried out for study in the classroom and also to produce exsiccates of native species of the region, all this work was conducted with the tutoring of the teacher. The execution of these activities led the students to conduct bibliographical research on the subject, practical activities and debates were also carried out, this allowed the students to feel protagonists of their learning, were able to visualize the morphological aspects and also understand the most varied ecological functions of plants both in the urban ecosystem and in the natural ecosystem. The data collected also demonstrated that the afforestation of Curvelândia needs improvement. The album will serve as support material for teachers in field classes and in the classroom.
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ANGELA MARIA MUNIZ GONÇALVES
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ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA METODOLÓGICA SOBRE FUNGOS E O AMBIENTE COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM
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Orientador : ILIO FEALHO DE CARVALHO
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Data: 23/10/2020
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RESUMO
A educação está cada vez mais dinâmica, consequentemente o ensino torna-se mais exigente e, portanto, educadores necessitam cada vez mais estar preparados para trabalhar com os desafios que surgem durante o processo ensino-aprendizagem. Partindo da perspectiva de que o ensino de ciências e biologia ainda é muito teórico e abstrato, especialmente quando se trata do estudo dos micro-organismos, faz-se necessário pensar em estratégias didáticas com instrumentos facilitadores. Acredita-se que os recursos didáticos são instrumentos que irão subsidiar, complementar e facilitar o processo de construção do conhecimento dos discentes de maneira mais atrativa e significativa. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma cartilha visando o ensino baseado na investigação e avaliar a sua aplicabilidade como recurso metodológico durante o processo de ensino e aprendizagem sobre os fungos e suas interações ambientais. O trabalho foi realizado com estudantes do 2º ano do ensino médio em uma Escola Estadual, localizada no município de Glória D’Oeste-MT. A pesquisa apresentou uma abordagem quanti-qualitativa instrumentada através de questionário de múltipla escolha (pré-teste), importante durante a etapa de levantamento das concepções prévias dos estudantes acerca dos conteúdos e subsídio para a elaboração da cartilha metodológica de caráter investigativo. Os resultados desta primeira etapa demonstraram que os estudantes apresentam algum conhecimento sobre os fungos e o ambiente, mas não o suficiente para ultrapassar 50% de acertos. Após a aplicação da cartilha, os estudantes foram convidados a responderem um questionário semiestruturado (pós-teste) sobre conhecimentos relacionados aos fungos e suas interações, e sobre a aplicabilidade do material. Os resultados obtidos foram satisfatórios, demonstrando um aumento na proficiência dos estudantes, e quanto a avaliação da cartilha as respostas indicaram vários aspectos positivos dando indício que o caráter investigativo do material proporcionou engajamento e motivação dos discentes durante o processo ensino aprendizagem do tema. O material elaborado está mediado por questões problematizadoras com intuito de despertar nos alunos a curiosidade, a observação e a construção de novos saberes, fortalecendo o seu protagonismo, podendo também ser uma sugestão para educadores se inspirarem na perspectiva do ensino por investigação, adaptando-o conforme a sua realidade.
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ABSTRACT
Education is progressively dynamic, consequently teaching becomes more demanding and, therefore, educators increasingly need to be prepared to work with the challenges that arise during the teaching-learning process. Starting from the perspective that science and biology teaching is still very theoretical and abstract, especially when it comes to the study of microorganisms, it becomes necessary to think about didactic strategies with instruments that facilitate it. It is believed that teaching resources are instruments that will subsidize, complement and facilitate the process of building students' knowledge in an attractive and meaningful way. Thus, the present study had as objective to develop a booklet aiming at teaching based on investigation, and to evaluate its applicability as a methodological resource during the teaching-learning process on fungi and their environmental interactions. The study was carried out with students of the 2nd year of high school in a State School, located in the municipality of Glória D’Oeste-MT. The research used a quanti-qualitative approach instrumented through a multiple choice questionnaire (pre-test), important during the stage of surveying students' previous conceptions about the contents and subsidy for the elaboration of the investigative methodological booklet. This first stage results demonstrated that students have some knowledge about fungi and the environment, but not enough to exceed 50% of correct answers. After applying the booklet, students were asked to answer a semi-structured questionnaire (post-test) on knowledge related to fungi and their interactions, and also on the applicability of the material. The results obtained were satisfactory, demonstrating an increase in the proficiency of the students, and about the evaluation of the booklet, the answers indicated several positive aspects, showing that the investigative nature of the material provided engagement and motivation of the students during the teaching-learning process on the subject. The produced material is mediated by problematizing questions in order to arouse curiosity, observation and the construction of new knowledge in students, strengthening their role, and it can also be a suggestion for educators to be inspired by the perspective of teaching by research, adapting it according to their reality.
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MARCOS ANTONIO NUNES DA CUNHA
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MANUAL DE PROPOSTAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS COMO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
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Orientador : CRISTIANE FERREIRA LOPES DE ARAUJO
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Data: 27/10/2020
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Pesquisas revelam que há uma carência de estudos sobre ensino de Ciências por investigação na educação brasileira, especialmente no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e que são poucas as iniciativas voltadas para as atividades investigativas para o conteúdo de Biologia. Diante destes pressupostos, emergiu o presente estudo com o objetivo de construir um manual de propostas didáticas investigativas para o ensino de Biologia, intencionando potencializar/fomentar o uso desta abordagem didática pelos professores da educação básica do país. Especificamente, têm-se como objetivos: (i) levantar literaturas específicas sobre ensino de Ciências por investigação; (ii) produzir dez propostas de sequências didáticas investigativas aplicáveis dos conteúdos de Biologia no Ensino Médio; e (iii) divulgar as propostas didáticas investigativas para os professores da educação básica do estado Mato Grosso. Para o levantamento dos referenciais teóricos, foram feitas buscas em bases de dados utilizando como descritores os termos “ensino de Ciências por investigação”, “ensino investigativo”, “atividades investigativas”, “sequências didáticas investigativas”, “avaliação da aprendizagem nas abordagens investigativas”. A partir da busca, selecionaram-se alguns referenciais que fundamentaram o presente estudo. Em seguida, foi planejado e produzido um manual de sequências didáticas investigativo para o ensino de Biologia. As propostas do manual partem da proposição de um problema a ser analisado, o levantamento de hipóteses, a coleta de informações, socialização das informações e a contextualização dos conhecimentos com a realidade dos estudantes. O manual apresenta um total de 113 folhas e foi produzido no software Microsoft Office Word versão 2010. Ele está estruturado em cinco seções, sendo elas: (i) Apresentação; (ii) Aporte teórico; (iii) Propostas de sequências didáticas investigativas; (iv) Referências; e (v) Quem são os autores? O produto apresenta um total de dez sequencias didáticas, as quais quatro são sugestionadas para o 1° ano, quatro para o 2° ano e duas para o 3° ano do Ensino Médio. Os temas escolhidos para compor as sequências envolvem tradicionalmente, um entrave em seu ensino, pela polêmica que sua abordagem em sala tem gerado, pelos estereótipos e invisibilidade do conteúdo nas visões dos estudantes e de professores de Biologia da educação básica, pelo fato de situar-se como problema de saúde pública, social e ambiental. Nas propostas apresentadas, há sempre um problema a ser resolvido pelos estudantes e, a partir dele, a turma é orientada a formar grupos para o processo de levantamento de hipóteses e resolvê-lo por meio de estratégias diversificadas, como experimentos, leituras, pesquisa de campo, vídeos, jogos didáticos, dentre outras, socializando/comunicando com a turma ou com a comunidade escolar os dados e informações obtidas, além de interligar, ao final, os conhecimentos adquiridos com a realidade local. Dessa forma, acredita-se que a divulgação e utilização deste manual nos espaços escolares da educação básica poderá fomentar o uso de propostas de ensino investigativas, e assim, permitindo que os estudantes sejam protagonistas da formação do seu conhecimento.
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Research reveals that there is a lack of studies on teaching science by research in brazilian education, especially in Elementary and High School, and that there are few initiatives aimed at investigative activities for the content of Biology. In view of these assumptions, the present study emerged with the objective of building a manual of investigative didactic proposals for the teaching of Biology, intending to enhance/encourage the use of this didactic approach by teachers of basic education in the country. Specifically, the objectives are: (i) to raise specific literature on science teaching by research; (ii) producing ten proposals for applicable investigative didactic sequences of Biology content in High School; and (iii) publicize investigative didactic proposals for teachers of basic education in the state of Mato Grosso. To survey the theoretical frameworks, searches were carried out in databases using as descriptors the terms “Science teaching by investigation”, “investigative teaching”, “investigative activities”, “investigative didactic sequences”, “assessment of learning in investigative approaches”. From the search, some references were selected that supported the present study. Then, an investigative didactic sequence manual for teaching Biology was planned and produced. The manual’s proposals start from proposing a problem to be analyzed, raising hypotheses, collecting information, socializing information and contextualizing knowledge with the students’ reality. The manual has a total of 113 sheets and was produced using Microsoft Office Word software version 2010. It is structured in five sections, which are: (i) Presentation; (ii) Theoretical contribution; (iii) Proposals for investigative teaching sequences; (iv) References; and (v) Who are the authors? The product has a total of ten teaching sequences, four of which are suggested for the 1st year, four for the 2nd year and two for the 3rd year of High School. The themes chosen to compose the sequences traditionally involve an obstacle in their teaching, due to the controversy that their approach in the classroom has generated, the stereotypes and invisibility of the content in the views of students and teachers of Biology in basic education, due to the fact as a public, social and environmental health problem. In the proposals presented, there is always a problem to be solved by the students and, from there, the class is oriented to form groups for the process of raising hypotheses and solving it through diversified strategies, such as experiments, readings, research of field, videos, didactic games, among others, socializing/communicating with the class or the school community the data and information obtained, in addition to linking, at the end, the knowledge acquired with the local reality. Thus, it is believed that the dissemination and use of this manual in the school spaces of basic education may encourage the use of investigative teaching proposals, and thus, allowing students to be protagonists in the formation of their knowledge.
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FRANCISCO ANTONIO DE LIMA MORAIS
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Produção de água no sistema natural como tema para o ensino investigativo.
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Orientador : EDENIR MARIA SERIGATTO
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Data: 29/10/2020
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O distanciamento dos alunos de temas complexos e importantes acabam por afastar as pessoas de uma análise mais crítica e uma postura mais harmônica com os recursos e sistemas naturais. Tal realidade reforça a necessidade de se desenvolver métodos e materiais educativos que incluam nas atividades escolares melhor aproveitamento dos espaços informais associados a metodologia ativa de investigação. O objetivo deste trabalho foi avaliar como o ensino investigativo pode auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos de ecologia sobre serviços ambientais. Para auxiliar o ensino/aprendizagem dos conceitos de ecologia foi produzido e validado um Manual de Caracterização Ambiental com foco nos Serviços Ambientais. O presente trabalho foi realizado com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual 13 de Maio. Inicialmente foi ministrada uma aula expositiva sobre o tema, depois foram levados ao laboratório de informática e biblioteca para realizar pesquisa e levantamento bibliográfico para embasamento teórico. Em seguida responderam perguntas orientadoras trazidas pelo professor, de modo a conceituar os conteúdos a serem trabalhados. Os alunos foram levados a campo para coletar dados que serviu como base para a caracterização ambiental das diferentes paisagens, Área Degrada, Área preservada e Área de Produção Agrícola, de forma a vivenciar e experimentar a influência da paisagem na oferta do serviço ambiental, produção de água pelo meio ambiente natural, e por fim, os alunos validarão os dados de campo realizando experiencias especificas para simular as condições de campo e relacionar, os fatores analisados nas diferentes paisagens com a capacidade do meio ambiente manter a oferta de água de qualidade. O Manual de Caracterização Ambiental serviu para potencializar o uso do livro didático quando abordando conteúdos sobre meio ambiente e ecologia. Os dados obtidos demostrou que a metodologia utilizada permitiu ao aluno tornar-se sujeito ativo e construtor de seu próprio conhecimento, de forma a compreender o conteúdo didático científico aplicado à realidade dos fenômenos ambientais dentro do contexto biológico, dessa maneira o aluno ampliou sua capacidade de análise e compreensão abordando de forma investigativa o tema/problema proposto no estudo, sendo agora capaz de organizar as informações e pensamentos de forma concreta e efetiva.
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The distancing of students from complex and important themes ends up turning people away from a more critical analysis and a more harmonious posture with natural resources and systems. This reality reinforces the need to develop educational methods and materials that include in school activities a better use of informal spaces associated with active research methodology. The objective of this work was to evaluate how investigative teaching can assist students in understanding the contents of ecology on environmental services. To assist the teaching / learning of ecology concepts, an Environmental Characterization Manual with a focus on Environmental Services was produced and validated. The present work was carried out with the students of the 2nd year of high school at Escola Estadual 13 de Maio. Initially, an expository class was given on the theme, then they were taken to the computer lab and library to carry out research and bibliographic survey for theoretical support. Then they answered guiding questions brought by the teacher, in order to conceptualize the contents to be worked on. The students were taken to the field to collect data that served as a basis for the environmental characterization of the different landscapes, Degraded Area, Preserved Area and Agricultural Production Area, in order to experience and experience the influence of the landscape in the provision of environmental service, production of water by the natural environment, and finally, students will validate field data by conducting specific experiments to simulate field conditions and relate, the factors analyzed in the different landscapes with the ability of the environment to maintain the supply of quality water. The Environmental Characterization Manual served to enhance the use of the textbook in directing content about the environment and ecology. The data obtained showed that the methodology used allowed the student to become an active subject and builder of his own knowledge, in order to understand the scientific didactic content applied to the reality of environmental phenomena within the biological context, thus the student expanded his ability to analysis and understanding approaching in an investigative way the theme / problem proposed in the study, being now able to organize the information and thoughts concretely and effectively.
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KELLY CRISTINA DE OLIVEIRA SILVA
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AQUÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
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Orientador : ADLEY BERGSON GONCALVES DE ABREU
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Data: 29/10/2020
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O aquário é um laboratório vivo, onde diferentes processos biológicos ocorrem, além de, ser um instrumento que oportuniza aos discentes participarem da construção do seu próprio conhecimento, através da efetiva participação, onde o professor é o mediador. Este trabalho teve como principal objetivo desenvolver materiais didáticos para aulas presenciais e remotas tendo como objeto de estudo o aquário. O projeto foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, foi elaborado uma sequência didática em torno da montagem e manutenção de um aquário. O processo de ensino/aprendizagem, da sequência didática, foi avaliado através de questionários aplicados aos estudantes, onde foi constatado um aumento no interesse pela biologia e uma evolução significativa no aprendizado dos conteúdos, esses bons resultados são atribuídos ao sistema investigativo empregado na sequência didática. Na segunda etapa, devido às condições impostas aos estudantes e professores nesses novos tempos de ensino remoto, desenvolveu-se uma WebQuest, com enfoque no aquário, como possibilidade didática. Não foi possível aplicar e avaliar a WebQuest com os alunos devido aos problemas atrelados a implantação do ensino remoto na rede pública de ensino no Estado de Mato Groso. De toda forma a WebQuest está disponível na internet (https://sites.google.com/view/webquest-aquario-kcos/in%C3%ADcio), podendo ser utilizada por estudantes e professores de qualquer escola do Brasil. O uso do aquário no ensino de biologia proporcionou um aumento da autonomia e envolvimento dos estudantes nas atividades propostas, despertando o interesse e motivação em construir o próprio conhecimento. O aquarismo é um uma ferramenta didática que, quando associado a uma sequência didática, potencializa o ensino e que, quando necessário, pode ser adaptado para o ensino remoto e ser conduzido de forma assíncrona com os estudantes.
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The aquarium is a living laboratory, where different biological processes occur, in addition to being an instrument that allows students to participate in the construction of their own knowledge, through effective participation, where the teacher is the mediator. This work had as main objective to develop didactic materials for classroom and remote classes having as object of study the aquarium. The project was developed in two stages. In the first stage, a didactic sequence was elaborated around the assembly and maintenance of an aquarium. The teaching / learning process, of the didactic sequence, was evaluated through questionnaires applied to students, which showed an increase in interest in biology and a significant evolution in the learning of the contents, these good results are attributed to the investigative system used in the didactic sequence . In the second stage, due to the conditions imposed on students and teachers in these new times of remote teaching, a WebQuest was developed, focusing on the aquarium, as a didactic possibility. It was not possible to apply and evaluate WebQuest with students due to the problems linked to the implementation of remote education in the public school system in the State of Mato Groso. Anyway, WebQuest is available on the internet (https://sites.google.com/view/webquest-aquario-kcos/in%C3%ADcio), and can be used by students and teachers from any school in Brazil. The use of the aquarium in the teaching of biology provided an increase in the autonomy and involvement of students in the proposed activities, arousing interest and motivation in building their own knowledge. Aquarism is a didactic tool that, when associated with a didactic sequence, enhances teaching and that, when necessary, can be adapted for remote teaching and be conducted asynchronously with students.
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MANOEL JOAO DE JESUS
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OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM, EM SOFTWARE DE AUTORIA, PARA O ENSINO DOS PROCESSOS DE OBTENÇÃO DE ENERGIA PELOS SERES VIVOS
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Orientador : ALEXANDRO CEZAR FALEIRO
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Data: 30/10/2020
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Os avanços tecnológicos possibilitaram o desenvolvimento de objetos de tecnologias digitais com finalidade educacional como facilitadores do processo ensino-aprendizagem. Os diversos softwares disponíveis com ferramentas de criação, tutoria e gestão de atividades permitem o uso para diversas finalidades, como criação dos conteúdos de aprendizagem, disponibilização de conteúdos em plataforma e criação e acompanhamento de atividades online. O presente projeto teve como objetivo a construção de objetos digitais de aprendizagem (ODAs) por meio do uso de software de autoria, o Visual Class®, visando disponibilizar aos docentes e discentes ODAS que promova aos discentes a compreensão dos processos de obtenção de energia realizados pelos seres vivos. Bem como, propor uma sequência didática investigativa para aplicação desses ODAs. Optou-se pelo Visual Class®, pela fácil utilização e criação sem necessitar de conhecimento de linguagem de programação de computador. Para a criação dos ODAs, fez-se a parte gráfica das telas utilizando o PowerPoint e inseriu-as no Visual Class®, onde utilizou-se dos recursos necessários nele disponíveis. Para a aplicação dos ODAs na prática pedagógica, propomos uma sequência didática investigativa (SDI), a fim de oportunizar aos discentes a construção de conhecimentos acerca dos processos de obtenção de energia pelos seres vivos. Sugerimos iniciar com uma aula dialogada, para expor o tema, fazer uma avaliação diagnóstica dos discentes, possibilitar a problematização trazendo o assunto para o cotidiano dos discentes e a realidade local, motivando-os. A seguir deve ser solicitado para que os discentes elaborem as hipóteses, façam as pesquisas, analisem os dados e, por fim, apresentem os resultados e a conclusão. Ao final, docente e discentes discutem os pontos positivos e negativos e sugerem melhoria para a SDI aplicada. Espera-se que os ODAs construídos e aplicados por meio de uma abordagem investigativa possam contribuir com o processo ensino-aprendizagem, facilitando aos discentes a compreensão dos processos de obtenção de energia realizados pelos seres vivos, potencializando o processo ensino-aprendizagem e motivando os discentes na construção do conhecimento.
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Technological advances have enabled the development of objects of digital technologies for educational purposes as facilitators of the teaching-learning process. The various software available with tools for creation, tutoring and activity management allow the use for various purposes, such as creation of learning content, availability of content on a platform and creation and monitoring of online activities. The present project aimed to build digital learning objects (ODAs) through the use of authoring software, Visual Class®, aiming to make available to teachers and students ODAS that promotes students to understand the processes of obtaining energy performed by living beings.. As well as proposing an investigative didactic sequence for the application of these ODAs. Visual Class ®, Visual Class easy use and creation without the need for computer programming language knowledge. For the creation of the ODAs, the graphic part of the screens was made using PowerPoint and inserted them in Visual Class®, where the necessary resources available in it were used. For the application of the ODAs in pedagogical practice, we propose an investigative didactic sequence (SDI), to provide students with the construction of knowledge about the processes of obtaining energy by living beings. We suggest starting with a dialogue class, to expose the theme, make a diagnostic evaluation of the students, enable problematization bringing the subject to the daily life of students and the local reality, motivating them. Next, it should be requested that the students elaborate the hypotheses, do the research, analyze the data and, finally, present the results and the conclusion. In the end, teachers and students discuss the positive and negative points and suggest improvement for the applied SDI. It is expected that the ODAs constructed and applied through an investigative approach can contribute to the teaching-learning process, facilitating students to understand the processes of obtaining energy performed by living beings, enhancing the teaching-learning process and motivating students in the construction of knowledge.
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