Ensino investigativo sobre o uso de microrganismos na agricultura
Microbiologia agrícola. Sequências didáticas. Atividades investigativas. Protagonismo estudantil.
A agricultura tem sido a principal atividade econômica do Estado de Mato Grosso. Assim, muitos de nossos estudantes do ensino médio desenvolvem o interesse pela atuação profissional na área agrária. Um dos pilares da educação básica é a preparação do estudante para o mundo do trabalho e observa-se que, no ambiente escolar, a relação entre agricultura, ambiente e sociedade não é trabalhada de forma contextualizada e aplicável à vida dos alunos, principalmente quanto a importância dos microrganismos para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância e benefícios dos microrganismos na agricultura através de estratégias didáticas investigativas para alunos do ensino médio, bem como averiguar a percepção destes alunos quanto a importância dos microrganismos na agricultura, além de construir e validar uma cartilha didática aos profissionais da educação básica. As sequências didáticas foram aplicadas e validadas com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública, sendo que a pesquisa seguiu cinco etapas: aplicação de um questionário de conhecimentos prévios aos alunos, elaboração e aplicação de estratégias didáticas investigativas, aplicação de questionário para avaliação da aprendizagem e, por fim, a construção de uma cartilha didática orientativa. Este trabalho se pautou em proporcionar melhorias ao processo educacional através da construção da cartilha didática, promovendo um ensino mais aprofundado sobre os microrganismos e despertando o interesse dos alunos do ensino médio pelo desenvolvimento de uma agricultura sustentável e agroecológica.